Jogos
Erros de Renato foram decisivos para eliminação na Libertadores
As eliminações do Grêmio nas Copas do Brasil e Libertadores servem, antes de tudo, como um alerta. No entanto, o fato de ter saído das duas competições está longe de ser o maior problema. A gravidade reside na maneira e por quem o clube foi eliminado. Renato teve participação direta nos insucessos.
Na competição nacional, o carrasco foi o Corinthians, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento no Brasileirão, um time limitado. Entretanto, em dois jogos com o Timão, o Tricolor Gaúcho não conseguiu vencer e foi superado nos pênaltis. Porém, é preciso destacar que a equipe gaúcha jogou um tempo inteiro com um homem a mais no jogo de ida.
Pelo torneio continental, o algoz foi o Fluminense, 18º colocado no Campeonato Brasileiro, os cariocas fazem uma temporada sofrível. Todavia, o Pó de Arroz foi melhor na maior parte das duas partidas e avançou às quartas de final. A derrota gremista veio novamente nas cobranças de pênaltis.
Eliminações tem a assinatura de Renato
Contudo, vamos nos ater às decisões de Renato Portaluppi no jogo da volta pela Libertadores. O treinador gremista cometeu vários erros. O comandante Tricolor repete em quase todas as entrevistas que é pago para pensar, entretanto parece que não tem concatenado bem suas ideias sobre futebol.
A opção por um sistema tático inédito, justamente em uma decisão, foi o maior dos erros. Renato escalou a linha de meio com quatro homens, dois volantes e dois laterais. Dessa forma, o time ficou aberto, com o meio de campo despovoado e fragilizado. O volume de jogo do adversário se multiplicou, com índices de posse de bola batendo nos 70%. Não houve tempo suficiente para treinar a mecânica de jogo aplicada.
Entrar sem a figura de um meia, para articular e preencher espaços na faixa central, outro equívoco terrível. A equipe perdeu em organização ofensiva e chamou o Fluminense, que jogou a primeira etapa toda no campo de ataque. Sendo assim, os comandados de Mano Menezes abriram 2 a 0 e poderiam ter feito mais.
Faltou humildade para Renato
Esperar para mexer na equipe apenas no intervalo, outro erro, do jeito que estava por sorte os donos da casa não resolveram a parada nos 45′ iniciais. Faltou humildade para Renato. Como se não bastasse, Cristaldo entrou no intervalo, enquanto Monsalve seguiu no banco. Isto na melhor das hipóteses pode ser chamado de birra. Todo mundo sabe que o colombiano entrega mais do que o argentino.
Como o camisa 10 não conseguiu acrescentar nada, Renato sacou Dodi para colocar Monsalve, veja que mais uma vez o técnico abriu o time, ficando apenas com Villasanti para marcar. Não seria melhor voltar com Monsalve e manter dois volantes para poder atacar com proteção?
E por fim, o ingresso de Nathan Pescador, no final do jogo, no lugar de Soteldo. A alteração visava as cobranças de pênaltis. O treinador repetiu o que fez na decisão com o Corinthians, quando colocou Edenilson pensando nas penalidades. Os dois não vem bem na temporada e não deu outra, ambos erraram suas cobranças, deu a lógica.
Treinador precisa rever seus conceitos
Não há como esconder o sol com a peneira, ficou muito claro, Renato é o responsável pela eliminação do Grêmio na Libertadores. Particularmente sou fã do nosso maior ídolo, no entanto, não há como negar a responsabilidade direta do treinador neste revés. Outro problema é que o técnico não admite seus erros, aí mora a probabilidade de suas repetições.
Jogos
Onde assistir Grêmio e São Paulo ao vivo
Grêmio e São Paulo medem forças pelo Brasileirão nesta quinta-feira (16). A partida, válida pela 28ª rodada do campeonato, está marcada para as 19h (horário de Brasília), na Arena do Grêmio. As duas equipes buscam recuperação no torneio. O Tricolor Gaúcho vem de derrota para o RB Bragantino por 1 a 0, enquanto os paulistas perderam o clássico para o Palmeiras por 3 a 2, na rodada anterior.
Assista ao vivo: Grêmio e São Paulo ao vivo
Neste momento, o Imortal está na 13ª colocação, com 33 pontos, enquanto o Tricolor Paulista ocupa a oitava posição na tabela, somando 38 pontos. Os torcedores que não forem à casa gremista poderão acompanhar as emoções do jogo ao vivo pelos canais Premiere e SporTV, que anunciaram a transmissão.
Confira as prováveis escalações
Grêmio
- Gabriel Grando; Marcos Rocha, Gustavo Martins, Wagner Leonardo e Lucas Esteves; Cuéllar, Arthur e Edenilson; Alysson, Carlos Vinicius e Pavón. Técnico: Mano Menezes.
São Paulo
- Rafael; Alan Franco, Arboleda, Sabino e Enzo Diaz; Bobadilla, Alisson, Cedric e Marcos Antônio; Luciano e Tapia. Técnico: Hernan Crespo.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Mano poderá contar com o retorno de titulares em jogo-treino
Mano Menezes poderá contar com o retorno de pelo menos três titulares em jogo-treino. A atividade acontecerá neste sábado (11), no gramado principal da Arena, com a bola rolando a partir das 11h (horário de Brasília).
Mano poderá ter três retornos no jogo-treino
Marcos Rocha, Cuéllar e Carlos Vinícius estão na fase final de recuperação de problemas musculares e têm chances de ficarem à disposição do treinador. No entanto, a presença do trio ainda não está confirmada — eles passarão por avaliação para definir suas condições.
Por outro lado, Cristian Olivera está praticamente fora da partida. Por conta de dores musculares, o atacante não tem participado integralmente dos treinos com os companheiros. Diante disso, é mais provável que o uruguaio seja preservado.
Já Tiago Volpi, que se recupera de um edema na coxa direita, será ausência certa no jogo-treino. O goleiro está sendo preparado para retornar contra o São Paulo, no dia 16, na retomada do Brasileirão. Portanto, Gabriel Grando seguirá como titular da meta gremista.
Portões abertos para Grêmio x Brasil de Pelotas
Para acessar o estádio, o torcedor deverá doar um brinquedo em bom estado ou contribuir com o valor mínimo de R$ 10, destinado ao Instituto Geração Tricolor (IGT), via QR Code.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
CBF afasta arbitragem de Bragantino e Grêmio
A CBF decidiu afastar Lucas Casagrande e Gilberto Rodrigues Castro Junior, árbitro e VAR, respectivamente, da partida entre Bragantino e Grêmio. A Comissão de Arbitragem reconheceu os erros cometidos pela dupla. Os lances capitais foram a expulsão de Kannemann, sem revisão, e o pênalti absurdo marcado a favor da equipe paulista.
Arbitragem deveria ser afastada até o fim da temporada
A dupla passará por “treinamento, aprimoramento e avaliação interna” antes de voltar à escala. Essa é a medida que vem sendo adotada, mas não tem resolvido o problema. Para erros grotescos como o da penalidade assinalada, é preciso ir além. Aplicar multa sobre o valor recebido para apitar a partida talvez surtisse mais efeito, além de afastar os envolvidos da competição até o fim da temporada.
A expulsão do zagueiro gremista foi ridícula, mas ao menos é possível discutir o lance. Já o pênalti marcado “cheira mal”, é revoltante. Simplesmente não houve infração — as imagens são claras. O lateral Marlon, do Imortal, recolhe o braço, mantendo-o colado ao corpo.
Além disso, o atleta faz um movimento girando o corpo, tentando ficar de costas para o arremate. Mesmo após rever o lance diversas vezes, a arbitragem confirmou a penalidade. Esse escândalo deveria ser suficiente para retirar o juiz e o VAR do Brasileirão pelo restante da temporada.
Quem paga o prejuízo do Grêmio?
Os incompetentes passarão por reciclagem, mas logo estarão de volta, recebendo mais de R$ 5 mil para apitar uma partida. E o ponto perdido pelo Grêmio com a derrota, quem repõe? E se faltar um ponto para escapar do rebaixamento? Quem arca com esse prejuízo?
Jogos com erros de arbitragem reconhecidos pela CBF, que tenham interferido no resultado, deveriam ser anulados. Só assim a lisura da competição estaria garantida, e os clubes teriam a chance de recuperar prejuízos impostos indevidamente. Todavia, isso não passa de pura utopia.
Vale lembrar que, em 2023, o Grêmio teve um pênalti claro a seu favor sonegado contra o Corinthians. O jogo terminou 4 a 4. No fim da temporada, faltaram dois pontos para o Tricolor Gaúcho conquistar o título do Brasileirão.
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
Grêmio jogará duas vezes na Arena em outubro, confira
-
Jogos7 dias ago
CBF afasta arbitragem de Bragantino e Grêmio
-
Jogadores7 dias ago
Cristian Olivera reclama de Mano Menezes
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
Grêmio pode ter até seis reforços após a data FIFA
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Após 35 anos, Grêmio finalmente receberá a taça da Supercopa do Brasil
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
CBF altera data do jogo entre Grêmio e Juventude
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Cristian Olivera teve que dar explicações ao Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
Saiba quando Monsalve voltará a atuar pelo Grêmio