Últimas notícias do Grêmio
Renato pode manter novo esquema contra o Cuiabá
A vitória sobre o Cruzeiro, mais do que trazer tranquilidade para o ambiente gremista, marcou o retorno do bom futebol da equipe. Ainda que estivesse frequentando o G4 com certa assiduidade, o Tricolor Gaúcho não vinha tendo bom desempenho a algumas rodadas. No entanto, no último domingo, Renato mexeu no esquema tático e o Grêmio venceu e convenceu.
Renato utilizou esquema inédito nesse Brasileirão
Portaluppi montou o desenho da equipe com um losango no meio-campo, tendo Villasanti na cabeça da área, Pepê e Carballo fazendo os lados e Cristaldo mais a frente. Foi a primeira vez que a equipe jogou com esta formação no Brasileirão. Com uma trinca de volantes que sabe jogar, o Imortal teve mobilidade, qualidade e velocidade na transição ofensiva.
O esquema preferencial de Renato é reconhecidamente o 4-2-3-1, porém, com a ausência de extremas de velocidade, Ferreira e Besozzi não têm dado a resposta esperada, o técnico teve que reinventar o Grêmio mais uma vez. O resultado foi o retorno do toque de bola envolvente e uma maior aproximação entre os setores. Sendo assim, a nova forma de atuar deve ser mantida para a próxima partida.
Portaluppi reinventou o Grêmio pela 3ª vez
Este é o terceiro esquema que Renato utiliza ao longo da temporada. O primeiro foi aquele pelo qual o ídolo gremista tem predileção, o 4-2-3-1. Entretanto, faltavam peças adequadas para pôr em prática a ideia de jogo. Foi aí que o técnico tentou uma forma de jogar mais conservadora, mas que possibilitou soltar os alas para dar profundidade e amplitude à equipe. Foi implantado o 3-5-2, que por vezes migrava para o 3-6-1.
Contudo, com o decorrer das rodadas os adversários entenderam a maneira do Tricolor atuar e passaram a anular sua mecânica de jogo. Como a janela de transferências não entregou os jogadores que o técnico esperava, Renato tirou mais um coelho da cartola, o 4-4-2, com uma trinca de volantes. A modificação deu o resultado esperado. Resta saber se ele será mantido ou se o comandante gremista vai surpreender mais uma vez.
Jogos
Juventude x Grêmio: onde assistir, escalações e mais
O confronto Juventude x Grêmio pela 11ª rodada do Brasileirão acontece neste domingo (1º). A bola vai rolar no Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, a partir das 16h (horário de Brasília).
Confira as prováveis escalações para Juventude x Grêmio
Juventude
- Marcão; Ewerthon, Rodrigo Sam, Marcos Paulo (Wilker Ángel) e Alan Ruschel; Caíque, Peixoto (Giraldo) e Nenê; Batalla, Giovanny e Gilberto (Taliari). Técnico: Claudio Tencati.
Grêmio
- Tiago Volpi; Gustavo Martins (Ronald), Wagner Leonardo, Kannemann e Marlon; Dodi e Villasanti; Cristian Olivera, Cristaldo e Amuzu (Aravena); Braithwaite. Técnico: Mano Menezes.
Quem apita Juventude e Grêmio
- Raphael Claus, auxiliado por Danilo Manis e Evandro Lima. VAR: Daiane Muniz (quarteto de SP).
Onde assistir Juventude x Grêmio
- RBS TV e Premiere anunciam a transmissão.
Como chegam as equipes para o confronto
Juventude
O Papo é o 19º colocado no Brasileirão, com oito pontos somados. Para deixar a zona de rebaixamento, o time da Serra Gaúcha precisa vencer e torcer para que Fortaleza ou Vasco percam seus jogos.
Grêmio
O Tricolor Gaúcho está na 12ª colocação no torneio nacional, com 12 pontos. O Imortal quer a vitória para se aproximar da zona de classificação para a Copa Libertadores da América.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Mano convoca Riquelme e mais dois para treinar no profissional
Mano Menezes convocou três jovens da base para treinar com o profissional por tempo indeterminado. O trio esteve à disposição para o jogo de encerramento da fase de grupos da Copa Sul-Americana, contra o Sportivo Luqueño. Entre eles está Riquelme, autor do gol gremista na partida.
Mano chama Riquelme, Jardiel e Zortea
A partir de agora, o meia Riquelme, o centroavante Jardiel e o volante Zortea vão participar com frequência das atividades do grupo principal. Por outro lado, os garotos seguirão à disposição da equipe sub-20.
Jardiel e Zortea já vinham trabalhando com certa regularidade no CT Luiz Carvalho. A novidade mesmo fica por conta de Riquelme, autor do gol na vitória gremista nesta última quinta-feira, contra os peruanos, na competição continental.
Trio é dúvida para jogo contra o Juventude
Eles participaram do treino desta sexta-feira (30); no entanto, não há garantias de que estejam na lista de relacionados para o jogo contra o Juventude no próximo fim de semana. Na manhã deste sábado, Mano irá definir a delegação que seguirá para Caxias do Sul. O sub-20 tem compromisso na mesma data.
Contudo, o Grêmio encara o Juventude pela 11ª rodada do Brasileirão no próximo domingo (1º). A bola vai rolar no Estádio Alfredo Jaconi a partir das 16h (horário de Brasília). O Imortal ocupa a 12ª posição, com 12 pontos na tabela, enquanto o Papo soma 8 e está na 19ª colocação.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Grêmio toma decisão sobre saída de Cristian Pavón
Contratado para ser um dos principais reforços do Grêmio no início de 2024, Cristian Pavón ainda não conseguiu se firmar no clube. Diante disso, sua saída já foi cogitada em mais de uma oportunidade.
Reunião define futuro de Cristian Pavón
Recentemente, o coordenador de futebol Felipão e o executivo Luís Vagner Vívian se reuniram com o representante do jogador. A pauta foi justamente a continuidade ou não do atleta na Arena.
Contudo, apesar dos protestos dos torcedores em relação ao desempenho do argentino, a posição da diretoria é pela permanência do camisa 7. Segundo informações do site GZH, a ideia é transmitir confiança a Pavón para que ele possa apresentar o futebol esperado por todos no Grêmio.
Possibilidade de saída
Em fevereiro de 2024, o Tricolor Gaúcho adquiriu os direitos econômicos do jogador por cerca de US$ 4 milhões junto ao Atlético-MG. Desde então, Pavón soma 56 jogos com a camisa tricolor, tendo marcado oito gols e distribuído 11 assistências.
Todavia, como o futebol é dinâmico, caso surja uma proposta considerada vantajosa para ambas as partes, uma transferência pode ser avaliada. O atacante, que tem 29 anos, possui vínculo com o clube até o final de 2026.
Imagem: Lucas Uebel/Grêmio