Connect with us

Últimas notícias do Grêmio

Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo

Published

on

Cacalo

Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.

O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.

Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio

Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).

Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.

A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.

Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.

Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.

No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.

“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.

Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.

Descanse em paz, Cacalo.

E obrigado por tudo.

O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”

Últimas notícias do Grêmio

Luís Castro pode promover trocas para jogo contra o Juventude

Published

on

Luís Castro / Grenal 449

Após a fraca performance do Grêmio contra o São Paulo, o Mister Luís Castro deve realizar alterações na equipe para o duelo contra o Juventude. Assim, alguns titulares da última partida tendem a perder espaço, entre eles João Pedro, Wagner Leonardo e Edenílson.

Luís Castro vai mexer na escalação

O lateral-direito pode dar lugar a Marcos Rocha, Kannemann deve reassumir a titularidade na zaga, enquanto Willian aparece como opção para ser o articulador no meio-campo. No entanto, os problemas não se limitam a esses três nomes: Arthur precisa jogar mais, Tetê ainda não corresponde às expectativas e Noriega não rende como volante, tanto que suas melhores atuações foram como zagueiro. São muitos os pontos de atenção para o Tricolor Gaúcho.

Treinador precisa encontrar soluções táticas

Apesar das mudanças, Luís Castro não deve descaracterizar completamente a equipe. O desafio maior está nas questões táticas, responsabilidade direta do treinador. O time não consegue marcar com eficiência, cede espaços generosos e o meio-campo pouco participa da contenção, fragilizando o sistema defensivo.

A marcação tem sido feita em linhas médias e baixas, o que atrai o adversário e deixa o Grêmio encaixotado. Sem um bom sistema de saída, a transição ofensiva é escassa e, na maioria das vezes, muito lenta — com exceção das escapadas de Amuzu pelo lado esquerdo.

Diante disso, além de trocar peças, Luís Castro precisará ajustar o modelo de jogo para as semifinais do Estadual e a sequência da temporada. Caso contrário, o Grêmio enfrentará sérias dificuldades nos próximos compromissos.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Continue Reading

Pós jogo

Grêmio é dominado pelo São Paulo e leva 2 a 0

Published

on

Grêmio

Após uma boa atuação diante do Botafogo, o Grêmio voltou a decepcionar. Na noite desta quarta-feira (11), contra o São Paulo, a equipe de Luís Castro foi facilmente dominada pelo adversário que controlou o jogo e venceu por 2 a 0, sem dar chances de reação ao Tricolor Gaúcho.

Grêmio não jogou contra o São Paulo

No duelo contra o Fogão, apareceram sinais positivos do trabalho do treinador. Porém, diante do Tricolor Paulista, os processos não funcionaram, levantando dúvidas entre torcida e imprensa: teria sido a vitória sobre os cariocas apenas uma exceção?

A defesa segue vulnerável, o meio-campo não marca, e a insistência em Edenílson como armador é incompreensível. Melhor seria atuar com dois volantes de contenção e adiantar Arthur. Noriega, por sua vez, rende mais como zagueiro do que como volante.

Onde está a intensidade prometida

A intensidade prometida por Luís Castro também não apareceu. Sem posse, o Grêmio perdeu quase todas as segundas bolas e duelos individuais. Tetê mostra qualidade, mas demora na recomposição, fragilizando o lado direito. Além disso, o time limitou-se a atacar pelas pontas, sem explorar o corredor central, o que facilitou o bloqueio do adversário.

O início de trabalho ainda dá margem para ajustes, mas os próximos compromissos — semifinais contra o Juventude e o confronto com o Atlético-MG — podem definir precocemente o futuro do treinador. Uma eliminação no Estadual somada a derrota para o Galo pode gerar um cenário insustentável para a comissão técnica.

Foto: Paulo Pinto / São Paulo.

Continue Reading

Jogos

Com Tetê, Grêmio está escalado para encarar o São Paulo

Published

on

Tetê

Pela terceira rodada do Brasileirão, o Grêmio enfrenta o São Paulo no estádio Morumbis. A bola vai rolar a partir das 21h30 (horário de Brasília). Após golear o Botafogo por 5 a 3, na Arena, o Imortal quer manter o bom momento e pontuar contra o time paulista. Dentro dessa ideia, assim como a vitória, um empate também seria considerado um bom resultado.

Confira a escalação do Grêmio

  • Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur, Tetê, Edenílson e Amuzu; Carlos Vinícius.   Técnico: Luís Castro.

Os donos da casa vêm de empate por 1 a 1 diante do Santos, na Vila Belmiro. Após duas rodadas, o Tricolor Gaúcho ocupa a nona colocação, com três pontos, enquanto o Tricolor Paulista está na sétima posição, somando quatro pontos.

Veja os relacionados do Tricolor Gaúcho

  • Goleiros: Weverton, Grando e Beltrame
  • Laterais: João Pedro, Marcos Rocha, Caio Paulista e Marlon
  • Zagueiros: Kannemann, Balbuena, Wagner Leonardo e Gustavo Martins
  • Meio-campistas: Thiago, Jeferson, Arthur, Noriega, Willian, Edenilson e Dodi
  • Atacantes: Carlos Vinícius, André, Gabriel Mec, Enamorado, Tetê, Amuzu e Pavón

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio