Últimas notícias do Grêmio
Quarteto não é a única causa da fragilidade defensiva do Grêmio
O treinador gremista atribuiu a fragilidade defensiva do Grêmio a formação com um quarteto ofensivo. Após a derrota para o Criciúma na quarta-feira (25), Renato disse que o time não pode jogar com Monsalve e Cristaldo juntos. Para o treinador, a dupla de meias, somada a Soteldo e Braithwaite deixa a equipe vulnerável na hora de se defender.
Quarteto não é o vilão defensivo
No entanto, a explicação do técnico não se sustenta quando se faz uma analise tática mais detalhada. Foi o que apurou o jornalista Cristiano Munari do site GZH. O comunicador analisou os cinco jogos em que o Imortal atuou com a nova formação. Neste recorte foram nove gols sofridos, em apenas um houve falta de recomposição da linha defensiva, envolvendo os homens que atuam atrás do centroavante.
Dessa forma, fica claro que Renato Portaluppi está equivocado, o problema não é tão simples como ele fez parecer. A dificuldade do Grêmio se defender passa por todos os setores. Está nas movimentações das peças, na compactação das linhas e entre linhas, nos processos de coberturas e também no desentrosamento da última linha. A troca constante de zagueiros, por motivos que independem da vontade do técnico, também prejudica o coletivo.
Grêmio vai jogar reativamente
Sendo assim, sacar Cristaldo, artilheiro da equipe, ou Monsalve, referência técnica, não parece a melhor solução. A equipe perderá em armação e poder de fogo, colocar um volante a mais, vai atrair o adversário para cima de um sistema defensivo frágil, o que só piora a situação.
Encontrar mecânicas de proteção e manter a capacidade de atacar o oponente me parece o caminho mais correto. Entretanto, ao que tudo indica, o técnico vai mudar a nominata diante do Botafogo, no próximo sábado. Justamente contra um time intenso que ataca com força e velocidade o Tricolor Gaúcho vai jogar reativamente, o jogo será de ataque contra defesa.
Jogadores
Rodrigo Ely não tem fratura confirmada
Após uma disputa ríspida pela bola, na partida contra o Juventude, Rodrigo Ely deixou o gramado, mais cedo, sentindo muitas dores. Nesta quinta-feira (21), o zagueiro realizou um exame de imagem no pé direito, onde foi descartada uma fratura no local.
Rodrigo Ely passará por nova avaliação
No entanto, ainda não existe um prazo concreto para o retorno do jogador às atividades. Ely será reavaliado nos próximos dias para determinar a gravidade da lesão, o defensor virou dúvida para o jogo com o Cruzeiro na próxima quarta-feira.
A ausência de Ely é um grande desafio para o técnico Renato Portaluppi, que já enfrenta dificuldades com a defesa do time. As opções são Geromel, Rodrigo Caio, Natã Felipe e Gustavo Martins. Por outro lado, Jemerson, que cumpriu suspensão, retorna ao time frente aos mineiros.
Grêmio atravessa momento delicado
Contudo, a situação do Grêmio no Brasileirão não é das melhores, e uma possível ausência de Ely, que vinha bem, atrapalha os planos da comissão técnica. Sendo assim, Renato Portaluppi terá que encontrar uma solução para fortalecer a defesa para os compromissos decisivos nesta reta final do torneio nacional.
Com o empate desta quarta-feira (20) com o Juventude, o Imortal chegou a 40 pontos, livrando 3 do Z-4. De acordo com os cálculos da direção gremista, o clube precisa somar mais 4 pontos para garantir a permanência na elite do futebol brasileiro.
Últimas notícias do Grêmio
Durante coletiva, Renato desafiou novo treinador do Grêmio
Já virou rotina após os jogos do Grêmio, o técnico Renato Portaluppi dar explicações sobre o rendimento ruim de seu time. Nesta quarta-feira (20) não foi diferente, jogando na Arena, o Tricolor Gaúcho esteve abaixo do esperado e só empatou com um limitado Juventude.
O resultado foi péssimo para os dois clubes, ambos seguem muito próximos do Z-4. Pior para a equipe da Serra, que tem 42% de chances de ser rebaixada. Já o clube de Porto Alegre diminuiu o risco de queda de 6,9% para 6,4%.
Renato deixa torcedores preocupados
Contudo, ao final da partida, o treinador gremista lançou um desafio ao técnico que eventualmente venha assumir o seu lugar.
“Se por acaso eu for embora, eu vou, de longe, sempre continuar torcendo para o Grêmio. Eu quero que um treinador venha aqui e faça 50% do que eu faço nesse clube. Gravem o que estou falando para vocês. Qualquer outro treinador que chegar aqui, se ele fizer 50% do que eu faço aqui, eu vou ficar satisfeito”, desafiou Renato.
A fala do comandante gremista é de causar preocupação nos torcedores. Se ele estiver se referindo a atribuições que cumpre alheias ao papel de treinador, ok. Entretanto, se for a respeito do desempenho da equipe dentro de campo, nesta temporada, aí de fato 50% seria o caos.
Temporada deixou a desejar
Renato Portaluppi tem uma história de glórias no Grêmio, isso não há como negar, Os serviços prestados pelo profissional ao clube ficarão para a eternidade. Todavia, no recorte deste ano, o saldo é ruim. A exceção foi a conquista do Gauchão, porém dai para frente o trabalho deixou a desejar.
O ídolo gremista afirmou estar focado nas quatro partidas restantes pelo Brasileirão. Quanto a sua permanência ou não no clube, disse que resolve em três minutos com a direção, após o final do torneio.
“O Grêmio tem quatro jogos. Eu estou garantindo que não vai cair. Bom, depois, nós temos um presidente, um vice, um executivo, eu sento com eles, e a gente resolve isso em três minutos”.
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio tem risco mínimo de queda, segundo matemáticos
Mesmo empatando com o Juventude na Arena, o Grêmio diminuiu o risco de cair de divisão. Até a abertura da 34ª rodada, a probabilidade de queda do Imortal era de 6,9%. No entanto, após a combinação de resultados desta quarta-feira (20), este índice caiu para 6,4%.
Grêmio precisa fazer 30% de aproveitamento
A informação é da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base nos cálculos realizados por seus matemáticos. De acordo com o estudo apresentado, outros sete clubes estão em situação pior que a do Tricolor Gaúcho: Atlético-GO, Cuiabá, Criciúma, Bragantino, Juventude, Fluminense e Athletico-PR.
Somando 40 pontos, o Grêmio é o 13º colocado na tabela e tem quatro jogos para definir seu futuro no Brasileirão. Dois deles como mandante, contra São Paulo e Corinthians, e dois como visitante, diante de Cruzeiro e Vitória.
De acordo com os cálculos do heptacampeão Gaúcho, mais quatro pontos serão suficientes para a permanência na elite. Sendo assim, dentro de um universo de 12 pontos possíveis, o aproveitamento terá de ser de 30% na reta final do torneio.
Neste momento o time de Renato Portaluppi tem um aproveitamento de 39%, 9 pontos percentuais acima do necessário para escapar da queda. O ponto preocupante é que no recorte dos últimos seis jogos, o Imortal venceu apenas um.
Confira a lista dos clubes com risco de queda
- Atlético-GO – 100%
- Cuiabá – 99,83%
- Criciúma – 61%
- Bragantino – 52,1%
- Juventude – 42%
- Fluminense – 24,5%
- Athletico-PR – 10,4%
- Grêmio – 6,4%
- Vitória – 3,3%
- Atlético-MG – 0,49%
- Vasco da Gama – 0,045%
- Corinthians – 0,018%
-
Jogadores5 dias ago
Na mira do Grêmio, Quintero causa PESADELO em Rochet
-
Jogadores5 dias ago
Grêmio pode perder Aravena para jogo com o Juventude
-
Rumores5 dias ago
Grêmio terá técnico estrangeiro diz Cesar Cidade Dias
-
Jogadores5 dias ago
Grêmio e Santos discutem troca de Soteldo por Cristaldo
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Jornalista diz que Grêmio quer Hernán Crespo como técnico
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Renato prepara ajustes finais para duelo contra o Juventude
-
Jogadores4 dias ago
Braithwaite rasga elogios a Renato e a torcida gremista
-
Jogadores4 dias ago
BOMBA!!! Villasanti deve DESFALCAR o Grêmio contra o Ju