Grenal
Soteldo e Monsalve reservas no Grenal, um erro inadmissível
No próximo sábado (19), o Grêmio visitará o maior rival, o Grenal 443 terá como palco a casa do adversário. Quase 50 mil torcedores devem lotar o estádio, por jogarem em seus domínios, a grande maioria será dos vermelhos.
O rival está em um melhor momento no Brasileirão, a tabela de classificação mostra isso. O time de Roger Machado reagiu no torneio e ocupa a 6ª posição, com 46 pontos e tem um jogo a menos que a maioria dos oponentes.
Por outro lado, o Grêmio ainda luta para se afastar de vez do risco de rebaixamento. A equipe de Renato Portaluppi soma 35 pontos, estando a 6 do Vitória, clube que abre o Z-4, são duas rodadas apenas de diferença. É importante lembrar que o Imortal não tem mais jogos a recuperar.
Grêmio irá enfraquecido para o Grenal
No entanto, mesmo diante dessa situação de desvantagem em relação ao maior rival, o Grêmio deixará na reserva seus dois melhores jogadores. Isto é inadmissível, em qualquer time do mundo os melhores jogam, é assim no Real Madrid, Bayern, Barcelona, Manchester City, Liverpool, etc…
Todavia, ao que tudo indica Soteldo e Monsalve serão reservas no Grenal, enquanto Edenilson e Aravena estarão na formação principal. Isto é surreal, a diferença de qualidade entre os jogadores citados é oceânica.
Entretanto, a comissão técnica gremista e alguns jornalistas tentam justificar a falta de inteligência na escolha pelo poder de marcação que os dois últimos oferecem. Falácia pura, além de ser mais eficaz na parte ofensiva, Soteldo compõe a linha defensiva, foi assim que ele sofreu uma lesão grave no início do ano, cobrindo o lado esquerdo da defesa.
Em vários momentos pode se observar o venezuelano voltando para defender, muitas vezes chegando a fechar o cone, como se fosse volante. Só não enxerga esta entrega do camisa 7 quem quer sustentar a retirada de um dos jogadores mais talentosos do Tricolor Gaúcho. A prova de sua superioridade técnica está no interesse do Palmeiras em contar com ele para a temporada de 2025.
Porém, parece mesmo que a criatividade se esgotou pelas bandas da Arena. O Grêmio procurou por um meia de criação por uma década inteira. O último maestro que regeu o Tricolor foi Douglas, resultando no final do jejum de quinze anos sem grandes títulos.
Na janela de meio de ano, a direção entregou ao treinador um jogador diferente, capaz de criar situações para os companheiros e ainda marcar gols. Um meio-campista que pensa o jogo, prende e solta a bola na hora certa, que articula o time, que encontra soluções diferentes e que está no radar do Real Madrid.
Adversário escalará o que tem de melhor
Contudo, este craque é colocado na reserva, entrando apenas nos minutos finais das partidas. E qual é a justificativa? Ele não marca, além de ser uma inverdade, trata-se de extrema burrice. O jogador diferenciado que atua na criação, tem que ter como principal função criar.
A recomposição no futebol moderno vale para todos, sim, mas, mais para uns do que para outros. É preciso saber criar uma mecânica de jogo lógica na qual não seja preciso sacar do time o seu melhor jogador. Neste caso claramente falta jockey. Enquanto isso, o rival jogará com seus dois expoentes, Alan Patrick e Gabriel Carvalho, por que o Grêmio não pode fazer o mesmo?
Porém, ao que tudo indica Soteldo e Monsalve serão mesmo reservas no Grenal. Sendo assim, o Imortal vai para o clássico diminuído tecnicamente, o que facilitará as ações para os donos da casa. Contraditoriamente, se as coisas não andarem bem para o lado azul, provavelmente a comissão técnica recorrerá ao venezuelano e ao colombiano para tentar mudar a situação nos minutos finais.
Grenal
Renato: “A única alegria que os colorados têm é ganhar Grenal”
Neste sábado (19), o Grêmio perdeu mais uma vez para o Inter, esta foi a quarta derrota consecutiva no clássico. Mesmo assim, após o jogo, Renato Portaluppi não se intimidou e cutucou o adversário. Durante entrevista coletiva, o treinador lembrou que a única alegria dos colorados é ganhar o Grenal, porque os títulos quem conquista é o Grêmio.
“O Grêmio, nos últimos anos, tem vencido campeonatos e Gre-Nais. Os colorados, com todo o respeito, estão satisfeitos quando ganham Gre-Nal, mas não ganham campeonato. É o que eles têm durante o ano todo. Durante os últimos anos, na verdade. Perdemos os últimos três clássicos, mas continuamos conquistando (títulos). Ninguém gosta de perder, claro, mas a única alegria que os colorados têm é ganhar o Gre-Nal “, disse Renato.
O técnico ainda completou lembrando que alguns se contentam com pouco.
“Alguns se contentam com poucos, outros se contentam com bastante. Eles que aproveitam. Enquanto isso, o Grêmio ganha títulos.”
Discurso de Renato retrata a realidade
É claro que o torcedor gremista quer vencer o Grenal, no entanto, o discurso de Renato retrata a atual realidade da dupla. Enquanto o Imortal é heptacampeão Gaúcho e a seis anos ganhou a Recopa Sul-Americana, tendo antes conquistado o Tri da Libertadores e o Penta da Copa do Brasil, os vermelhos não ganharam nada.
Só para constar, os colorados vivem uma seca de títulos, em termos gerais, há nove anos. Entretanto, considerando grandes conquistas lá se vão 13 anos. Logo, a euforia exagerada por vencer um Grenal é compreensível, é mesmo a única alegria deles.
Por fim, Portaluppi lembrou que o Tricolor Gaúcho não jogou nenhum Grenal na Arena, em 2024. Dois foram disputados no Beira-Rio e outro no Estádio Couto Pereira. Segundo o treinador gremista, se o seu time tivesse jogado em casa a história seria diferente. Contudo, é verdade que os vermelhos têm imensas dificuldades para vencer nos domínios do Imortal.
Grenal
Mayk será titular do Grêmio no Grenal 443
Sem poder contar com Reinaldo, titular da lateral-esquerda, Renato Portaluppi trabalhou com duas possibilidades para o setor, Mayk e Fabio. O primeiro é do lugar e reserva imediato da posição, enquanto o segundo tem como origem a direita, porém, já atuou pelo outro lado.
No entanto, desde que chegou a Arena, vindo do Guarani, de Campinas, Mayk não conseguiu entregar o futebol esperado. Por outro lado, reserva de João Pedro na lateral-direita, Fabio já atuou pela esquerda nos tempos de Manchester United e no próprio Grêmio.
Fabio é mais completo do que o reserva de Reinaldo, tem mais intimidade com a bola, além de atuar na parte defensiva e ofensiva do jogo com a mesma desenvoltura. Mayk tem como principal característica a marcação, apresentando dificuldade no apoio ao ataque.
Renato escala Mayk em função do modelo de jogo
Contudo, como o Imortal vai manter o modelo de jogo reativo, Renato optou por escalar o jogador que é da posição. A ideia é defender primeiro e sair em transição rápida. Tanto que Aravena vai iniciar o jogo, no entendimento do técnico o chileno compõe mais a linha defensiva do que Soteldo.
O grande perigo é atrair o adversário demasiadamente para cima, correr o risco de sufoco, ainda mais como visitante, não é bom. Sendo assim, como fez contra o Botafogo, fora de casa, o Grêmio não pode abdicar do ataque. Nesse sentido entendo que Soteldo fará muita falta, o venezuelano tem mais recursos ofensivos do que o escolhido para a ponta esquerda.
Grenal
Confira a escalação do Grêmio para o Grenal 443
Daqui a pouco no estádio Beira-Rio, Grêmio e Inter vão medir forças pela 30ª rodada do Brasileirão. O tricolor está definido para o último clássico da temporada. Renato Portaluppi organizou o time para jogar em transição rápida. Nas últimas rodadas o treinador adotou o modelo reativo e vai manter essa forma de atuar no clássico deste sábado. Confira a escalação do Tricolor Gaúcho.
Kannemann e Reinaldo desfalcam o Imortal
A bola rola para o último Grenal do ano a partir das 16h (horário de Brasília). O Premiere anuncia a transmissão ao vivo do duelo. Porém, para o embate com o maior rival, Renato Portaluppi não poderá contar com Walter Kannemann, o ídolo da torcida, e um dos líderes do grupo gremista, sentiu um problema físico. Dessa forma, ele está fora de combate.
Entretanto, este não é o único desfalque do Tricolor Gaúcho, o lateral-esquerdo Reinaldo também será ausência no embate, ele completou a série de três cartões amarelos diante do Atlético-MG. Sendo assim, o lado esquerdo da defesa será formado por reservas, o que implica em um cuidado maior com aquele setor.
Confira a escalação do Grêmio
- Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Mayk; Dodi, Villasanti, Edenilson, Cristaldo e Aravena; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
-
Jogadores4 dias ago
Na mira do Grêmio, Quintero causa PESADELO em Rochet
-
Rumores4 dias ago
Grêmio terá técnico estrangeiro diz Cesar Cidade Dias
-
Jogadores4 dias ago
Grêmio pode perder Aravena para jogo com o Juventude
-
Jogadores4 dias ago
Grêmio e Santos discutem troca de Soteldo por Cristaldo
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Jornalista diz que Grêmio quer Hernán Crespo como técnico
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Renato prepara ajustes finais para duelo contra o Juventude
-
Jogadores3 dias ago
BOMBA!!! Villasanti deve DESFALCAR o Grêmio contra o Ju
-
Jogadores3 dias ago
Braithwaite rasga elogios a Renato e a torcida gremista