Campeonatos
Vitória vence o Cuiabá e Grêmio está de volta ao Z-4
Não tinha jeito, qualquer resultado entre Vitória e Cuiabá conduziria o Grêmio de volta ao Z-4. Sendo assim, os baianos venceram e colocaram o Imortal na zona da degola. No entanto, superando o Athletico-PR, na Ligga Arena, neste domingo (4), o time de Renato reverterá a situação.
Grêmio depende de si para deixar o Z-4
Entretanto, existem outras combinações que servem para o Tricolor Gaúcho: vencer o Furacão e contar com um tropeço do Corinthians diante do Juventude. Um empate dos paulistas já é o suficiente. O heptacampeão Gaúcho pode até empatar, porém, neste caso, o Timão precisa perder para o Papo.
Na verdade, mais uma vez, o Grêmio depende apenas de si para abandonar o grupo do descenso. Contudo, Renato vai escalar uma equipe alternativa para o duelo no Paraná. Em função da maratona de jogos e viagens que o clube atravessa, o treinador entende ser preciso rodar o grupo. O gramado sintético da Ligga Arena também contribuiu para a decisão da comissão técnica.
Imortal terá caras novas
Dessa forma, forçosamente, a equipe terá caras novas. Os recém contratados Arezo, Monsalve e Aravena devem ganhar minutos diante do Furacão. Os dois últimos farão suas estreias com a camisa Tricolor, enquanto Arezo poderá iniciar como titular pela primeira vez.
Grêmio e Atlético-PR jogam na Ligga Arena, neste domingo, a partir das 16H (horário de Brasília). A Rede Furacão e o Prime Video anunciam a transmissão ao vivo.
Campeonatos
Fluminense goleia São Paulo e ajuda o Grêmio
Na noite desta quinta-feira (27), pela 36ª rodada do Brasileirão, o Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0. A equipe dirigida por Luis Zubeldía não tomou conhecimento do time comandado por Hernán Crespo e literalmente passeou pelo gramado do Maracanã.
Fluminense ajudou o Grêmio
Com a derrota, os paulistas seguem na 8ª colocação, com 48 pontos, o que favorece o Grêmio. Se vencer o Fluminense na próxima terça-feira (2), o Tricolor Gaúcho chegará a 49 pontos, ultrapassando o São Paulo. Mantendo essa posição, o time gaúcho disputará a pré-Libertadores. Porém, para que isso aconteça, o Cruzeiro precisa conquistar a Copa do Brasil.
Teoricamente, o Imortal tem boas chances de superar o Sport na última rodada do torneio nacional. Entretanto, o grande desafio gremista será vencer o Fluminense na 37ª rodada, na Arena. Sob o comando de Zubeldía, a equipe carioca soma 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com aproveitamento de 61,5% — desempenho compatível com os clubes que estão no pelotão de frente do Brasileirão.
Tricolor Gaúcho depende apenas de si
Sendo assim, o Grêmio precisa vencer as partidas restantes e torcer para que o Cruzeiro conquiste a Copa do Brasil, a fim de garantir vaga na competição continental. O Imortal encerra sua participação contra o Fluminense, no dia 2 de dezembro, na Arena, e diante do Sport, em 7 de dezembro, fora de casa.
Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Campeonatos
Garantindo na Séria A, Grêmio mantém sonho de jogar a Libertadores em 2026
A vitória sobre o Palmeiras garantiu matematicamente o Grêmio na 1ª divisão e manteve viva a chance de conquistar uma vaga para a Libertadores. No entanto, para que isso aconteça, será necessário que o Brasileirão disponibilize oito vagas para a competição continental.
Mano diz que Grêmio quer vaga
Após o confronto contra a equipe de Abel Ferreira, o treinador gremista comentou sobre essa possibilidade. Segundo Mano, enquanto houver a oportunidade de disputar uma vaga, o Imortal seguirá na briga.
“Penso que enquanto existe oportunidade, precisamos lutar (pela chance de classificação). Vamos fazer isso. Melhor do que precisar ficar olhando para baixo. Temos mais tranquilidade. O emocional de quem está pressionado leva a se precaver mais. Talvez a gente possa ver isso”, disse o técnico.
Imortal terá desfalques contra o Fluminense
Sendo assim, o Tricolor Gaúcho encara a partida contra o Fluminense como uma verdadeira decisão. No entanto, o comandante gremista terá desfalques importantes para o duelo diante dos cariocas. O artilheiro Carlos Vinícius e Amuzu estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral Marlon e o zagueiro Kannemann, punidos pelo STJD, também ficam fora da equipe.
Por outro lado, Mano Menezes poderá contar com Willian. O meia retornou contra o Palmeiras, entrando no segundo tempo, e teve uma boa atuação — inclusive marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 2 sobre o Verdão. O jogador se recuperou de uma fratura que o afastou dos gramados por dois meses.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Campeonatos
12º colocado no Brasileirão, Grêmio foca na Copa Sul-Americana
Após fechar a 10ª rodada do Brasileirão na 12ª posição, o Grêmio dá um tempo no torneio nacional e foca na Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (29), o Imortal recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai. A partida encerra a fase de grupos da competição continental.
Grêmio não depende de si
O Tricolor Gaúcho chega para a partida embalado pela vitória sobre o Bahia, que lhe conferiu uma situação mais tranquila no campeonato nacional. Por outro lado, o Luqueño perdeu para o Guaraní, em jogo válido pelo campeonato paraguaio.
No entanto, o Grêmio não depende apenas de si para garantir a vaga nas oitavas de final da Copa. A equipe de Mano Menezes ocupa o segundo lugar no Grupo D, com 9 pontos, dois atrás do líder Godoy Cruz, da Argentina.
Mano vai poupar titulares
Para evitar a disputa dos playoffs contra um time oriundo da Libertadores, o Imortal precisa vencer e torcer por um tropeço dos argentinos contra o Atlético Grau, do Peru. O ideal seria uma derrota do Godoy Cruz, bastando ao Tricolor apenas uma vitória. Já um empate obrigaria o clube brasileiro a superar um saldo de dois gols pró Godoy.
Contudo, diante da grande probabilidade de ter que disputar os playoffs, o treinador gremista deve poupar titulares contra o Sportivo Luqueño, visando a sequência dura no Brasileirão. Os próximos adversários serão Juventude (F), Corinthians (C) e Cruzeiro (F).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
