Últimas notícias do Grêmio
Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo
Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.
O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.
Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio
Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).
Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.
A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.
Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.
Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.
No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.
“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.
Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.
Descanse em paz, Cacalo.
E obrigado por tudo.
O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”
Pós jogo
Com Show de Carlos Vinícius, Grêmio mostra evolução e goleia o Botafogo
Com Show de Carlos Vinícius, o Grêmio mostrou evolução e goleou o Botafogo por 5 a 3. O time dirigido pelo Mister Luís Castro construiu a vitória no segundo tempo. Carlos Vinícius marcou seu terceiro hat-trick pelo Imortal, enquanto Tetê e Edenílson completaram o placar. Em contrapartida, Arthur Cabral e Danilo, duas vezes, descontaram para os cariocas.
Primeiro tempo de equilíbrio
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, que disputaram cada palmo do gramado. As oportunidades de gol foram poucas, mas o aproveitamento foi bom: o Fogão foi para o intervalo em vantagem, 2 a 1.
Luís Castro entendeu melhor o que estava acontecendo e promoveu modificações táticas em sua equipe. Além disso, colocou Amuzu no lugar de Pavón, dando mais velocidade e profundidade ao ataque pelo lado esquerdo. O treinador também reforçou a proteção para Balbuena, que vinha encontrando dificuldades na recomposição defensiva.
Grêmio não tomou conhecimento do Botafogo
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio foi avassalador e virou para 5 a 2. Já na reta final do duelo, o Botafogo marcou seu terceiro gol, fechando o placar. Além da vitória e dos três pontos, o crescimento tático ficou evidente, trazendo tranquilidade para a sequência do trabalho.
Pela primeira vez na temporada, a intensidade pregada pelo técnico gremista apareceu. O time se movimentou o tempo todo, mostrou velocidade na transição ofensiva e pressionou o homem da bola. Os jogadores estiveram mais próximos, gerando opções de passe, com as linhas atuando de forma compacta.
Chamou a atenção a maior participação dos extremos na recomposição defensiva. Em contrapartida, os laterais apoiaram mais, dando profundidade e alargando o campo na parte ofensiva. Houve, sem dúvida, uma melhora na execução das jogadas. Entretanto, o primeiro volante ainda não conseguiu dar a proteção necessária à zaga. Há ajustes a serem feitos, principalmente no sistema defensivo como um todo.
Apesar da grande vitória, foram três gols sofridos — nove em um conjunto de três partidas contra times da Série A. A média de três por jogo indica que seria necessário marcar quatro gols por partida para vencer. Luís Castro terá que dar atenção especial a essa questão, caso contrário sua equipe enfrentará sérios problemas.
No entanto, a exibição diante do Botafogo deixou claro que existe um trabalho em construção no Grêmio. À medida que os jogadores assimilam as ideias do comandante, a execução tende a evoluir. Ainda será preciso tempo de maturação para que o Tricolor Gaúcho jogue como o técnico português pretende. Mas o caminho está traçado: com um pouco mais de paciência, os resultados virão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Com Monsalve, Grêmio está escalado para encarar o Botafogo
Nesta quarta-feira (4), Grêmio e Botafogo medem forças pelo Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar na Arena a partir das 21h30 (horário de Brasília). Após estrear com derrota para o Fluminense por 2 a 1, o Tricolor Gaúcho busca a reabilitação na competição. Já o Fogão chega embalado depois de golear o Cruzeiro por 4 a 0 na primeira rodada.
Confira a escalação do Grêmio
Quem não estiver na Arena poderá acompanhar o jogo ao vivo pela RBS TV e pelo canal Premiere. O técnico Luís Castro deve mandar a campo o que tem de melhor à disposição.
- Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur, Tetê. Monsalve e Pavón; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Relacionados do Tricolor Gaúcho
- Goleiros: Gabriel Grando e Weverton;
- Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Viery e Wagner Leonardo;
- Laterais: Caio Paulista, João Pedro, Marcos Rocha e Marlon;
- Volantes: Dodi, Arthur, Edenilson, Noriega e Tiaguinho;
- Meias: Monsalve, Roger e Willian;
- Atacantes: Amuzu, André Henrique, Carlos Vinícius, Enamorado, Pavon e Tetê.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Sem Cristaldo, Grêmio informa relacionados para jogo com o Botafogo
O Grêmio divulgou a lista de relacionados para o jogo contra o Botafogo. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (4), na Arena, com início às 21h30 (horário de Brasília). A ausência que mais chama a atenção é a de Cristaldo. O argentino vinha sendo titular na maioria das partidas, mas ficou fora dos convocados.
Cristaldo fora da lista
No entanto, há uma justificativa técnica para o não aproveitamento do camisa 10. Cristaldo não tem apresentado bom rendimento em campo: dispersivo e com pouca produtividade, não consegue cumprir a função de articulador da equipe.
- Você precisa ver também: Vice do Grêmio admite negociação por volante do Racing
Além do meia, outros dois atletas estrangeiros não foram chamados: Cuéllar e Aravena. O volante colombiano tem ficado de fora com frequência; esteve no banco contra o Juventude, porém não entrou em campo. Assim, cresce a desconfiança que o meio-campista tende a deixar o clube.
Já o chileno perdeu espaço no elenco do Imortal com as chegadas de Tetê e Enamorado. Por outro lado, o zagueiro Kannemann, recuperado de lesão, ainda não ficará à disposição. O defensor segue em busca do melhor condicionamento físico antes de retornar aos jogos.
Relacionados do Grêmio
- Goleiros: Gabriel Grando e Weverton;
- Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Viery e Wagner Leonardo;
- Laterais: Caio Paulista, João Pedro, Marcos Rocha e Marlon;
- Volantes: Dodi, Arthur, Edenilson, Noriega e Tiaguinho;
- Meias: Monsalve, Roger e Willian;
- Atacantes: Amuzu, André Henrique, Carlos Vinícius, Enamorado, Pavon e Tetê.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
João Pedro não tem lesão confirmada
-
Contratações3 dias ago
Grêmio segue tentando contratar um primeiro volante
-
Jogos6 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Contratações6 dias ago
Grêmio faz proposta por Juan Nardoni, volante do Racing
-
Jogadores2 dias ago
Recuperado, Kannemann será reforço para jogo contra o Botafogo
-
Jogos2 dias ago
Como chega o Botafogo para enfrentar o Grêmio
-
Saídas6 dias ago
Rodrigo Ely não jogará mais pelo Grêmio
-
Jogos5 dias ago
Com Monsalve, Grêmio informa lista de relacionados contra o Juventude
