Últimas notícias do Grêmio
Nem Renato Portaluppi, nem o Grêmio vão cair
Após a goleada sofrida para o Juventude, neste domingo (7), Renato disse à torcida do Grêmio que não se preocupe com a queda de divisão. O treinador voltou a pedir paciência e a afirmar que em breve o clube voltará ao seu lugar.
Renato tem aval da direção e afirma que Grêmio não cai
Jogando abaixo do esperado, o Imortal desperdiçou a terceira oportunidade de deixar o Z-4. A equipe não se encontrou em campo e levou 3 a 0 ao natural. O time da Serra Gaúcha foi melhor em quase toda a partida e mereceu a vitória. Durante entrevista coletiva, Renato respondeu porque o torcedor não deve temer pelo descenso.
“Porque eu estou aqui. Eu tenho a palavra do meu presidente, do meu executivo e do meu vice-presidente. E eu tenho a confiança do meu grupo. E eu confio no meu grupo até a morte. Estou dando a minha palavra. Estou dando a minha cara para bater. Estou pendido a paciência para a nosso torcedor. Estou dando a minha palavra que, com o incentivo deles, eu tenho certeza que meu grupo vai andar novamente”, falou.
O técnico revelou que ao final da partida, no Alfredo Jaconi, chamou a direção para propor o término do trabalho. Porém, os gestores não deram andamento ao assunto e garantiram total apoio ao profissional. Dessa forma, o comandante do vestiário segue forte no cargo.
Treinador aposta em retornos e contratações
Renato lembrou mais uma vez as dificuldades impostas pela enchente no RS, creditando a este fato a maior culpa pela má fase que o clube atravessa. Contudo, argumentou que com o retorno dos jogadores que estiveram na Copa América e daqueles que estão no DM as coisas vão melhorar. A importância da janela de transferências também foi citada como argumento para sustentar o discurso de recuperação no Brasileirão.
Por fim, o ídolo da torcida gremista disse que o Tricolor vai sair fácil desta situação. Para ele não há desespero, lembrou que basta vencer um jogo e o clube saltará para fora da zona da degola. Porém, isto é uma meia verdade, neste momento é preciso contar com resultados paralelos. A poupança de dois jogos a menos também foi elencada para dar consistência ao otimismo do treinador.
“Eu continuo falando para vocês e para o nosso torcedor que o Grêmio vai sair dessa situação fácil. Essa é a palavra que eu encontro: fácil. Até porque não é nada desesperador. O Grêmio está a praticamente a uma vitória para sair da zona de rebaixmento. E o Grêmio tem dois jogos a menos. O Grêmio está classificado na Libertadores, e o Grêmio está a 90 minutos de uma Copa do Brasil para passar aa uma próxima fase”, sustentou Renato.
Contratações
Grêmio encerra primeiro ciclo de contratações
Com Juan Nardoni e Leonel Pérez, o Grêmio praticamente dá por encerrado o primeiro ciclo de contratações da temporada. No entanto, o surgimento de um negócio de ocasião pode levar os gestores do Tricolor Gaúcho a rever essa decisão.
“O mercado também é feito de oportunidades, de observações em determinadas áreas. Muitas vezes surge uma boa oportunidade”, disse o Mister Luís Castro.
Grêmio entende que elenco tem qualidade
Mesmo com jogadores importantes não apresentando o melhor desempenho, o planejamento é que o clube volte ao mercado apenas no segundo semestre. Para os dirigentes, com o elenco atual é possível formar uma equipe capaz de entregar bons resultados em campo.
Neste início de temporada, o Departamento de Futebol trouxe seis reforços para o Mister Luís Castro: Weverton, Caio Paulista, Tetê, Enamorado, Nardoni e Pérez. As contratações contemplam os três setores do time. Entretanto, o Imortal segue sem um camisa 10 indiscutível.
Saídas devem ocorrer
O treinador gremista pretende trabalhar com um grupo de aproximadamente 27 jogadores. Porém, neste momento há uma quantidade maior de atletas no elenco principal. Portanto, o foco agora é enxugar o plantel. Assim, ainda devem ocorrer algumas dispensas.
Foto: Divulgação Grêmio
Jogadores
Cuéllar está fora dos planos do Grêmio e deve deixar o clube
Gustavo Cuéllar chegou ao Grêmio em 2025 com status de titular indiscutível. O jogador foi contratado para resolver a questão da abertura do meio-campo gremista. No entanto, as coisas não saíram como o esperado. O volante enfrentou problemas físicos e técnicos e ficou longe de entregar o que se esperava em campo.
Cuéllar jogou apenas uma partida na temporada
A contribuição do colombiano na atual temporada beira o ridículo: ele disputou apenas uma partida até aqui, justamente quando Luís Castro utilizou um time formado por reservas. Na ocasião, o Imortal acabou derrotado pelo São José, na Arena.
Assim como nas oportunidades que recebeu em 2025, Cuéllar teve uma atuação muito fraca, bem distante daquelas dos tempos em que defendia o Flamengo. Atualmente, o jogador não apresenta lesão, mas não vem sendo relacionado pelo treinador. Fica claro, portanto, que está fora dos planos do clube.
Colombiano pode atuar contra o Juventude
Seu alto salário, porém, dificulta uma transferência para outra equipe. Segundo o jornalista Eduardo Gabardo, do Grupo RBS, o meio-campista recebe cerca de R$ 1,2 milhão por mês. De acordo com o comunicador, as partes não discutem a rescisão de contrato.
Contudo, neste domingo, com Noriega suspenso e apenas Dodi disponível para a função de volante, Cuéllar poderá ser convocado para a partida contra o Juventude. Mesmo fora dos planos da comissão técnica, ele pode acabar sendo utilizado no jogo de ida das semifinais do Gauchão.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Jogadores
Noriega será julgado e poderá ficar de fora do restante do Gauchão
Expulso em partida válida pelas quartas de final do Gauchão, Noriega terá seu julgamento no dia 19 de fevereiro. O volante recebeu cartão vermelho no confronto com o Novo Hamburgo, na Arena, e responderá pelo artigo 254-II do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD).
Noriega pode pegar de um a seis jogos
O artigo trata de atuação temerária ou imprudente na disputa da jogada, ainda que sem intenção de causar dano ao adversário. A punição varia de um a seis jogos de suspensão. Assim, o meio-campista/zagueiro corre o risco de ficar fora de uma eventual final do Estadual.
- Você precisa ver também: Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
Jogador não enfrentará o Juventude
De qualquer forma, ele desfalcará o Tricolor Gaúcho contra o Juventude no primeiro jogo das semifinais, por conta da suspensão automática. Entretanto, se for absolvido, ficará à disposição para a partida de volta, marcada para o estádio Alfredo Jaconi.
O jogador foi expulso aos 41 minutos do segundo tempo, na partida contra o Anilado. O árbitro aplicou o segundo cartão amarelo e o excluiu do duelo.
Na súmula, o juiz Rafael Klein relatou que Noriega cometeu uma entrada temerária em disputa de bola contra um adversário.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Contratações6 dias ago
Novo reforço do Grêmio, Leonel Pérez, já está em Porto Alegre
-
Jogos6 dias ago
Lateral desfalca o Grêmio contra o Novo Hamburgo
-
Contratações3 dias ago
Juan Nardoni, novo reforço do Grêmio chega a Porto Alegre
-
Jogos3 dias ago
Grêmio enfrentará o Juventude nas semifinais do Gauchão
-
Contratações7 dias ago
Leonél Pérez, novo reforço, se apresenta ao Grêmio neste sábado
-
Contratações2 dias ago
Nardoni e Pérez tem data para estrear pelo Grêmio
-
Contratações3 dias ago
Grêmio anuncia oficialmente a contratação de Leonel Pérez
-
Jogos3 dias ago
Brasileirão: Onde assistir São Paulo e Grêmio ao vivo
