Connect with us

Campeonatos

Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América

Published

on

Libertadores 1983

Nesta sexta-feira (28), o Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América. Após ter vencido o Brasileirão de 1981 e ser vice na edição de 1982, o Tricolor Gaúcho levantou pela primeira vez a Taça Libertadores da América, em 1983, dando um passo definitivo para sua projeção mundial.

Naquele ano, o Grêmio pintaria a terra de azul, no entanto, para que isso acontecesse foi preciso contar com um grupo de jogadores muito qualificado. Entre as principais estrelas estavam  Osvaldo, Tita, Mazzaropi, César e um garoto acima da média, cria da base gremista, Renato Portaluppi.

Grêmio faz primeira fase promissora

Na primeira fase da competição, o Imortal dividiu o grupo 2 com Flamengo, Bolívar e Blooming. A campanha foi irrepreensível, o time dirigido por Valdir Espinosa terminou a fase de grupos invicto, com cinco vitórias e um empate.

Desta forma, o Tricolor avançou às semifinais e formou o grupo 1 com Estudiantes de La Plata e América de Cali. Com jogos de ida e volta, o triangular foi muito tenso, Valdir Espinosa e seus comandados venceram duas partidas, tendo ainda um empate e uma derrota. A campanha colocou  o Grêmio na  final inédita como favorito.

Decisão contra um campeão mundial

A decisão foi contra o Peñarol, do Uruguai, três vezes campeão Mundial. A disputa se deu em ida e volta. O primeiro jogo foi em Montevideo, no dia 22 de julho, e terminou em empate de 1 a 1. O duelo final teve como sede o Estádio Olímpico, que recebeu um público de 70 mil torcedores.

Em uma partida muito disputada, os donos da casa mostraram força e largaram na frente com Caio logo aos dez minutos do primeiro tempo. No entanto, no segundo tempo os uruguaios chegaram ao empate. Com este resultado haveria um terceiro jogo a ser disputado em solo argentino.

Em Porto Alegre a glória suprema

Porém, o Imortal contava com o garoto Renato Portaluppi, aos 32 minutos da segunda etapa, o ponteiro alçou a bola para a área adversária e encontrou César, que cabeceou para fazer 2 a 1, o Grêmio estava conquistando a América pela primeira vez. No final da temporada, o Tricolor Gaúcho seria campeão Mundial.

 

 

Campeonatos

Fluminense goleia São Paulo e ajuda o Grêmio

Published

on

Fluminense

Na noite desta quinta-feira (27), pela 36ª rodada do Brasileirão, o Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0. A equipe dirigida por Luis Zubeldía não tomou conhecimento do time comandado por Hernán Crespo e literalmente passeou pelo gramado do Maracanã.

Fluminense ajudou o Grêmio

Com a derrota, os paulistas seguem na 8ª colocação, com 48 pontos, o que favorece o Grêmio. Se vencer o Fluminense na próxima terça-feira (2), o Tricolor Gaúcho chegará a 49 pontos, ultrapassando o São Paulo. Mantendo essa posição, o time gaúcho disputará a pré-Libertadores. Porém, para que isso aconteça, o Cruzeiro precisa conquistar a Copa do Brasil.

Teoricamente, o Imortal tem boas chances de superar o Sport na última rodada do torneio nacional. Entretanto, o grande desafio gremista será vencer o Fluminense na 37ª rodada, na Arena. Sob o comando de Zubeldía, a equipe carioca soma 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com aproveitamento de 61,5% — desempenho compatível com os clubes que estão no pelotão de frente do Brasileirão.

Tricolor Gaúcho depende apenas de si

Sendo assim, o Grêmio precisa vencer as partidas restantes e torcer para que o Cruzeiro conquiste a Copa do Brasil, a fim de garantir vaga na competição continental. O Imortal encerra sua participação contra o Fluminense, no dia 2 de dezembro, na Arena, e diante do Sport, em 7 de dezembro, fora de casa.

Foto: Lucas Merçon/Fluminense

Continue Reading

Campeonatos

Garantindo na Séria A, Grêmio mantém sonho de jogar a Libertadores em 2026

Published

on

Grêmio

A vitória sobre o Palmeiras garantiu matematicamente o Grêmio na 1ª divisão e manteve viva a chance de conquistar uma vaga para a Libertadores. No entanto, para que isso aconteça, será necessário que o Brasileirão disponibilize oito vagas para a competição continental.

Mano diz que Grêmio quer vaga

Após o confronto contra a equipe de Abel Ferreira, o treinador gremista comentou sobre essa possibilidade. Segundo Mano, enquanto houver a oportunidade de disputar uma vaga, o Imortal seguirá na briga.

“Penso que enquanto existe oportunidade, precisamos lutar (pela chance de classificação). Vamos fazer isso. Melhor do que precisar ficar olhando para baixo. Temos mais tranquilidade. O emocional de quem está pressionado leva a se precaver mais. Talvez a gente possa ver isso”, disse o técnico.

Imortal terá desfalques contra o Fluminense

Sendo assim, o Tricolor Gaúcho encara a partida contra o Fluminense como uma verdadeira decisão. No entanto, o comandante gremista terá desfalques importantes para o duelo diante dos cariocas. O artilheiro Carlos Vinícius e Amuzu estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral Marlon e o zagueiro Kannemann, punidos pelo STJD, também ficam fora da equipe.

Por outro lado, Mano Menezes poderá contar com Willian. O meia retornou contra o Palmeiras, entrando no segundo tempo, e teve uma boa atuação — inclusive marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 2 sobre o Verdão. O jogador se recuperou de uma fratura que o afastou dos gramados por dois meses.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Continue Reading

Campeonatos

12º colocado no Brasileirão, Grêmio foca na Copa Sul-Americana

Published

on

Grêmio/Mano Menezes

Após fechar a 10ª rodada do Brasileirão na 12ª posição, o Grêmio dá um tempo no torneio nacional e foca na Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (29), o Imortal recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai. A partida encerra a fase de grupos da competição continental.

Grêmio não depende de si

O Tricolor Gaúcho chega para a partida embalado pela vitória sobre o Bahia, que lhe conferiu uma situação mais tranquila no campeonato nacional. Por outro lado, o Luqueño perdeu para o Guaraní, em jogo válido pelo campeonato paraguaio.

No entanto, o Grêmio não depende apenas de si para garantir a vaga nas oitavas de final da Copa. A equipe de Mano Menezes ocupa o segundo lugar no Grupo D, com 9 pontos, dois atrás do líder Godoy Cruz, da Argentina.

Mano vai poupar titulares

Para evitar a disputa dos playoffs contra um time oriundo da Libertadores, o Imortal precisa vencer e torcer por um tropeço dos argentinos contra o Atlético Grau, do Peru. O ideal seria uma derrota do Godoy Cruz, bastando ao Tricolor apenas uma vitória. Já um empate obrigaria o clube brasileiro a superar um saldo de dois gols pró Godoy.

Contudo, diante da grande probabilidade de ter que disputar os playoffs, o treinador gremista deve poupar titulares contra o Sportivo Luqueño, visando a sequência dura no Brasileirão. Os próximos adversários serão Juventude (F), Corinthians (C) e Cruzeiro (F).

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio