Connect with us

Últimas notícias do Grêmio

Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo

Published

on

Cacalo

Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.

O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.

Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio

Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).

Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.

A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.

Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.

Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.

No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.

“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.

Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.

Descanse em paz, Cacalo.

E obrigado por tudo.

O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”

Contratações

Grêmio encerra primeiro ciclo de contratações

Published

on

Grêmio / Pelaipe

Com Juan Nardoni e Leonel Pérez, o Grêmio praticamente dá por encerrado o primeiro ciclo de contratações da temporada. No entanto, o surgimento de um negócio de ocasião pode levar os gestores do Tricolor Gaúcho a rever essa decisão.

“O mercado também é feito de oportunidades, de observações em determinadas áreas. Muitas vezes surge uma boa oportunidade”, disse o Mister Luís Castro.

Grêmio entende que elenco tem qualidade

Mesmo com jogadores importantes não apresentando o melhor desempenho, o planejamento é que o clube volte ao mercado apenas no segundo semestre. Para os dirigentes, com o elenco atual é possível formar uma equipe capaz de entregar bons resultados em campo.

Neste início de temporada, o Departamento de Futebol trouxe seis reforços para o Mister Luís Castro: Weverton, Caio Paulista, Tetê, Enamorado, Nardoni e Pérez. As contratações contemplam os três setores do time. Entretanto, o Imortal segue sem um camisa 10 indiscutível.

Saídas devem ocorrer

O treinador gremista pretende trabalhar com um grupo de aproximadamente 27 jogadores. Porém, neste momento há uma quantidade maior de atletas no elenco principal. Portanto, o foco agora é enxugar o plantel. Assim, ainda devem ocorrer algumas dispensas.

Foto: Divulgação Grêmio

Continue Reading

Jogadores

Cuéllar está fora dos planos do Grêmio e deve deixar o clube

Published

on

Cuéllar - Grêmio

Gustavo Cuéllar chegou ao Grêmio em 2025 com status de titular indiscutível. O jogador foi contratado para resolver a questão da abertura do meio-campo gremista. No entanto, as coisas não saíram como o esperado. O volante enfrentou problemas físicos e técnicos e ficou longe de entregar o que se esperava em campo.

Cuéllar jogou apenas uma partida na temporada

A contribuição do colombiano na atual temporada beira o ridículo: ele disputou apenas uma partida até aqui, justamente quando Luís Castro utilizou um time formado por reservas. Na ocasião, o Imortal acabou derrotado pelo São José, na Arena.

Assim como nas oportunidades que recebeu em 2025, Cuéllar teve uma atuação muito fraca, bem distante daquelas dos tempos em que defendia o Flamengo. Atualmente, o jogador não apresenta lesão, mas não vem sendo relacionado pelo treinador. Fica claro, portanto, que está fora dos planos do clube.

Colombiano pode atuar contra o Juventude

Seu alto salário, porém, dificulta uma transferência para outra equipe. Segundo o jornalista Eduardo Gabardo, do Grupo RBS, o meio-campista recebe cerca de R$ 1,2 milhão por mês. De acordo com o comunicador, as partes não discutem a rescisão de contrato.

Contudo, neste domingo, com Noriega suspenso e apenas Dodi disponível para a função de volante, Cuéllar poderá ser convocado para a partida contra o Juventude. Mesmo fora dos planos da comissão técnica, ele pode acabar sendo utilizado no jogo de ida das semifinais do Gauchão.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Continue Reading

Jogadores

Noriega será julgado e poderá ficar de fora do restante do Gauchão

Published

on

Noriega/Grêmio

Expulso em partida válida pelas quartas de final do Gauchão, Noriega terá seu julgamento no dia 19 de fevereiro. O volante recebeu cartão vermelho no confronto com o Novo Hamburgo, na Arena, e responderá pelo artigo 254-II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).

Noriega pode pegar de um a seis jogos

O artigo trata de atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem intenção de causar dano ao adversário. A punição varia de um a seis jogos de suspensão. Assim, o meio-campista/zagueiro corre o risco de ficar fora de uma eventual final do Estadual.

Jogador não enfrentará o Juventude

De qualquer forma, ele desfalcará o Tricolor Gaúcho contra o Juventude no primeiro jogo das semifinais, por conta da suspensão automática. Entretanto, se for absolvido, ficará à disposição para a partida de volta, marcada para o estádio Alfredo Jaconi.

O jogador foi expulso aos 41 minutos do segundo tempo, na partida contra o Anilado. O árbitro aplicou o segundo cartão amarelo e o excluiu do duelo.

Na súmula, o juiz Rafael Klein relatou que Noriega cometeu uma entrada temerária em disputa de bola contra um adversário.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio