Jogos
Grêmio perde para o Caxias na abertura do Gauchão
Grêmio e Caxias abriram o Gauchão 2024, a partida inaugural ocorreu na tarde deste sábado (20), e teve como palco o Estádio Centenário. Os dois clubes decidiram o torneio regional em 2023, na oportunidade o time da capital levou a melhor e sagrou-se hexacampeão estadual.
Por outro lado, a equipe da serra gaúcha vive um momento especial. Na temporada passada o time Grená alcançou o acesso à Série C do Brasileirão. Diante deste salto de divisão, o clube serrano buscou qualificar o elenco e quer conquistar pela segunda vez, em sua história, o título gaúcho.
Primeiro Tempo: Grêmio domina o jogo
Grêmio e Caxias fizeram um primeiro tempo bem movimentado para um começo de temporada. O Imortal teve a iniciativa do jogo e controlou as ações do adversário. Renato voltou ao 4-2-3-1, com a linha de três tendo Soteldo de um lado e Galdino do outro. O venezuelano foi o melhor jogador da equipe, o camisa 7 ganhou todos os duelos no um contra um.
Por outro lado, os donos da casa não conseguiam jogar. O time Grená parou na marcação gremista, apesar de estar treinando a quase sessenta dias. Aos seis minutos, após cobrança curta de escanteio, Reinaldo cruzou e Gustavo Martins subiu mais alto que a defesa do Caxias e cabeceou para abrir o placar.
O Tricolor Gaúcho procurou explorar os lados do campo, pela direita Galdino não correspondeu. No entanto, Soteldo botou o jogo no bolso pelo flanco esquerdo. Faltou articulação pelo meio-campo. Cristaldo se esforçou muito, mas não conseguiu articular o time.
Saltou aos olhos a deficiência do miolo da zaga nas bolas aéreas. Rodrigo Ely, especialmente, não chegou nas disputas com o ataque do time da serra. Sorte do Imortal que a pontaria adversária estava muito ruim. O primeiro tempo acabou com um placar justo, Grêmio 1 a 0.
Segundo Tempo: Caxias assume o controle
O segundo tempo foi de superioridade do Caxias, os donos da casa aproveitaram o melhor condicionamento físico e passaram a ditar o ritmo do jogo. Treinando a apenas 10 dias, a equipe da capital baixou as linhas e cedeu espaço. A partir desta nova configuração o Tricolor passou a correr riscos.
Aos 16 minutos, o centroavante Vitor Feijão finalizou da entrada da área, a bola tocou o travessão e sobrou para Tomas Bastos empatar. Ao longo da etapa final, tendo alguns jogadores muito abaixo do esperado, o Grêmio não teve infiltração, além de realizar uma transição lenta e previsível. A não ser por Soteldo, que seguiu sendo o grande jogador gremista.
A equipe Grená ficou longe de mostrar um futebol de alto nível, mas foi superior na base da força física e intensidade. Aos 32 minutos, após uma falha infantil de Rodrigo Ely, o atacante Álvaro entrou livre na área e virou o placar, Caxias 2 a 1. Não fosse pela boa atuação do goleiro Caíque, o placar poderia ser maior.
Contudo, ficou escancarado que o Grêmio precisa urgentemente de reforços. O Maior do Sul não pode depender de J P Galvão, Everton Galdino e Rodrigo Ely, jogadores que só confirmaram o que já se sabia. Entretanto, é só o começo da temporada, o rendimento vai melhorar, isto é certo. Além disso, de acordo com Renato Portaluppi, reforços de peso vão chegar.
Jogos
O Grêmio está escalado para partida com o Juventude
Dentro de instantes, Grêmio e Juventude se enfrentam pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho. O Tricolor Gaúcho tentará aproveitar o fator casa para largar em vantagem na disputa contra o Papo. Para isso, Luís Castro vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição. A bola rola a partir das 17h30 (horário de Brasília).
Tricolor Gaúcho terá desfalques importantes
O treinador gremista, no entanto, não poderá contar com jogadores importantes. O meia Monsalve, lesionado, o volante Noriega, suspenso, e o atacante Amuzu, afastado por uma questão burocrática, estão fora da partida. Além deles, por desgaste físico, o zagueiro Wagner Leonardo não foi incluído na lista de relacionados.
O meio-campista Edenílson também não atuará diante do Alviverde. Ele negocia com a direção a rescisão de contrato. Sua substituição ainda no primeiro tempo contra o São Paulo, por critério técnico, esgotou a relação entre atleta e clube. O jogador já foi procurado pelo Botafogo, possível destino para a sequência da temporada.
Confira a escalação do Grêmio
- Weverrton; João Pedro, Balbuena, Viery e Marlon; Dodi, Arthur, Tetê, Willian e Pavón; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Sem Amuzu e Edenílson, Grêmio libera lista de relacionados
Neste domingo (15), o Grêmio enfrenta o Juventude no jogo de ida das semifinais do Campeonato Estadual. O técnico Luís Castro não poderá contar com Amuzu e Edenílson. O atacante belga está fora da partida por uma questão burocrática: o Tricolor Gaúcho não conseguiu renovar em tempo hábil o visto de trabalho do atleta no Diário Oficial da União. Portanto, ele não tem condições legais para atuar.
Edenílson de saída
Já o meio-campista Edenílson ficou fora da lista de relacionados por estar negociando sua transferência para o Botafogo. Apesar de ter sido utilizado em praticamente todos os jogos, o jogador vinha recebendo críticas da torcida e da imprensa. Sua substituição ainda no primeiro tempo contra o São Paulo gerou desconforto na relação entre clube e atleta, acelerando sua saída.
Em contrapartida, o treinador convocou Cuéllar e Cristaldo, que não apareceram na última lista. A ausência de Noriega, suspenso, abriu espaço para o retorno do colombiano. A presença do argentino não chega a ser novidade, ele tem participado da maioria das partidas.
Os jovens Viery, Jefinho, Tiago e Gabriel Mec estarão no banco de reservas. Os mais cotados para ganhar minutos são Tiago e Jefinho. Por outro lado, o zagueiro Wagner Leonardo não foi chamado após atuação ruim diante do São Paulo, no Morumbis, na última quarta-feira. Assim, Kannemann ou Gustavo Martins brigam por uma vaga no time.
Confira os relacionados do Grêmio
- Goleiros: Weverton e Gabriel Grando
- Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Kannemann e Viery
- Laterais: Caio Paulista, João Pedro, Marcos Rocha e Marlon
- Volantes: Arthur, Cuellar, Dodi e Tiago
- Meias: Cristaldo, Jefinho e Willian
- Atacantes: André Henrique, Carlos Vinícius, Enamorado, Gabriel Mec, Pavon e Tetê
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Provável escalação do Grêmio para jogo com o Juventude
Neste domingo (15), o Grêmio deixa de lado o Brasileirão e concentra suas atenções no Campeonato Estadual. O Tricolor Gaúcho recebe o Juventude na Arena, às 17h30 (horário de Brasília), pela partida de ida das semifinais.
Mudanças na escalação
O técnico Luís Castro vai promover alterações em relação ao time que perdeu para o São Paulo na última quarta-feira. João Pedro, Wagner Leonardo e Edenílson deixam a equipe. Já Marcos Rocha, Kannemann (ou Gustavo Martins) e Willian são os principais candidatos a assumir a titularidade.
- Você precisa ver também: Grêmio apresenta Juan Nardoni e Leonel Pérez
Além das mudanças técnicas, haverá uma alteração obrigatória: Noriega está suspenso após a expulsão contra o Novo Hamburgo. Para sua vaga, Dodi deve ser o escolhido. Outra possibilidade é a entrada de Tiaguinho ao lado de Artthur, o que aumentaria a qualidade ofensiva, mas reduziria o poder de marcação.
Confira o provável Grêmio
- Weverton; Marcos Rocha, Balbuena, Kannemann (Gustavo Martins)e Marlon; Dodi (Tiago), Arthur, Tetê, Willian e Amuzu; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Campeonatos7 dias ago
Confira as datas e horários das semifinais do Gauchão
-
Contratações7 dias ago
Nardoni e Pérez tem data para estrear pelo Grêmio
-
Jogos7 dias ago
Veja o provável Grêmio contra o São Paulo
-
Jogos5 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Jogadores7 dias ago
São Paulo e Grêmio: Arthur joga hoje?
-
Jogos7 dias ago
Com Tetê, Grêmio está escalado para encarar o São Paulo
-
Jogadores5 dias ago
Noriega será julgado e poderá ficar de fora do restante do Gauchão
-
Pós jogo6 dias ago
Grêmio é dominado pelo São Paulo e leva 2 a 0
