Grenal
Renato diz que Gre-Nal não tem favorito
Grêmio e Inter duelam no próximo domingo no Beira-Rio pelo Brasileirão. Nesta sexta-feira (6), Renato Portaluppi concedeu entrevista coletiva e disse que Gre-Nal não tem favorito. O treinador comentou que o insucesso do adversário na Libertadores é algo que acontece. Lembrou que ele já passou pela mesma situação treinando o Imortal. Afirmou ainda que a sua preocupação é solucionar os problemas da sua equipe.
“A instabilidade não sei se existe ou não. Respeitamos o adversário, é um Gre-Nal, mas são três pontos. Aconteceu o insucesso, já passei por isso também, em 2018, contra o River. Faz parte. Não estamos preocupados com nosso rival. É corrigir nossos erros para enfrentá-los. O mais importante é buscar a vitória. Enquanto tiver chance, vamos correr atrás do campeonato”, comentou.
Treinador rechaçou críticas da imprensa
Após o empate com os reservas do Fortaleza, o técnico foi criticado por analisar a temporada do Grêmio como excepcional. No entanto, na oportunidade ele não gostou da comparação feita com a campanha do maior rival na Libertadores. Para o treinador o sucesso ou insucesso de um dos lados não interfere na análise do desempenho do outro.
“Fui criticado porque falei que o ano do Grêmio era excepcional. O ano é excepcional por tudo que o Grêmio passou da vindo Série B. Ouvi colegas de vocês falando que o nosso ano não seria excepcional se o Inter passasse para a final. Qual a diferença o Inter passar ou não pelo Fluminense? O Grêmio jogou duas competições no ano, ganhou o Estadual, foi semifinalista da Copa do Brasil e ainda está no Brasileirão brigando pelo título. Então assim que são as coisas na aldeia? O que o resultado do adversário muda no nosso?” indagou Portaluppi.
Renato afirmou que Gre-Nal não tem favorito
O Grêmio venceu os dois clássicos disputados neste ano. No primeiro, valendo pelo Campeonato Gaúcho, o Tricolor bateu o Colorado por 2 a 1, Vina e Carballo marcaram os gols da vitória. O segundo ocorreu na sétima rodada do Brasileirão, com um homem a menos o Imortal venceu por 3 a 1. Suárez, Villasanti e Bitello anotaram para os gremistas. Todavia, Renato reiterou que não há favorito para domingo.
“Gre-Nal não tem favorito, independente da posição. Vocês sabem como é o Gre-Nal, um pode estar lá em cima e o outro embaixo e isso não muda. Eles vão olhar para o Gre-Nal como a grande chance para recuperar a confiança do torcedor, até porque eles estão em situação delicada no Brasileirão”, afirmou Renato.
Grenal
Renato: “A única alegria que os colorados têm é ganhar Grenal”
Neste sábado (19), o Grêmio perdeu mais uma vez para o Inter, esta foi a quarta derrota consecutiva no clássico. Mesmo assim, após o jogo, Renato Portaluppi não se intimidou e cutucou o adversário. Durante entrevista coletiva, o treinador lembrou que a única alegria dos colorados é ganhar o Grenal, porque os títulos quem conquista é o Grêmio.
“O Grêmio, nos últimos anos, tem vencido campeonatos e Gre-Nais. Os colorados, com todo o respeito, estão satisfeitos quando ganham Gre-Nal, mas não ganham campeonato. É o que eles têm durante o ano todo. Durante os últimos anos, na verdade. Perdemos os últimos três clássicos, mas continuamos conquistando (títulos). Ninguém gosta de perder, claro, mas a única alegria que os colorados têm é ganhar o Gre-Nal “, disse Renato.
O técnico ainda completou lembrando que alguns se contentam com pouco.
“Alguns se contentam com poucos, outros se contentam com bastante. Eles que aproveitam. Enquanto isso, o Grêmio ganha títulos.”
Discurso de Renato retrata a realidade
É claro que o torcedor gremista quer vencer o Grenal, no entanto, o discurso de Renato retrata a atual realidade da dupla. Enquanto o Imortal é heptacampeão Gaúcho e a seis anos ganhou a Recopa Sul-Americana, tendo antes conquistado o Tri da Libertadores e o Penta da Copa do Brasil, os vermelhos não ganharam nada.
Só para constar, os colorados vivem uma seca de títulos, em termos gerais, há nove anos. Entretanto, considerando grandes conquistas lá se vão 13 anos. Logo, a euforia exagerada por vencer um Grenal é compreensível, é mesmo a única alegria deles.
Por fim, Portaluppi lembrou que o Tricolor Gaúcho não jogou nenhum Grenal na Arena, em 2024. Dois foram disputados no Beira-Rio e outro no Estádio Couto Pereira. Segundo o treinador gremista, se o seu time tivesse jogado em casa a história seria diferente. Contudo, é verdade que os vermelhos têm imensas dificuldades para vencer nos domínios do Imortal.
Grenal
Mayk será titular do Grêmio no Grenal 443
Sem poder contar com Reinaldo, titular da lateral-esquerda, Renato Portaluppi trabalhou com duas possibilidades para o setor, Mayk e Fabio. O primeiro é do lugar e reserva imediato da posição, enquanto o segundo tem como origem a direita, porém, já atuou pelo outro lado.
No entanto, desde que chegou a Arena, vindo do Guarani, de Campinas, Mayk não conseguiu entregar o futebol esperado. Por outro lado, reserva de João Pedro na lateral-direita, Fabio já atuou pela esquerda nos tempos de Manchester United e no próprio Grêmio.
Fabio é mais completo do que o reserva de Reinaldo, tem mais intimidade com a bola, além de atuar na parte defensiva e ofensiva do jogo com a mesma desenvoltura. Mayk tem como principal característica a marcação, apresentando dificuldade no apoio ao ataque.
Renato escala Mayk em função do modelo de jogo
Contudo, como o Imortal vai manter o modelo de jogo reativo, Renato optou por escalar o jogador que é da posição. A ideia é defender primeiro e sair em transição rápida. Tanto que Aravena vai iniciar o jogo, no entendimento do técnico o chileno compõe mais a linha defensiva do que Soteldo.
O grande perigo é atrair o adversário demasiadamente para cima, correr o risco de sufoco, ainda mais como visitante, não é bom. Sendo assim, como fez contra o Botafogo, fora de casa, o Grêmio não pode abdicar do ataque. Nesse sentido entendo que Soteldo fará muita falta, o venezuelano tem mais recursos ofensivos do que o escolhido para a ponta esquerda.
Grenal
Confira a escalação do Grêmio para o Grenal 443
Daqui a pouco no estádio Beira-Rio, Grêmio e Inter vão medir forças pela 30ª rodada do Brasileirão. O tricolor está definido para o último clássico da temporada. Renato Portaluppi organizou o time para jogar em transição rápida. Nas últimas rodadas o treinador adotou o modelo reativo e vai manter essa forma de atuar no clássico deste sábado. Confira a escalação do Tricolor Gaúcho.
Kannemann e Reinaldo desfalcam o Imortal
A bola rola para o último Grenal do ano a partir das 16h (horário de Brasília). O Premiere anuncia a transmissão ao vivo do duelo. Porém, para o embate com o maior rival, Renato Portaluppi não poderá contar com Walter Kannemann, o ídolo da torcida, e um dos líderes do grupo gremista, sentiu um problema físico. Dessa forma, ele está fora de combate.
Entretanto, este não é o único desfalque do Tricolor Gaúcho, o lateral-esquerdo Reinaldo também será ausência no embate, ele completou a série de três cartões amarelos diante do Atlético-MG. Sendo assim, o lado esquerdo da defesa será formado por reservas, o que implica em um cuidado maior com aquele setor.
Confira a escalação do Grêmio
- Marchesin; João Pedro, Rodrigo Ely, Jemerson e Mayk; Dodi, Villasanti, Edenilson, Cristaldo e Aravena; Braithwaite. Técnico: Renato Portaluppi.
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Grêmio abre pré-temporada com uma novidade e um retorno
-
Campeonatos6 dias ago
Grêmio vence o Porto Vitória e se classifica na Copinha
-
Contratações5 dias ago
Grêmio avança para fechar pacote de reforços
-
Contratações6 dias ago
Grêmio faz investida para contratar Cuellar
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
Grêmio fará três amistosos na pré-temporada
-
Jogadores6 dias ago
Caíque deve defender as cores do Criciúma em 2025
-
Jogadores2 dias ago
Grêmio não aceita proposta por Cristian Pavón
-
Últimas notícias do Grêmio1 dia ago
Volante do Talleres entra no radar do Grêmio