Connect with us

Últimas notícias do Grêmio

Mano Menezes não tem permanência garantida

Published

on

Mano Menezes - Riquelme

Após tornar-se dono da Arena, via Marcelo Marques, o Grêmio tratou de chamar o torcedor para apoiar o time em uma remontada na Copa Sul-Americana. A ideia era criar um ambiente de pressão para a equipe peruana e de incentivo pleno aos comandados de Mano Menezes.

Mais de 46 mil gremistas lotaram as dependências da casa tricolor. Contudo, o apoio não foi suficiente. Dentro de campo, o time não conseguiu dar a resposta esperada. Faltou qualidade — o que não é novidade. O elenco não conta com um jogador que pense o jogo, com técnica para criar soluções. Não há sequer um quebrador de linhas, enquanto Alysson ainda está em desenvolvimento.

Mano Menezes na corda bamba

Por outro lado, Mano Menezes não tem conseguido estabelecer modelos táticos para alternar durante as partidas. O Imortal quase sempre é reativo, tendo pouco trabalho de bola, especialmente pelo meio-campo. Evidentemente, o treinador esbarra na falta de qualidade das peças, sendo obrigado a escalar muitas vezes uma trinca de volantes que não são construtores natos.

Quando você tem Edenílson atuando como homem de articulação, muita coisa se explica. Ele é primeiro ou segundo homem, nunca o terceiro. Sua função é marcar, fechar espaços, roubar a bola e entregá-la a quem sabe acionar os companheiros — principalmente os atacantes.

Permanência vai depender dos próximos resultados

Todavia, mesmo com a limitação técnica do grupo, Mano tem sua parcela de culpa: insistir com Pavón, Igor Serrote, ter deixado André Henrique atrás de Arezo por longo tempo. E, para ficar no jogo de ontem, não ter começado com Alex Santana. O recém-chegado tem dado boa movimentação à meia-cancha.

Apesar de a direção gremista ter bancado a permanência do comandante, os próximos resultados é que vão determinar a continuidade do trabalho. O futebol é assim — principalmente no Brasil. Será preciso mostrar evolução o mais rápido possível. Caso contrário, a mudança será inevitável, até porque a Arena irá pedir.

Entretanto, é preciso lembrar que a troca seguida da comissão técnica faz parte de uma cartilha muito perigosa: a do rebaixamento. O Brasileirão se encaminha para o seu segundo turno. Recomeçar o trabalho pela terceira vez na temporada é uma aposta que vem se mostrando desastrosa em vários clubes ao longo dos anos.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Pós jogo

Derrota para o Mirassol prova que o Grêmio não sabe atacar

Published

on

Mano Menezes/Grêmio

O Grêmio sofreu o terceiro revés consecutivo contra times de menor expressão na Arena, pelo Brasileirão: derrota para o Sport, empate com o Ceará e derrota para o Mirassol. Apenas um ponto somado em nove disputados — um recorte preocupante.

Grêmio não tem repertório tático

O que amenizou a situação foram a vitória contra o Galo, em Minas, e o empate com o Flamengo, no Rio. Caso contrário, o Tricolor Gaúcho estaria dentro do Z-4, com 21 pontos. No entanto, o fato de não conseguir vencer, jogando em casa, equipes do segundo escalão do futebol brasileiro prova que o Imortal não sabe propor o jogo.

Está evidente que o esquema de Mano Menezes é reativo. Quando o adversário se impõe, o Grêmio vive de transições rápidas. Contudo, quando precisa tomar a iniciativa e manter a posse de bola, escancara a falta de repertório para criar situações de gol.

Reforços exigem melhor desempenho

Dessa forma, a equipe se torna previsível e acaba perdendo pontos preciosos na competição. O elenco, agora reforçado — antes considerado fraco — ainda não mostra evolução, e o trabalho do treinador também deixa a desejar. As novas contratações colocam o técnico em xeque: é preciso mudar a postura, criar alternativas táticas e encontrar soluções para que o rendimento melhore.

Contra a equipe do interior paulista, o Grêmio chegou a ter 60% de posse de bola no campo de ataque. No entanto, faltava inspiração no último terço do campo. Não há jogadas de aproximação, ultrapassagens dos laterais, jogadas de linha de fundo, entradas em diagonais, triangulações, infiltrações. Isso passa diretamente pela comissão técnica.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Jogadores

Braithwaite sofre lesão grave e não joga mais na temporada

Published

on

Grêmio - Braithwaite

O dinamarquês sofreu uma ruptura no tendão de Aquiles da perna esquerda durante a partida contra o Mirassol. Braithwaite precisará passar por cirurgia e, por isso, está fora do restante da temporada. O Grêmio confirmou a gravidade da lesão na noite deste sábado (13).

Confira a nota divulgada pelo Grêmio

O Departamento de Ciência, Saúde e Performance do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense informa que o atacante Martin Braithwaite sofreu uma ruptura do tendão de Aquiles na perna esquerda, durante o segundo tempo do último jogo pelo Campeonato Brasileiro.

Grêmio perde Braithwaite e Kannemann para o Grenal 448

Braithwaite sentiu a lesão nos primeiros minutos do segundo tempo, ao tentar driblar Jammes, que conseguiu bloquear a jogada. O atacante gremista deixou o campo imediatamente e foi substituído por André Henrique.

Além do camisa 22, o Tricolor Gaúcho perdeu outro titular para o clássico Grenal 448. O zagueiro Walter Kannemann recebeu cartão amarelo, completando a série de três, e está suspenso. Carlos Vinícius deve assumir o comando do ataque, enquanto Wagner Leonardo deve ocupar a vaga na defesa.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Jogadores

Saiba como foi a estreia de Arthur pelo Grêmio

Published

on

Arthur

Mais de 47 mil gremistas foram à Arena neste sábado (13) para apoiar o Grêmio contra o Mirassol. A partida tinha um grande atrativo: o retorno de Arthur ao Imortal após sete anos na Europa. No final, o que era para ser uma festa virou decepção — o time do interior paulista venceu o duelo por 1 a 0.

No entanto, o desempenho de Arthur em seu retorno foi positivo. O volante foi o jogador que mais distribuiu a bola na equipe tricolor. Posicionado, na maioria das vezes, como meia central, ele deu dinamismo ao setor e articulou a equipe.

Confira os números de Arthur

  • Minutos jogados: 90 minutos
  • Assistências: zero
  • Ações com a bola: 95
  • Passes: 81 certos (2 errados)
  • Cruzamentos: 1 (errado)
  • Passes longos: 7 (100% de acerto)
  • Perda de posse: 5
  • Falta cometida: 1
  • Faltas sofridas: 2
  • Cortes: 2
  • Desarmes: 4

Ao final do jogo, o meio-campista analisou como a equipe se comportou diante do Mirassol e procurou não falar de si ou de algum colega em particular. Arthur avaliou o desempenho do time como um todo.

“Acho que tivemos momentos bons com a posse de bola, mas talvez melhorar um pouco o nosso último terço de campo. Não estou falando que é culpa do ataque ou meio-campo, acho que é um geral, acho que o time tem que ter autocrítica, tem que ter humildade e saber o que precisa melhorar “, disse Arthur.

Contudo, já no primeiro jogo, o camisa 29 cumpriu aquilo para o que foi contratado: dar dinâmica ao meio-campo, distribuindo o jogo e contribuindo para a contenção do adversário. Ao lado de Noriega e Tiago Volpi, Arthur foi um dos destaques do Grêmio.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio