Connect with us

Últimas notícias do Grêmio

Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo

Published

on

Cacalo

Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.

O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.

Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio

Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).

Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.

A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.

Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.

Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.

No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.

“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.

Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.

Descanse em paz, Cacalo.

E obrigado por tudo.

O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”

Jogadores

Diretor de futebol diz que Cuéllar está nos planos do Grêmio

Published

on

Rafael Lima / Grêmio /Cuéllar

Nesta sexta-feira (13), o diretor de futebol do Grêmio, Rafael Lima, afirmou que Cuéllar está nos planos do clube para a sequência da temporada. Segundo ele, o volante terá mais oportunidades à medida que o calendário ficar mais apertado com o início da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana.

O dirigente destacou que a mesma situação vale para o meia Cristaldo, que também deve ganhar mais espaço conforme o time precisar de maior rodagem e alternativas no elenco.

“São dois jogadores que ainda fazem parte do grupo do Grêmio e que estão nos planos para participar de jogos, na medida que a temporada for avançando. Até porque, o volume de partidas vai ser significativo a partir de março, com o começo da Copa Sul-Americana, da Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro. Então, são jogadores que, por ventura, vão voltar a jogar em algum momento. Podem ter deixado de participar de uma ou outra partida, mas fazem parte dos planos, sim. Disse o dirigente.

Cuéllar atuou apenas uma vez na temporada

Ainda que o gestor tenha negado que o clube não conta com o colombiano, a situação do atleta é, no mínimo, curiosa. Na atual temporada, Cuéllar atuou apenas uma vez — na derrota da equipe reserva para o São José, na Arena, pelo Gauchão.

Além disso, o meio-campista sequer apareceu na lista de relacionados nos últimos jogos. Dessa forma, o custo-benefício do jogador parece desproporcional. Segundo o jornal Zero Hora, o atleta recebe um salário de R$ 1,2 milhão mensais.

Colombiano deve ser relacionado

Com Noriega suspenso, o técnico Luís Castro deve incluir Cuéllar na lista de relacionados para a partida contra o Papo. Além do colombiano, o treinador conta apenas com Dodi para a função de primeiro volante. O confronto entre Grêmio e Juventude acontece neste domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), na Arena.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Continue Reading

Jogadores

Edenílson perde titularidade e pode não ser relacionado

Published

on

Edenilson

O volante treinou entre os reservas na manhã deste sábado (14), no CT Luiz Carvalho. Na atividade, o Mister Luís Castro definiu o time que começará contra o Juventude, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho. Edenílson, que saiu ainda no primeiro tempo contra o São Paulo por questões técnicas, perdeu espaço.

Edenílson pode não ser relacionado

De acordo com o jornal Zero Hora, o jogador pode ficar fora da lista de relacionados para a partida contra a equipe da Serra. Willian é o mais cotado para assumir a vaga, enquanto Tiaguinho corre por fora. Outra possibilidade é a formação de um meio-campo com Willian e Tiaguinho ao lado de Artthur, o que daria mais qualidade ofensiva, mas reduziria o poder de marcação.

Fora de posição

Em defesa de Edenílson, pesa o fato de estar sendo utilizado fora de sua posição de origem. O meio-campista prefere atuar nas funções de primeiro ou segundo volante, mas vem sendo escalado como articulador, função na qual não rende da mesma forma.

Grêmio e Juventude se enfrentam neste domingo (15), às 17h30 (horário de Brasília), na Arena. A partida terá transmissão ao vivo pela RBS TV e pelo Premiere.

Imagem: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Jogos

Provável escalação do Grêmio para jogo com o Juventude

Published

on

Marcos Rocha

Neste domingo (15), o Grêmio deixa de lado o Brasileirão e concentra suas atenções no Campeonato Estadual. O Tricolor Gaúcho recebe o Juventude na Arena, às 17h30 (horário de Brasília), pela partida de ida das semifinais.

Mudanças na escalação

O técnico Luís Castro vai promover alterações em relação ao time que perdeu para o São Paulo na última quarta-feira. João Pedro, Wagner Leonardo e Edenílson deixam a equipe. Já Marcos Rocha, Kannemann (ou Gustavo Martins) e Willian são os principais candidatos a assumir a titularidade.

Além das mudanças técnicas, haverá uma alteração obrigatória: Noriega está suspenso após a expulsão contra o Novo Hamburgo. Para sua vaga, Dodi deve ser o escolhido. Outra possibilidade é a entrada de Tiaguinho ao lado de Artthur, o que aumentaria a qualidade ofensiva, mas reduziria o poder de marcação.

Confira o provável Grêmio

  • Weverton; Marcos Rocha, Balbuena, Kannemann (Gustavo Martins)e Marlon; Dodi (Tiago), Arthur, Tetê, Willian e Amuzu; Carlos Vinícius.   Técnico: Luís Castro.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio