Últimas notícias do Grêmio
Grêmio apresenta oficialmente Luís Castro como seu treinador
- /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Luis-Castro-apresentacao-1000x600.jpg&description=Grêmio apresenta oficialmente Luís Castro como seu treinador', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2025/12/Luis-Castro-apresentacao-1000x600.jpg&description=Grêmio apresenta oficialmente Luís Castro como seu treinador', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
O novo treinador do Grêmio desembarcou em Porto Alegre na madrugada de domingo (21). No início da tarde desta segunda-feira (22), o clube o apresentou oficialmente, no auditório da Arena. Luís Castro falou pela primeira vez como técnico do Tricolor Gaúcho.
Estiveram presentes na apresentação o presidente Odorico Roman, o vice-presidente de Futebol Antonio Dutra Junior, o diretor de Futebol Rafael Lima e o coordenador técnico Luiz Felipe Scolari. A ausência que chamou a atenção foi a do executivo de futebol Paulo Pelaipe.
O presidente Odorico Roman abriu a cerimônia, destacando a grandeza do Grêmio e desejando sucesso ao novo comandante da casamata.
“O Grêmio é conhecido como Imortal porque, em situações muito adversas, conseguiu obter resultados improváveis, muitos deles sob o comando do Felipão. A nossa torcida incorpora esse espírito e está sempre pronta para apoiar até o último minuto de cada jogo”, afirmou. O dirigente também reforçou a confiança no trabalho do treinador e de sua comissão técnica. “Iniciamos hoje uma jornada feliz. Que tu possas te sentir em casa, acolhido pelo Clube e pela torcida, e que teu nome comece a ser escrito na história do Grêmio.”
Luís Castro mostrou conhecimento sobre o Grêmio
Além disso, o técnico recebeu de presente uma camisa do Imortal com o número 1903, ano da fundação do clube — escolha feita pelo próprio profissional. Luís Castro esteve bem-humorado ao longo da entrevista e demonstrou conhecimento a respeito da história do Grêmio, bem como em relação ao atual elenco de jogadores.
Perguntado sobre o motivo de ter escolhido o Tricolor Gaúcho em detrimento de outras propostas que recebeu, foi objetivo na resposta.
“Senti muita confiança no Departamento de Futebol e nas palavras do Presidente. Sigo determinado com os valores que me acompanham diariamente: respeito, coragem e compromisso com o Clube”, declarou.
Treinador quer equipe protagonista
Disse ainda que pretende fazer do Grêmio um time protagonista, que acredita no potencial do grupo, mas que a chegada de reforços, dentro do possível, serão bem-vindos. Portanto, a direção deve ir as compras.
“Queremos ser protagonistas. Gosto do elenco que temos. O desempenho no final (do campeonato) abre boas perspectivas para a próxima temporada. Com os jogadores que temos hoje, vamos competir. Se pudermos agregar mais alguns para qualificar o grupo, será ótimo”.
Luís Castro viaja para Portugal na noite desta segunda-feira, onde passará as festas de fim de ano com a família. Ele deve se reapresentar ao Grêmio no próximo dia 2, data em que os atletas também retornarão ao trabalho.
Fotos: Pedro H. Tesch / Grêmio
Jogadores
Grêmio anuncia a saída de Arthur
O Grêmio vive um momento delicado após confirmar a saída de Arthur, que encerra sua segunda passagem pelo clube. A negociação entre direção e jogador não avançou porque o meio-campista desejava valores diferentes dos oferecidos. Além da questão financeira, o jogador também se mostrou insatisfeito com as constantes mudanças na equipe e com o desempenho coletivo abaixo do esperado.
Arthur não aceitou proposta do Grêmio
O capitão, e principal referência técnica do elenco, decidiu não seguir no projeto gremista e agora se reapresentará à Juventus, equipe com a qual mantém contrato até junho de 2027. O Imortal havia apresentado uma proposta de renovação até 2028, mas os fatores já citados impediram qualquer evolução nas tratativas.
Contudo, a saída de Arthur representa um duro golpe para o Tricolor Gaúcho. O jogador se destacava como líder dentro e fora de campo, além de ser considerado o melhor atleta do grupo. Sem ele, o time perde qualidade no meio-campo e não possui, no elenco atual, alguém capaz de substituir sua visão de jogo e capacidade técnica.
- Você precisa ver também: Grêmio inicia nova etapa nesta quarta-feira (17)
Saída do capitão gera preocupação entre torcedores
O desafio de Luís Castro e da diretoria agora será reorganizar o setor e buscar alternativas para manter o nível competitivo. A torcida, que via no camisa 8 uma peça fundamental para o segundo semestre, acompanha com preocupação os próximos passos do clube.
Foto: Divulgação Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio inicia nova etapa nesta quarta-feira (17)
O Grêmio retoma às atividades nesta quarta-feira (17), no CT Luiz Carvalho. Luiz Castro começa a preparar a equipe para a sequência da temporada. Enquanto o treinador organiza os trabalhos dentro de campo, a direção intensifica as movimentações fora dele, buscando reforços que possam elevar o nível do elenco.
Grêmio precisa resolver equação complexa
Ao mesmo tempo, o clube enfrenta o desafio de equilibrar as contas. A necessidade de reduzir a folha salarial torna inevitável a saída de alguns jogadores. Nesse contexto, o centroavante André Henrique aparece como um dos nomes mais próximos de deixar o Tricolor Gaúcho, já que o Göztepe, da Turquia, demonstra interesse em contratá-lo. Além dele, o meio-campista Monsalve também deve se despedir da equipe.
Outro ponto de atenção está na defesa: o Grêmio aguarda uma proposta de alto valor pelo zagueiro Viery, o que pode representar uma importante negociação para aliviar o orçamento e abrir espaço para novas contratações.
Chegadas e saídas na Arena
Assim, o retorno dos atletas ao centro de treinamentos não se resume apenas aos aspectos físicos, técnicos e táticos. Ele simboliza uma fase de reestruturação estratégica, em que contratações e desligamentos caminham lado a lado.
A direção busca manter o equilíbrio entre competitividade esportiva e responsabilidade financeira, garantindo que o clube siga forte dentro e fora das quatro linhas.
Com essa combinação de ajustes no elenco e planejamento financeiro, o Grêmio inicia um novo ciclo, determinado a construir uma equipe sólida e sustentável para enfrentar os desafios da temporada.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Clube belga cobra o Grêmio por atraso com relação a Amuzu
O Anderlecht, da Bélgica, notificou o Grêmio por atraso no pagamento relativo à contratação de Amuzu. Os belgas consideram acionar a Fifa caso o Tricolor Gaúcho não quite a pendência. A dívida cobrada é de 400 mil euros (cerca de R$ 3 milhões). O custo do negócio envolvendo o atacante ficou em torno de 1,2 milhão de euros.
Vínculo com o Grêmio encerra no final da temporada
Além da questão financeira com os belgas, o Imortal precisa acertar a situação do vínculo do jogador, que termina no final da atual temporada. Em 2026, Amuzu atuou em 32 jogos, marcou sete gols e distribuiu quatro assistências.
O atacante já superou seus números do ano passado, quando em 33 partidas marcou cinco gols e deu três assistências. Assim, provavelmente o camisa 9 vai pedir uma valorização salarial para renovar o contrato.
Atacante ficou fora da Copa do Mundo
Vale lembrar que Carlos Queiroz, treinador da Seleção de Gana, o convocou para um amistoso. Entretanto, o clube não o liberou para a partida, e o atleta acabou não indo para a Copa. Isso pode gerar uma dificuldade para a permanência de Francis Amuzu no Grêmio.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
