Campeonatos
Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América
Nesta sexta-feira (28), o Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América. Após ter vencido o Brasileirão de 1981 e ser vice na edição de 1982, o Tricolor Gaúcho levantou pela primeira vez a Taça Libertadores da América, em 1983, dando um passo definitivo para sua projeção mundial.
Naquele ano, o Grêmio pintaria a terra de azul, no entanto, para que isso acontecesse foi preciso contar com um grupo de jogadores muito qualificado. Entre as principais estrelas estavam Osvaldo, Tita, Mazzaropi, César e um garoto acima da média, cria da base gremista, Renato Portaluppi.
Grêmio faz primeira fase promissora
Na primeira fase da competição, o Imortal dividiu o grupo 2 com Flamengo, Bolívar e Blooming. A campanha foi irrepreensível, o time dirigido por Valdir Espinosa terminou a fase de grupos invicto, com cinco vitórias e um empate.
Desta forma, o Tricolor avançou às semifinais e formou o grupo 1 com Estudiantes de La Plata e América de Cali. Com jogos de ida e volta, o triangular foi muito tenso, Valdir Espinosa e seus comandados venceram duas partidas, tendo ainda um empate e uma derrota. A campanha colocou o Grêmio na final inédita como favorito.
Decisão contra um campeão mundial
A decisão foi contra o Peñarol, do Uruguai, três vezes campeão Mundial. A disputa se deu em ida e volta. O primeiro jogo foi em Montevideo, no dia 22 de julho, e terminou em empate de 1 a 1. O duelo final teve como sede o Estádio Olímpico, que recebeu um público de 70 mil torcedores.
Em uma partida muito disputada, os donos da casa mostraram força e largaram na frente com Caio logo aos dez minutos do primeiro tempo. No entanto, no segundo tempo os uruguaios chegaram ao empate. Com este resultado haveria um terceiro jogo a ser disputado em solo argentino.
Em Porto Alegre a glória suprema
Porém, o Imortal contava com o garoto Renato Portaluppi, aos 32 minutos da segunda etapa, o ponteiro alçou a bola para a área adversária e encontrou César, que cabeceou para fazer 2 a 1, o Grêmio estava conquistando a América pela primeira vez. No final da temporada, o Tricolor Gaúcho seria campeão Mundial.
Campeonatos
Grêmio pode assumir a liderança na Copa Sul-Americana
O Grêmio vira a chave e foca na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o Imortal encara o Atlético Grau, do Peru. O time de Mano Menezes pode assumir a liderança do Grupo D da competição continental.
Grêmio precisa fazer saldo para assumir a liderança
No entanto, para alcançar esse objetivo, o Tricolor Gaúcho precisa vencer a equipe peruana por dois gols de diferença. No outro jogo da chave, disputado nesta terça-feira (6), o Godoy Cruz bateu o Sportivo Luqueño e manteve-se na primeira posição.
Entretanto, o treinador gremista fará mudanças na escalação em relação à equipe que iniciou contra o Santos no último domingo pelo Brasileirão. Edenílson, lesionado, e Marlon, impedido de atuar nesta fase, estão fora obrigatoriamente.
Além da dupla, Braithwaite e Dodi, por preservação, não acompanharam a delegação na viagem para Lima. Os substitutos do quarteto devem ser Alysson, Lucas Esteves, Arezo e Camilo, respectivamente. Contudo, o Tricolor ainda poderá ter outras alterações.
Saiba onde assistir à partida ao vivo
Atlético Grau e Grêmio jogam a partir das 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, Peru. A torcida peruana praticamente não se fará presente. Sendo assim, não haverá pressão das arquibancadas sobre o Grêmio.
A partida, válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, terá transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Paramount.
Foto: Divulgação/Conmebol
Campeonatos
Grêmio não depende apenas de si para deixar o Z-4
O empate contra o Vitória, no último domingo, pode manter o Grêmio no Z-4 por mais tempo. Com o resultado, o time de Mano Menezes não depende apenas de si para deixar a zona de rebaixamento na próxima rodada. O Imortal chegou a cinco pontos somados e tem à sua frente Atlético-MG, Vitória, Fortaleza, Mirassol, Juventude, Corinthians e Vasco.
Grêmio depende de resultados paralelos
Dessa forma, além de vencer o Santos, será preciso uma combinação de resultados para que o Tricolor Gaúcho saia da zona da degola no final de semana vindouro. Ainda é cedo para perder o sono pensando em queda de divisão, porém, já é tempo de ligar o sinal de alerta. Há muita gente à frente, o que representa o risco de os rivais abrirem vantagem.
Chance para crescer no Brasileirão
Contudo, a tabela oferece ao Grêmio a chance de recuperação no torneio nacional. Serão dois jogos seguidos em casa, contra Santos e RB Bragantino. O Tricolor precisa encarar como uma Copa do Mundo e somar seis pontos para começar a respirar no campeonato. Se não der na qualidade, terá que ser na raça. O que não pode é desperdiçar essa oportunidade.
Todavia, Mano Menezes terá pouco tempo para treinar, mas isso também ocorre com a maioria dos adversários. Portanto, essa dificuldade não pode servir de desculpa; é o preço que se paga por ser grande e disputar várias competições. Se não há como atender a todas, que não as dispute.
Fotos: Celo Gil / Grêmio FBPA
Campeonatos
Godoy Cruz vence e ultrapassa o Grêmio na Copa Sul-Americana
Com a vitória sobre o Atlético Grau no início da noite desta terça-feira, o Grêmio assumiu a liderança do Grupo D na Copa Sul-Americana. No entanto, mais tarde, o Godoy Cruz bateu o Sportivo Luqueño e ultrapassou o Tricolor Gaúcho.
Grêmio é segundo do Grupo na Copa Sul-Americana
Encerrada a segunda rodada da competição continental, a situação no Grupo D ficou com a seguinte configuração: o Godoy Cruz, da Argentina, lidera com seis pontos e saldo de gols positivo de 4. O Grêmio aparece na segunda posição com o mesmo número de pontos e saldo positivo de 3.
Completando a chave, o Sportivo Luqueño é o terceiro colocado. A equipe paraguaia ainda não pontuou e tem saldo negativo de 3, enquanto o Atlético Grau, do Peru, lanterna do grupo, também não somou pontos e tem saldo negativo de 4. Nesta terça-feira, os argentinos aplicaram 2 a 0 nos peruanos.
Imortal terá que vencer o líder na Argentina
Sendo assim, para fechar o turno de ida da fase de grupos em primeiro lugar na sua chave o Tricolor Gaúcho precisará vencer o Godoy Cruz na Argentina. As equipes se enfrentam no dia 24 de abril, uma quinta-feira. A bola vai rolar a partir das 19h (horário de Brasília).
-
Pós jogo5 dias ago
Grêmio vence o Santos e deixa o Z-4
-
Jogos6 dias ago
Provável escalação do Grêmio contra o Santos
-
Campeonatos2 dias ago
Grêmio pode assumir a liderança na Copa Sul-Americana
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Mano Menezes: “jogador precisa ser convencido”
-
Jogadores6 dias ago
Villasanti desfalcará o Grêmio por até quatro semanas
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
“Fator Felipão” já surte efeito no elenco gremista
-
Jogos5 dias ago
Grêmio: veja os relacionados para o jogo contra o Santos
-
Jogos6 dias ago
Grêmio tem dúvida na defesa para jogo com o Santos