Jogos
Erros de Renato foram decisivos para eliminação na Libertadores
As eliminações do Grêmio nas Copas do Brasil e Libertadores servem, antes de tudo, como um alerta. No entanto, o fato de ter saído das duas competições está longe de ser o maior problema. A gravidade reside na maneira e por quem o clube foi eliminado. Renato teve participação direta nos insucessos.
Na competição nacional, o carrasco foi o Corinthians, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento no Brasileirão, um time limitado. Entretanto, em dois jogos com o Timão, o Tricolor Gaúcho não conseguiu vencer e foi superado nos pênaltis. Porém, é preciso destacar que a equipe gaúcha jogou um tempo inteiro com um homem a mais no jogo de ida.
Pelo torneio continental, o algoz foi o Fluminense, 18º colocado no Campeonato Brasileiro, os cariocas fazem uma temporada sofrível. Todavia, o Pó de Arroz foi melhor na maior parte das duas partidas e avançou às quartas de final. A derrota gremista veio novamente nas cobranças de pênaltis.
Eliminações tem a assinatura de Renato
Contudo, vamos nos ater às decisões de Renato Portaluppi no jogo da volta pela Libertadores. O treinador gremista cometeu vários erros. O comandante Tricolor repete em quase todas as entrevistas que é pago para pensar, entretanto parece que não tem concatenado bem suas ideias sobre futebol.
A opção por um sistema tático inédito, justamente em uma decisão, foi o maior dos erros. Renato escalou a linha de meio com quatro homens, dois volantes e dois laterais. Dessa forma, o time ficou aberto, com o meio de campo despovoado e fragilizado. O volume de jogo do adversário se multiplicou, com índices de posse de bola batendo nos 70%. Não houve tempo suficiente para treinar a mecânica de jogo aplicada.
Entrar sem a figura de um meia, para articular e preencher espaços na faixa central, outro equívoco terrível. A equipe perdeu em organização ofensiva e chamou o Fluminense, que jogou a primeira etapa toda no campo de ataque. Sendo assim, os comandados de Mano Menezes abriram 2 a 0 e poderiam ter feito mais.
Faltou humildade para Renato
Esperar para mexer na equipe apenas no intervalo, outro erro, do jeito que estava por sorte os donos da casa não resolveram a parada nos 45′ iniciais. Faltou humildade para Renato. Como se não bastasse, Cristaldo entrou no intervalo, enquanto Monsalve seguiu no banco. Isto na melhor das hipóteses pode ser chamado de birra. Todo mundo sabe que o colombiano entrega mais do que o argentino.
Como o camisa 10 não conseguiu acrescentar nada, Renato sacou Dodi para colocar Monsalve, veja que mais uma vez o técnico abriu o time, ficando apenas com Villasanti para marcar. Não seria melhor voltar com Monsalve e manter dois volantes para poder atacar com proteção?
E por fim, o ingresso de Nathan Pescador, no final do jogo, no lugar de Soteldo. A alteração visava as cobranças de pênaltis. O treinador repetiu o que fez na decisão com o Corinthians, quando colocou Edenilson pensando nas penalidades. Os dois não vem bem na temporada e não deu outra, ambos erraram suas cobranças, deu a lógica.
Treinador precisa rever seus conceitos
Não há como esconder o sol com a peneira, ficou muito claro, Renato é o responsável pela eliminação do Grêmio na Libertadores. Particularmente sou fã do nosso maior ídolo, no entanto, não há como negar a responsabilidade direta do treinador neste revés. Outro problema é que o técnico não admite seus erros, aí mora a probabilidade de suas repetições.
Jogos
Confira a escalação do Grêmio para pegar o Juventude
Está tudo pronto para o duelo entre Grêmio e Juventude. As equipes estão confirmadas por seus comandantes. O jogo válido pela 34ª rodada do Brasileirão começa em instantes na Arena. Confira a escalação que Renato Portaluppi vai mandar a campo.
Imortal liga o sinal de alerta
Com apenas uma vitória nos últimos cinco jogos, o Imortal ligou o sinal de alerta. Sendo assim, o heptacampeão Gaúcho está focado no triunfo diante do Papo. Por outro lado, frequentando o Z-4, o Jaconero precisa urgentemente dos três pontos na casa gremista.
Confira a escalação do Grêmio
- Marchesín, João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi, Pepê, Edenilson e Cristaldo; Braithwaite e Diego Costa. Técnico: Renato Portaluppi.
Grêmio e Juventude jogam pela 34ª rodada do Brasileirão, na Arena, A bola vai rolar a partir das 9h (horário de Brasília). O Premiere anuncia a transmissão ao vivo. Mais de 37 mil torcedores são esperados para apoiar o Tricolor Gaúcho.
Neste momento o Imortal está na 12ª posição, com 39 pontos somados. Enquanto o Alviverde ocupa a 17ª colocação, com 37 pontos, sendo o primeiro clube dentro da zona de rebaixamento.
Contudo, o embate entre os gaúchos ganhou contornos de decisão. Quem vencer poderá respirar no torneio nacional. O perdedor passará a correr sérios riscos de cair de divisão.
Jogos
Saiba onde assistir AO VIVO Grêmio e Juventude
Quiz o destino que dois gaúchos se encontrassem em um jogo decisivo na reta final do Brasileirão. Grêmio e Juventude podem praticamente decidir seu futuro na elite do futebol brasileiro, nesta quarta-feira (20).
O vencedor não garantirá a permanência na Série A, entretanto, o perdedor ficará em situação muito difícil no torneio nacional. Por outro lado, um empate deixará os dois clubes em apuros.
O Tricolor Gaúcho tem uma situação levemente melhor, é o 12º colocado, com 39 pontos. Enquanto o Jaconero é o primeiro clube dentro do Z-4, na 17ª posição, somando 37. Sendo assim, a partida será de alto risco para as duas equipes.
Assista Grêmio e Juventude ao vivo
O duelo está marcado para esta quarta-feira (20), na Arena. A bola vai rolar a partir das 19h (horário de Brasília). O canal Premiere anuncia a transmissão ao vivo. A direção gremista aguarda um público superior a 37 mil torcedores para apoiar o time.
Prováveis escalações para Grêmio e Juventude
Grêmio
- Marchesín; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi, Pepê, Pavón (Edenilson) e Cristaldo; Diego Costa e Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
Juventude
- Gabriel; João Lucas, Boza, Zé Marcos e Lucas Freitas; Ronaldo, Jadson e Mandaca; Erick Farias (Marcelinho ou Diego Gonçalves), Lucas Barbosa e Gilberto (Gabriel Taliari). Técnico: Fábio Matias.
Jogos
Braithwaite e Diego Costa juntos contra o Juventude
Renato Portaluppi pode escalar Diego Costa e Braithwaite contra o Juventude. A informação é do jornalista Eduardo Gabardo, do Grupo RBS. A ideia é dar mais poder de fogo à equipe. Uma vez que Soteldo e Aravena estão descontados fisicamente, o treinador gremista pode optar por jogar com dois centroavantes.
Entrada de Diego Costa modifica estrutura
De acordo com a fonte, neste caso Pavón e Edenilson disputariam uma vaga. Com o argentino a equipe seria mais ofensiva. Por outro lado, a presença do brasileiro, teoricamente, daria mais equilíbrio ao time.
Contudo, a formação com dois centroavantes retira um meia da escalação. Sendo assim, Monsalve ou Cristaldo, um dos dois, esperaria no banco de reservas. É certo que Renato não vai jogar com apenas um volante.
Veja uma provável escalação do Grêmio
Os atacantes Soteldo e Aravena, além do meio-campista Villasanti, não têm presença garantida no duelo contra o Jaconero. O trio esteve em campo nesta terça-feira (19) por suas seleções. No entanto, o venezuelano é o mais cotado para ficar à disposição.
Tendo Diego Costa como titular, uma provável escalação do Imortal teria: Marchesín; João Pedro, Geromel, Rodrigo Ely e Reinaldo; Dodi, Pepê, Pavón (Edenilson) e Cristaldo; Diego Costa e Braithwaite.
-
Jogadores4 dias ago
Na mira do Grêmio, Quintero causa PESADELO em Rochet
-
Jogadores4 dias ago
Grêmio pode perder Aravena para jogo com o Juventude
-
Rumores4 dias ago
Grêmio terá técnico estrangeiro diz Cesar Cidade Dias
-
Jogadores4 dias ago
Grêmio e Santos discutem troca de Soteldo por Cristaldo
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Jornalista diz que Grêmio quer Hernán Crespo como técnico
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Renato prepara ajustes finais para duelo contra o Juventude
-
Jogadores3 dias ago
BOMBA!!! Villasanti deve DESFALCAR o Grêmio contra o Ju
-
Jogadores3 dias ago
Braithwaite rasga elogios a Renato e a torcida gremista