Jogos
Renato explica: “um a mais pode significar um a menos”
Com um jogador a mais durante quase todo o segundo tempo, o Grêmio empatou com o Corinthians pela Copa do Brasil. Após o jogo, Renato Portaluppi procurou explicar as dificuldades de sua equipe para jogar em superioridade numérica. O treinador argumentou com um raciocínio matemático estranho, mas que faz todo sentido.
“Sempre tem um ou dois jogadores que acham que não precisam mais correr porque o adversário está com um jogador a menos. Aí, às vezes, você passa a ter um jogador a mais no papel, mas dentro do campo você passa a ter um jogador a menos, por que um ou dois ou três tiveram esse pensamento de que não precisa mais correr”, discorreu o técnico.
Medidas de Renato não surtiram efeito
A explanação do comandante gremista não tem lógica matemática, mas encontra sustentação na psicologia. O comportamento mental inadequado de alguns jogadores, ao estarem em vantagem, pode impactar negativamente no desempenho coletivo.
Com a expulsão de Raniele, logo no início da etapa final, a expectativa era de que o Grêmio tomasse conta do jogo. No entanto, não foi isso o que se viu, ao contrário, o Corinthians passou a se lançar mais ao ataque e chegou a ter maior posse de bola em alguns momentos. Renato demorou a mexer na estrutura da equipe. Entretanto, mesmo após as modificações, o Imortal não conseguiu ser absoluto em campo.
“O jogo é sempre duro, não importa se está com um jogador a mais. Mudei o esquema. Tirei um zagueiro, coloquei mais atacantes. O Corinthians, mesmo com um jogador a menos, ele é forte. A gente tentou de todas as formas. A gente pressionou. Tentamos. Construímos algumas jogadas. Acredito que a equipe esteve até melhor quando estávamos contra 11. Eu tentei de tudo para que a gente ganhasse o jogo. É sempre difícil jogar aqui dentro”, disse Renato.
Na quarta-feira, 7 de agosto, Grêmio e Corinthians decidem quem avança às quartas de final da Copa do Brasil. O jogo da volta está agendado para o Estádio Couto Pereira, a bola vai rolar a partir das 21h30min (horário de Brasília). A partida pode marcar o retorno de Diego Costa aos gramados.
Jogos
O Grêmio está escalado para partida com o Juventude
Dentro de instantes, Grêmio e Juventude se enfrentam pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho. O Tricolor Gaúcho tentará aproveitar o fator casa para largar em vantagem na disputa contra o Papo. Para isso, Luís Castro vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição. A bola rola a partir das 17h30 (horário de Brasília).
Tricolor Gaúcho terá desfalques importantes
O treinador gremista, no entanto, não poderá contar com jogadores importantes. O meia Monsalve, lesionado, o volante Noriega, suspenso, e o atacante Amuzu, afastado por uma questão burocrática, estão fora da partida. Além deles, por desgaste físico, o zagueiro Wagner Leonardo não foi incluído na lista de relacionados.
O meio-campista Edenílson também não atuará diante do Alviverde. Ele negocia com a direção a rescisão de contrato. Sua substituição ainda no primeiro tempo contra o São Paulo, por critério técnico, esgotou a relação entre atleta e clube. O jogador já foi procurado pelo Botafogo, possível destino para a sequência da temporada.
Confira a escalação do Grêmio
- Weverrton; João Pedro, Balbuena, Viery e Marlon; Dodi, Arthur, Tetê, Willian e Pavón; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Sem Amuzu e Edenílson, Grêmio libera lista de relacionados
Neste domingo (15), o Grêmio enfrenta o Juventude no jogo de ida das semifinais do Campeonato Estadual. O técnico Luís Castro não poderá contar com Amuzu e Edenílson. O atacante belga está fora da partida por uma questão burocrática: o Tricolor Gaúcho não conseguiu renovar em tempo hábil o visto de trabalho do atleta no Diário Oficial da União. Portanto, ele não tem condições legais para atuar.
Edenílson de saída
Já o meio-campista Edenílson ficou fora da lista de relacionados por estar negociando sua transferência para o Botafogo. Apesar de ter sido utilizado em praticamente todos os jogos, o jogador vinha recebendo críticas da torcida e da imprensa. Sua substituição ainda no primeiro tempo contra o São Paulo gerou desconforto na relação entre clube e atleta, acelerando sua saída.
Em contrapartida, o treinador convocou Cuéllar e Cristaldo, que não apareceram na última lista. A ausência de Noriega, suspenso, abriu espaço para o retorno do colombiano. A presença do argentino não chega a ser novidade, ele tem participado da maioria das partidas.
Os jovens Viery, Jefinho, Tiago e Gabriel Mec estarão no banco de reservas. Os mais cotados para ganhar minutos são Tiago e Jefinho. Por outro lado, o zagueiro Wagner Leonardo não foi chamado após atuação ruim diante do São Paulo, no Morumbis, na última quarta-feira. Assim, Kannemann ou Gustavo Martins brigam por uma vaga no time.
Confira os relacionados do Grêmio
- Goleiros: Weverton e Gabriel Grando
- Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Kannemann e Viery
- Laterais: Caio Paulista, João Pedro, Marcos Rocha e Marlon
- Volantes: Arthur, Cuellar, Dodi e Tiago
- Meias: Cristaldo, Jefinho e Willian
- Atacantes: André Henrique, Carlos Vinícius, Enamorado, Gabriel Mec, Pavon e Tetê
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Provável escalação do Grêmio para jogo com o Juventude
Neste domingo (15), o Grêmio deixa de lado o Brasileirão e concentra suas atenções no Campeonato Estadual. O Tricolor Gaúcho recebe o Juventude na Arena, às 17h30 (horário de Brasília), pela partida de ida das semifinais.
Mudanças na escalação
O técnico Luís Castro vai promover alterações em relação ao time que perdeu para o São Paulo na última quarta-feira. João Pedro, Wagner Leonardo e Edenílson deixam a equipe. Já Marcos Rocha, Kannemann (ou Gustavo Martins) e Willian são os principais candidatos a assumir a titularidade.
- Você precisa ver também: Grêmio apresenta Juan Nardoni e Leonel Pérez
Além das mudanças técnicas, haverá uma alteração obrigatória: Noriega está suspenso após a expulsão contra o Novo Hamburgo. Para sua vaga, Dodi deve ser o escolhido. Outra possibilidade é a entrada de Tiaguinho ao lado de Artthur, o que aumentaria a qualidade ofensiva, mas reduziria o poder de marcação.
Confira o provável Grêmio
- Weverton; Marcos Rocha, Balbuena, Kannemann (Gustavo Martins)e Marlon; Dodi (Tiago), Arthur, Tetê, Willian e Amuzu; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Saídas5 dias ago
Grêmio oficializa saída de Edenílson
-
Contratações7 dias ago
Grêmio apresenta Juan Nardoni e Leonel Pérez
-
Jogadores3 dias ago
Braithwaite treina com bola e se aproxima de retorno ao Grêmio
-
Jogos7 dias ago
Provável escalação do Grêmio para jogo com o Juventude
-
Jogadores7 dias ago
Edenílson perde titularidade e pode não ser relacionado
-
Jogadores2 dias ago
Tetê tem lesão confirmada e está fora do jogo contra o Juventude
-
Jogos6 dias ago
Sem Amuzu e Edenílson, Grêmio libera lista de relacionados
-
Saídas6 dias ago
Grêmio e Edenílson discutem rescisão de contrato
