Campeonatos
Nos pênaltis Grêmio avança às semifinais da Copa do Brasil
Em noite de muita chuva e jogo iniciando com uma hora de atraso, Grêmio e Bahia travaram um duelo de muitas emoções na Arena. A partida que decidia quem passava à fase semifinal da Copa do Brasil foi um verdadeiro teste para cardíacos. Oportunidades perdidas, bola na trave, gols e cobrança de pênaltis, este foi o cardápio na decisão da terça-feira (12).
Primeiro Tempo: Grêmio tomando a iniciativa
Jogando em casa, o Grêmio procurou tomar a iniciativa do jogo, apesar do gramado pesado, devido a intensa chuva, o time de Renato Portaluppi trocou passes e explorou as laterais do campo. O Bahia respondia ocupando os espaços deixados pelos donos da casa e levava algum perigo nos contragolpes. Desta forma, a equipe de Renato Paiva fez com que o Tricolor Gaúcho diminuísse a intensidade ofensiva.
O Grêmio criou as melhores oportunidades, no entanto, voltou a desperdiçar as chances. Como no futebol algumas leis costumam não falhar, ao apagar das luzes da primeira etapa, Everaldo, ex-Grêmio, acertou um belo chute de fora da área no ângulo de Grando, Bahia 1 a 0, Lei do Ex e Lei do quem não faz leva.
Segundo Tempo: Final com trocação
O Imortal voltou para a segunda etapa com determinação e volume de jogo, o goleiro Marcos Felipe foi se tornando o destaque do embate. Renato orientou a equipe a encurtar o campo subindo a linha defensiva, os baianos estavam ocupando o espaço entre o meio-campo gremista e sua defesa. A medida deu certo e o Grêmio passou a sufocar o adversário. Contudo, seguiu perdendo as chances para marcar. Aos 26 minutos Ferreira fez grande jogada e tocou para Villasanti empatar a partida.
Na reta final do duelo as equipes se jogaram ao ataque, faltou esquema tático, mas sobrou emoção. O Bahia colocou duas vezes a bola na trave superior de Gabriel Grando, o Grêmio respondeu com Suárez encobrindo Marcos Felipe e acertando o travessão.
Para fazer o coração dos torcedores bater ainda mais forte, a decisão da vaga às semifinais foi para as cobranças de pênaltis. A estrela de Grando brilhou, o jovem goleiro pegou duas cobranças e colocou o Imortal entre os quatro melhores da competição.
Campeonatos
12º colocado no Brasileirão, Grêmio foca na Copa Sul-Americana
Após fechar a 10ª rodada do Brasileirão na 12ª posição, o Grêmio dá um tempo no torneio nacional e foca na Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (29), o Imortal recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai. A partida encerra a fase de grupos da competição continental.
Grêmio não depende de si
O Tricolor Gaúcho chega para a partida embalado pela vitória sobre o Bahia, que lhe conferiu uma situação mais tranquila no campeonato nacional. Por outro lado, o Luqueño perdeu para o Guaraní, em jogo válido pelo campeonato paraguaio.
No entanto, o Grêmio não depende apenas de si para garantir a vaga nas oitavas de final da Copa. A equipe de Mano Menezes ocupa o segundo lugar no Grupo D, com 9 pontos, dois atrás do líder Godoy Cruz, da Argentina.
Mano vai poupar titulares
Para evitar a disputa dos playoffs contra um time oriundo da Libertadores, o Imortal precisa vencer e torcer por um tropeço dos argentinos contra o Atlético Grau, do Peru. O ideal seria uma derrota do Godoy Cruz, bastando ao Tricolor apenas uma vitória. Já um empate obrigaria o clube brasileiro a superar um saldo de dois gols pró Godoy.
Contudo, diante da grande probabilidade de ter que disputar os playoffs, o treinador gremista deve poupar titulares contra o Sportivo Luqueño, visando a sequência dura no Brasileirão. Os próximos adversários serão Juventude (F), Corinthians (C) e Cruzeiro (F).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Campeonatos
Grêmio tem prejuízo milionário com eliminação na Copa do Brasil
O Grêmio realizou a proeza de ser eliminado da Copa do Brasil pelo CSA, com todo o respeito à equipe de Alagoas. Mas a verdade é que o adversário disputa a terceira divisão do futebol brasileiro. E, para o nosso espanto, foram duas partidas: o Imortal perdeu uma e empatou a outra, ou seja, não conseguiu vencer.
Fiasco na Copa do Brasil
Pior do que isso, o Tricolor Gaúcho deixou a competição sem ganhar um jogo sequer. Empatou na estreia com o São Raimundo, de Roraima, e na segunda fase obteve um novo empate com o Athletic, de Minas Gerais. O primeiro sem divisão nacional, enquanto o segundo disputa a Série B.
Contudo, após passar pelas duas primeiras fases da competição conquistando a vaga nas cobranças de pênaltis, o Grêmio caiu para o CSA. Para piorar um pouco a trajetória, a partida decisiva foi na casa gremista, e nem foi preciso passar pelo drama da disputa das penalidades.
Grêmio teve prejuízo milionário
Além do fiasco protagonizado no torneio, o clube sofreu um prejuízo financeiro milionário. Dentro da meta orçamentária para o ano, a projeção era chegar às quartas de final da Copa do Brasil. Portanto, faltaram duas fases, e assim R$ 8.379.000 não entrarão nos cofres do clube.
Diante disso, o Imortal terá que buscar esse valor por outras formas de receita para fechar as metas estabelecidas no início da temporada. Provavelmente, a fonte dessa diferença será a venda de jogadores.
Foto: Reprodução/Amazon Prime
Campeonatos
Grêmio pode assumir a liderança na Copa Sul-Americana
O Grêmio vira a chave e foca na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o Imortal encara o Atlético Grau, do Peru. O time de Mano Menezes pode assumir a liderança do Grupo D da competição continental.
Grêmio precisa fazer saldo para assumir a liderança
No entanto, para alcançar esse objetivo, o Tricolor Gaúcho precisa vencer a equipe peruana por dois gols de diferença. No outro jogo da chave, disputado nesta terça-feira (6), o Godoy Cruz bateu o Sportivo Luqueño e manteve-se na primeira posição.
Entretanto, o treinador gremista fará mudanças na escalação em relação à equipe que iniciou contra o Santos no último domingo pelo Brasileirão. Edenílson, lesionado, e Marlon, impedido de atuar nesta fase, estão fora obrigatoriamente.
Além da dupla, Braithwaite e Dodi, por preservação, não acompanharam a delegação na viagem para Lima. Os substitutos do quarteto devem ser Alysson, Lucas Esteves, Arezo e Camilo, respectivamente. Contudo, o Tricolor ainda poderá ter outras alterações.
Saiba onde assistir à partida ao vivo
Atlético Grau e Grêmio jogam a partir das 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, Peru. A torcida peruana praticamente não se fará presente. Sendo assim, não haverá pressão das arquibancadas sobre o Grêmio.
A partida, válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, terá transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Paramount.
Foto: Divulgação/Conmebol