Últimas notícias do Grêmio
Renato não garante renovação para 2024
O vice de futebol do Grêmio atendeu a imprensa na zona mista após após a derrota pra o São Paulo, neste sábado (21). Antônio Vicente Brum afirmou que Renato é o treinador do clube, mesmo com os últimos resultados negativos. No entanto, o técnico não garante sua permanência para a próxima temporada.
Renato jogou para o Grêmio decisão sobre renovação
Durante a entrevista coletiva após a goleada sofrida para a equipe paulista, o comandante gremista procurou explicar a escalação inédita, mas contornou a questão de sua renovação com o Tricolor Gaúcho visando 2024.
“Eu gosto demais de trabalhar no Grêmio. Tenho uma amizade de anos com o presidente Guerra, mas nem por isso quer dizer que vou permanecer no Grêmio. (…) O ano que vem, independente da minha permanência, também tem que ver se o clube quer ficar comigo, não sou eu que decido isso. Eu não mando no clube, tenho superiores, e eu sempre respeitei muito a hierarquia, mesmo muita gente achando que não, e vou continuar respeitando”, disse o treinador,
Renato procurou focar a conversa nas dificuldades enfrentadas pelo clube, que veio de uma segunda divisão e com problemas de caixa. Enfatizou, que junto com Paulo Callef, ex-vice de futebol e com o então diretor Antônio Brum, procurou fazer o melhor para o Grêmio, mas que eles tinham travas financeiras para a montagem do elenco.
“Comecei o ano com o (Paulo) Caleffi e com o (Antonio) Brum, e a gente procurou buscar o melhor para o clube. Vocês têm que entender que desde o início do ano, estamos tendo muitos problemas financeiros. Mas eu tô aqui para matar no peito toda a responsabilidade”, lembrou o técnico.
Treinador lamentou ausência de jogadores decisivos
O treinador avaliou a campanha do Grêmio como satisfatória, levando em consideração as circunstâncias que envolviam o clube. Entretanto, voltou a dizer que a obrigação de conquistar título é daqueles que investem mais, o que é legítimo, quem tem melhor material humano no futebol tende a se destacar entre os demais. Por fim, lamentou não ter jogadores mais decisivos integrando o seu grupo.
“Quem tem que ganhar o título brasileiro? É quem investe mais. A responsabilidade maior é dos outros clubes. Nós não investimos porque não tínhamos condições, pelo contrário, tivemos que diminuir a folha. Chagam os momentos decisivos e você precisa ver o seu grupo em comparação com os outros grupos. O Grêmio se mantém no G-4 há muito tempo. Mas, quanto mais qualidade você tiver no futebol, mais chances tem de ganhar um título”, encerrou Renato.
Jogadores
Gabriel Grando segue fora da lista dos relacionados
Ainda não será nesta quarta-feira (5) que Gabriel Grando aparecerá na lista dos relacionados. O goleiro não ficará à disposição para a partida contra o Cruzeiro-MG, válida pela 32ª rodada do Brasileirão. Segundo informações do Grêmio, ele segue em recuperação de um desconforto na região da panturrilha.
Gabriel Grando não participa dos treinos
O atleta não tem participado das atividades no CT Luiz Carvalho e ficou de fora dos últimos dois jogos do Tricolor Gaúcho no torneio nacional: vitória sobre o Juventude, em casa, e derrota para o Corinthians, em São Paulo.
Ausência coincide com retorno de Tiago Volpi
Chama atenção o fato de a ausência de Grando entre os relacionados coincidir com o retorno de Tiago Volpi à titularidade da equipe. O prata da casa tem demonstrado interesse em buscar um novo destino, onde possa ter mais oportunidades de atuar.
Durante o período em que Volpi esteve lesionado, Gabriel Grando assumiu a meta do clube e teve boas atuações. No entanto, o titular deixou a equipe por lesão justamente quando vivia excelente fase. Portanto, é natural que, uma vez recuperado, reassuma o posto de número um na hierarquia do gol gremista.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Grêmio comunica lesão em meia, jogador deve retornar em 2026
O técnico Mano Menezes pode ter perdido mais uma opção para o setor de armação da equipe neste restante da temporada. Após sofrer um entorse grau 2 no tornozelo esquerdo, Riquelme será desfalque do Grêmio na reta final do Campeonato Brasileiro.
Riquelme não joga mais pelo Grêmio em 2025
O clube ainda não divulgou o tempo que o jovem ficará longe dos gramados, mas, em casos como esse, normalmente são necessárias de seis a oito semanas para a reabilitação completa do atleta. Como o Brasileirão termina em 7 de dezembro, o jovem prata da casa não deve mais atuar neste ano.
O Grêmio emitiu uma nota informando que a lesão ocorreu durante a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, contra o São Paulo, realizada em Eldorado do Sul na última quinta-feira (30).
Meia está nos planos para a próxima temporada
Riquelme foi integrado ao grupo principal em maio desta temporada e disputou 12 partidas sob o comando de Mano Menezes. Posteriormente, voltou a reforçar o time Sub-20 na disputa da competição nacional. Talentoso e com bom porte físico, o meia é uma das apostas do Imortal para 2026.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Mano Menezes tem uma dúvida para jogo contra o Cruzeiro
O Grêmio recebe o Cruzeiro nesta quarta-feira (4), em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão, marcada para as 20h (horário de Brasília). O técnico Mano Menezes tem apenas uma dúvida para definir a escalação inicial.
A dúvida de Mano Menezes: Dodi ou Cuéllar
A indefinição está no meio-campo, onde Dodi e Cuéllar disputam uma vaga. A escolha depende do perfil do adversário: contra equipes com maior poder de articulação, o brasileiro costuma ser o escolhido; quando há espaço para contribuir na saída de bola, o colombiano ganha preferência.
Considerando que o Cruzeiro conta com um grande armador, Matheus Pereira, Dodi leva vantagem na disputa. Por outro lado, Mano não quer que o Tricolor Gaúcho apenas marque e espere o adversário, o que aumenta as chances de Cuéllar ser o parceiro de Arthur.
Kannemann retorna à zaga
Na defesa, o zagueiro Kannemann volta ao time no lugar de Wagner Leonardo. O argentino foi poupado na partida contra o Corinthians, na rodada anterior. Caso não haja novas baixas, o restante da equipe deve ser o mesmo que iniciou o jogo na Neo Química Arena, contra o Timão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
