Últimas notícias do Grêmio
Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo

Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.
O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.
Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio
Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).
Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.
A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.
Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.
Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.
No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.
“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.
Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.
Descanse em paz, Cacalo.
E obrigado por tudo.
O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”
Grenal
Torcida do Grêmio esgota ingressos para visitante no Grenal
Não há mais ingressos para o setor de visitantes no Grenal 448. Os gremistas adquiriram todos os 2 mil bilhetes disponibilizados. A comercialização durou menos de uma hora. Essa é uma demonstração da confiança dos tricolores em uma vitória na casa do adversário.
Grêmio vende ingressos com valor menor ao seu torcedor
O rival estabeleceu o preço de R$ 220 para as entradas destinadas aos gremistas. O Grêmio emitiu uma nota criticando o valor. O clube comprou todos os bilhetes e os repassou à sua torcida por R$ 100. Sendo assim, 2 mil gremistas estarão presentes no estádio, às margens do lago, para apoiar o Imortal.
Se vencer o clássico, o Grêmio ultrapassará o rival na tabela. Neste momento, o Tricolor Gaúcho está no 14º lugar, com 25 pontos, enquanto o adversário ocupa a 12ª posição, com 27. O clássico está marcado para as 17h30 (horário de Brasília).
Provável escalação do Tricolor Gaúcho
- Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar, Dodi, Arthur e Willian; Alysson e Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Grenal
CBF define o árbitro para o Grenal 448
A CBF definiu o árbitro para o Grenal 448. O duelo está marcado para o próximo domingo (21), no estádio Beira-Rio. A bola vai rolar a partir das 17h30 (horário de Brasília). A partida vale pela 24ª rodada do Brasileirão.
Marcelo de Lima Henrique, de 54 anos, filiado à Federação Cearense, vai apitar o clássico. A entidade que comanda o futebol brasileiro realizou o anúncio público em sua sede, no Rio de Janeiro, na manhã desta quinta-feira (18).
- Você precisa ver também: O meia-atacante Willian será titular no Grenal 448
Até o momento da publicação desta matéria, os demais integrantes da comissão de arbitragem ainda não estavam definidos. A divulgação deve ocorrer ao longo desta quinta-feira, através do site da CBF.
Marcelo de Lima Henrique vai para o seu quinto Grenal
Marcelo vai apitar o clássico pela quinta vez. Em sua estreia, em 2011, pelo Brasileirão, o Grêmio venceu por 2 a 1. Em 2013, comandou um empate em 2 a 2, também pelo Campeonato Brasileiro. O árbitro voltou a dirigir o clássico em 2021, no Brasileirão, quando o Inter venceu por 1 a 0.
A última vez que Marcelo de Lima Henrique apitou o Grenal foi na final do Gauchão, nesta temporada. A partida, realizada no estádio Beira-Rio, terminou empatada em 1 a 1.
Veja o retrospecto do árbitro apitando o Grenal
- Vitórias do Grêmio: 1
- Vitórias do Inter: 1
- Empates: 2
Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Grenal
O meia-atacante Willian será titular no Grenal 448
Willian fará sua estreia pelo Grêmio no Grenal 448, o meia-atacante será titular de Mano Menezes no clássico. Provavelmente, a equipe terá três volantes, sendo assim, ele atuará saindo das pontas para o meio, tendo a responsabilidade de articular a equipe.
Willian não atua desde maio
O jogador, de 37 anos, não atua desde de maio, quando defendia o Fulham, da Inglaterra. Antes de chegar ao Imortal, vinha mantendo a forma sob a orientação de um preparador particular. No Grêmio, Willian realizou uma mini pré-temporada, incluindo coletivos com o elenco para ganhar ritmo de jogo.
- Você precisa ver também: Marcos Rocha segue como dúvida para o Grenal 448
Na noite desta quarta-feira (17), ele conversou com a imprensa no jantar de aniversário do Grêmio e comentou sobre sua chegada ao clube e a expectativa para o Grenal.
“Estou me sentindo em casa, me sentindo feliz. Domingo é um jogo especial, um clássico, um dos maiores clássicos do mundo. E com certeza poder participar desse momento é um privilégio. Então, me sinto feliz, e a expectativa é muito grande de poder participar desse jogo domingo “, falou Willian.
Cristaldo volta ao banco de reservas
Cristaldo, que foi titular contra o Mirassol, volta a esperar no banco de reservas. O argentino não aproveitou mais uma oportunidade, tendo uma atuação discreta. O colombiano Monsalve e o jovem Riquelme seguem em processo de recuperação de lesões.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Jogos5 dias ago
Com Arthur, o Grêmio está escalado para enfrentar o Mirassol
-
Grenal2 dias ago
Com desfalques, Mano inicia preparação para o Grenal 448
-
Jogos6 dias ago
Marcos Rocha e Carlos Vinícius serão desfalques do Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
De saída? Grêmio recebe proposta por Aravena
-
Jogos5 dias ago
Onde assistir ao vivo Grêmio e Mirassol pelo Brasileirão
-
Grenal2 dias ago
Carlos Vinícius será a esperança de gols do Grêmio no Grenal 448
-
Jogadores4 dias ago
Saiba como foi a estreia de Arthur pelo Grêmio
-
Jogadores4 dias ago
Braithwaite sofre lesão grave e não joga mais na temporada