Análise
Grêmio frustra a torcida e empata com o São Luiz na Arena
Sob forte calor, Grêmio e São Luiz jogaram na tarde deste sábado e empataram em 1 a 1. O resultado frustrou a torcida que havia visto evolução na equipe frente ao Novo Hamburgo, na última terça-feira. Com o resultado o Grêmio pode perder a liderança ainda nesta rodada.
Grêmio não se encontrou em campo
Com sensação térmica batendo na casa dos 40 graus, as equipes fizeram um jogo com ritmo lento e com pouca criatividade. Desde o início da partida o São Luiz procurou jogar de igual para igual com o Grêmio e conseguiu. O time de Ijuí trocou passes à vontade diante de um Grêmio contemplativo. A marcação dos donos da casa foi completamente frouxa, está mais do que provado que os volantes são construtores, logo não possuem a marcação como uma virtude.
Com a bola no pé o Tricolor Gaúcho teve bom toque de bola e conseguiu chegar ao último terço do campo, porém, faltou aproximação pelo meio e jogadas de profundidade pelos lados. Desta forma, as chances reais de gol foram raras, quando apareceram foram desperdiçadas, em sua maioria por JP Galvão.
Qualidade individual garantiu o empate
Por outro lado, os visitantes conseguiram ameaçar Marchesín, que teve que trabalhar, pelo menos, realizando duas boas defesas. Entretanto, aos 14 minutos do segundo tempo Lucas Souza recebeu na área e abriu o placar para o São Luiz. A partir daí o jogo meio que virou filme de terror para o torcedor gremista. O Grêmio não mostrava forças para empatar e estava sendo envolvido pelo Rubro.
No final prevaleceu a qualidade individual do time de Renato Portaluppi. O estreante Gustavo Nunes, que veio do Sub-20, cruzou para Galdino desviar de cabeça e empatar o duelo, eram 44 minutos da etapa final. Contudo, o Imortal tentou um sufoco durante os 7 minutos de acréscimo, mas não conseguiu a virada.
O Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (14), contra o Ypiranga, em Erechim. A bola vai rolar no Estádio Colosso da Lagoa a partir das 19h (horário Brasília).
Análise
Como foi a estreia de Matías Arezo pelo Grêmio
O Grêmio voltou a vencer no Brasileirão. Pela 18ª rodada, jogando em Caxias do Sul, o Imortal bateu o Vitória por 2 a 0. Soteldo e Reinaldo marcaram os gols do triunfo gremista, ambos no segundo tempo. Com Nathan Pescador fazendo as vezes de falso 9, tendo Pavón, Edenilson e Soteldo na linha de três do meio-campo, a equipe de Renato teve boa movimentação na etapa inicial. Contudo, não balançou a rede adversária. Matías Arezo, recém contratado, entrou no decorrer do duelo e agradou.
O treinador manteve a mesma formação na volta do intervalo. O Tricolor Gaúcho continuou com as principais ações no jogo, aos 17′ Soteldo fez ótima jogada e abriu o placar. Com o resultado a favor, Renato oxigenou a equipe colocando Matías Arezo, Dodi e Gustavo Nunes em campo, o estreante se mostrou a vontade com os novos companheiros.
Uruguaio mostrou que é do ramo
Arezo entrou na dele, como centroavante, vale lembrar que o uruguaio pode jogar pelos lados, como segundo homem. Em pouco mais de 25 minutos, o novo camisa 9 Tricolor mostrou que é do ramo. Ele venceu duelos aéreos, prendeu a bola no ataque, além de mostrar habilidade e boa movimentação dentro e fora da área. O centroavante sofreu o pênalti que originou o segundo gol Tricolor.
Desde a lesão de Diego Costa, o Grêmio vinha acusando a falta de um jogador com estas características. JP Galvão não conseguiu cumprir a função de comandante de ataque. André Henrique também não deu a resposta esperada. À vista disso, a direção do clube foi buscar no mercado uma solução, e desta vez parece ter acertado.
Números de Arezo em sua estreia pelo Grêmio
- 1 pênalti sofrido
- 1 finalização (de fora da área)
- 6 passes certos (75% de efetividade)
- 2 de 3 duelos ganhos pelo chão
- 2 de 5 duelos ganhos pelo alto
- 1 falta cometida
- 2 faltas sofridas
Fonte: Sofascore
Análise
Como foram as estreias de Edenilson e Rafael Cabral pelo Grêmio
Na noite deste sábado (27), o Grêmio jogou com o Bahia, pelo Brasileirão, e perdeu por 1 a 0. Os donos da casa foram melhores durante todo o jogo e mereceram a vitória. Por outro lado, escalado com quatro defensores no meio-campo, o Imortal não criou e, pior ainda, também não defendeu bem.
Com o resultado, o time de Renato teve interrompida uma série de vitórias que somava três triunfos. Neste momento, o clube gaúcho ocupa a sétima posição, com seis pontos, e pode perder seis posições até o final da rodada, que se dará nesta segunda-feira.
Edenilson teve estreia discreta pelo Grêmio
Recém contratados, Edenilson e Rafael Cabral estrearam com a camisa do Grêmio. O volante atuou pelo lado direito em um esquema que oscilava entre o 4-4-2 e o predileto de Renato, 4-2-3-1. O meio-campista teve uma estreia discreta, procurou cumprir a missão de fechar o lado direito, porém, não conseguiu dar profundidade ofensiva.
Em uma atuação ruim do time, Edenilson não foi o principal responsável, longe disso. No entanto, o jogador não conseguiu contribuir para mudar a atuação apática da equipe. O camisa 41 optou por passes curtos, em sua maioria laterais, não finalizou a gol e não prestou assistência. Foi uma estreia tímida, normal para quem tem uma semana de clube.
Rafael Cabral salvou o Imortal de uma derrota mais dura
Enquanto isso, Rafael Cabral teve participação mais efetiva na partida. Controlado pelo Bahia, o Grêmio foi assediado pelo ataque dos donos da casa. Dessa forma, o goleiro teve que trabalhar. Cabral não teve culpa no gol baiano, Everaldo ficou a vontade dentro da grande área para finalizar cruzado, com força, e vencer o arqueiro.
Todavia, ao longo da partida, o camisa 33 pode mostrar que chegou para lutar pela titularidade da meta gremista. Além de boas intervenções, secundárias, o goleiro salvou o Tricolor Gaúcho com duas ótimas defesas, uma delas de alto grau de dificuldade. O jogador demonstrou segurança nas ações praticadas. Não fosse sua boa performance o Imortal poderia ter sido goleado.
Análise
Pavón tem estreia de luxo e Grêmio goleia o Santa Cruz
Na tarde deste sábado (17), pela 9ª rodada do Gauchão, Grêmio e Santa Cruz jogaram na Arena. O Imortal precisava vencer para tentar recuperar a liderança da competição. Por outro lado, o Galo queria os três pontos para iniciar uma reação na busca pela permanência na divisão principal do Estadual. A partida teve a estreia de Du Queiroz e Cristian Pavón pelo Grêmio.
Grêmio assustou a torcida no primeiro tempo
O Tricolor Gaúcho começou a partida propondo o jogo e dominando as ações em campo. Melhor no duelo, o Imortal fez 2 a 0 com naturalidade. A partida parecia decidida e que era só esperar o tempo passar para os donos da casa somarem mais três pontos.
No entanto, mais uma vez apareceu o problema de marcação do time de Renato,. Tendo espaço para jogar, o Santa Cruz passou a rodar a bola e se aproximar da área de Marchesín. Por outro lado, sem conexão entre o meio e o ataque, o Grêmio não conseguia impor seu jogo.
Contudo, após alguma insistência no último terço do campo, os visitantes chegaram ao empate, 2 a 2. Nada de injusto, as equipes terminaram o primeiro tempo com posse de bola parecida e número de finalizações sem uma grande vantagem de um lado ou de outro. O Tricolor deixou o gramado vaiado pelo seu torcedor.
Pavón dá Show em estreia e muda o jogo
Renato promoveu três trocas no intervalo, Geromel, Cristaldo e Galdino deram lugar para os estreantes Cristian Pavón e Du Queiroz, além de André Henrique. A equipe mudou da água para o vinho, as modificações deram intensidade, qualidade e poder de fogo ao time.
Mais vibrante em campo, o Imortal acertou a marcação, não dando espaços para o adversário trocar passes. Du Queiroz se movimentou pelo meio-campo desarmando e atacando, inclusive com finalizações a gol. Entretanto, Pavón roubou a cena, se o primeiro tempo foi de Gustavo Nunes, e foi, a segunda etapa foi do argentino.
Cristian Pavón teve uma estreia de luxo, com duas assistências e direito a gol. O atacante atuou pela direita e pela esquerda, infiltrou, driblou, finalizou e pifou os companheiros. Não há exageros aqui, ele botou o jogo no bolso. Senhoras e senhores, o Grêmio realizou uma grande contratação.
A segunda etapa do Tricolor teve pegada, velocidade, qualidade, troca de passe, finalização e aproximação dos setores. Com as modificações feitas no intervalo a equipe ficou homogênea. Contudo, é preciso destacar mais uma grande atuação de Gustavo Nunes, anote aí: está nascendo um craque na Arena.
No final, a goleada por 6 a 2 traduziu o que se viu no segundo tempo. Sim, o adversário era o lanterna, todavia isso não diminui a atuação impecável do Tricolor na segunda metade do jogo. Gustavo Nunes, Cristaldo, Pavón, João Pedro, JP Galvão e André marcaram para o Grêmio. Enquanto que Davi e Jean Lucca foram os artilheiros do Santa Cruz.
Grêmio em campo no Gauchão.
Com o resultado, o Imortal reassumiu a liderança e torce por um tropeço do maior rival frente ao Novo Hamburgo. As equipes jogam neste domingo (18), no Estádio do Vale. O Tricolor volta a campo no próximo dia 25, no clássico GreNal, no Beira Rio.
-
Jogos6 dias ago
Bragantino x Grêmio: Onde assistir, escalações e mais
-
Jogos6 dias ago
Renato não acompanhará delegação a Bragança Paulista
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
Grêmio não terá Renato Portaluppi contra Bragantino e Flamengo
-
Jogadores6 dias ago
Centroavante André Henrique deve retornar apenas em 2025
-
Jogos6 dias ago
Como chega o Bragantino para jogo com o Grêmio
-
Jogos6 dias ago
Confira a provável escalação do Grêmio contra o RB Bragantino
-
Jogadores7 dias ago
Dodi se firma como titular e vira “Motorzinho” do Grêmio
-
Rumores6 dias ago
Rodinei, Ex-Flamengo, é pretendido pelo Grêmio para 2025