Últimas notícias do Grêmio
Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo
Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.
O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.
Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio
Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).
Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.
A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.
Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.
Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.
No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.
“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.
Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.
Descanse em paz, Cacalo.
E obrigado por tudo.
O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”
Jogos
Provável time do Grêmio contra o Juventude
Grêmio e Juventude se enfrentam pelo Gauchão neste sábado (31), às 16h30 (horário de Brasília), na Arena. O técnico Luís Castro vai rodar o elenco e colocar em campo uma equipe bem diferente daquela que estreou no Brasileirão contra o Fluminense, no Maracanã.
Grêmio terá o retorno de jogadores importantes
Além de poupar os titulares, o treinador dará oportunidades para outros atletas mostrarem seu potencial. Assim, a partida válida pela última rodada da primeira fase do Gauchão servirá como teste. Além disso, o jogo terá os retornos do zagueiro Balbuena e do meia Monsalve, ambos recuperados de lesão.
O lateral-direito Vitor Ramon, um dos destaques do sub-20 na Copinha, também poderá receber uma oportunidade. Além do bom desempenho do jovem, a sequência de problemas físicos de João Pedro e o fato de Marcos Rocha ainda não estar em sua melhor forma contribuíram para a integração do atleta ao elenco principal.
Provável escalação do Tricolor Gaúcho
- Gabriel Grando; Vitor Ramon, Balbuena, Viery e Caio Paulista; Dodi, Tiaguinho, Roger, Monsalve e Enamorado; André Henrique. Técnico: Luís Castro.
O Grêmio lidera o Grupo B do Campeonato Gaúcho, com nove pontos somados. Assim, caso vença o Papo, o Imortal encerrará a fase na primeira colocação da chave.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Grêmio pode ter novidades contra o Juventude
Pela última rodada da primeira fase do Gauchão, o Grêmio recebe o Juventude neste sábado (31). O técnico Luís Castro vai utilizar uma equipe alternativa na partida. No entanto, dois jogadores importantes para o elenco poderão estrear sob o comando do Mister.
Grêmio deve ter Monsalve e Balbuena
O meia Monsalve e o zagueiro Balbuena, recuperados de lesão, estão à disposição da comissão técnica. Como o Tricolor Gaúcho já está classificado, o jogo servirá para realizar testes. Assim, ambos devem ganhar minutos diante da equipe da Serra Gaúcha.
A tendência é que o meio-campista colombiano e o defensor paraguaio comecem como titulares contra o Juve. Entretanto, como ainda precisam recuperar o condicionamento físico após longo período fora, certamente serão substituídos em algum momento do duelo.
- Você precisa ver também: Rodrigo Ely não jogará mais pelo Grêmio
Destaque do sub-20 pode ganhar oportunidade
Monsalve se recuperou de uma lesão ligamentar no tornozelo direito, enquanto Balbuena superou uma fratura na fíbula do mesmo tornozelo — o zagueiro chegou a passar por cirurgia. Além deles, o lateral-direito Vitor Ramon, um dos destaques do sub-20 na Copinha, também poderá receber uma oportunidade.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Saídas
Rodrigo Ely não jogará mais pelo Grêmio
Fora dos planos do técnico Luís Castro, o zagueiro Rodrigo Ely teve seu contrato com o Grêmio rescindido. A tendência é que o jogador retorne ao futebol espanhol, onde já defendeu Alavés e Almería. O vínculo com o Tricolor Gaúcho iria até o fim de 2027.
Natural de Lajeado, Ely iniciou sua trajetória no futebol nas categorias de base do Imortal, clube do coração. Desde o retorno em 2023, disputou 57 partidas e marcou um gol. Em nota oficial, o Grêmio agradeceu pelos serviços prestados e desejou sucesso na sequência da carreira.
- Você precisa ver também: Grêmio faz proposta por Juan Nardoni, volante do Racing
Rodrigo Ely é o 17º jogador a deixar o Grêmio
Com a saída de Rodrigo Ely, são 17 jogadores que deixaram a Arena desde que a nova gestão assumiu. Confira a lista de saídas.
Goleiros
- Tiago Volpi: contrato rescindido
- Adriel: emprestado ao AVS, de Portugal
- Jorge: assinou em definitivo com o Ceará. Grêmio manteve 10% dos direitos econômicos do atleta
Defensores
- Jemerson: contrato rescindido
- Enzo: contrato de empréstimo encerrado
- João Lucas: emprestado ao Remo
- Lucas Esteves: saída em definitivo para o San Luís, do México
- Rodrigo Ely: contrato rescindido
Meias
- Alex Santana: retornou ao Corinthians
- Camilo: emprestado para a Chapecoense
- Felipe Carballo: contrato rescindido
- Mila: contrato rescindido
- Ronald: emprestado ao Fortaleza
Atacantes
- Alysson: vendido ao Aston Villa, da Inglaterra
- Arezo: contrato de empréstimo renovado junto ao Peñarol
- Cristian Olivera: emprestado ao Bahia
- Jardiel: emprestado ao Novorizontino
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Grenal5 dias ago
Gauchão: Onde assistir o Grenal 449 ao vivo
-
Grenal6 dias ago
Gremistas vão lotar seu espaço no Beira-Rio
-
Grenal6 dias ago
Confira o provável time do Grêmio para o Grenal 449
-
Grenal6 dias ago
Grêmio terá cinco desfalques importantes para o Grenal 449
-
Jogadores3 dias ago
Monsalve tem data para retornar ao time do Grêmio
-
Grenal6 dias ago
Saiba quem são os estreantes em Grenal pelo lado do Grêmio
-
Pós jogo4 dias ago
O Grêmio não entrou em campo no Grenal 449
-
Jogos3 dias ago
Como chega o Fluminense para o jogo contra o Grêmio
