Últimas notícias do Grêmio
Renato Portaluppi comemora 800 jogos no Grêmio
Em termos de Campeonato Brasileiro, a partida desta sexta-feira contra o Palmeiras é de suma importância para o Grêmio. O clube precisa somar pontos para afastar de vez o fantasma do rebaixamento e fincar o pé na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. No entanto, para Renato Portaluppi, a noite reservará uma emoção a mais.
Renato Portaluppi deu o Mundo aos gremistas
O treinador e maior ídolo da torcida gremista completará 800 jogos pelo Grêmio, somando as duas passagens como jogador e as quatro como técnico. Esta história de glórias nasceu no início dos anos 1980, quando ainda garoto, Renato praticamente fugiu de casa, em Bento Gonçalves, para vir a Porto Alegre viver seu sonho no clube do coração.
O garoto irreverente, dentro de campo, fez do Estádio Olímpico sua casa. E nela foi protagonista da conquista da América, contra o Peñarol. Depois, o menino de Bento voou mais alto, e no Japão marcou dois gols na decisão do Mundial, pintando a Terra de Azul, Preto e Branco.Assim, em 1983, Portaluppi entregava o Mundo aos gremistas.
O reencontro como treinador
Entretanto, a carreira um dia acaba, não foi diferente com Renato. Pelo Grêmio foram 264 jogos, 74 gols e quatro títulos, tem dois Gaúchos somados a América e ao Mundo. Porém, ele não quis ficar longe do futebol, então decidiu ser técnico, do campo para a casamata, começava uma nova história.
Quis o destino que os maiores títulos do garoto rebelde de Bento Gonçalves, como treinador, fossem conquistados com o Grêmio. Em 2016, Renato Portaluppi tirou o Imortal de uma espera de quinze anos, conquistando a Copa do Brasil, depois vieram a Libertadores e a Recopa Sul-americana. Além de ganhar cinco vezes o Gauchão, em 2018, 2019, 2020, 2023 e 2024 e de vencer o maior rival diversas vezes.
Renato escreveu uma história fantástica junto ao Grêmio, tanto que a sua própria se mistura com a do clube. Sem dúvida ele é a personificação do Tricolor Gaúcho. Em entrevista ao site GZH, o ex-jogador e agora técnico falou sobre a marca alcançada.
“É difícil até explicar, né? Bater essa marca de jogador e treinador, para mim, acho que aí responde muito o porquê tenho uma estátua no clube. Muito feliz, até porque, além de ter essa marca, se você juntar, são muitas conquistas. Tenho essa marca justamente porque dei muito em troca também. É o que eu falei. A minha estátua fala por si. Porque, como jogador e como treinador, eu conquistei muito”, disse Portaluppi.
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio recebe taça de campeão da Supercopa do Brasil
Nesta quarta-feira (29), Samir Xaud, presidente da CBF, esteve na Arena e realizou a entrega da taça da Supercopa do Brasil ao presidente do Grêmio, Alberto Guerra. Alguns jogadores que participaram da conquista marcaram presença na cerimônia.
O Tricolor Gaúcho, campeão da Copa do Brasil de 1989, e o Vasco da Gama, campeão brasileiro de 1990, decidiram a competição em dois jogos. A equipe gremista venceu a partida de ida, em Porto Alegre, por 2 a 0, com gols de Darci e Nilson. No jogo de volta, realizado no Rio de Janeiro, houve empate em 0 a 0.
“É mais uma ação da nova gestão, em que estamos entregando uma taça devida ao Grêmio, que teve seus méritos”, falou Xaud, mandatário da CBF.
O presidente Alberto Guerra classificou o dia como histórico para o clube e elogiou a iniciativa da entidade que comanda o futebol brasileiro.
“Essa reparação histórica é muito importante. Para o Grêmio, é um dia histórico. Vários presidentes da CBF tentaram e não conseguiram. Isso mostra a empatia dessa nova gestão”, disse o dirigente.
Entre os jogadores que fizeram parte da conquista, o meio-campista Darci esteve presente na cerimônia de entrega do troféu e manifestou sua felicidade. Ele foi o autor do primeiro gol do Grêmio na decisão.
“É muita emoção, ainda mais depois de tantos anos ter a chance de rever os amigos. Não dá para esquecer nunca (sobre o gol). Eu sempre dou uma olhada para realmente crer que foi verdade. Muito feliz por ter conseguido um feito tão grande da época”, comentou.
O goleiro Mazzarópi, que não sofreu gols nos confrontos, desabafou ao afirmar que, com o ato, a CBF corrigiu uma injustiça que perdurou por 35 anos.
“Essa alegria da nossa conquista foi resgatada com o reconhecimento da CBF e a entrega do troféu da conquista da primeira Supercopa do Brasil. Um momento de emoção para todos nós, pena que não tivemos a oportunidade de estar com todos os companheiros da época, mas o reconhecimento, o resgate dessa injustiça de 35 anos, o presidente da CBF com esse ato resgatou e com muita grandeza”, declarou o arqueiro.
Foto: Jo Marconne-CBF
Jogos
O Grêmio está escalado para pegar o Juventude
O Grêmio está escalado para enfrentar o Juventude. Por atuar em casa, Mano Menezes montou a equipe com uma proposta ofensiva. Dessa forma, o comandante gremista optou por utilizar, na prática, o esquema 4-3-3, com um volante e dois meias centrais no meio-campo, além de três atacantes agudos à frente.
- Você precisa ver também: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
Caso vença a equipe da Serra, o Tricolor Gaúcho ficará bem posicionado na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Ademais, com 36 pontos e ocupando atualmente a 13ª colocação, os comandados de Mano ainda mantêm boas chances de alcançar a fase preliminar da Libertadores.
Confira a escalação do Grêmio
- Tiago Volpi; João Lucas, Noriega, Kannemann e Marlon; Dodi, Arthur e Edenilson; Alysson, Carlos Vinícius e Amuzu. Técnico: Mano Menezes.
No banco de reservas a comissão técnica conta com Jorge, Gustavo Martins, Wagner Leonardo, Lucas Esteves, Camilo, Cuéllar, Monsalve, Cristaldo, Aravena, Pavon, Kike Olivera e André Henrique.
Foto: Lucas Uebel/grêmio
Jogos
Grêmio divulga relacionados contra o Juventude
O Grêmio divulgou, neste domingo, a lista de relacionados para o duelo contra o Juventude. Entre os convocados, a principal novidade é Monsalve. O meia está afastado dos gramados há três meses, desde que sofreu uma luxação no ombro e, consequentemente, precisou passar por cirurgia.
Mano Menezes terá reforços importantes
Além disso, Mano Menezes conta com outros reforços importantes. Volpi, Artthur e Alysson, que estavam em processo de recuperação de problemas físicos, também retornam e foram incluídos na lista. Ademais, Dodi, que cumpriu suspensão na rodada anterior, volta naturalmente a ficar apito a atuar pelo Imortal.
Por outro lado, há uma ausência notável: Gabriel Grando, que vinha substituindo Tiago Volpi, ficou de fora da convocação. Conforme informado pelo clube, o goleiro apresentou um desconforto muscular durante os treinamentos da semana e, por precaução, não foi relacionado.
Veja os relacionados do Grêmio
- Goleiros: Jorge e Tiago Volpi
- Laterais: João Lucas, Marlon e Lucas Esteves
- Zagueiros: Gustavo Martins, Kannemann, Wagner Leonardo
- Volantes: Arthur, Camilo, Cuéllar, Dodi, Edenilson e Noriega
- Meias: Cristaldo e Monsalve
- Atacantes: Alysson, Amuzu, André Henrique, Aravena, Carlos Vinícius, Cristian Olivera e Pavon
Grêmio e Juventude se enfrentam neste domingo (26), na Arena. A bola começa a rolar às 16h (horário de Brasília). Para aqueles que não puderem comparecer ao estádio, há diversas opções para acompanhar as emoções da partida ao vivo: RBS TV, ge.tv, Premiere e SporTV anunciaram a transmissão do confronto.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Jogos6 dias ago
Juventude nunca venceu o Grêmio na Arena
-
Últimas notícias do Grêmio7 dias ago
Grêmio aguarda por Athletic-MG para definir futuro de Adriel
-
Últimas notícias do Grêmio7 dias ago
Mano Menezes teve boas notícias no treino desta quarta-feira
-
Jogadores5 dias ago
Willian avança em recuperação, saiba o prazo para o retorno
-
Jogos5 dias ago
Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
-
Jogadores4 dias ago
Tiago Volpi está de volta ao time do Grêmio
-
Jogos4 dias ago
Confira o provável time do Grêmio contra o Juventude
-
Jogos3 dias ago
Grêmio divulga relacionados contra o Juventude
