Jogos
Erros de Renato foram decisivos para eliminação na Libertadores
As eliminações do Grêmio nas Copas do Brasil e Libertadores servem, antes de tudo, como um alerta. No entanto, o fato de ter saído das duas competições está longe de ser o maior problema. A gravidade reside na maneira e por quem o clube foi eliminado. Renato teve participação direta nos insucessos.
Na competição nacional, o carrasco foi o Corinthians, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento no Brasileirão, um time limitado. Entretanto, em dois jogos com o Timão, o Tricolor Gaúcho não conseguiu vencer e foi superado nos pênaltis. Porém, é preciso destacar que a equipe gaúcha jogou um tempo inteiro com um homem a mais no jogo de ida.
Pelo torneio continental, o algoz foi o Fluminense, 18º colocado no Campeonato Brasileiro, os cariocas fazem uma temporada sofrível. Todavia, o Pó de Arroz foi melhor na maior parte das duas partidas e avançou às quartas de final. A derrota gremista veio novamente nas cobranças de pênaltis.
Eliminações tem a assinatura de Renato
Contudo, vamos nos ater às decisões de Renato Portaluppi no jogo da volta pela Libertadores. O treinador gremista cometeu vários erros. O comandante Tricolor repete em quase todas as entrevistas que é pago para pensar, entretanto parece que não tem concatenado bem suas ideias sobre futebol.
A opção por um sistema tático inédito, justamente em uma decisão, foi o maior dos erros. Renato escalou a linha de meio com quatro homens, dois volantes e dois laterais. Dessa forma, o time ficou aberto, com o meio de campo despovoado e fragilizado. O volume de jogo do adversário se multiplicou, com índices de posse de bola batendo nos 70%. Não houve tempo suficiente para treinar a mecânica de jogo aplicada.
Entrar sem a figura de um meia, para articular e preencher espaços na faixa central, outro equívoco terrível. A equipe perdeu em organização ofensiva e chamou o Fluminense, que jogou a primeira etapa toda no campo de ataque. Sendo assim, os comandados de Mano Menezes abriram 2 a 0 e poderiam ter feito mais.
Faltou humildade para Renato
Esperar para mexer na equipe apenas no intervalo, outro erro, do jeito que estava por sorte os donos da casa não resolveram a parada nos 45′ iniciais. Faltou humildade para Renato. Como se não bastasse, Cristaldo entrou no intervalo, enquanto Monsalve seguiu no banco. Isto na melhor das hipóteses pode ser chamado de birra. Todo mundo sabe que o colombiano entrega mais do que o argentino.
Como o camisa 10 não conseguiu acrescentar nada, Renato sacou Dodi para colocar Monsalve, veja que mais uma vez o técnico abriu o time, ficando apenas com Villasanti para marcar. Não seria melhor voltar com Monsalve e manter dois volantes para poder atacar com proteção?
E por fim, o ingresso de Nathan Pescador, no final do jogo, no lugar de Soteldo. A alteração visava as cobranças de pênaltis. O treinador repetiu o que fez na decisão com o Corinthians, quando colocou Edenilson pensando nas penalidades. Os dois não vem bem na temporada e não deu outra, ambos erraram suas cobranças, deu a lógica.
Treinador precisa rever seus conceitos
Não há como esconder o sol com a peneira, ficou muito claro, Renato é o responsável pela eliminação do Grêmio na Libertadores. Particularmente sou fã do nosso maior ídolo, no entanto, não há como negar a responsabilidade direta do treinador neste revés. Outro problema é que o técnico não admite seus erros, aí mora a probabilidade de suas repetições.
Jogos
Grêmio escalado para encarar o Atlético-MG
O Grêmio está escalado para enfrentar o Atlético-MG pela 20ª rodada do Brasileirão. A bola vai rolar às 16h (horário de Brasília), na Arena MRV, em Belo Horizonte. O técnico Mano Menezes aposta em um meio-campo formado por uma trinca de volantes, sem um jogador de criação.
Confira a escalação do Grêmio
- Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Kannemenn e Marlon; Villasanti, Cuéllar e Edenílson; Alysson, Carlos Vinícius e Cristian Olivera. Técnico: Mano Menezes.
A opção por uma equipe mais conservadora revela a preocupação em proteger melhor o sistema defensivo. No entanto, em termos de construção a partir do segundo terço do campo, o time apresenta limitações. Além disso, Villasanti tem atuado com dores no púbis, enquanto Cuéllar ainda busca ritmo de jogo.
A partida desta tarde contra o Galo é de alto risco. Um resultado negativo pode culminar na troca da comissão técnica. Talvez por isso o comandante do Tricolor Gaúcho tenha optado por uma formação mais cautelosa.
Foto: Angelo Pieretti/GFBPA
Jogos
Provável escalação e relacionados do Grêmio contra o Galo
Neste domingo (17), o Grêmio encara o Atlético-MG na abertura do returno do Brasileirão. A bola vai rolar na Arena MRV a partir das 16h (horário de Brasília). Para o confronto contra os mineiros, Mano Menezes não poderá contar com Camilo e Pavón, que apresentam desconforto muscular, além de Braithwaite, que está suspenso.
- Você precisa ver também: Arthur está de volta ao Grêmio
Diante disso, Ronald deve atuar como lateral-direito, enquanto Carlos Vinícius será o titular no comando de ataque. Além disso, existe a possibilidade de Cuéllar e Edenílson ganharem uma oportunidade no meio-campo. Villasanti, com dores pubianas, deve começar no banco de reservas.
Provável escalação do Grêmio
- Tiago Volpi; Ronald, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi, Cuéllar, Edenilson, Alysson e Cristian Olivera; Carlos Vinicius. Técnico: Mano Menezes.
O desempenho da equipe e o resultado da partida podem ser determinantes para a continuidade do trabalho de Mano Menezes como treinador do Tricolor Gaúcho. Após a derrota para o Sport, a pressão sobre o comandante se intensificou.
Relacionados do Tricolor Gaúcho
- Goleiros: Gabriel Grando, Thiango Beltrame e Tiago Volpi.
- Defensores: Balbuena, Jemerson, Kannemann, Lucas Esteves, Marlon e Wagner Leonardo.
- Meio-campistas: Aléx Santana, Cristaldo, Cuéllar, Dodi, Edenílson, Riquelme, Ronald e Villasanti.
- Atacantes: Alysson, Amuzu, André Henrique, Aravena, Carlos Vinícius,Cristian OLivera e Jardiel.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Jogos
Atlético-MG e Grêmio: onde assistir, escalações e mais
Atlético-MG e Grêmio se enfrentam neste domingo (17) pela 20ª rodada do Brasileirão 2025. A bola vai rolar a parir das 16h, na Arena MRV, em Belo Horizonte.
Confira as prováveis escalações para Atlético-MG e Grêmio
Atlético-MG
- Éverson; Saravia, Lyanco, Júnior Alonso e Arana; Alan Franco, Gabriel Menino, Igor Gomes e Scarpa; Rony e Hulk. Técnico: Cuca.
Grêmio
- Volpi; Camilo, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Dodi e Villasanti Cuéllar; Pavon, Cristian Olivera e Carlos Vinicius. Técnico: Mano Menezes.
Quem apita Atlético-MG x Grêmio
- Alex Gomes Stefano, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Correa e Carlos Henrique Alves de Lima Filho (trio carioca). VAR: Caio Max Augusto Vieira (GO)
Onde assistir Atlético-MG x Grêmio
- A RBS TV e o Premiere anunciam a transmissão.
Como chegam as equipes para o confronto
Atlético MG
O Galo vem de um empate por 1 a 1 com o Vasco. A equipe mineira ocupa a 10ª colocação no Brasileirão, com 24 pontos.
- Você precisa ver também: Vasco quer contratar lateral do Grêmio
Grêmio
Enquanto isso, o Imortal chega após uma derrota em casa para o Sport, por 1 a 0. O time gaúcho está na 15ª posição, com 20 pontos.
Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA
-
Rumores6 dias ago
Grêmio trabalha em contratação surpresa para esta janela
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
O primeiro erro de Marcelo Marques
-
Contratações3 dias ago
Arthur está de volta ao Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
O Grêmio confirmou mais uma saída do atual elenco
-
Rumores6 dias ago
Grêmio pode investir milhões para contratar meia argentino
-
Jogos4 dias ago
Atlético-MG e Grêmio: onde assistir, escalações e mais
-
Jogadores5 dias ago
Vasco quer contratar lateral do Grêmio
-
Contratações5 dias ago
Marcos Rocha troca o Palmeiras pelo Grêmio