Últimas notícias do Grêmio
Morre Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo
Luiz Carlos Silveira Martins, o Cacalo, faleceu neste sábado (24), aos 73 anos. Ex-colunista do Grupo RBS, Cacalo também deixou sua marca como presidente e vice-presidente do Grêmio.
O advogado, radialista e conselheiro do clube entrou para a história do Imortal, sendo um dos dirigentes de maior sucesso no Tricolor. O ex-dirigente deixa três filhos e uma neta.
Cacalo teve muitas conquistas com o Grêmio
Figura importante para o Grêmio nas décadas de 1980 e 1990, Cacalo esteve presente em grandes campanhas e conquistas do Imortal. Com o Tricolor Gaúcho, o ex-dirigente conquistou uma Libertadores (1995), um Brasileirão (1996) e duas Copas do Brasil (1994 e 1997).
Segundo o Grêmio, o velório de Luiz Carlos Silveira Martins será realizado neste domingo, 25 de agosto, das 9h às 15h, no saguão do portão A da Arena. O clube publicou uma nota oficial após o falecimento.
A coletividade gremista está de luto neste sábado, 24/08, com a triste notícia do falecimento do Patrono e ex-presidente do Grêmio, Luiz Carlos Pereira Silveira Martins, o “Cacalo”, 73 anos, um dos maiores e mais vitoriosos dirigentes do futebol brasileiro.
Advogado e radialista, natural de Porto Alegre, Cacalo ficou marcado pela forma sanguínea com que defendia a Instituição, tanto no exercício de suas funções como dirigente quanto nos microfones. Completamente apaixonado pelas três cores, emocionava-se ao relembrar partidas e conquistas históricas. Com posicionamentos fortes, mas sempre em prol do Grêmio, nunca deixou de trabalhar pelo Clube também nos bastidores.
Iniciou sua trajetória vitoriosa como dirigente atuando no cargo de Subdiretor de Promoções em 1969. Em 1974, foi eleito conselheiro pela primeira vez e jamais deixou a função. Se destacou pelo trabalho realizado no setor jurídico assumindo a vice-presidência da pasta em 1987. Quatro anos depois, foi nomeado vice-presidente de Administração. Em 1993, como vice-presidente de futebol, Cacalo comandou o Grêmio em uma sequência histórica de grandes conquistas: Copa do Brasil em 1994, Copa Sanwa e Copa Libertadores da América em 1995, Recopa Sul-Americana e Campeonato Brasileiro em 1996, além das conquistas Estaduais de 1993, 1995 e 1996. No ano seguinte, foi eleito presidente do Grêmio assumindo o cargo para o biênio 1997-1998. Em sua gestão, conquistou a Copa do Brasil de 1997, o terceiro título gremista na competição.
No ano de 2021, deixou sua marca eternizada na Calçada da Fama. No ano passado, com 99,26% de aprovação por parte do Conselho Deliberativo, em face dos serviços de excepcional relevância prestados ao Tricolor, foi outorgado Patrono do Clube, maior distinção concedida pela Instituição. No dia em que o Grêmio completou 120 anos, Luiz Carlos Silveira Martins descerrou sua foto na galeria ao lado de Aurélio de Lima Py, Fernando Kroeff e Hélio Dourado.
“Não importa a minha trajetória, mas sim a grandeza do Grêmio. Somos um clube diferenciado, que carrega o amor de cada um de nós. O Grêmio não é meu, não é de ninguém, o Grêmio é de todos os gremistas”.
Com essa declaração, Cacalo traduziu em palavras um sentimento que transcende gerações de torcedores e que fica de legado em uma trajetória ilibada e vitoriosa.
Descanse em paz, Cacalo.
E obrigado por tudo.
O velório será realizado no domingo, dia 25, das 9h às 15h, no saguão do portão A na Arena do Grêmio.”
Saídas
Aravena pode estar de saída para clube dos EUA
O Grêmio avalia uma proposta do Portland Timbers, dos Estados Unidos, pelo atacante Alexander Aravena. Os americanos pretendem contratá-lo por empréstimo até o final deste ano, com opção de compra. O jogador de 23 anos tem vínculo com o Tricolor Gaúcho até dezembro de 2028.
Aravena perdeu espaço no elenco
As tratativas estão avançadas e há otimismo entre as partes para um desfecho positivo. Com a chegada de Enamorado e a promoção de Roger, o chileno perdeu espaço no elenco gremista e recebeu poucas oportunidades. A tendência é de que as direções batam o martelo nos próximos dias.
Chileno quase não recebe oportunidades
Sob o comando do técnico Luís Castro, Aravena atuou em apenas quatro partidas, sendo titular somente na derrota para o São José, quando o Imortal utilizou uma equipe alternativa. Nas outras três ocasiões, entrou durante o jogo.
No Portland Timbers, o atacante poderá atuar ao lado de Felipe Carballo, contratado recentemente pela equipe americana. O clube é comandado pelo inglês Phil Neville, ex-jogador do Manchester United.
Foto? Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Pavón deve substituir Tetê em semifinal contra o Juventude
Por conta de uma lesão muscular, Tetê está fora da partida de volta pelas semifinais do Gauchão. Assim, Pavón deve ganhar mais uma oportunidade na equipe principal. O argentino, que tem atuado inclusive na lateral direita, é o mais cotado para formar o ataque ao lado de Amuzu e Carlos Vinícius.
Pavón se destaca pela força e intensidade
Apesar de ser um jogador contestado, Pavón está à frente do recém-contratado Amoroso e do jovem Roger na hierarquia do elenco do Tricolor Gaúcho. A experiência e intensidade do argentino lhe garantem a preferência do técnico Luís Castro. Se falta refino técnico ao camisa 7, sobra força e vontade.
Diante disso, João Pedro e Marcos Rocha disputam uma vaga no time, com vantagem para o primeiro pela questão física. Contudo, ao longo do jogo, Pavón poderá ser recuado para dar lugar a Enamorado ou Roger na extrema. A decisão dependerá do cenário da partida.
Willian é dúvida para o duelo com o Juventude
Além de não poder contar com Tetê, o comandante gremista pode perder Willian, que trata um edema muscular. Em contrapartida, há uma forte possibilidade de retorno de Monsalve, já recuperado de lesão.
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Com edema muscular, Willian é dúvida para semifinal
O Mister Luís Castro pode não contar com Willian na partida de volta das semifinais do Gauchão contra o Juventude. O meia-atacante apresenta um edema muscular na perna direita, realiza tratamento com a equipe de fisioterapia e segue sob observação.
Willian pode dar lugar a Monsalve
A dúvida sobre sua participação no jogo que decide quem vai às finais do Campeonato Estadual deve persistir até o dia da partida. Grêmio e Juventude se enfrentam no próximo domingo, às 18h (horário de Brasília), no estádio Alfredo Jaconi.
Willian já vinha sentindo dores desde o enfrentamento com o São Paulo, pelo Brasileirão. O jogador precisou deixar o time no intervalo da primeira semifinal contra o Papo, no domingo passado. Monsalve, que também se recupera de lesão, está cotado para assumir a vaga. No entanto, o colombiano ainda passará por testes para uma avaliação mais precisa.
Grêmio precisa vencer para chegar à final
Para avançar à final no tempo regulamentar e tentar recuperar a hegemonia do futebol gaúcho, o Imortal precisa vencer o Alviverde. Como houve empate no jogo de ida, um novo resultado de igualdade levará a decisão para as cobranças de pênaltis.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
Noriega será julgado e poderá ficar de fora do restante do Gauchão
-
Jogos6 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Saídas3 dias ago
Grêmio oficializa saída de Edenílson
-
Contratações6 dias ago
Grêmio encerra primeiro ciclo de contratações
-
Contratações5 dias ago
Grêmio apresenta Juan Nardoni e Leonel Pérez
-
Jogadores1 dia ago
Braithwaite treina com bola e se aproxima de retorno ao Grêmio
-
Jogos5 dias ago
Provável escalação do Grêmio para jogo com o Juventude
-
Jogadores5 dias ago
Edenílson perde titularidade e pode não ser relacionado
