Campeonatos
Com Libertadores Grêmio terá time ainda mais forte
O Grêmio vem realizando uma boa temporada, além de conquistar o Gauchão e a Recopa Gaúcha, o clube tem se destacado nas competições nacionais. O Imortal chegou às semifinais da Copa do Brasil e está disputando o título do Brasileirão. Desta forma, a Libertadores é uma possibilidade concreta para o próximo ano.
Grêmio quer entrar forte na Libertadores
Diante deste cenário, a direção do Tricolor Gaúcho já pensa em 2024 e projeta um elenco ainda mais forte. A ideia é voltar à competição continental em condições de levantar a taça pela quarta vez. Durante entrevista à Rádio Guaíba, o vice de futebol Antônio Brum falou a respeito dos planos do Tricolor.
“A ideia para próxima temporada é qualificar ainda mais o elenco. Temos o objetivo de alcançar a vaga na Libertadores e com isso vem a necessidade de qualificar o elenco. Imaginamos ter mais capacidade financeira para o ano que vem” disse o diretor.
Antônio Brum evita falar em nomes
Entretanto, como é de seu perfil, Antônio Brum foi cauteloso ao falar em reforços e preferiu não entrar em nomes. O dirigente entende ser uma questão de respeito aos atletas que estão defendendo o Grêmio atualmente.
“Sobre reforços, não vamos falar sobre nomes. Até em respeito a quem está conosco no clube hoje. Estamos muito satisfeitos com nosso elenco atual, sabemos da necessidade de qualificação do grupo, mas não vamos tratar de nomes” Falou Brum.
Nos últimos dias, o zagueiro Bruno Méndez, do Corinthians, e o atacante Bruno Henrique, do Flamengo, tiveram seus nomes vinculados a notícias de que o Tricolor teria interesse em contratá-los. Ambos têm situação indefinida com seus clubes, sendo assim está aberta a possibilidade de uma transferência para outra equipe.
A contratação de Luis Suárez se mostrou um modelo de grande sucesso, dentro e fora do campo. Diante do êxito, a direção gremista pretende repetir a dose na próxima temporada. A ideia é que entre os reforços que serão trazidos, um nome de impacto desembarque na Arena.
Campeonatos
Fluminense goleia São Paulo e ajuda o Grêmio
Na noite desta quinta-feira (27), pela 36ª rodada do Brasileirão, o Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0. A equipe dirigida por Luis Zubeldía não tomou conhecimento do time comandado por Hernán Crespo e literalmente passeou pelo gramado do Maracanã.
Fluminense ajudou o Grêmio
Com a derrota, os paulistas seguem na 8ª colocação, com 48 pontos, o que favorece o Grêmio. Se vencer o Fluminense na próxima terça-feira (2), o Tricolor Gaúcho chegará a 49 pontos, ultrapassando o São Paulo. Mantendo essa posição, o time gaúcho disputará a pré-Libertadores. Porém, para que isso aconteça, o Cruzeiro precisa conquistar a Copa do Brasil.
Teoricamente, o Imortal tem boas chances de superar o Sport na última rodada do torneio nacional. Entretanto, o grande desafio gremista será vencer o Fluminense na 37ª rodada, na Arena. Sob o comando de Zubeldía, a equipe carioca soma 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com aproveitamento de 61,5% — desempenho compatível com os clubes que estão no pelotão de frente do Brasileirão.
Tricolor Gaúcho depende apenas de si
Sendo assim, o Grêmio precisa vencer as partidas restantes e torcer para que o Cruzeiro conquiste a Copa do Brasil, a fim de garantir vaga na competição continental. O Imortal encerra sua participação contra o Fluminense, no dia 2 de dezembro, na Arena, e diante do Sport, em 7 de dezembro, fora de casa.
Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Campeonatos
Garantindo na Séria A, Grêmio mantém sonho de jogar a Libertadores em 2026
A vitória sobre o Palmeiras garantiu matematicamente o Grêmio na 1ª divisão e manteve viva a chance de conquistar uma vaga para a Libertadores. No entanto, para que isso aconteça, será necessário que o Brasileirão disponibilize oito vagas para a competição continental.
Mano diz que Grêmio quer vaga
Após o confronto contra a equipe de Abel Ferreira, o treinador gremista comentou sobre essa possibilidade. Segundo Mano, enquanto houver a oportunidade de disputar uma vaga, o Imortal seguirá na briga.
“Penso que enquanto existe oportunidade, precisamos lutar (pela chance de classificação). Vamos fazer isso. Melhor do que precisar ficar olhando para baixo. Temos mais tranquilidade. O emocional de quem está pressionado leva a se precaver mais. Talvez a gente possa ver isso”, disse o técnico.
Imortal terá desfalques contra o Fluminense
Sendo assim, o Tricolor Gaúcho encara a partida contra o Fluminense como uma verdadeira decisão. No entanto, o comandante gremista terá desfalques importantes para o duelo diante dos cariocas. O artilheiro Carlos Vinícius e Amuzu estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral Marlon e o zagueiro Kannemann, punidos pelo STJD, também ficam fora da equipe.
Por outro lado, Mano Menezes poderá contar com Willian. O meia retornou contra o Palmeiras, entrando no segundo tempo, e teve uma boa atuação — inclusive marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 2 sobre o Verdão. O jogador se recuperou de uma fratura que o afastou dos gramados por dois meses.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Campeonatos
12º colocado no Brasileirão, Grêmio foca na Copa Sul-Americana
Após fechar a 10ª rodada do Brasileirão na 12ª posição, o Grêmio dá um tempo no torneio nacional e foca na Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (29), o Imortal recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai. A partida encerra a fase de grupos da competição continental.
Grêmio não depende de si
O Tricolor Gaúcho chega para a partida embalado pela vitória sobre o Bahia, que lhe conferiu uma situação mais tranquila no campeonato nacional. Por outro lado, o Luqueño perdeu para o Guaraní, em jogo válido pelo campeonato paraguaio.
No entanto, o Grêmio não depende apenas de si para garantir a vaga nas oitavas de final da Copa. A equipe de Mano Menezes ocupa o segundo lugar no Grupo D, com 9 pontos, dois atrás do líder Godoy Cruz, da Argentina.
Mano vai poupar titulares
Para evitar a disputa dos playoffs contra um time oriundo da Libertadores, o Imortal precisa vencer e torcer por um tropeço dos argentinos contra o Atlético Grau, do Peru. O ideal seria uma derrota do Godoy Cruz, bastando ao Tricolor apenas uma vitória. Já um empate obrigaria o clube brasileiro a superar um saldo de dois gols pró Godoy.
Contudo, diante da grande probabilidade de ter que disputar os playoffs, o treinador gremista deve poupar titulares contra o Sportivo Luqueño, visando a sequência dura no Brasileirão. Os próximos adversários serão Juventude (F), Corinthians (C) e Cruzeiro (F).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
