Pós jogo
Com Show de Carlos Vinícius, Grêmio mostra evolução e goleia o Botafogo
- /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Carlos-Vinicius-1000x600.jpg&description=Com Show de Carlos Vinícius, Grêmio mostra evolução e goleia o Botafogo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2025/10/Carlos-Vinicius-1000x600.jpg&description=Com Show de Carlos Vinícius, Grêmio mostra evolução e goleia o Botafogo', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Com Show de Carlos Vinícius, o Grêmio mostrou evolução e goleou o Botafogo por 5 a 3. O time dirigido pelo Mister Luís Castro construiu a vitória no segundo tempo. Carlos Vinícius marcou seu terceiro hat-trick pelo Imortal, enquanto Tetê e Edenílson completaram o placar. Em contrapartida, Arthur Cabral e Danilo, duas vezes, descontaram para os cariocas.
Primeiro tempo de equilíbrio
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, que disputaram cada palmo do gramado. As oportunidades de gol foram poucas, mas o aproveitamento foi bom: o Fogão foi para o intervalo em vantagem, 2 a 1.
Luís Castro entendeu melhor o que estava acontecendo e promoveu modificações táticas em sua equipe. Além disso, colocou Amuzu no lugar de Pavón, dando mais velocidade e profundidade ao ataque pelo lado esquerdo. O treinador também reforçou a proteção para Balbuena, que vinha encontrando dificuldades na recomposição defensiva.
Grêmio não tomou conhecimento do Botafogo
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio foi avassalador e virou para 5 a 2. Já na reta final do duelo, o Botafogo marcou seu terceiro gol, fechando o placar. Além da vitória e dos três pontos, o crescimento tático ficou evidente, trazendo tranquilidade para a sequência do trabalho.
Pela primeira vez na temporada, a intensidade pregada pelo técnico gremista apareceu. O time se movimentou o tempo todo, mostrou velocidade na transição ofensiva e pressionou o homem da bola. Os jogadores estiveram mais próximos, gerando opções de passe, com as linhas atuando de forma compacta.
Chamou a atenção a maior participação dos extremos na recomposição defensiva. Em contrapartida, os laterais apoiaram mais, dando profundidade e alargando o campo na parte ofensiva. Houve, sem dúvida, uma melhora na execução das jogadas. Entretanto, o primeiro volante ainda não conseguiu dar a proteção necessária à zaga. Há ajustes a serem feitos, principalmente no sistema defensivo como um todo.
Apesar da grande vitória, foram três gols sofridos — nove em um conjunto de três partidas contra times da Série A. A média de três por jogo indica que seria necessário marcar quatro gols por partida para vencer. Luís Castro terá que dar atenção especial a essa questão, caso contrário sua equipe enfrentará sérios problemas.
No entanto, a exibição diante do Botafogo deixou claro que existe um trabalho em construção no Grêmio. À medida que os jogadores assimilam as ideias do comandante, a execução tende a evoluir. Ainda será preciso tempo de maturação para que o Tricolor Gaúcho jogue como o técnico português pretende. Mas o caminho está traçado: com um pouco mais de paciência, os resultados virão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Pós jogo
Grêmio vira contra o Santos e respira no Brasileirão
Jogando em casa, diante de mais de 38 mil torcedores, o Grêmio venceu o Santos por 3 a 2. A partida, válida pela 17ª rodada do Brasileirão, ocorreu neste sábado (23). O Tricolor Gaúcho esteve duas vezes atrás no marcador, mas conseguiu a virada sobre o Peixe. Carlos Vinícius marcou duas vezes e Tetê completou para o Grêmio, enquanto Gabigol fez os gols santistas.
Grêmio muda postura e se impõe diante do Santos
Após um primeiro tempo em que os visitantes foram superiores, a atuação na etapa final aumentou a expectativa dos gremistas em relação à equipe. Os comandados de Luís Castro voltaram do intervalo com uma postura mais impositiva e apresentaram bom futebol.
O treinador corrigiu um erro de escalação: havia iniciado com uma dupla de volantes que não funcionou, Noriega e Pérez. Castro substituiu o japonês naturalizado peruano por Arthur. Com a mudança, o argentino foi fixado como primeiro homem, enquanto o brasileiro acumulou a segunda e terceira funções do meio-campo.
Assim, Arthur auxiliava na marcação, mas também se apresentava mais à frente para se somar a Braitwaite na construção das jogadas ofensivas. A equipe ganhou em equilibrio e passou a pressionar os paulistas. Outra providência do treinador foi clara: as linhas foram reposicionadas com maior aproximação entre si, resultando em melhor preenchimento dos espaços.
Variação tática traz esperança para a torcida
Houve variação tática ao longo da partida. Em alguns momentos, o Grêmio atuou no 4-2-3-1, passando pelo 4-1-4-1, 3-4-3 e até pelo 3-6-1. A equipe alternava o modelo de acordo com as situações do jogo. Essa flexibilidade demonstra o trabalho realizado na Arena e deixa a torcida esperançosa de que o time pode voltar aos trilhos.
Ainda falta muito para que a equipe transmita segurança e se torne postulante a algo maior na temporada. Contudo, é preciso reconhecer que o segundo tempo deixou uma boa impressão. Foi, talvez, o melhor momento do Grêmio até aqui. Quando há evolução, merece ser destacada: a análise sincera dos 45 minutos finais aponta progresso em relação a atuações anteriores.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Pós jogo
Grêmio vence Palestino e depende apenas de si na Sul-Americana
Grêmio precisa vencer o Torque para ir às oitavas
Com esse resultado, o time de Luís Castro chegou aos 10 pontos e manteve-se na segunda posição do Grupo F. Portanto, a classificação direta às oitavas depende apenas de uma vitória sobre o Montevideo City Torque, na próxima terça-feira (26), novamente em Porto Alegre.
Além da chance de avançar como líder, a equipe gaúcha já garantiu matematicamente a presença nos playoffs da competição. Neste cenário, o Imortal teria que disputar a vaga em jogos de ida e volta contra um time oriundo da Libertadores da América.
Imortal tem atuação abaixo do esperado
Mais uma vez o Tricolor Gaúcho teve uma atuação razoável, mas abaixo do esperado considerando a fragilidade do adversário. Chama a atenção a falta de intensidade apresentada pelo Grêmio, com raras exceções. As linhas jogam distantes, assim os espaços no meio campo seguem generosos para o adversário.
No entanto, o mister insiste em atuar com Noriega e Pérez juntos, dois volantes lentos e sem criatividade na saída de bola. Sem Arthur e Nardoni, porque não utilizar Dodi ou Tiaguinho. O primeiro marca e tem velocidade, o segundo faz a bola girar, a exemplo de Arthur.
Mais uma vez ficou provado que o esquema com três atacantes torna o time vulnerável. Contra o Peixe, seria prudente o retorno do modelo com três zagueiros e dois atacantes, tendo o meio-campo mais preenchido. Já está na hora do mister repetir a tática em todos as partidas a fim de dar liga para a equipe.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Pós jogo
Grêmio goleia o Confiança e avança às oitavas da Copa do Brasil
Nesta quinta-feira (14), o Grêmio confirmou seu favoritismo e avançou para as oitavas de final da Copa do Brasil. Jogando em Aracaju, Sergipe, o Tricolor Gaúcho venceu o Confiança por 3 a 0. Braithwaite — duas vezes — e Willian foram os goleadores da partida. Os gaúchos já haviam vencido o jogo de ida por 2 a 0.
Grêmio jogou em ritmo de treino
O time treinado por Luís Castro não precisou forçar muito para conquistar a vitória. No entanto, é preciso levar em conta a fragilidade do adversário. Agora, o Imortal aguarda o sorteio para conhecer seu adversário na próxima fase.
A CBF vai definir os confrontos no dia 26 de maio. Os dezesseis classificados ficarão no mesmo pote, de modo que cada clube terá 15 possíveis oponentes. Assim, existe a possibilidade de haver Grenal pela competição nacional.
Gustavo Martins vira dúvida para jogo com o Bahia
O zagueiro Gustavo Martins sofreu uma pancada na cabeça e será reavaliado para a partida contra o Bahia, no próximo domingo (17). Já o defensor Balbuena sentiu uma lesão muscular e será desfalque contra os baianos. Por outro lado, o jovem Luis Eduardo foi chamado para se juntar à delegação.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
