Últimas notícias do Grêmio
Renato pode manter novo esquema contra o Cuiabá
A vitória sobre o Cruzeiro, mais do que trazer tranquilidade para o ambiente gremista, marcou o retorno do bom futebol da equipe. Ainda que estivesse frequentando o G4 com certa assiduidade, o Tricolor Gaúcho não vinha tendo bom desempenho a algumas rodadas. No entanto, no último domingo, Renato mexeu no esquema tático e o Grêmio venceu e convenceu.
Renato utilizou esquema inédito nesse Brasileirão
Portaluppi montou o desenho da equipe com um losango no meio-campo, tendo Villasanti na cabeça da área, Pepê e Carballo fazendo os lados e Cristaldo mais a frente. Foi a primeira vez que a equipe jogou com esta formação no Brasileirão. Com uma trinca de volantes que sabe jogar, o Imortal teve mobilidade, qualidade e velocidade na transição ofensiva.
O esquema preferencial de Renato é reconhecidamente o 4-2-3-1, porém, com a ausência de extremas de velocidade, Ferreira e Besozzi não têm dado a resposta esperada, o técnico teve que reinventar o Grêmio mais uma vez. O resultado foi o retorno do toque de bola envolvente e uma maior aproximação entre os setores. Sendo assim, a nova forma de atuar deve ser mantida para a próxima partida.
Portaluppi reinventou o Grêmio pela 3ª vez
Este é o terceiro esquema que Renato utiliza ao longo da temporada. O primeiro foi aquele pelo qual o ídolo gremista tem predileção, o 4-2-3-1. Entretanto, faltavam peças adequadas para pôr em prática a ideia de jogo. Foi aí que o técnico tentou uma forma de jogar mais conservadora, mas que possibilitou soltar os alas para dar profundidade e amplitude à equipe. Foi implantado o 3-5-2, que por vezes migrava para o 3-6-1.
Contudo, com o decorrer das rodadas os adversários entenderam a maneira do Tricolor atuar e passaram a anular sua mecânica de jogo. Como a janela de transferências não entregou os jogadores que o técnico esperava, Renato tirou mais um coelho da cartola, o 4-4-2, com uma trinca de volantes. A modificação deu o resultado esperado. Resta saber se ele será mantido ou se o comandante gremista vai surpreender mais uma vez.
Contratações
Vice do Grêmio admite negociação por volante do Racing
O Grêmio segue em tratativas para contratar Juan Nardoni, do Racing. Os dirigentes do Tricolor Gaúcho confirmam o interesse, mas admitem que o negócio é considerado difícil. A direção, no entanto, conta com o apoio de um ex-jogador como facilitador nas conversas.
Direção do Grêmio admite negociação
Sebastián Sarra, que atuou no Imortal em 2007, atualmente exerce a função de diretor esportivo da equipe de Avellaneda. O ex-goleiro mantém boa relação com Paulo Pelaipe e vem atuando como interlocutor junto ao clube argentino.
“Juan Nardoni é um jogador que estamos observando. No Racing tem o Sebastián Saja, que é um amigo e jogou aqui, então isso facilita tudo. O Grêmio estava em uma situação financeira difícil, mas aos poucos ela vem melhorando. Precisamos equilibrar os aspectos técnicos e econômicos, e acho que o acordo com o Nardoni é algo que pode acontecer, mas, por enquanto, não estamos tão perto disso”, disse o vice-presidente gremista, Antônio Dutra Jr, à rádio D Sports, da Argentina.
Entretanto, o grande impasse está no valor pedido pelo Racing para liberar Juan Nardoni. Os argentinos pretendem receber US$ 10 milhões (cerca de R$ 52 milhões). Já o Grêmio apresentou uma oferta bem inferior.
Além do Tricolor Gaúcho, Santos e Palmeiras também demonstraram interesse em contar com o meio-campista, o que pode tornar a negociação ainda mais disputada.
Foto: Divulgação Grêmio
Jogadores
Marcos Rocha pode deixar a equipe contra o Botafogo
O experiente lateral Marcos Rocha pode começar no banco de reservas na partida contra o Botafogo. O jogador não apresenta nenhum problema físico, mas deve ceder lugar a João Pedro. A informação, divulgada pelo repórter Geison Lisboa, do Grupo RBS, e reproduzida pelo site Bolavip, indica uma opção técnica.
Liderança dentro do elenco
A decisão do técnico Luís Castro causa surpresa, já que o ex-Palmeiras é considerado um dos líderes do elenco do Grêmio dentro e fora de campo. Além disso, acrescenta qualidade e eleva o patamar da equipe. A justificativa, no entanto, estaria ligada à intensidade: João Pedro oferece mais força e vigor físico.
- Você precisa ver também: Como chega o Botafogo para enfrentar o Grêmio
Pelo lado esquerdo, o Imortal ganha profundidade e velocidade com Marlon e Amuzu. Já pela direita, Tetê cumpre esse papel, enquanto Rocha guarda mais a posição e apoia menos. Isso, em alguns momentos, deixa o desenho tático desequilibrado. Além de que, por vezes, a recomposição defensiva é mais lenta naquele setor.
Um time mais intenso
Como os treinos são fechados, não é possível cravar a escalação. Porém, informações de bastidores apontam que Luís Castro pretende implantar um modelo de jogo mais intenso. Assim, a modificação deve ocorrer já na partida desta quarta-feira (4).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Como chega o Botafogo para enfrentar o Grêmio
Sob o comando do técnico argentino Martín Anselmi, ex-auxiliar de Miguel Ángel Ramírez no Inter, o Botafogo vive um bom início de temporada. A equipe lidera o Grupo B do Campeonato Carioca e estreou no Brasileirão com uma goleada de 4 a 0 sobre o Cruzeiro.
Botafogo enfrenta crise na SAF
Porém, o clube enfrenta turbulências na administração da SAF. O Botafogo sofreu um transfer ban e está impedido de realizar contratações há mais de um mês, situação considerada constrangedora para o empresário John Textor, dono do clube.
O elenco conta com dois ex-jogadores do Grêmio: o atacante Nathan Fernandes e o lateral-esquerdo Alex Telles. Com apenas um desfalque — o lateral Marçal — o Fogão deve ter força máxima contra o Imortal.
Placar contra o Cruzeiro pode ter sido enganador
Placar contra o Cruzeiro pode enganar. Apesar da goleada na estreia, o resultado não refletiu totalmente o equilíbrio da partida. Os gols saíram apenas no segundo tempo e, ao longo do jogo, o Cruzeiro também criou boas oportunidades, que poderiam ter deixado o placar mais justo.
Foto: Vítor Silva/Botafogo
-
Pós jogo6 dias ago
Grêmio repete atuação do Grenal e perde para o Fluminense
-
Jogadores5 dias ago
João Pedro não tem lesão confirmada
-
Jogadores7 dias ago
Fluminense e Grêmio: Weverton joga hoje?
-
Contratações2 dias ago
Grêmio segue tentando contratar um primeiro volante
-
Jogos6 dias ago
A entrevista preocupante de Luís Castro
-
Contratações5 dias ago
Grêmio faz proposta por Juan Nardoni, volante do Racing
-
Jogos5 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Jogadores17 horas ago
Recuperado, Kannemann será reforço para jogo contra o Botafogo
