Pós jogo
Grêmio, de Quinteros, empata com Brasil de Pelotas
Grêmio e Quinteros estrearam na noite desta quarta-feira (22). O clube no Gauchão e o treinador no comando técnico do Imortal. A partida contra o Brasil de Pelotas, no Bento Freitas, terminou em empate sem gols.
Um novo Grêmio surge em Pelotas
O jogo não teve boa qualidade técnica, entretanto, esteve longe de ser chato. Sobrou vontade por parte dos jogadores das duas equipes. Porém, se nos determos apenas no time de Gustavo Quinteros vamos encontrar diferenças positivas em relação às apresentações da temporada passada.
Com poucos dias de trabalho, o novo comandante já conseguiu que os jogadores executassem algumas de suas ideias de futebol. A organização tática para a saída de bola, chamando o adversário, e projetando volantes e extremas as costas dos marcadores ficou evidente.
Além disso, pode-se observar a agressividade quando da posse de bola, buscando a verticalidade, empurrando o oponente para dentro do campo defensivo. A bola longa explorada em exaustão provocando o um contra um. O trabalho do goleiro com os pés, tanto no passe curto quanto na tentativa de lançamento.
Quinteros começa a entregar o time que prometeu
Todas essas características puderam ser observadas em profusão no jogo contra o Xavante. Outras ideias do treinador que ficaram evidentes foram a marcação alta e o perde pressiona para a recuperação da bola.
É verdade que faltou qualidade, houve muitos erros de passe. No entanto, isso é perfeitamente compreensível. A forma de jogar do Imortal foi completamente modificada em relação ao estilo anterior, utilizando os mesmos jogadores. Sendo assim, será preciso um tempo maior de treinamento para adaptação.
Dessa forma, o jogo em Pelotas serviu como uma amostra de como será o Grêmio de Quinteros. Exatamente do jeito que o treinador falou em sua apresentação, um time vertical, intenso e homogêneo, onde todos têm tarefas defensivas e ofensivas.
Pós jogo
Semifinal: Grêmio frusta a torcida e empata com Juventude
Com uma atuação longe de ser convincente, o Grêmio empatou com o Juventude na partida de ida das semifinais. Jogando em casa, o Tricolor Gaúcho saiu na frente, mas acabou cedendo o empate ao time da Serra.
Primeiro tempo de domínio do Grêmio
No primeiro tempo, a equipe de Luís Castro controlou as ações, mas não conseguiu criar chances claras de gol. As finalizações foram, em sua maioria, de fora da área. Aos 38 minutos, Tetê — aniversariante do dia — aproveitou cruzamento de Willian e, de cabeça, abriu o placar.
No intervalo, Willian sentiu um desconforto muscular e deu lugar a Jefinho. Coincidentemente, o rendimento da equipe caiu. O Juventude passou a atacar mais e, aos 11 minutos, Gabriel Pires lançou Patryck, que finalizou cruzado para vencer Weverton e empatar a partida.
Faltou intensidade e criatividade no etapa final
Mais uma vez, o Grêmio mostrou pouca criatividade e dificuldade para romper a marcação adversária. Os mesmos problemas reapareceram: falta de intensidade e ausência de jogadas combinadas pelo corredor central.
A explicação para a falta de evolução do time é que o trabalho ainda é recente, o que de fato precisa ser considerado. Entretanto, há clubes que, com o mesmo tempo de treinamento e até com elencos inferiores, já apresentam respostas mais consistentes.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Pós jogo
Grêmio é dominado pelo São Paulo e leva 2 a 0
Após uma boa atuação diante do Botafogo, o Grêmio voltou a decepcionar. Na noite desta quarta-feira (11), contra o São Paulo, a equipe de Luís Castro foi facilmente dominada pelo adversário que controlou o jogo e venceu por 2 a 0, sem dar chances de reação ao Tricolor Gaúcho.
Grêmio não jogou contra o São Paulo
No duelo contra o Fogão, apareceram sinais positivos do trabalho do treinador. Porém, diante do Tricolor Paulista, os processos não funcionaram, levantando dúvidas entre torcida e imprensa: teria sido a vitória sobre os cariocas apenas uma exceção?
A defesa segue vulnerável, o meio-campo não marca, e a insistência em Edenílson como armador é incompreensível. Melhor seria atuar com dois volantes de contenção e adiantar Arthur. Noriega, por sua vez, rende mais como zagueiro do que como volante.
Onde está a intensidade prometida
A intensidade prometida por Luís Castro também não apareceu. Sem posse, o Grêmio perdeu quase todas as segundas bolas e duelos individuais. Tetê mostra qualidade, mas demora na recomposição, fragilizando o lado direito. Além disso, o time limitou-se a atacar pelas pontas, sem explorar o corredor central, o que facilitou o bloqueio do adversário.
O início de trabalho ainda dá margem para ajustes, mas os próximos compromissos — semifinais contra o Juventude e o confronto com o Atlético-MG — podem definir precocemente o futuro do treinador. Uma eliminação no Estadual somada a derrota para o Galo pode gerar um cenário insustentável para a comissão técnica.
Foto: Paulo Pinto / São Paulo.
Pós jogo
Com Show de Carlos Vinícius, Grêmio mostra evolução e goleia o Botafogo
Com Show de Carlos Vinícius, o Grêmio mostrou evolução e goleou o Botafogo por 5 a 3. O time dirigido pelo Mister Luís Castro construiu a vitória no segundo tempo. Carlos Vinícius marcou seu terceiro hat-trick pelo Imortal, enquanto Tetê e Edenílson completaram o placar. Em contrapartida, Arthur Cabral e Danilo, duas vezes, descontaram para os cariocas.
Primeiro tempo de equilíbrio
O primeiro tempo foi marcado pelo equilíbrio entre as equipes, que disputaram cada palmo do gramado. As oportunidades de gol foram poucas, mas o aproveitamento foi bom: o Fogão foi para o intervalo em vantagem, 2 a 1.
Luís Castro entendeu melhor o que estava acontecendo e promoveu modificações táticas em sua equipe. Além disso, colocou Amuzu no lugar de Pavón, dando mais velocidade e profundidade ao ataque pelo lado esquerdo. O treinador também reforçou a proteção para Balbuena, que vinha encontrando dificuldades na recomposição defensiva.
Grêmio não tomou conhecimento do Botafogo
Na volta para o segundo tempo, o Grêmio foi avassalador e virou para 5 a 2. Já na reta final do duelo, o Botafogo marcou seu terceiro gol, fechando o placar. Além da vitória e dos três pontos, o crescimento tático ficou evidente, trazendo tranquilidade para a sequência do trabalho.
Pela primeira vez na temporada, a intensidade pregada pelo técnico gremista apareceu. O time se movimentou o tempo todo, mostrou velocidade na transição ofensiva e pressionou o homem da bola. Os jogadores estiveram mais próximos, gerando opções de passe, com as linhas atuando de forma compacta.
Chamou a atenção a maior participação dos extremos na recomposição defensiva. Em contrapartida, os laterais apoiaram mais, dando profundidade e alargando o campo na parte ofensiva. Houve, sem dúvida, uma melhora na execução das jogadas. Entretanto, o primeiro volante ainda não conseguiu dar a proteção necessária à zaga. Há ajustes a serem feitos, principalmente no sistema defensivo como um todo.
Apesar da grande vitória, foram três gols sofridos — nove em um conjunto de três partidas contra times da Série A. A média de três por jogo indica que seria necessário marcar quatro gols por partida para vencer. Luís Castro terá que dar atenção especial a essa questão, caso contrário sua equipe enfrentará sérios problemas.
No entanto, a exibição diante do Botafogo deixou claro que existe um trabalho em construção no Grêmio. À medida que os jogadores assimilam as ideias do comandante, a execução tende a evoluir. Ainda será preciso tempo de maturação para que o Tricolor Gaúcho jogue como o técnico português pretende. Mas o caminho está traçado: com um pouco mais de paciência, os resultados virão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Jogadores5 dias ago
Noriega será julgado e poderá ficar de fora do restante do Gauchão
-
Jogos5 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Jogos7 dias ago
Com Tetê, Grêmio está escalado para encarar o São Paulo
-
Saídas2 dias ago
Grêmio oficializa saída de Edenílson
-
Pós jogo6 dias ago
Grêmio é dominado pelo São Paulo e leva 2 a 0
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
Luís Castro pode promover trocas para jogo contra o Juventude
-
Contratações5 dias ago
Grêmio encerra primeiro ciclo de contratações
-
Contratações4 dias ago
Grêmio apresenta Juan Nardoni e Leonel Pérez

You must be logged in to post a comment Login