Últimas notícias do Grêmio
Mano Menezes não tem permanência garantida
Após tornar-se dono da Arena, via Marcelo Marques, o Grêmio tratou de chamar o torcedor para apoiar o time em uma remontada na Copa Sul-Americana. A ideia era criar um ambiente de pressão para a equipe peruana e de incentivo pleno aos comandados de Mano Menezes.
Mais de 46 mil gremistas lotaram as dependências da casa tricolor. Contudo, o apoio não foi suficiente. Dentro de campo, o time não conseguiu dar a resposta esperada. Faltou qualidade — o que não é novidade. O elenco não conta com um jogador que pense o jogo, com técnica para criar soluções. Não há sequer um quebrador de linhas, enquanto Alysson ainda está em desenvolvimento.
Mano Menezes na corda bamba
Por outro lado, Mano Menezes não tem conseguido estabelecer modelos táticos para alternar durante as partidas. O Imortal quase sempre é reativo, tendo pouco trabalho de bola, especialmente pelo meio-campo. Evidentemente, o treinador esbarra na falta de qualidade das peças, sendo obrigado a escalar muitas vezes uma trinca de volantes que não são construtores natos.
Quando você tem Edenílson atuando como homem de articulação, muita coisa se explica. Ele é primeiro ou segundo homem, nunca o terceiro. Sua função é marcar, fechar espaços, roubar a bola e entregá-la a quem sabe acionar os companheiros — principalmente os atacantes.
- Você precisa ver também: O incontestável pretendido por Marcelo Marques para o Grêmio
Permanência vai depender dos próximos resultados
Todavia, mesmo com a limitação técnica do grupo, Mano tem sua parcela de culpa: insistir com Pavón, Igor Serrote, ter deixado André Henrique atrás de Arezo por longo tempo. E, para ficar no jogo de ontem, não ter começado com Alex Santana. O recém-chegado tem dado boa movimentação à meia-cancha.
Apesar de a direção gremista ter bancado a permanência do comandante, os próximos resultados é que vão determinar a continuidade do trabalho. O futebol é assim — principalmente no Brasil. Será preciso mostrar evolução o mais rápido possível. Caso contrário, a mudança será inevitável, até porque a Arena irá pedir.
Entretanto, é preciso lembrar que a troca seguida da comissão técnica faz parte de uma cartilha muito perigosa: a do rebaixamento. O Brasileirão se encaminha para o seu segundo turno. Recomeçar o trabalho pela terceira vez na temporada é uma aposta que vem se mostrando desastrosa em vários clubes ao longo dos anos.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio trata busca por meia como prioridade
A busca por um meia capaz de comandar a equipe em campo é a prioridade estabelecida pela direção e pelo novo técnico do Grêmio. Jogadores contratados nos últimos anos para a posição serão reavaliados; porém, o clube também analisa o mercado em busca de uma nova opção.
Grêmio quer um meia brasileiro
A princípio, a procura é por um brasileiro. O motivo é o número expressivo de estrangeiros no elenco. Atualmente, o grupo do Tricolor Gaúcho conta com 12 gringos. Entretanto, alguns devem deixar o clube — casos, por exemplo, de Cristian Olivera e Arezo.
O nome de Raphael Veiga chegou a ser pauta na Arena; no entanto, o Palmeiras informou que o jogador tem contrato até março de 2027. Além disso, ele está nos planos do treinador Abel Ferreira. O alto salário do meia seria outro impeditivo para o Imortal, que planeja reduzir o valor da folha de pagamento.
Opções caseiras não parecem ser a solução
Entre as opções internas, aparecem Cristaldo, Monsalve e Riquelme. O primeiro não atravessa um bom momento técnico e, inclusive, sofre desgaste com a torcida. O colombiano, apesar de exibir boa técnica, foi atrapalhado por lesões e ainda precisa de uma avaliação mais aprofundada. Já o garoto Riquelme, oriundo da base, ainda está em formação; porém, suas exibições apontam para um futuro promissor.
- Você precisa ver também: Grêmio renova com joia da base
Contudo, a tendência é de que a direção busque a solução no mercado da bola. A questão é que, para tirar um jogador pronto de um rival, será necessário desembolsar um valor alto. Para isso, os novos gestores do clube deverão recorrer ao empresário — e agora conselheiro — Celso Rigo.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio renova com joia da base
O Grêmio renovou o contrato de Jefinho, promessa das categorias de base. O novo vínculo com o garoto de 19 anos vai até o final de 2027. A multa rescisória para o mercado exterior é de 80 milhões de euros (R$ 507,2 milhões na cotação atual).
Jefinho será utilizado no profissional
O meia disputou poucas partidas na atual temporada. O jogador precisou superar problemas clínicos decorrentes de uma lesão ligamentar sofrida em maio de 2024. Dessa forma, seu retorno aos gramados acabou adiado, e ele disputou apenas dois jogos pela equipe Sub-20.
- Você precisa ver também: Saiba quando Luís Castro chega a Porto Alegre
Portanto,, visando a recuperação de ritmo de jogo do jovem, o Grêmio planeja utiliza-lo na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Além disso, o garoto também atuará no time profissional durante o Gauchão. A ideia do clube é que o treinador Luís Castro observe os talentos da base ao longo da competição regional.
A reapresentação do elenco do Imortal está marcada para o dia 2 de janeiro. A estreia no Campeonato Gaúcho deve ocorrer no dia 10 do mesmo mês. Já o Brasileirão tem início programado para o final de janeiro.
Foto: Renan Jardim/Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Saiba quando Luís Castro chega a Porto Alegre
Luís Castro, novo treinador do Grêmio, já tem data definida para desembarcar em Porto Alegre. A previsão é de que o português esteja em solo gaúcho no próximo sábado (20). A agenda do técnico inclui reuniões no CT Luiz Carvalho. No entanto, ele não permanecerá no Brasil durante as festas de final de ano.
Luís Castro assinou por duas temporadas com o Grêmio
Com contrato válido por duas temporadas com o Imortal, o técnico traz consigo uma equipe composta por seis profissionais: Vitor Severino (auxiliar), Nuno Baptista (analista), Pedro Mané (analista), Betinho (preparador físico), Nuno Cerdeira (preparador físico) e Daniel Correia (preparador de goleiros).
Análise do elenco e possíveis saídas
Nas reuniões com a direção gremista, a pauta principal será a análise do elenco. Assim, a tendência é de que sejam definidas algumas saídas para abrir espaço a contratações pontuais. Além disso, o planejamento para a próxima temporada prevê maior aproveitamento das categorias de base, mesclando jovens com jogadores mais experientes.
- Você precisa ver também: Grêmio negocia saída de zagueiro
Volpi e Grando devem deixar o Tricolor Gaúcho
Entre as prioridades de reforços estão um goleiro, um lateral-direito, um volante, um meia de criação e um atacante. Diante desse cenário, é provável que Tiago Volpi e Gabriel Grando não permaneçam no clube. O Grêmio, inclusive, tem como alvo Weverton, do Palmeiras, para assumir a titularidade da meta tricolor.
Foto: Vítor Silva/Botafogo
-
Jogadores4 dias ago
Grêmio e Aston Villa chegam a acordo para venda de Alysson
-
Jogadores4 dias ago
Kike vai jogar no Nacional, revela dirigente do clube uruguaio
-
Contratações4 dias ago
Grêmio bate martelo sobre contratação de Hulk
-
Últimas notícias do Grêmio3 dias ago
Luís Castro é o novo técnico do Grêmio
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Falta pouco para o Grêmio anunciar Luís Castro
-
Jogadores1 dia ago
Clube mexicano prepara proposta por Camilo
-
Contratações3 dias ago
O que sabemos sobre Raphael Veiga jogar no Grêmio
-
Jogadores2 dias ago
Grêmio recusa proposta do Nacional por Cristian Olivera

You must be logged in to post a comment Login