Campeonatos
Nos pênaltis Grêmio avança às semifinais da Copa do Brasil
Em noite de muita chuva e jogo iniciando com uma hora de atraso, Grêmio e Bahia travaram um duelo de muitas emoções na Arena. A partida que decidia quem passava à fase semifinal da Copa do Brasil foi um verdadeiro teste para cardíacos. Oportunidades perdidas, bola na trave, gols e cobrança de pênaltis, este foi o cardápio na decisão da terça-feira (12).
Primeiro Tempo: Grêmio tomando a iniciativa
Jogando em casa, o Grêmio procurou tomar a iniciativa do jogo, apesar do gramado pesado, devido a intensa chuva, o time de Renato Portaluppi trocou passes e explorou as laterais do campo. O Bahia respondia ocupando os espaços deixados pelos donos da casa e levava algum perigo nos contragolpes. Desta forma, a equipe de Renato Paiva fez com que o Tricolor Gaúcho diminuísse a intensidade ofensiva.
O Grêmio criou as melhores oportunidades, no entanto, voltou a desperdiçar as chances. Como no futebol algumas leis costumam não falhar, ao apagar das luzes da primeira etapa, Everaldo, ex-Grêmio, acertou um belo chute de fora da área no ângulo de Grando, Bahia 1 a 0, Lei do Ex e Lei do quem não faz leva.
Segundo Tempo: Final com trocação
O Imortal voltou para a segunda etapa com determinação e volume de jogo, o goleiro Marcos Felipe foi se tornando o destaque do embate. Renato orientou a equipe a encurtar o campo subindo a linha defensiva, os baianos estavam ocupando o espaço entre o meio-campo gremista e sua defesa. A medida deu certo e o Grêmio passou a sufocar o adversário. Contudo, seguiu perdendo as chances para marcar. Aos 26 minutos Ferreira fez grande jogada e tocou para Villasanti empatar a partida.
Na reta final do duelo as equipes se jogaram ao ataque, faltou esquema tático, mas sobrou emoção. O Bahia colocou duas vezes a bola na trave superior de Gabriel Grando, o Grêmio respondeu com Suárez encobrindo Marcos Felipe e acertando o travessão.
Para fazer o coração dos torcedores bater ainda mais forte, a decisão da vaga às semifinais foi para as cobranças de pênaltis. A estrela de Grando brilhou, o jovem goleiro pegou duas cobranças e colocou o Imortal entre os quatro melhores da competição.
Campeonatos
Confira as datas e horários das semifinais do Gauchão
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) definiu as datas e os horários das partidas das semifinais do Gauchão 2026. O Grêmio enfrentará o Juventude, enquanto o Inter terá pela frente o Ypiranga. A fase será decidida em jogos de ida e volta.
Grêmio e Juventude abrem as semifinais
O primeiro confronto será entre Grêmio e Juventude, neste sábado (14), na Arena. A bola rola às 16h30 (horário de Brasília). Já Inter e Ypiranga se enfrentam no domingo (15), no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim, a partir das 20h30 (horário de Brasília).
- Você precisa ver também: Grêmio anuncia nova patrocinadora
Por terem feito melhor campanha na fase anterior, Juventude e Inter decidem a vaga em casa. Em caso de igualdade nos resultados dos mata-mata, a classificação para a final será definida em cobranças de pênaltis, sem prorrogação.
Objetivos dos semifinalistas
- Inter: busca o bicampeonato estadual.
- Grêmio: quer recuperar a hegemonia no Rio Grande do Sul.
- Juventude: corre atrás do segundo título do Gauchão em sua história.
- Ypiranga: tenta conquistar o campeonato pela primeira vez.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Campeonatos
Fluminense goleia São Paulo e ajuda o Grêmio
Na noite desta quinta-feira (27), pela 36ª rodada do Brasileirão, o Fluminense goleou o São Paulo por 6 a 0. A equipe dirigida por Luis Zubeldía não tomou conhecimento do time comandado por Hernán Crespo e literalmente passeou pelo gramado do Maracanã.
Fluminense ajudou o Grêmio
Com a derrota, os paulistas seguem na 8ª colocação, com 48 pontos, o que favorece o Grêmio. Se vencer o Fluminense na próxima terça-feira (2), o Tricolor Gaúcho chegará a 49 pontos, ultrapassando o São Paulo. Mantendo essa posição, o time gaúcho disputará a pré-Libertadores. Porém, para que isso aconteça, o Cruzeiro precisa conquistar a Copa do Brasil.
Teoricamente, o Imortal tem boas chances de superar o Sport na última rodada do torneio nacional. Entretanto, o grande desafio gremista será vencer o Fluminense na 37ª rodada, na Arena. Sob o comando de Zubeldía, a equipe carioca soma 7 vitórias, 3 empates e 3 derrotas, com aproveitamento de 61,5% — desempenho compatível com os clubes que estão no pelotão de frente do Brasileirão.
Tricolor Gaúcho depende apenas de si
Sendo assim, o Grêmio precisa vencer as partidas restantes e torcer para que o Cruzeiro conquiste a Copa do Brasil, a fim de garantir vaga na competição continental. O Imortal encerra sua participação contra o Fluminense, no dia 2 de dezembro, na Arena, e diante do Sport, em 7 de dezembro, fora de casa.
Foto: Lucas Merçon/Fluminense
Campeonatos
Garantindo na Séria A, Grêmio mantém sonho de jogar a Libertadores em 2026
A vitória sobre o Palmeiras garantiu matematicamente o Grêmio na 1ª divisão e manteve viva a chance de conquistar uma vaga para a Libertadores. No entanto, para que isso aconteça, será necessário que o Brasileirão disponibilize oito vagas para a competição continental.
Mano diz que Grêmio quer vaga
Após o confronto contra a equipe de Abel Ferreira, o treinador gremista comentou sobre essa possibilidade. Segundo Mano, enquanto houver a oportunidade de disputar uma vaga, o Imortal seguirá na briga.
“Penso que enquanto existe oportunidade, precisamos lutar (pela chance de classificação). Vamos fazer isso. Melhor do que precisar ficar olhando para baixo. Temos mais tranquilidade. O emocional de quem está pressionado leva a se precaver mais. Talvez a gente possa ver isso”, disse o técnico.
Imortal terá desfalques contra o Fluminense
Sendo assim, o Tricolor Gaúcho encara a partida contra o Fluminense como uma verdadeira decisão. No entanto, o comandante gremista terá desfalques importantes para o duelo diante dos cariocas. O artilheiro Carlos Vinícius e Amuzu estão suspensos pelo terceiro cartão amarelo. Já o lateral Marlon e o zagueiro Kannemann, punidos pelo STJD, também ficam fora da equipe.
Por outro lado, Mano Menezes poderá contar com Willian. O meia retornou contra o Palmeiras, entrando no segundo tempo, e teve uma boa atuação — inclusive marcou o terceiro gol na vitória por 3 a 2 sobre o Verdão. O jogador se recuperou de uma fratura que o afastou dos gramados por dois meses.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
-
Saídas6 dias ago
Grêmio oficializa saída de Edenílson
-
Jogadores4 dias ago
Braithwaite treina com bola e se aproxima de retorno ao Grêmio
-
Jogadores3 dias ago
Tetê tem lesão confirmada e está fora do jogo contra o Juventude
-
Últimas notícias do Grêmio4 dias ago
O que diz o Grêmio sobre polêmica com jogadores na Sapucaí
-
Jogos7 dias ago
Sem Amuzu e Edenílson, Grêmio libera lista de relacionados
-
Saídas7 dias ago
Grêmio e Edenílson discutem rescisão de contrato
-
Jogos7 dias ago
O Grêmio está escalado para partida com o Juventude
-
Pós jogo6 dias ago
Semifinal: Grêmio frusta a torcida e empata com Juventude
