Campeonatos
Grêmio e Flamengo vão duelar nas semifinais
Em noite de muita chuva, gramado com poças e partida iniciando com uma hora de atraso, o Grêmio venceu o Bahia e avançou para as semifinais da Copa do Brasil. A classificação gremista teve contornos de dramaticidade, após empate nos noventa minutos a vaga foi alcançada nas cobranças de penalidades. Nas semifinais o Imortal vai enfrentar o Flamengo,.
Por sua vez, o Rubro Negro venceu o Athletico-PR, em Curitiba, e passou de fase. Esta vai ser a nona vez na história da Copa que os dois clubes se encontram. Os jogos estão marcados inicialmente para os dias 9 e 16 de agosto, no entanto, as datas podem ser modificadas em virtude da participação do Flamengo na Libertadores.
Grêmio castiga o Flamengo
Em 1989, Grêmio e Flamengo se encontraram nas semifinais, no jogo de ida houve empate no Rio em 2 a 2, na volta em Porto Alegre o Imortal goleou por 6 a 1. Na sequência a equipe Gaúcha, treinada por Cláudio Duarte, conquistaria o título da 1ª edição da competição.
Em 1993, um novo duelo pelas semifinais, a partida de ida mais uma vez ocorreu em solo fluminense e deu Flamengo 4 a 3, Renato Portaluppi marcou um dos gols dos cariocas. Entretanto, na volta o Grêmio venceu por 1 a 0, e beneficiado pelo critério do gol fora de casa avançou para a final.
Em 1995, novamente embate na fase semifinal, a primeira partida foi realizada no Rio de Janeiro e o Mengão levou a melhor vencendo por 2 a 1. Os gaúchos deram o troco no Olímpico, vitória por 1 a 0. Mais uma vez o Tricolor Gaúcho se beneficiou do gol como visitante e passou à final da Copa.
Em 1997, as equipes se reencontraram, desta vez na fase final. Os jogos tiveram a sequência alterada, o primeiro na casa gremista, empate em 0 a 0. Na volta, em pleno Maracanã, as equipes ficaram no 2 a 2, como o regulamento mantinha o peso dobrado para o gol marcado fora de casa o Grêmio saiu campeão.
Virada de chave do Mengão
Em 1999, as equipes se encontraram um pouco mais cedo, nas quartas de final e desta vez o Rubro-Negro ficou com a vaga. No primeiro duelo, no estádio gremista, deu Flamengo 2 a 1. No jogo de volta empate em 2 a 2.
Em 2004, repetiu-se a dose nas quartas de final . O primeiro jogo ocorreu no Sul, os cariocas venceram por 1 a 0. Na partida da volta, no Rio de Janeiro, empate em 0 a 0, na soma dos resultados, o time de Abel Braga passou à fase seguinte.
Em 2018, Outra disputa pelas quartas de final, o duelo foi aberto na Arena, no entanto, o Grêmio não fez valer o mando de campo e o placar acabou em igualdade de 1 a 1. Na volta o Flamengo ficaria com a vaga vencendo por 1 a 0.
Em 2021, mais uma disputa nas quartas de final, o ano não foi bom para o Tricolor Gaúcho, que acabou rebaixado no Brasileirão. Pela Copa do Brasil, treinado por Felipão, o Grêmio acabou eliminado pelo Flamengo do técnico Renato Portaluppi. Foram duas vitórias dos cariocas, no Rio, uma goleada por 4 a 0, na volta, em Porto Alegre, nova vitória do Mengão 2 a 0.
Campeonatos
Grêmio ainda pode chegar à Libertadores
Jogando um bom futebol, especialmente no primeiro tempo, o Grêmio venceu o São Paulo, neste domingo (1º). Além disso, o heptacampeão Gaúcho contou com resultados paralelos e se livrou da queda de divisão. Para mais, o Imortal manteve viva a chance de chegar à Libertadores do ano que vem.
Segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas de futebol, o Tricolor Gaúcho tem 1,4% de chances de jogar a principal competição do continente. Entretanto, terá, mais uma vez, que contar com resultados paralelos.
O Grêmio torce por dois de três cenários
- O Bahia não pode mais pontuar.
- Da mesma forma, o Corinthians precisa perder os dois jogos restantes.
- O Cruzeiro pode fazer apenas um ponto até o encerramento do Brasileirão.
Contudo, Bahia e Corinthians se enfrentam na próxima rodada, um empate neste jogo tira qualquer possibilidade do Imortal se qualificar para a disputa da Libertadores em 2025.
Por sua vez, o Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (4), em Salvador, onde encara o Vitória. A bola vai rolar a partir das 20h (horário de Brasília). No domingo (8), o time de Renato Portaluppi recebe o Corinthians, a partida está marcada para às 16h (horário de Brasília).
Campeonatos
Veja a chance do Grêmio se classificar para a Sul-Americana
Com a vitória sobre o São Paulo e os tropeços de Criciúma e RB Bragantino, o Grêmio garantiu a permanência na Série A do Brasileirão. Além disso, o Imortal ficou mais perto de conquistar uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2025.
Grêmio depende apenas de si
O time de Renato Portaluppi chegou a 11ª posição, com 44 pontos. Dessa forma, o Tricolor Gaúcho depende apenas de si para assegurar presença na competição continental. Na próxima quarta-feira (4), o Maior do Sul visita o Vitória, em Salvador. No domingo (8), recebe o Corinthians, no encerramento do torneio nacional.
De acordo com estudo dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio iniciou a 36ª rodada com 53.3% de chances para garantir a vaga. No entanto, o novo cenário aumenta esse percentual para 94.9%.
Imortal não antecipará férias
Com a conquista da Libertadores pelo Botafogo, o 9º ao 14º colocados no Campeonato Brasileiro se qualificam para a Copa. Sendo assim, mesmo com a manutenção de divisão, o Imortal seguirá utilizando força máxima até o último jogo.
Em entrevista, concedida neste domingo, o vice de futebol Antonio Brum negou a antecipação de férias para os principais jogadores. Porém, o dirigente deixou claro que algum caso esporádico de liberação poderá ocorrer.
“Muito dificilmente o Grêmio vai dar férias antecipadas ao seu elenco porque vamos disputar o Campeonato Brasileiro até a última rodada com força total. Obviamente, algum caso esporádico de algum jogador pode ocorrer”, falou Antonio Brum.
Campeonatos
Rodada ajuda e Grêmio aumenta distância para o Z-4
Uma vitória sobre o Fluminense, na sexta-feira (1), teria deixado o clube tranquilo na luta pela permanência na elite. Entretanto, o Grêmio teve que se contentar com um empate ao apagar das luzes. Contudo, com o andamento da 32ª rodada, o ponto somado acabou sendo motivo de festa para os gremistas.
Grêmio aumenta a distância para o Z-4
Os resultados obtidos pelas equipes que estão na zona da degola favoreceram o Tricolor Gaúcho. Em Bragança Paulista, RB Bragantino e Cuiabá empataram, enquanto Athlético-PR e Juventude, jogando como mandantes, perderam para Vitória e Fortaleza, respectivamente.
Dessa forma, com o empate no Maracanã, o time de Renato Portaluppi aumentou a distância para a zona da confusão de 4 para 5 pontos. Sendo assim, mesmo com um tropeço diante do Palmeiras na próxima sexta-feira (8), o Grêmio voltará para casa fora do grupo do descenso. O Juventude será o adversário na sequência.
Renato Portaluppi precisa acordar
Entretanto, o técnico gremista teve mais sorte do que juízo na rodada. A escalação contra o Fluminense beirou o ridículo, Soteldo como armador, com Cristaldo e Monsalve fora do time, Renato realmente se superou. No entanto, mais uma vez a sua estrela brilhou e ele acabou se dando bem.
Todavia, é preciso cair na real, deixar de ser “Professor Pardal”, nem sempre o acaso vai favorecer. Defender que o desempenho já não interessa, que o importante são os pontos é balela de quem não consegue tirar mais nada do grupo. Desempenho e resultado estão, na grande maioria das vezes, diretamente ligados.
-
Jogos4 dias ago
Em ritmo de férias, Grêmio empata com o Vitória
-
Jogos6 dias ago
Veja a provável escalação do Grêmio contra o Vitória
-
Jogos4 dias ago
Grêmio x Corinthians: Onde assistir, escalações e mais
-
Jogos6 dias ago
Vitória x Grêmio: Onde assistir, escalações e mais
-
Jogos6 dias ago
Soteldo fora, confira os relacionados do Grêmio contra o Vitória
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
O que se sabe sobre a situação de Renato no Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
Rodrigo Ely está fora dos próximos jogos
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
Renato Portaluppi tem situação definida no Grêmio