Últimas notícias do Grêmio
Nem Renato Portaluppi, nem o Grêmio vão cair
Após a goleada sofrida para o Juventude, neste domingo (7), Renato disse à torcida do Grêmio que não se preocupe com a queda de divisão. O treinador voltou a pedir paciência e a afirmar que em breve o clube voltará ao seu lugar.
Renato tem aval da direção e afirma que Grêmio não cai
Jogando abaixo do esperado, o Imortal desperdiçou a terceira oportunidade de deixar o Z-4. A equipe não se encontrou em campo e levou 3 a 0 ao natural. O time da Serra Gaúcha foi melhor em quase toda a partida e mereceu a vitória. Durante entrevista coletiva, Renato respondeu porque o torcedor não deve temer pelo descenso.
“Porque eu estou aqui. Eu tenho a palavra do meu presidente, do meu executivo e do meu vice-presidente. E eu tenho a confiança do meu grupo. E eu confio no meu grupo até a morte. Estou dando a minha palavra. Estou dando a minha cara para bater. Estou pendido a paciência para a nosso torcedor. Estou dando a minha palavra que, com o incentivo deles, eu tenho certeza que meu grupo vai andar novamente”, falou.
O técnico revelou que ao final da partida, no Alfredo Jaconi, chamou a direção para propor o término do trabalho. Porém, os gestores não deram andamento ao assunto e garantiram total apoio ao profissional. Dessa forma, o comandante do vestiário segue forte no cargo.
Treinador aposta em retornos e contratações
Renato lembrou mais uma vez as dificuldades impostas pela enchente no RS, creditando a este fato a maior culpa pela má fase que o clube atravessa. Contudo, argumentou que com o retorno dos jogadores que estiveram na Copa América e daqueles que estão no DM as coisas vão melhorar. A importância da janela de transferências também foi citada como argumento para sustentar o discurso de recuperação no Brasileirão.
Por fim, o ídolo da torcida gremista disse que o Tricolor vai sair fácil desta situação. Para ele não há desespero, lembrou que basta vencer um jogo e o clube saltará para fora da zona da degola. Porém, isto é uma meia verdade, neste momento é preciso contar com resultados paralelos. A poupança de dois jogos a menos também foi elencada para dar consistência ao otimismo do treinador.
“Eu continuo falando para vocês e para o nosso torcedor que o Grêmio vai sair dessa situação fácil. Essa é a palavra que eu encontro: fácil. Até porque não é nada desesperador. O Grêmio está a praticamente a uma vitória para sair da zona de rebaixmento. E o Grêmio tem dois jogos a menos. O Grêmio está classificado na Libertadores, e o Grêmio está a 90 minutos de uma Copa do Brasil para passar aa uma próxima fase”, sustentou Renato.
Contratações
Tetê não aceita propostas de terceiros para tentar voltar ao Grêmio
Após passar o Natal no Rio Grande do Sul, o jogador se reapresentou ao Panathinaikos na terça-feira (30). A direção do clube cobrou o meia pelo fato de ele ter aparecido em uma foto vestindo a camisa 14 do Grêmio — o mesmo número que utiliza na equipe grega.
- Você precisa ver também: Volante não atuará no Grêmio na próxima temporada
Atlético-MG, Villarreal-ESP e Benfica, de Portugal, sondaram o time europeu sobre a possibilidade de contratar o atleta. Os três clubes reúnem condições de apresentar uma proposta superior à do Tricolor Gaúcho.
Tetê deixou clara sua preferência pelo Grêmio
No entanto, Tetê deixou claro que sua prioridade é uma transferência para jogar no Imortal. Um acerto com outro destino só teria chance de acontecer após o esgotamento de todas as negociações com o Grêmio. A direção gremista pretende formalizar uma nova investida após a virada do ano.
O Panathinaikos concedeu folga ao elenco, já que o campeonato local recomeça em 11 de janeiro. Contudo, os gregos informaram que não abrirão negociações por um valor inferior a 9,8 milhões de euros — quantia paga em 2025 ao Galatasaray, da Turquia, para contratar o jogador.
Divulgação: Panathinaikos
Jogadores
Volante não atuará no Grêmio na próxima temporada
Fora dos planos do técnico Luís Castro, o jogador vai defender outro clube na próxima temporada. O volante deve atuar na Série B em 2026. Ronald, de 22 anos, esteve emprestado ao Atlético-GO e foi um dos destaques da equipe na segunda divisão do Brasileirão.
Grêmio estabelece preço para venda
Além do próprio Atlético-GO, Juventude, Coritiba e Goiás também demonstraram interesse em contar com o jogador. Entretanto, por uma questão de projeto e também pelo lado financeiro, o atleta deve acertar com o Fortaleza. O contrato com o time nordestino vai incluir uma cláusula de vitrine. Assim, caso surja uma proposta interessante de um terceiro clube, o atleta será liberado.
- Você precisa ver também: Caio Paulista deve ser o primeiro reforço do Grêmio para 2026
Oriundo da base gremista, Ronald chegou ao profissional em 2023. Desde então, disputou 36 partidas pela equipe principal do Tricolor Gaúcho. Seu vínculo vai até o final de 2027, e o valor fixado para uma saída em definitivo é de 1,5 milhão de euros.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Contratações
Caio Paulista deve ser o primeiro reforço do Grêmio para 2026
O Grêmio está encaminhando a contratação de Caio Paulista. O jogador pertence ao Palmeiras, mas defendeu o Atlético-MG nesta temporada. O modelo de negócio é de empréstimo por um ano, com os clubes dividindo o pagamento do salário.
Caio Paulista pode atuar como meia ou ponta
Lateral-esquerdo de origem, o atleta também joga como meia ou ponta pelo mesmo lado do campo. Entre suas principais características estão a velocidade e a versatilidade. No entanto, atuando pelo Galo em 2025, ele não conseguiu convencer os torcedores: foram 36 jogos, 15 deles como titular, contribuindo com apenas uma assistência.
Caio Paulista surgiu no Ceará, oriundo das categorias de base, e depois passou por Fluminense, Tombense e Avaí. Entre 2023 e 2024, atuando pelo Tricolor Carioca, se valorizou ao receber oportunidades de Fernando Diniz. Na sequência, transferiu-se para o São Paulo por empréstimo, clube onde viveu o melhor momento da carreira.
Na equipe paulista disputou 50 partidas em uma temporada, marcou cinco gols e distribuiu duas assistências. O lateral foi titular da equipe treinada por Dorival Júnior, que conquistou a Copa do Brasil. O Tricolor Paulista tinha opção de compra ao final do vínculo, mas o jogador acabou se acertando com o Palmeiras.
Foto: Cesar Greco / Palmeiras
