Connect with us

Campeonatos

Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América

Published

on

Libertadores 1983

Nesta sexta-feira (28), o Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América. Após ter vencido o Brasileirão de 1981 e ser vice na edição de 1982, o Tricolor Gaúcho levantou pela primeira vez a Taça Libertadores da América, em 1983, dando um passo definitivo para sua projeção mundial.

Naquele ano, o Grêmio pintaria a terra de azul, no entanto, para que isso acontecesse foi preciso contar com um grupo de jogadores muito qualificado. Entre as principais estrelas estavam  Osvaldo, Tita, Mazzaropi, César e um garoto acima da média, cria da base gremista, Renato Portaluppi.

Grêmio faz primeira fase promissora

Na primeira fase da competição, o Imortal dividiu o grupo 2 com Flamengo, Bolívar e Blooming. A campanha foi irrepreensível, o time dirigido por Valdir Espinosa terminou a fase de grupos invicto, com cinco vitórias e um empate.

Desta forma, o Tricolor avançou às semifinais e formou o grupo 1 com Estudiantes de La Plata e América de Cali. Com jogos de ida e volta, o triangular foi muito tenso, Valdir Espinosa e seus comandados venceram duas partidas, tendo ainda um empate e uma derrota. A campanha colocou  o Grêmio na  final inédita como favorito.

Decisão contra um campeão mundial

A decisão foi contra o Peñarol, do Uruguai, três vezes campeão Mundial. A disputa se deu em ida e volta. O primeiro jogo foi em Montevideo, no dia 22 de julho, e terminou em empate de 1 a 1. O duelo final teve como sede o Estádio Olímpico, que recebeu um público de 70 mil torcedores.

Em uma partida muito disputada, os donos da casa mostraram força e largaram na frente com Caio logo aos dez minutos do primeiro tempo. No entanto, no segundo tempo os uruguaios chegaram ao empate. Com este resultado haveria um terceiro jogo a ser disputado em solo argentino.

Em Porto Alegre a glória suprema

Porém, o Imortal contava com o garoto Renato Portaluppi, aos 32 minutos da segunda etapa, o ponteiro alçou a bola para a área adversária e encontrou César, que cabeceou para fazer 2 a 1, o Grêmio estava conquistando a América pela primeira vez. No final da temporada, o Tricolor Gaúcho seria campeão Mundial.

 

 

Campeonatos

Godoy Cruz vence e ultrapassa o Grêmio na Copa Sul-Americana

Published

on

Copa Sul-Americana

Com a vitória sobre o Atlético Grau no início da noite desta terça-feira, o Grêmio assumiu a liderança do Grupo D na Copa Sul-Americana. No entanto, mais tarde, o Godoy Cruz bateu o Sportivo Luqueño e ultrapassou o Tricolor Gaúcho.

Grêmio é segundo do Grupo na Copa Sul-Americana

Encerrada a segunda rodada da competição continental, a situação no Grupo D ficou com a seguinte configuração: o Godoy Cruz, da Argentina, lidera com seis pontos e saldo de gols positivo de 4. O Grêmio aparece na segunda posição com o mesmo número de pontos e saldo positivo de 3.

Completando a chave, o Sportivo Luqueño é o terceiro colocado. A equipe paraguaia ainda não pontuou e tem saldo negativo de 3, enquanto o Atlético Grau, do Peru, lanterna do grupo, também não somou pontos e tem saldo negativo de 4. Nesta terça-feira, os argentinos aplicaram 2 a 0 nos peruanos.

Imortal terá que vencer o líder na Argentina

Sendo assim, para fechar o turno de ida da fase de grupos em primeiro lugar na sua chave o Tricolor Gaúcho precisará vencer o Godoy Cruz na Argentina. As equipes se enfrentam no dia 24 de abril, uma quinta-feira. A bola vai rolar a partir das 19h (horário de Brasília).

Continue Reading

Campeonatos

Copa Sul-Americana: “Saiba onde assistir ao vivo o Grêmio”

Published

on

Copa Sul-Americana

A fase de grupos da Copa Sul-Americana começa na próxima terça-feira (1º). Os torcedores gremistas poderão acompanhar o Tricolor Gaúcho ao vivo pela ESPN, na TV fechada, e pelos serviços de streaming Disney+ e Paramount+.

Tricolor Gaúcho quer título inédito

O Imortal busca o título inédito da competição continental. Concomitantemente, o clube estará envolvido no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. A ideia inicial é tratar os três torneios com o mesmo foco.

Na segunda-feira (17 de março), a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Copa Sul-Americana. O Grêmio está no Grupo D, ao lado do Deportivo Luqueño, do Paraguai, do Atlético Grau, do Peru, e do Godoy Cruz, da Argentina.

Onde assistir o Grêmio na Copa Sul-Americana

  • Sportivo Luqueño x Grêmio – Paramount
  • Grêmio x Atlético Grau – ESPN/Disney+
  • Godoy Cruz x Grêmio – Paramount
  • Atlético Grau x Grêmio – Paramount
  • Grêmio x Godoy Cruz – ESPN/Disney+
  • Grêmio x Sportivo Luqueño – ESPN/Disney+

Em entrevista após o sorteio, o presidente Alberto Guerra disse que o Grêmio precisa ser campeão do grupo. No entanto, alertou para as possíveis dificuldades que os oponentes podem causar nos embates. Ele destacou o Godoy Cruz, time argentino, que já foi adversário do Tricolor Gaúcho pela Copa Libertadores.

“Há sempre uma dificuldade. O Godoy Cruz é um time argentino que já enfrentamos na Libertadores e sabemos que não é fácil jogar contra eles. Os outros times não têm tanta tradição internacional, mas, se estão em uma competição como a Copa Sul-Americana, é porque possuem qualidade e podem surpreender”, disse Alberto Guerra.

Foto: Divulgação/Conmebol

Continue Reading

Campeonatos

Alberto Guerra sobre Sul-Americana: “Direto para as oitavas”

Published

on

Alberto Guerra - Sul-Americana

Nesta segunda-feira (17), a Conmebol realizou o sorteio dos grupos da Copa Sul-Americana. O Grêmio está no Grupo D, tendo como companhias o Deportivo Luqueño, do Paraguai, o Atlético Grau, do Peru e o Godoy Cruz, da Argentina. Em entrevista, o presidente do Imortal, Alberto Guerra, afirmou que o clube precisa avançar de fase em primeiro lugar.

Meta para a Sul-Americana

“É um começo. Temos que classificar bem e ir direto para as oitavas. Esse ano, a Sul-Americana tem mais clubes ganhadores da Libertadores entre os brasileiros do que a própria Libertadores. Então, a competição será muito forte. Precisamos garantir o primeiro lugar do grupo para evitar mais complicações e ter uma facilidade maior no calendário”, falou o presidente.

O mandatário maior do Tricolor Gaúcho reconheceu que o grupo não apresenta adversários de grande porte. No entanto, alertou para as possíveis dificuldades que os oponentes podem causar nos embates. Ele destacou o Godoy Cruz, time argentino que já foi adversário pela Copa Libertadores.

“Há sempre uma dificuldade. O Godoy Cruz é um time argentino que já enfrentamos na Libertadores e sabemos que não é fácil jogar contra eles. Os outros times não têm tanta tradição internacional, mas, se estão em uma competição como a Copa Sul-Americana, é porque possuem qualidade e podem surpreender”

Grêmio é “Gato Escaldado”

Vale lembrar que, na atual temporada, o Grêmio passou por imensas dificuldades contra o São Raimundo, de Roraima, e o Athletic, do interior de Minas Gerais, pela Copa do Brasil. Nas duas oportunidades, o clube conseguiu a classificação nas cobranças de pênaltis. Diante disso, todo o cuidado é pouco.

Por outro lado, há uma perspectiva de que a equipe evolua. Gustavo Quinteros terá o tempo que tanto reclamava para trabalhar suas ideias de jogo e recuperar fisicamente os jogadores. Contudo, o calendário será pesado, com jogos por três competições. A direção terá, obrigatoriamente, que ir às compras novamente.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio