Sem categoria
Grêmio se reapresenta com seis ausências
Após a folga da segunda-feira, o Grêmio se reapresentou, no CT Luiz Carvalho, na manhã desta terça-feira (29). No entanto, seis ausências marcaram o início das atividades da semana. Geromel, Caíque e mais quatro jovens não trabalharam com o grupo.
Grêmio se reapresenta com clima leve
Os motivos são distintos, o zagueiro Pedro Geromel, que estreou em 2023 frente ao Cruzeiro, no último domingo, sofreu nova lesão e para por até três semanas. O goleiro Caíque atuou pela Copa FGF no final de semana, o jogador ficou na academia realizando trabalho regenerativo. Cuiabano, Ronald, Mila e Zinho treinaram à tarde com o time Sub-20, eles vão jogar na quarta (30), pela Copa do Brasil da categoria.
Contudo, o ambiente esteve bem descontraído após a vitória contra o Cruzeiro. É consenso na Arena de que a equipe venceu e convenceu, desta forma, o clima ficou mais leve para seguir o trabalho. O elenco realizou um bobinho para aquecer, seguido de trabalho técnico envolvendo trocas de passes e atividade física. Por fim foi realizado um coletivo em espaço reduzido.
Renato tem uma dúvida para escalar o time
Para a partida com o Cuiabá, o lateral esquerdo Reinaldo retorna naturalmente a equipe, ele cumpriu suspensão automática na rodada anterior. O zagueiro Rodrigo Ely deve ser o escolhido para o lugar de Geromel. Por outro lado, Renato tem uma dúvida para escalar o time. Gabriel Grando recebeu o terceiro amarelo e está fora de combate, o treinador terá de escolher entre Felipe Scheibig e Caíque Santos para defender o gol do Tricolor Gaúcho.
Sem categoria
Edenilson ou Ronald: Quem será o novo titular de Renato?
O Grêmio não jogará mais com dois volantes e dois meias, foi o que disse Renato Portaluppi após a derrota para o Criciúma. Segundo o treinador, independentemente do resultado a partida contra os catarinenses seria a última com este esquema. Para ele, Cristaldo e Monsalve não podem jogar juntos.
“O Real (Madrid), o (Manchester) City, o Botafogo, o Flamengo têm condições de jogar com quatro atacantes. O Grêmio não tem. Já tinha falado que ia ser a última partida que íamos começar com essa formação. Com os dois juntos não dá para jogar. Nosso maior problema é dar muito espaço para os adversários. Nossos dois volantes só faltam botar eles na ambulância”, disse Renato.
O treinador destacou que os seus comandados não têm as características necessárias para atuar com um quarteto de ataque. Com meias ofensivos se juntando aos homens de frente e voltando para compor a linha defensiva.
“Tem certos momentos do jogo que a gente cai (de rendimento). O esquema vai ser mudado. A gente sofre muito jogando com os quatro atacantes. São características dos jogadores. Eles não estão acostumados a correr para trás, 60m”, explicou Portaluppi.
Contudo, com base na argumentação de Renato, ficou bem claro que um dos meias deixará o time para o ingresso de mais um volante. Ou seja, a procura por um novo Ramiro continua, um homem que atue na linha de três, porém fechando o meio. Cuja a missão principal não seja dar profundidade, mas ocupar espaços, saindo da ponta para a faixa central.
Renato não abandona o 4-2-3-1
O fato é que o técnico não consegue abandonar o 4-2-3-1, é verdade que tentou algumas vezes, todavia por pouco tempo. O comandante da casamata gremista acredita no esquema vencedor de 2016 e 2017 e não quer abrri mão de sua convicção.
No entanto, acabará punindo o time ao não utilizar os melhores jogadores. Cristaldo, artilheiro da equipe, ou Monsalve, referência técnica, um dos dois irá para o banco de reservas. Há como jogar com a dupla, basta mexer na mecânica de jogo. Renato é bem pago para encontrar soluções.
Segurar um lateral enquanto o outro apoia, teríamos três zagueiros, soltar um volante e prender o outro a frente da área para dar proteção aos zagueiros. Já seriam quatro jogadores defendendo no caso de um contra ataque. Além, de tarefas específicas para os meias, com um voltando mais em relação ao outro dentro de um revezamento para evitar o desgaste.
Edenilson ou Ronald, quem assumirá a vaga?
Entretanto, estas são ações simples, existe mais no futebol, perde pressiona, mais homens perto da bola, futebol apoiado, linhas próximas, basculação das linhas. Soluções existem, as explicações de Renato podem tentar justificar, mas não chegam a convencer.
Todavia, ele já antecipou que daqui para frente a fotografia vai mudar. Resta saber quem será o novo titular do meio-campo do Grêmio. Edenilson, de 34 anos, que oferece experiência, ou Ronald, de 21, cria da base do Tricolor Gaúcho, que pode entregar força, pela juventude. Na minha opinião nenhum dos dois deveria assumir um lugar no time principal.
Rumores
Grêmio tentou Alex Telles, mas jogador fechou com o Botafogo
De acordo com informação do jornalista Bruno Soares, o Grêmio realizou uma investida por Alex Telles, mas o jogador acertou com o Botafogo. O lateral surgiu para o futebol no Juventude, na sequência, em 2013, se transferiu para o Grêmio. Naquela temporada ele fez 51 partidas com a camisa do Imortal, sendo eleito o melhor lateral-esquerdo do Brasileirão.
Alex Telles fez carreira na Europa
Suas ótimas apresentações lhe proporcionaram a oportunidade de jogar na Europa, onde passou por Manchester United, Porto, Sevilla e Internazionale de Milão. Em seu currículo ainda consta a convocação para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Catar, em 2022.
Lateral não aceitou proposta milionária do Grêmio
Na última temporada, Alex Telles defendeu as cores do Al-Nassr, no entanto em comum acordo, o vínculo com a equipe saudita não foi renovado. Dessa forma, o ala ficou livre no mercado. Segundo Bruno Soares, o Grêmio tentou repatriar o jogador e ofereceu um salário de R$1 milhão por mês.
Entretanto, ainda segundo a fonte, o Botafogo bateu a oferta gremista apresentando uma proposta de R$1.5 milhão, mensais, que foi prontamente aceita pelo jogador. Sendo assim, Alex Telles vai jogar pelo clube carioca, a tendência é de que ele coloque Cuiabano, também ex-Grêmio, no banco de reservas.
Jogos
CBF marca data para partida atrasada entre Grêmio e Criciúma
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informou a data para a recuperação da partida atrasada entre Grêmio e Criciúma pela 5ª rodada do Brasileirão. O Tricolor Gaúcho ainda tem um jogo em haver com o Atlético-MG. Entretanto, a entidade que comanda o futebol brasileiro ainda não definiu a agenda para o confronto.
Grêmio e Criciúma poderá acontecer fora da Arena
Por outro lado, o compromisso frente a equipe de Santa Catarina vai acontecer no dia 25 de setembro, uma quarta-feira. Todavia, a bola vai rolar a partir das 19h (horário de Brasília). Como o Imortal é mandante, até lá, a Arena terá de estar em condições de receber uma partida à noite.
Neste domingo (1º), o Grêmio vai receber o Galo pela 25ª rodada do torneio nacional. No entanto, por conta de dificuldade no sistema elétrico do Estádio, a direção gremista solicitou a realização do embate para o turno da manhã. Sendo assim, a CBF marcou o compromisso para às 11h. O clube alugou geradores para manter os serviços indispensáveis à realização do espetáculo.
Segundo esclarecimento da Arena Porto Alegrense, empresa gestora da casa gremista, o complexo esportivo estará em plenas condições a partir de 26 de outubro. Dessa forma, muito provavelmente, Grêmio e Criciúma terá que ser remanejado para outra data, ou a partida acontecerá obrigatoriamente em outro estádio.
-
Jogadores5 dias ago
Gustavo Martins está fora do Grenal
-
Jogadores5 dias ago
Veja os pendurados do Grêmio contra o Atlético-MG
-
Jogos3 dias ago
Atlético-MG x Grêmio: Onde assistir, escalações e mais
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Renato Portaluppi reinventa o Grêmio e resultado aparece
-
Jogadores3 dias ago
Aravena terá mais uma oportunidade como titular do Grêmio
-
Jogadores3 dias ago
Kannemann desfalca o Grêmio contra o Atlético-MG
-
Últimas notícias do Grêmio3 dias ago
Renato Portaluppi comandará o Grêmio contra o Atlético-MG
-
Grenal2 horas ago
Dupla Grenal não aprova arbitro indicado para o clássico 443