Últimas notícias do Grêmio
Renato cobra o grupo e pode promover mudanças na equipe
Na manhã desta quinta-feira (24), Renato deu sequência aos preparativos para o jogo de domingo com o Cruzeiro. No entanto, antes de iniciar o treino, o técnico levou os jogadores para o vestiário, onde permaneceram em reunião pelo período de 40 minutos.
Pode-se imaginar que o tom da conversa foi de cobrança em razão do desempenho muito abaixo nos últimos jogos. Esta foi a segunda conversa em secreto que a comissão técnica teve com o elenco nesta semana.
Renato cobrou atitude de seu grupo
O fato é que em suas últimas apresentações o Imortal apresentou não só queda tática e técnica, como também de intensidade. A equipe encerrou o primeiro turno na terceira colocação, tendo um jogo a menos do que a maioria de seus rivais. Entretanto, com apenas uma rodada no returno, deixou o G4, caindo para o quinto lugar.
A situação ficou ainda mais preocupante após as atuações contra Goiás, Vasco e Santos, equipes que lutam na parte de baixo da tabela. Foram derrotas, para cariocas e paulistas, e um empate contra os goianos. Em nove pontos disputados contra adversários que lutam contra o rebaixamento, o Tricolor somou apenas um.
Treinador pode mexer no esquema e escalação
Para a partida contra os mineiros, Renato deve mexer no time. Walter Kannemann está recuperado de cirurgia na mão e volta naturalmente à equipe. Resta saber se o esquema será com dois ou três zagueiros. Se o técnico optar por um trio de defensores, Bruno Alves, Bruno Uvini e Rodrigo Ely, vão disputar duas vagas. Se o modelo escolhido for com dois zagueiros, os três vão brigar para saber quem formará a dupla com Kannemann.
A formação da peça defensiva vai implicar em outros setores. Se o esquema escolhido for com o trio, o time jogará no desenho 3-5-2. Neste caso o principal candidato a deixar a titularidade é Ferreira, enquanto que Cuiabano, que entraria na vaga do lateral Reinaldo, que está suspenso, atuará mais adiantado, como ala.
Tricolor pode ter surpresas na formação
Após cumprirem suspensão contra o Santos, Suárez e Villasanti voltam a suas funções. A dúvida está em quem sai para o retorno do paraguaio, Pepê ou Carballo? Uma outra possibilidade é de que os três atuem juntos. Nesta formação, Pepê teria mais liberdade para criar. O ataque seria formado por Suárez, tendo Bitello como seu principal parceiro.
Renato ainda vai comandar mais dois treinos até o jogo. O momento do Grêmio permite uma série de conjecturas. Entretanto, o próprio treinador gremista avisou que se as coisas não mudassem a fila andaria. Como Renato já modificou a maneira de jogar mais de uma vez em 2023, não será nada fora da curva que ele promova uma revolução para a sequência da temporada.
Contratações
Caio Paulista deve ser o primeiro reforço do Grêmio para 2026
O Grêmio está encaminhando a contratação de Caio Paulista. O jogador pertence ao Palmeiras, mas defendeu o Atlético-MG nesta temporada. O modelo de negócio é de empréstimo por um ano, com os clubes dividindo o pagamento do salário.
Caio Paulista pode atuar como meia ou ponta
Lateral-esquerdo de origem, o atleta também joga como meia ou ponta pelo mesmo lado do campo. Entre suas principais características estão a velocidade e a versatilidade. No entanto, atuando pelo Galo em 2025, ele não conseguiu convencer os torcedores: foram 36 jogos, 15 deles como titular, contribuindo com apenas uma assistência.
Caio Paulista surgiu no Ceará, oriundo das categorias de base, e depois passou por Fluminense, Tombense e Avaí. Entre 2023 e 2024, atuando pelo Tricolor Carioca, se valorizou ao receber oportunidades de Fernando Diniz. Na sequência, transferiu-se para o São Paulo por empréstimo, clube onde viveu o melhor momento da carreira.
Na equipe paulista disputou 50 partidas em uma temporada, marcou cinco gols e distribuiu duas assistências. O lateral foi titular da equipe treinada por Dorival Júnior, que conquistou a Copa do Brasil. O Tricolor Paulista tinha opção de compra ao final do vínculo, mas acabou se acertando com o Palmeiras.
Foto: Cesar Greco / Palmeiras
Contratações
Grêmio fará primeira proposta para contratar Tetê
O Grêmio fará a primeira investida para tentar contratar Tetê, meia formado na base gremista e atualmente pertencente ao Panathinaikos. A proposta será por empréstimo de um ano, com opção de compra ao final do vínculo. Atualmente, o jogador é um dos principais destaques do clube grego.
O Tricolor Gaúcho pretende oferecer cerca de 1 milhão de euros para que a equipe da Grécia libere o atleta. O valor para a compra definitiva dos direitos econômicos ficaria fixado em 5 milhões de euros. Vale lembrar que o meio-campista tem contrato válido até junho de 2028 com o time europeu.
Tetê está em Porto Alegre
Por outro lado, caso haja negativa por parte do Panathinaikos, a direção gremista pode propor a compra imediata. Entretanto, a questão financeira pode ser um entrave neste momento, já que o Imortal teria de desembolsar aproximadamente R$ 32 milhões.
Tetê está em Porto Alegre e passará as festas de fim de ano com seus familiares. Ele e seu empresário, Pablo Bueno, terão uma reunião com o Grêmio. Caso não haja acerto para o retorno ao clube que o revelou, o jogador seguirá de volta à Grécia.
Foto: Divulgação / Leicester
Últimas notícias do Grêmio
Luís Castro identifica carências no elenco e pede reforços
Adepto do futebol de velocidade, Luís Castro identificou carências no elenco do Grêmio para implementar sua maneira de jogar. Sendo assim, solicitou a contratação de dois extremas. Seus times utilizam muito os corredores do campo, e por isso é necessário contar com pelo menos dois jogadores de cada lado que desempenhem essa função.
Luís Castro teceu elogios a Amuzu
Do grupo atual, o português elogiou o belga Amuzu. Já o argentino Pavón passará por avaliação, enquanto o chileno Aravena parece estar fora dos planos. Willian, que construiu sua carreira de sucesso atuando pelos lados, tem contra si a idade; a tendência é que seja aproveitado em outra função, jogando por dentro.
- Você precisa ver também: Grêmio tenta repatriar camisa10 formado na base
O garoto Roger, do sub-17, será promovido ao profissional. Ele iniciou a carreira como meia, mas acabou migrando para a ponta. Por outro lado, o jovem Riquelme, utilizado por Mano Menezes como extrema, retornará à sua posição de origem: meia central.
Grêmio procura um camisa 10
Diante da ideia de jogo do novo comandante, a direção gremista terá de buscar opções no mercado da bola. Além dos ponteiros, o Grêmio planeja contratar um camisa 10. Cristaldo e Monsalve devem receber atenção de Luís Castro, mas a solução para a articulação deve vir de fora do elenco.
Foto: Vítor Silva/Botafogo
