Últimas notícias do Grêmio
Grêmio atinge marca inédita neste Brasileirão
Com a vitória por 2 a 0 contra o Cuiabá, no último domingo, o Grêmio atingiu uma marca inédita neste Brasileirão. Foi a primeira vez que o time completou dois jogos seguidos sem sofrer gols. A primeira partida desta série foi contra o Cruzeiro, quando o Imortal goleou o Cabuloso por 3 a 0. As duas partidas tiveram como palco a casa gremista.
Grêmio já sofreu 25 gols no Brasileirão
Entre os seis primeiros colocados na tabela, clubes que estão garantido vaga para a Libertadores, o Tricolor Gaúcho tem a quinta defesa mais vazada, com 25 gols sofridos. O time de Renato Portaluppi só é melhor do que o Flamengo, que vazou 27 vezes. No entanto, após o treinador adotar o esquema com um tripé de volantes a defesa passou ilesa.
É de conhecimento de todos que acompanham o Grêmio, que o esquema predileto de Renato é o 4-2-3-1. O comandante Tricolor gosta de ter homens de velocidade pelos lados, gerando uma transição ofensiva mais aguda, com amplitude e profundidade. Porém, Bitello por um lado e Ferreira pelo outro, não vinham dando o resultado esperado.
Esquema com três volantes se consolida
Diante disto, a dupla foi retirada da equipe, para a entrada de João Pedro Galvão e Pepê, recuperado de lesão. O desenho tático passou a ser o 4-4-2, com um losango, Villasanti inicia o meio-campo à frente da zaga, tendo Carballo por um lado e Pepê pelo outro. São três volantes a proteger os zagueiros, porém, que sabem sair construindo. O meia Cristaldo fecha o setor numa posição mais avançada.
Com a nova formação, o Grêmio perdeu os extremas, entretanto, ganhou o controle de bola, aproximação entre setores, e a possibilidade de liberar os laterais para atacar pelos corredores. Além da solidez que estancou a sangria defensiva. Sendo assim, o esquema deve seguir sendo utilizado nas próximas rodadas.
Pós jogo
Com Show de Carlos Vinícius, Grêmio mostra evolução e goleia o Botafogo
Com Show de Carlos Vinícius, o Grêmio mostrou evolução e goleou o Botafogo por 5 a 3. O time dirigido pelo Mister Luís Castro construiu a vitória no segundo tempo. Carlos Vinícius marcou seu terceiro hat-trick pelo Imortal, enquanto Tetê e Edenílson completaram o placar. Em contrapartida, Arthur Cabral e Danilo, duas vezes, descontaram para os cariocas.
Primeiro tempo de equilíbrio
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, que disputaram cada palmo do gramado. As oportunidades de gol foram poucas, mas o aproveitamento foi bom: o Fogão foi para o intervalo em vantagem, 2 a 1.
Luís Castro entendeu melhor o que estava acontecendo e promoveu modificações táticas em sua equipe. Além disso, colocou Amuzu no lugar de Pavón, dando mais velocidade e profundidade ao ataque pelo lado esquerdo. O treinador também reforçou a proteção para Balbuena, que vinha encontrando dificuldades na recomposição defensiva.
Grêmio não tomou conhecimento do Botafogo
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio foi avassalador e virou para 5 a 2. Já na reta final do duelo, o Botafogo marcou seu terceiro gol, fechando o placar. Além da vitória e dos três pontos, o crescimento tático ficou evidente, trazendo tranquilidade para a sequência do trabalho.
Pela primeira vez na temporada, a intensidade pregada pelo técnico gremista apareceu. O time se movimentou o tempo todo, mostrou velocidade na transição ofensiva e pressionou o homem da bola. Os jogadores estiveram mais próximos, gerando opções de passe, com as linhas atuando de forma compacta.
Chamou a atenção a maior participação dos extremos na recomposição defensiva. Em contrapartida, os laterais apoiaram mais, dando profundidade e alargando o campo na parte ofensiva. Houve, sem dúvida, uma melhora na execução das jogadas. Entretanto, o primeiro volante ainda não conseguiu dar a proteção necessária à zaga. Há ajustes a serem feitos, principalmente no sistema defensivo como um todo.
Apesar da grande vitória, foram três gols sofridos — nove em um conjunto de três partidas contra times da Série A. A média de três por jogo indica que seria necessário marcar quatro gols por partida para vencer. Luís Castro terá que dar atenção especial a essa questão, caso contrário sua equipe enfrentará sérios problemas.
No entanto, a exibição diante do Botafogo deixou claro que existe um trabalho em construção no Grêmio. À medida que os jogadores assimilam as ideias do comandante, a execução tende a evoluir. Ainda será preciso tempo de maturação para que o Tricolor Gaúcho jogue como o técnico português pretende. Mas o caminho está traçado: com um pouco mais de paciência, os resultados virão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Com Monsalve, Grêmio está escalado para encarar o Botafogo
Nesta quarta-feira (4), Grêmio e Botafogo medem forças pelo Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar na Arena a partir das 21h30 (horário de Brasília). Após estrear com derrota para o Fluminense por 2 a 1, o Tricolor Gaúcho busca a reabilitação na competição. Já o Fogão chega embalado depois de golear o Cruzeiro por 4 a 0 na primeira rodada.
Confira a escalação do Grêmio
Quem não estiver na Arena poderá acompanhar o jogo ao vivo pela RBS TV e pelo canal Premiere. O técnico Luís Castro deve mandar a campo o que tem de melhor à disposição.
- Weverton; João Pedro, Balbuena, Wagner Leonardo e Marlon; Noriega, Arthur, Tetê. Monsalve e Pavón; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Relacionados do Tricolor Gaúcho
- Goleiros: Gabriel Grando e Weverton;
- Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Viery e Wagner Leonardo;
- Laterais: Caio Paulista, João Pedro, Marcos Rocha e Marlon;
- Volantes: Dodi, Arthur, Edenilson, Noriega e Tiaguinho;
- Meias: Monsalve, Roger e Willian;
- Atacantes: Amuzu, André Henrique, Carlos Vinícius, Enamorado, Pavon e Tetê.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Sem Cristaldo, Grêmio informa relacionados para jogo com o Botafogo
O Grêmio divulgou a lista de relacionados para o jogo contra o Botafogo. As equipes se enfrentam nesta quarta-feira (4), na Arena, com início às 21h30 (horário de Brasília). A ausência que mais chama a atenção é a de Cristaldo. O argentino vinha sendo titular na maioria das partidas, mas ficou fora dos convocados.
Cristaldo fora da lista
No entanto, há uma justificativa técnica para o não aproveitamento do camisa 10. Cristaldo não tem apresentado bom rendimento em campo: dispersivo e com pouca produtividade, não consegue cumprir a função de articulador da equipe.
- Você precisa ver também: Vice do Grêmio admite negociação por volante do Racing
Além do meia, outros dois atletas estrangeiros não foram chamados: Cuéllar e Aravena. O volante colombiano tem ficado de fora com frequência; esteve no banco contra o Juventude, porém não entrou em campo. Assim, cresce a desconfiança que o meio-campista tende a deixar o clube.
Já o chileno perdeu espaço no elenco do Imortal com as chegadas de Tetê e Enamorado. Por outro lado, o zagueiro Kannemann, recuperado de lesão, ainda não ficará à disposição. O defensor segue em busca do melhor condicionamento físico antes de retornar aos jogos.
Relacionados do Grêmio
- Goleiros: Gabriel Grando e Weverton;
- Zagueiros: Balbuena, Gustavo Martins, Viery e Wagner Leonardo;
- Laterais: Caio Paulista, João Pedro, Marcos Rocha e Marlon;
- Volantes: Dodi, Arthur, Edenilson, Noriega e Tiaguinho;
- Meias: Monsalve, Roger e Willian;
- Atacantes: Amuzu, André Henrique, Carlos Vinícius, Enamorado, Pavon e Tetê.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
João Pedro não tem lesão confirmada
-
Contratações3 dias ago
Grêmio segue tentando contratar um primeiro volante
-
Contratações6 dias agoGrêmio faz proposta por Juan Nardoni, volante do Racing
-
Jogos6 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Jogadores2 dias ago
Recuperado, Kannemann será reforço para jogo contra o Botafogo
-
Jogos2 dias ago
Como chega o Botafogo para enfrentar o Grêmio
-
Saídas6 dias agoRodrigo Ely não jogará mais pelo Grêmio
-
Jogos5 dias agoCom Monsalve, Grêmio informa lista de relacionados contra o Juventude
