Connect with us

Campeonatos

Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América

Published

on

Libertadores 1983

Nesta sexta-feira (28), o Grêmio festeja os 40 anos da conquista da América. Após ter vencido o Brasileirão de 1981 e ser vice na edição de 1982, o Tricolor Gaúcho levantou pela primeira vez a Taça Libertadores da América, em 1983, dando um passo definitivo para sua projeção mundial.

Naquele ano, o Grêmio pintaria a terra de azul, no entanto, para que isso acontecesse foi preciso contar com um grupo de jogadores muito qualificado. Entre as principais estrelas estavam  Osvaldo, Tita, Mazzaropi, César e um garoto acima da média, cria da base gremista, Renato Portaluppi.

Grêmio faz primeira fase promissora

Na primeira fase da competição, o Imortal dividiu o grupo 2 com Flamengo, Bolívar e Blooming. A campanha foi irrepreensível, o time dirigido por Valdir Espinosa terminou a fase de grupos invicto, com cinco vitórias e um empate.

Desta forma, o Tricolor avançou às semifinais e formou o grupo 1 com Estudiantes de La Plata e América de Cali. Com jogos de ida e volta, o triangular foi muito tenso, Valdir Espinosa e seus comandados venceram duas partidas, tendo ainda um empate e uma derrota. A campanha colocou  o Grêmio na  final inédita como favorito.

Decisão contra um campeão mundial

A decisão foi contra o Peñarol, do Uruguai, três vezes campeão Mundial. A disputa se deu em ida e volta. O primeiro jogo foi em Montevideo, no dia 22 de julho, e terminou em empate de 1 a 1. O duelo final teve como sede o Estádio Olímpico, que recebeu um público de 70 mil torcedores.

Em uma partida muito disputada, os donos da casa mostraram força e largaram na frente com Caio logo aos dez minutos do primeiro tempo. No entanto, no segundo tempo os uruguaios chegaram ao empate. Com este resultado haveria um terceiro jogo a ser disputado em solo argentino.

Em Porto Alegre a glória suprema

Porém, o Imortal contava com o garoto Renato Portaluppi, aos 32 minutos da segunda etapa, o ponteiro alçou a bola para a área adversária e encontrou César, que cabeceou para fazer 2 a 1, o Grêmio estava conquistando a América pela primeira vez. No final da temporada, o Tricolor Gaúcho seria campeão Mundial.

 

 

Campeonatos

Grêmio e Botafogo negociam troca de mando de campo

Published

on

Gremio x Botafogo

Dirigentes de Grêmio e Botafogo estudam a possibilidade da troca de mando de campo das partidas entre si, válidas pelo Campeonato Brasileiro. A informação é do jornalista Rodrigo Oliveira, da Rádio Gaúcha. O portal FogãoNET reproduziu a notícia. Entretanto, a alteração da ordem dos jogos depende de liberação da CBF.

Grêmio e Botafogo jogam na 9ª rodada

A entidade que organiza o futebol brasileiro suspendeu o torneio nacional por duas rodadas, por motivo da enchente que assola o Rio Grande do Sul. O retorno da disputa se dará em sua 9ª rodada, justamente quando gaúchos e cariocas se encontram. Estando a Arena sem condições para sediar jogos, o duelo poderia ser realizado no Estádio Nilton Santos, casa do Fogão.

Dessa forma, o jogo válido pelo segundo turno, na 28ª rodada, marcado para setembro, teria como palco o campo gremista, se este reunir condições para a prática do futebol, o que provavelmente se confirmará. Atualmente, além da Arena estar alagada, o Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, está fechado.

Imortal mandará jogos no Paraná

Contudo, se a CBF não autorizar a inversão dos mandos de campo, Grêmio e Botafogo terão de jogar em outro estádio. O Tricolor Gaúcho mandará dois jogos pela Libertadores no Estádio Couto Pereira, do Coritiba. Uma possibilidade seria a direção do Imortal negociar com os dirigentes do Coxa-Branca a realização do jogo com o Glorioso nas dependências do clube do Paraná.

VOCÊ PODE AJUDAR AS VÍTIMAS DA ENCHENTE NO ESTADO CONTRIBUINDO ATRAVÉS DO PIX DO BANRISUL.

      Banrisul
      Chave Pix CNPJ:92.958.800/0001-38

 

 

 

Continue Reading

Campeonatos

CBF suspende Brasileirão por duas rodadas

Published

on

CBF Edinaldo

Finalmente a CBF tomou uma decisão sensata, nesta quarta-feira (15), a entidade suspendeu o Brasileirão para as próximas duas rodadas. Contudo, a decisão poderia ser melhor, Grêmio, Inter e Juventude solicitaram que o torneio parasse nas três próximas datas. Seria um tempo bem razoável para que as agremiações pudessem retomar uma condição melhor de jogo.

CBF atendeu decisão dos clubes

Na verdade, quem tomou a decisão foram os clubes que disputam a Série A. Das 20 agremiações, 15 se colocaram a favor de parar o campeonato nacional por um período em decorrência da tragédia que assola o Rio Grande do Sul.

Dessa forma, as rodadas 7 e 8, que ocorreriam nos dois próximos fim de semana estão adiadas. A decisão coincide com o período em que as partidas da dupla Grenal e Juventude ficariam suspensas. O Brasileirão deve retornar normalmente no dia 1º de junho, na 9ª rodada.

Grêmio mandará seus jogos na casa do Coritiba

Sendo assim, os clubes gaúchos voltarão a disputar um compromisso oficial no final de maio. Particularmente, o Tricolor Gaúcho enfrentará o The Strongest, da Bolívia, no dia 29, pela Libertadores. A princípio a disputa se dará no Estádio Couto Pereira, do Coritiba, no Paraná.

Tendo suas dependências esportivas gravemente afetadas pelas chuvas e enchentes, o Grêmio passará a treinar no CT do Corinthians. O elenco Tricolor retorna às atividades nesta sexta-feira (17). Além disso, o Imortal mandará seus próximos dois jogos pelo torneio continental na casa do Coxa-Branca.

 

 

Continue Reading

Campeonatos

Grêmio vira a chave e foca na Copa do Brasil, time terá alterações

Published

on

Grêmio vira a chave e foca na Copa do Brasil

Após o jogo conturbado contra o Bahia, o Grêmio vira a chave e foca na Copa do Brasil. Na próxima terça-feira (30), o Imortal estreia na competição contra o Operário-PR, no Paraná. A bola vai rolar a partir das 20h (horário de Brasília).

Grêmio terá equipe com modificações

O treinador gremista deve mexer nos três setores do time. A começar pelo gol, Rafaela Cabral fez boa estreia contra o Bahia, porém, está impedido de atuar pela competição nacional. O goleiro jogou pelo Cruzeiro no torneio, sendo assim não pode ser utilizado por outro clube. Diante disso, Marchesín retorna a meta contra o Fantasma.

Outra possibilidade, é a saída de Rodrigo Ely para o ingresso de Gustavo Martins, o segundo está pedindo passagem na hierarquia do setor defensivo. Por outro lado, poupado contra o Bahia, o volante Pepe volta ao meio-campo, assim como Cristaldo.

Enquanto isso, no ataque, Gustavo Nunes retoma a titularidade. Dessa forma,  o meio-campista Edenilson, que teve estreia tímida em Salvador, Du Queiroz  e Dodi, vão esperar por uma oportunidade.

Diego Costa será o comandante de ataque

Expulso, no banco de reservas, contra o Bahia, o centroavante Diego Costa não estará em campo contra o Criciúma na próxima rodada do Brasileirão. Entretanto, o camisa 19 vai enfrentar o Operário em Ponta Grossa, nesta terça-feira (30). O Tricolor Gaúcho começa a busca pelo hexacampeonato e para isso conta com os gols do atacante.

 

 

 

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio