Últimas notícias do Grêmio
Renato cobra o grupo e pode promover mudanças na equipe
Na manhã desta quinta-feira (24), Renato deu sequência aos preparativos para o jogo de domingo com o Cruzeiro. No entanto, antes de iniciar o treino, o técnico levou os jogadores para o vestiário, onde permaneceram em reunião pelo período de 40 minutos.
Pode-se imaginar que o tom da conversa foi de cobrança em razão do desempenho muito abaixo nos últimos jogos. Esta foi a segunda conversa em secreto que a comissão técnica teve com o elenco nesta semana.
Renato cobrou atitude de seu grupo
O fato é que em suas últimas apresentações o Imortal apresentou não só queda tática e técnica, como também de intensidade. A equipe encerrou o primeiro turno na terceira colocação, tendo um jogo a menos do que a maioria de seus rivais. Entretanto, com apenas uma rodada no returno, deixou o G4, caindo para o quinto lugar.
A situação ficou ainda mais preocupante após as atuações contra Goiás, Vasco e Santos, equipes que lutam na parte de baixo da tabela. Foram derrotas, para cariocas e paulistas, e um empate contra os goianos. Em nove pontos disputados contra adversários que lutam contra o rebaixamento, o Tricolor somou apenas um.
Treinador pode mexer no esquema e escalação
Para a partida contra os mineiros, Renato deve mexer no time. Walter Kannemann está recuperado de cirurgia na mão e volta naturalmente à equipe. Resta saber se o esquema será com dois ou três zagueiros. Se o técnico optar por um trio de defensores, Bruno Alves, Bruno Uvini e Rodrigo Ely, vão disputar duas vagas. Se o modelo escolhido for com dois zagueiros, os três vão brigar para saber quem formará a dupla com Kannemann.
A formação da peça defensiva vai implicar em outros setores. Se o esquema escolhido for com o trio, o time jogará no desenho 3-5-2. Neste caso o principal candidato a deixar a titularidade é Ferreira, enquanto que Cuiabano, que entraria na vaga do lateral Reinaldo, que está suspenso, atuará mais adiantado, como ala.
Tricolor pode ter surpresas na formação
Após cumprirem suspensão contra o Santos, Suárez e Villasanti voltam a suas funções. A dúvida está em quem sai para o retorno do paraguaio, Pepê ou Carballo? Uma outra possibilidade é de que os três atuem juntos. Nesta formação, Pepê teria mais liberdade para criar. O ataque seria formado por Suárez, tendo Bitello como seu principal parceiro.
Renato ainda vai comandar mais dois treinos até o jogo. O momento do Grêmio permite uma série de conjecturas. Entretanto, o próprio treinador gremista avisou que se as coisas não mudassem a fila andaria. Como Renato já modificou a maneira de jogar mais de uma vez em 2023, não será nada fora da curva que ele promova uma revolução para a sequência da temporada.
Jogadores
Saiba qual a situação de Arezo, emprestado ao Peñarol
Arezo chegou ao Grêmio sob grande expectativa, mas não correspondeu ao que se esperava. Diante disso, o Imortal emprestou o jogador ao Peñarol, do Uruguai, até o final do ano, com direito de compra. Segundo informações do jornal Zero Hora, o clube de Montevidéu comunicou ao Tricolor Gaúcho que pretende exercer a cláusula de aquisição em definitivo.
O valor previsto em contrato para a concretização do negócio é de 4,5 milhões de euros, pagos em cinco parcelas de 900 mil, sendo a primeira quitada no ato da efetivação da transação. O Grêmio, no entanto, demonstra disposição em reduzir o montante para facilitar a transferência do atleta.
Guerra tem pressa em vender Arezo
O presidente Alberto Guerra pretende concluir a negociação antes de passar o cargo para Odorico Roman. A ideia é utilizar os recursos para quitar a dívida com o Boston River, que originou o transfer ban imposto pela FIFA ao Imortal.
- Você precisa ver também: Goleiro Adriel será devolvido ao Grêmio
Para o comando de ataque, a equipe gaúcha deve iniciar a temporada de 2026 com Carlos Vinícius, Braithwaite, André Henrique e Jardiel. Entretanto, a nova diretoria ainda pretende contratar um atacante que atue pelos lados do campo e que possa desempenhar a função de camisa 9.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Goleiro Adriel será devolvido ao Grêmio
A tendência é que Adriel, emprestado ao Athletic, retorne ao Grêmio ao final desta temporada. Titular na Série B, o atleta não terá seus direitos econômicos adquiridos pelo clube mineiro. A decisão surpreende diante da expectativa criada ao longo do ano.
A equipe de Minas Gerais havia sinalizado interesse na transferência definitiva do goleiro. O valor previsto em contrato para concretizar o negócio é de 2 milhões de euros, cerca de R$ 12,3 milhões na cotação atual, investidores bancariam o aporte financeiro.
Futuro de Adriel é incerto no Grêmio
O Athletic garantiu a permanência na segunda divisão do Brasileirão. Titular, Adriel disputou 30 partidas ao longo do torneio, sendo peça importante na campanha de manutenção. No entanto, o Tricolor Gaúcho recebeu a informação de que a opção de compra não será exercida.
- Você precisa ver também: Grêmio encaminha saída de jogadores
Sendo assim, o arqueiro se reapresentará ao Imortal, com quem tem contrato até dezembro de 2027. O jogador deixou de trabalhar com Pablo Bueno, empresário que teve atritos com o clube. Caberá a nova gestão gremista resolver a situação.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio encaminha saída de jogadores
Uma das metas da nova gestão do Grêmio é aliviar a folha salarial e abrir espaço para contratações pontuais. Dentro dessa estratégia, começam a surgir os primeiros nomes que deixarão o clube ao final da atual temporada. O volante Alex Santana, que tem vínculo por empréstimo, retornará ao Corinthians. O jogador não apresentou a resposta técnica esperada, e seu custo para o Imortal se aproxima de R$ 600 mil mensais.
Outro atleta que está de malas prontas é o lateral-esquerdo Enzo. O jovem de 23 anos, adquirido por empréstimo junto ao CSA, não chegou a estrear pelo Tricolor Gaúcho. No entanto, com a suspensão de Marlon, será opção no banco de reservas para Lucas Esteves nos jogos contra Fluminense e Sport. Há equipes de divisões inferiores do mercado interno que demonstram interesse no ala.
Grêmio fará contratações pontuais
A nova direção gremista tomará posse no dia 8 de dezembro e pretende realizar uma redução na folha salarial entre 30% e 40%. O planejamento inclui a dispensa de jogadores com salários considerados altos. Para cada decisão, será avaliado o custo-benefício da manutenção ou saída do atleta.
- Você precisa ver também: Fluminense goleia São Paulo e ajuda o Grêmio
Por outro lado, segundo informações do jornalista Kaliel Dorneles, da Rede Bandeirantes, o clube deve realizar contratações pontuais. Sendo assim, reforços para a lateral-direita, meio-campo e ataque devem desembarcar na Arena. A tendência, porém, é a busca por negócios de ocasião, que atendam às necessidades do grupo sem extrapolar a política financeira do clube.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Contratações1 dia ago
O que sabemos do interesse do Grêmio em Hulk
-
Jogadores1 dia ago
Tiaguinho, promessa gremista, pode se transferir para a Itália
-
Jogadores2 dias ago
Como foi o retorno de Willian ao time do Grêmio
-
Últimas notícias do Grêmio5 horas ago
Grêmio encaminha saída de jogadores
-
Campeonatos2 dias ago
Garantindo na Séria A, Grêmio mantém sonho de jogar a Libertadores em 2026
-
Jogadores2 horas ago
Goleiro Adriel será devolvido ao Grêmio
-
Jogadores1 dia ago
Marlon joga contra o Fluminense?
-
Campeonatos6 horas ago
Fluminense goleia São Paulo e ajuda o Grêmio
