Últimas notícias do Grêmio
Renato cobra o grupo e pode promover mudanças na equipe
Na manhã desta quinta-feira (24), Renato deu sequência aos preparativos para o jogo de domingo com o Cruzeiro. No entanto, antes de iniciar o treino, o técnico levou os jogadores para o vestiário, onde permaneceram em reunião pelo período de 40 minutos.
Pode-se imaginar que o tom da conversa foi de cobrança em razão do desempenho muito abaixo nos últimos jogos. Esta foi a segunda conversa em secreto que a comissão técnica teve com o elenco nesta semana.
Renato cobrou atitude de seu grupo
O fato é que em suas últimas apresentações o Imortal apresentou não só queda tática e técnica, como também de intensidade. A equipe encerrou o primeiro turno na terceira colocação, tendo um jogo a menos do que a maioria de seus rivais. Entretanto, com apenas uma rodada no returno, deixou o G4, caindo para o quinto lugar.
A situação ficou ainda mais preocupante após as atuações contra Goiás, Vasco e Santos, equipes que lutam na parte de baixo da tabela. Foram derrotas, para cariocas e paulistas, e um empate contra os goianos. Em nove pontos disputados contra adversários que lutam contra o rebaixamento, o Tricolor somou apenas um.
Treinador pode mexer no esquema e escalação
Para a partida contra os mineiros, Renato deve mexer no time. Walter Kannemann está recuperado de cirurgia na mão e volta naturalmente à equipe. Resta saber se o esquema será com dois ou três zagueiros. Se o técnico optar por um trio de defensores, Bruno Alves, Bruno Uvini e Rodrigo Ely, vão disputar duas vagas. Se o modelo escolhido for com dois zagueiros, os três vão brigar para saber quem formará a dupla com Kannemann.
A formação da peça defensiva vai implicar em outros setores. Se o esquema escolhido for com o trio, o time jogará no desenho 3-5-2. Neste caso o principal candidato a deixar a titularidade é Ferreira, enquanto que Cuiabano, que entraria na vaga do lateral Reinaldo, que está suspenso, atuará mais adiantado, como ala.
Tricolor pode ter surpresas na formação
Após cumprirem suspensão contra o Santos, Suárez e Villasanti voltam a suas funções. A dúvida está em quem sai para o retorno do paraguaio, Pepê ou Carballo? Uma outra possibilidade é de que os três atuem juntos. Nesta formação, Pepê teria mais liberdade para criar. O ataque seria formado por Suárez, tendo Bitello como seu principal parceiro.
Renato ainda vai comandar mais dois treinos até o jogo. O momento do Grêmio permite uma série de conjecturas. Entretanto, o próprio treinador gremista avisou que se as coisas não mudassem a fila andaria. Como Renato já modificou a maneira de jogar mais de uma vez em 2023, não será nada fora da curva que ele promova uma revolução para a sequência da temporada.
Contratações
Vice do Grêmio admite negociação por volante do Racing
O Grêmio segue em tratativas para contratar Juan Nardoni, do Racing. Os dirigentes do Tricolor Gaúcho confirmam o interesse, mas admitem que o negócio é considerado difícil. A direção, no entanto, conta com o apoio de um ex-jogador como facilitador nas conversas.
Direção do Grêmio admite negociação
Sebastián Sarra, que atuou no Imortal em 2007, atualmente exerce a função de diretor esportivo da equipe de Avellaneda. O ex-goleiro mantém boa relação com Paulo Pelaipe e vem atuando como interlocutor junto ao clube argentino.
“Juan Nardoni é um jogador que estamos observando. No Racing tem o Sebastián Saja, que é um amigo e jogou aqui, então isso facilita tudo. O Grêmio estava em uma situação financeira difícil, mas aos poucos ela vem melhorando. Precisamos equilibrar os aspectos técnicos e econômicos, e acho que o acordo com o Nardoni é algo que pode acontecer, mas, por enquanto, não estamos tão perto disso”, disse o vice-presidente gremista, Antônio Dutra Jr, à rádio D Sports, da Argentina.
Entretanto, o grande impasse está no valor pedido pelo Racing para liberar Juan Nardoni. Os argentinos pretendem receber US$ 10 milhões (cerca de R$ 52 milhões). Já o Grêmio apresentou uma oferta bem inferior.
Além do Tricolor Gaúcho, Santos e Palmeiras também demonstraram interesse em contar com o meio-campista, o que pode tornar a negociação ainda mais disputada.
Foto: Divulgação Grêmio
Jogadores
Marcos Rocha pode deixar a equipe contra o Botafogo
O experiente lateral Marcos Rocha pode começar no banco de reservas na partida contra o Botafogo. O jogador não apresenta nenhum problema físico, mas deve ceder lugar a João Pedro. A informação, divulgada pelo repórter Geison Lisboa, do Grupo RBS, e reproduzida pelo site Bolavip, indica uma opção técnica.
Liderança dentro do elenco
A decisão do técnico Luís Castro causa surpresa, já que o ex-Palmeiras é considerado um dos líderes do elenco do Grêmio dentro e fora de campo. Além disso, acrescenta qualidade e eleva o patamar da equipe. A justificativa, no entanto, estaria ligada à intensidade: João Pedro oferece mais força e vigor físico.
- Você precisa ver também: Como chega o Botafogo para enfrentar o Grêmio
Pelo lado esquerdo, o Imortal ganha profundidade e velocidade com Marlon e Amuzu. Já pela direita, Tetê cumpre esse papel, enquanto Rocha guarda mais a posição e apoia menos. Isso, em alguns momentos, deixa o desenho tático desequilibrado. Além de que, por vezes, a recomposição defensiva é mais lenta naquele setor.
Um time mais intenso
Como os treinos são fechados, não é possível cravar a escalação. Porém, informações de bastidores apontam que Luís Castro pretende implantar um modelo de jogo mais intenso. Assim, a modificação deve ocorrer já na partida desta quarta-feira (4).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Como chega o Botafogo para enfrentar o Grêmio
Sob o comando do técnico argentino Martín Anselmi, ex-auxiliar de Miguel Ángel Ramírez no Inter, o Botafogo vive um bom início de temporada. A equipe lidera o Grupo B do Campeonato Carioca e estreou no Brasileirão com uma goleada de 4 a 0 sobre o Cruzeiro.
Botafogo enfrenta crise na SAF
Porém, o clube enfrenta turbulências na administração da SAF. O Botafogo sofreu um transfer ban e está impedido de realizar contratações há mais de um mês, situação considerada constrangedora para o empresário John Textor, dono do clube.
O elenco conta com dois ex-jogadores do Grêmio: o atacante Nathan Fernandes e o lateral-esquerdo Alex Telles. Com apenas um desfalque — o lateral Marçal — o Fogão deve ter força máxima contra o Imortal.
Placar contra o Cruzeiro pode ter sido enganador
Placar contra o Cruzeiro pode enganar. Apesar da goleada na estreia, o resultado não refletiu totalmente o equilíbrio da partida. Os gols saíram apenas no segundo tempo e, ao longo do jogo, o Cruzeiro também criou boas oportunidades, que poderiam ter deixado o placar mais justo.
Foto: Vítor Silva/Botafogo
-
Pós jogo6 dias ago
Grêmio repete atuação do Grenal e perde para o Fluminense
-
Jogadores5 dias ago
João Pedro não tem lesão confirmada
-
Jogadores7 dias ago
Fluminense e Grêmio: Weverton joga hoje?
-
Contratações2 dias ago
Grêmio segue tentando contratar um primeiro volante
-
Jogos6 dias ago
A entrevista preocupante de Luís Castro
-
Contratações5 dias ago
Grêmio faz proposta por Juan Nardoni, volante do Racing
-
Jogos5 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Jogadores17 horas ago
Recuperado, Kannemann será reforço para jogo contra o Botafogo
