Últimas notícias do Grêmio
Renato seguirá no Grêmio em 2024?
A grande maioria dos gremistas deseja que Renato siga no comando técnico do Grêmio em 2024. Porém, a permanência do maior ídolo do clube não está definida. O episódio ocorrido após o Gre-Nal, no domingo (8), desafinou um pouco o tom da relação entre o treinador e o presidente Alberto Guerra. Contudo, as partes já conversaram e até onde se sabe tudo ficou no passado.
Renato e direção ainda não abriram tratativas
No entanto, ainda não houve uma conversa para tratar da renovação do técnico. Somente após o final do Brasileirão haverá uma decisão. A ausência de Renato na entrevista coletiva depois do Gre-Nal, e algumas cobranças à direção, realizadas de forma pública ao longo da temporada, desagradaram ao mandatário maior e seus companheiros de gestão. Isso será avaliado na hora da extensão do vínculo, além, é claro, do desempenho da equipe na reta final do campeonato.
Por outro lado, Portaluppi também ficou incomodado com as críticas feitas a ele, pelo presidente, quando da sua decisão de viajar ao Rio de Janeiro sem falar com a imprensa após a derrota no clássico. Portanto, temos um cenário em que clube e treinador terão que superar as mágoas não só no discurso externo, mas, de fato, para seguirem juntos. Aparentemente está tudo superado.
Libertadores será decisiva para continuidade
Por tudo que Renato representa para o Tricolor Gaúcho, pela sua performance como treinador em todas as vezes que comandou o vestiário do clube, eu me arrisco a bater o martelo na continuidade da parceria. Entretanto, é evidente que a classificação para a Libertadores terá peso decisivo para a renovação do contrato do treinador.
Jogadores
Tiaguinho e Gabriel Mec podem jogar contra o Sport
No próximo domingo (7), o Grêmio encerra sua participação no Brasileirão 2025, na Ilha do Retiro, contra o Sport. A partida está marcada para as 16h (horário de Brasília), assim como as demais da rodada. A única exceção será Mirassol x Flamengo, que ocorrerá no sábado (6), às 18h30min. Tiaguinho e Gabriel Mec têm chance de atuar pelo Tricolor Gaúcho.
Tiaguinho e Gabriel Mec devem ganhar minutos
A dupla, que retornou do Mundial Sub-17, voltou a treinar com o grupo principal na última quarta-feira (3). A tendência é que Mano Menezes relacione os garotos para a última rodada do torneio nacional. Entretanto, o treinador trabalha a ideia com cautela, já que o jogo está longe de ser um amistoso: o Imortal ainda não garantiu vaga na Copa Sul-Americana.
- Você precisa ver também: Grêmio x Sport: o que vale a partida para o Tricolor Gaúcho?
Contudo, pela qualidade dos dois e pela fragilidade do adversário, lanterna da competição, existe uma grande possibilidade de que Tiaguinho e Gabriel Mec ganhem minutos durante a partida. Ambos estão nos planos para a próxima temporada, quando deverão receber mais oportunidades.
Retornos e desfalques do Grêmio contra o Sport
Para o último jogo da temporada, o Grêmio não poderá contar com Dodi e Arthur, que completaram a série de três cartões amarelos contra o Fluminense. Por outro lado, o treinador gremista terá os retornos de Amuzu e Carlos Vinícius, dupla que cumpriu suspensão na rodada anterior e volta a ficar à disposição da comissão técnica.
Já André Henrique sente dores musculares na coxa esquerda e é dúvida para a partida de domingo. O mais provável é que o centroavante não viaje com a delegação para Recife. Sendo assim, o garoto Jardiel será a opção para o comando do ataque no banco de reservas.
Imagem: CBF/Reprodução
Jogos
Grêmio x Sport: o que vale a partida para o Tricolor Gaúcho?
Sem chances de classificação para a Libertadores e já garantido na Série A, na última rodada do Brasileirão o Grêmio visita o Sport na Ilha do Retiro. No entanto, longe de ser um amistoso, a partida do próximo domingo envolve questões importantes para o Tricolor Gaúcho.
Grêmio precisa vencer o Sport
Uma vitória significa uma melhor colocação na tabela, o que resulta em mais dinheiro de premiação. Além disso, garante de uma vez por todas a vaga para a Copa Sul-Americana da próxima temporada. Vencendo, o Imortal pode encerrar o torneio nacional em 9º lugar; em caso de derrota, pode terminar na 15ª posição.
Para se ter uma ideia, no ano passado a diferença paga pela CBF entre o 9º e o 15º colocado foi de R$ 12 milhões. Além disso, para disputar a Sul-Americana é preciso ficar entre os 13 primeiros na tabela de classificação. A participação em uma competição continental significa prestígio e aumento de receita para o clube.
Investimento para a próxima temporada está em jogo
Sendo assim, se para o torcedor o jogo contra o Leão da Ilha não desperta muito interesse, para o Grêmio, como instituição, é de grande importância e deve ser tratado com seriedade. Uma derrota trará prejuízo financeiro e interferirá diretamente no calendário e no planejamento para o próximo ano.
Investimento para próxima temporada está em jogo
Sendo assim, se para o torcedor o jogo contra o Leão da Ilha não desperta muito interesse, para o Grêmio, como instituição, é de grande importância e deve ser tratado com muita seriedade. Um revés trará prejuízo financeiro e interferirá diretamente no calendário e planejamento para o ano que vem.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio define período de férias do elenco
No próximo domingo (7), o Grêmio fará seu último jogo da temporada. O Tricolor Gaúcho vai a Recife para enfrentar o Sport. A partida ainda poderá valer uma vaga na pré-Libertadores, porém, isso vai depender do resultado entre São Paulo e Inter, que se enfrentam nesta quarta-feira (3).
Em reunião com os jogadores, ficou definido que o grupo entrará em férias na próxima segunda-feira (8). A reapresentação ocorrerá no dia 2 de janeiro, uma sexta-feira, no CT Luiz Carvalho. Vale lembrar que, no meio do ano, durante o Mundial de Clubes, os atletas já haviam recebido 10 dias de descanso.
- Você precisa ver também: Após a derrota, Libertadores ficou mais distante para o Grêmio
Grêmio vai reformular o elenco
Portanto, dentro deste planejamento, o Grêmio terá aproximadamente dez dias de preparação para a estreia no Campeonato Gaúcho. Já para o Brasileirão, serão dezoito dias de treinos, já que a competição nacional está marcada para começar no final de janeiro.
A nova gestão do Imortal planeja reduzir a folha de pagamento. Com isso, o executivo de futebol Paulo Pelaipe terá muito trabalho para enxugar o grupo. A saída de jogadores com salários considerados altos está em pauta. A ideia é abrir espaço para contratações pontuais, que tragam bons resultados e sejam menos onerosas.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Jogos3 dias ago
Provável escalação do Grêmio contra o Fluminense
-
Contratações4 dias ago
Everton Cebolinha: será que vem?
-
Jogadores4 dias ago
Grêmio ganha reforços contra o Fluminense
-
Jogadores7 dias ago
Goleiro Adriel será devolvido ao Grêmio
-
Jogadores3 dias ago
Grêmio e Fluminense: Willian joga hoje?
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Cruzeiro anuncia saída de Paulo Pelaipe, contratado pelo Grêmio
-
Jogos4 dias ago
Saiba onde assistir Grêmio e Fluminense ao vivo
-
Jogadores7 dias ago
Saiba qual a situação de Arezo, emprestado ao Peñarol
