Connect with us

Jogos

Erros de Renato foram decisivos para eliminação na Libertadores

Published

on

Renato

As eliminações do Grêmio nas Copas do Brasil e Libertadores servem, antes de tudo, como um alerta. No entanto, o fato de ter saído das duas competições está longe de ser o maior problema. A gravidade reside na maneira e por quem o clube foi eliminado. Renato teve participação direta nos insucessos.

Na competição nacional, o carrasco foi o Corinthians, primeiro clube dentro da zona de rebaixamento no Brasileirão, um time limitado. Entretanto, em dois jogos com o Timão, o Tricolor Gaúcho não conseguiu vencer e foi superado nos pênaltis. Porém, é preciso destacar que a equipe gaúcha jogou um tempo inteiro com um homem a mais no jogo de ida.

Pelo torneio continental, o algoz foi o Fluminense, 18º colocado no Campeonato Brasileiro, os cariocas fazem uma temporada sofrível. Todavia, o Pó de Arroz foi melhor na maior parte das duas partidas e avançou às quartas de final. A derrota gremista veio novamente nas cobranças de pênaltis.

Eliminações tem a assinatura de Renato

Contudo, vamos nos ater às decisões de Renato Portaluppi no jogo da volta pela Libertadores. O treinador gremista cometeu vários erros. O comandante Tricolor repete em quase todas as entrevistas que é pago para pensar, entretanto parece que não tem concatenado bem suas ideias sobre futebol.

A opção por um sistema tático inédito, justamente em uma decisão, foi o maior dos erros. Renato escalou a linha de meio com quatro homens, dois volantes e dois laterais. Dessa forma, o time ficou aberto, com o meio de campo despovoado e fragilizado. O volume de jogo do adversário se multiplicou, com índices de posse de bola batendo nos 70%.  Não houve tempo suficiente para treinar a mecânica de jogo aplicada.

Entrar sem a figura de um meia, para articular e preencher espaços na faixa central, outro equívoco terrível. A equipe perdeu em organização ofensiva e chamou o Fluminense, que jogou a primeira etapa toda no campo de ataque. Sendo assim, os comandados de Mano Menezes abriram 2 a 0 e poderiam ter feito mais.

Faltou humildade para Renato

Esperar para mexer na equipe apenas no intervalo, outro erro, do jeito que estava por sorte os donos da casa não resolveram a parada nos 45′ iniciais. Faltou humildade para Renato. Como se não bastasse, Cristaldo entrou no intervalo, enquanto Monsalve seguiu no banco. Isto na melhor das hipóteses pode ser chamado de birra. Todo mundo sabe que o colombiano entrega mais do que o argentino.

Como o camisa 10 não conseguiu acrescentar nada, Renato sacou Dodi para colocar Monsalve, veja que mais uma vez o técnico abriu o time, ficando apenas com Villasanti para marcar. Não seria melhor voltar com Monsalve e manter dois volantes para poder atacar com proteção?

E por fim, o ingresso de Nathan Pescador, no final do jogo, no lugar de Soteldo. A alteração visava as cobranças de pênaltis. O treinador repetiu o que fez na decisão com o Corinthians, quando colocou Edenilson pensando nas penalidades. Os dois não vem bem na temporada e não deu outra, ambos erraram suas cobranças, deu a lógica.

Treinador precisa rever seus conceitos

Não há como esconder o sol com a peneira, ficou muito claro, Renato é o responsável pela eliminação do Grêmio na Libertadores. Particularmente sou fã do nosso maior ídolo, no entanto, não há como negar a responsabilidade direta do treinador neste revés. Outro problema é que o técnico não admite seus erros, aí mora a probabilidade de suas repetições.

 

 

 

Jogos

Mano Menezes tem uma dúvida para jogo contra o Cruzeiro

Published

on

Mano Menezes

O Grêmio recebe o Cruzeiro nesta quarta-feira (4), em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão, marcada para as 20h (horário de Brasília). O técnico Mano Menezes tem apenas uma dúvida para definir a escalação inicial.

A dúvida de Mano Menezes: Dodi ou Cuéllar

A indefinição está no meio-campo, onde Dodi e Cuéllar disputam uma vaga. A escolha depende do perfil do adversário: contra equipes com maior poder de articulação, o brasileiro costuma ser o escolhido; quando há espaço para contribuir na saída de bola, o colombiano ganha preferência.

Considerando que o Cruzeiro conta com um grande armador, Matheus Pereira, Dodi leva vantagem na disputa. Por outro lado, Mano não quer que o Tricolor Gaúcho apenas marque e espere o adversário, o que aumenta as chances de Cuéllar ser o parceiro de Arthur.

Kannemann retorna à zaga

Na defesa, o zagueiro Kannemann volta ao time no lugar de Wagner Leonardo. O argentino foi poupado na partida contra o Corinthians, na rodada anterior. Caso não haja novas baixas, o restante da equipe deve ser o mesmo que iniciou o jogo na Neo Química Arena, contra o Timão.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Jogos

Saiba onde assistir Grêmio e Cruzeiro ao vivo

Published

on

Grêmio e Cruzeiro

Grêmio e Cruzeiro medem forças pelo Brasileirão nesta quarta-feira (5), em Porto Alegre. Após a derrota para o Corinthians pela 31ª rodada, o Tricolor Gaúcho quer buscar a reabilitação diante dos mineiros. Em entrevista concedida ainda em São Paulo, Mano Menezes afirmou que a equipe tem condições de dar uma resposta imediata.

“Maioria das coisas hoje foram bem feitas. Temos que levar sentimento já de recuperação na quarta-feira. Equipe vai estar bem na quarta-feira. Temos consciência do que temos que fazer”, disse o treinador.

Assista Grêmio e Cruzeiro ao vivo

A direção espera um grande público na Arena para apoiar o time. Por outro lado, os torcedores que não puderem comparecer a casa gremista terão a opção de acompanhar as emoções do jogo pelos canais Premiere, que anunciam a transmissão ao vivo. A bola rola a partir das 20h (horário de Brasília).

O Grêmio ocupa a 11ª posição, com 39 pontos, e busca se firmar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Além disso, o clube gaúcho ainda mantém chances de alcançar uma vaga pra a pré-Libertadores.

Já o Cruzeiro, terceiro colocado na tabela com 60 pontos, segue sonhando com o título da principal competição nacional. No entanto, para isso, precisa tirar cinco pontos de diferença em relação ao Palmeiras, líder, e quatro do Flamengo, segundo colocado.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Jogos

Mano Menezes elogia o time na derrota para o Corinthians

Published

on

Mano Menezes

Apesar da derrota e do aumento da distância para uma vaga na Libertadores, Mano Menezes aprovou a atuação do Grêmio diante do Corinthians. O Imortal perdeu por 2 a 0 na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. Mas, mesmo assim, o treinador demonstrou satisfação com o desempenho da equipe.

“Fizemos um jogo igual. Sentimento de que podíamos ter levado algo melhor. Tomamos dois gols em que podíamos ser melhor. No escanteio, marcamos mal, tecnicamente erramos. Na bola da segunda penalidade, o lateral era nosso e nos enrolamos. Jogos difíceis como esse tem que saber jogar, ter maturidade para jogar, tem de saber até sofrer. Achei que a equipe foi bem de modo geral”, avaliou o técnico.

Mano Menezes fala em recuperação imediata

O próximo compromisso do Tricolor Gaúcho será contra o Cruzeiro-MG, terceiro colocado na competição, na Arena. Para o técnico gremista, a derrota para o Timão não abalará emocionalmente a equipe. Ele acredita que o grupo tem consciência do bom desempenho apresentado em São Paulo e entrará em campo determinado a buscar a recuperação diante dos mineiros.

“Maioria das coisas hoje foram bem feitas. Temos que levar sentimento já de recuperação na quarta-feira. Equipe vai estar bem na quarta-feira. Temos consciência do que temos que fazer”.

Contudo, a derrota para o Corinthians deixou a vaga para a pré-Libertadores mais distante. Ainda que sete brasileiros devam se classificar para a competição continental, a situação é bastante complicada. O Imortal está a oito pontos do Fluminense, sétimo colocado, restando apenas sete rodadas para o fim do Brasileirão.

Treinador diz que é preciso acreditar no trabalho

Grêmio e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 20h (horário de Brasília), na Arena. Mano Menezes defende a importância de pensar jogo a jogo e prevê uma reta final bastante disputada. Para o treinador, o momento exige mais tranquilidade e confiança no trabalho que a equipe vem desenvolvendo.

“Temos que pensar jogo a jogo. O campeonato é muito disputado. É tudo parelho, no detalhe, na obstinação, na entrada, na superação. A reta final traz esses ingredientes. Quem tem superação é quem acredita no que está construindo. E acreditamos no que construímos e fizemos até aqui.”

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio