Jogos
Grêmio escapou de fiasco contra o Palmeiras
Na noite desta sexta-feira (8), jogando em São Paulo, o Grêmio escapou de fazer um fiasco estrondoso diante do Palmeiras. Os paulistas venceram a partida por 1 a 0, entretanto, se tivessem aplicado uma goleada histórica não teria nada de errado.
Grêmio joga pior do que em 2021
O Tricolor Gaúcho realizou uma partida lamentável, Marchesín evitou a humilhação no Allianz Parque. Incrivelmente o time consegue jogar menos do que o de 2021, que caiu para a segunda divisão. Parece que os jogadores se reúnem minutos antes do jogo e vão para campo, não existem ações coletivas na equipe.
Renato já realizou grandes trabalhos no Grêmio, mas este ano sua performance está muito abaixo. A cada rodada o desempenho piora, a atuação diante do Palmeiras envergonhou a todos os gremistas. Foi um massacre que por sorte não se materializou no placar.
Os comandados de Abel Ferreira finalizaram 35 vezes contra o gol gremista, enquanto o Imortal teve seis finalizações. Marchesín salvou o time de uma goleada sonora, o argentino praticou 16 defesas. Vale destacar que o goleiro não teve culpa no gol sofrido, Reinaldo falhou na marcação e permitiu que Estevão apanhasse o rebote, após a defesa do arqueiro.
Teimosia de Renato está acabando com o time
Renato insiste em não escalar um meia, deixando Cristaldo e Monsalve no banco. A justificativa é que com Edenilson e Aravena a equipe fica mais protegida. Não é verdade, basta ver os últimos jogos, o Grêmio é uma peneira, faz água por todos os lados. O treinador precisa enxergar que este esquema não deu certo.
A bem da verdade, o Imortal deixou de ser goleado no Grenal, passou trabalho contra o Fluminense e escapou do fiasco contra o Palmeiras. Edenilson não pode ser titular, enquanto Aravena é um razoável reserva, e por favor alguém explique o motivo de Nathan Fernandes ter entrado nos últimos jogos.
O treinador gremista visivelmente perdeu a mão, seu time não tem padrão, não sabe se defender e nem atacar. Não possui jogadas ensaiadas, triangulações, aproximação, linhas compactadas, basculação, ultrapassagens, profundidade lateral, troca de passe, inversões de jogadas, nada.
Risco de queda ainda é uma realidade
Nós estamos assistindo a um final de temporada horroroso, o risco de queda que parecia ter acabado, ainda existe. A atuação diante do Palmeiras foi assustadora, o Tricolor ainda tem Cruzeiro, São Paulo e Corinthians pela frente, além de Juventude e Vitória, que teoricamente são inferiores ao Grêmio.
Contudo, o Imortal precisa de 6 pontos, em 15 possíveis, para garantir a permanência na elite. Ou seja, um aproveitamento de 40% nas últimas 5 partidas, 1% a mais do que os 39% conseguidos até o momento. No recorte dos últimos 5 jogos disputados, o Imortal tem uma vitória, um empate e três derrotas.
Nesta reta final de Brasileirão, o Grêmio jogará três vezes como mandante e duas como visitante. Sendo os duelos contra Juventude, São Paulo e Corinthians, na Arena, enquanto os embates com Cruzeiro e Vitória serão nos domínios dos adversários. Ao que tudo indica vai ter tensão até o final.
Jogos
Mano Menezes tem uma dúvida para jogo contra o Cruzeiro
O Grêmio recebe o Cruzeiro nesta quarta-feira (4), em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão, marcada para as 20h (horário de Brasília). O técnico Mano Menezes tem apenas uma dúvida para definir a escalação inicial.
A dúvida de Mano Menezes: Dodi ou Cuéllar
A indefinição está no meio-campo, onde Dodi e Cuéllar disputam uma vaga. A escolha depende do perfil do adversário: contra equipes com maior poder de articulação, o brasileiro costuma ser o escolhido; quando há espaço para contribuir na saída de bola, o colombiano ganha preferência.
Considerando que o Cruzeiro conta com um grande armador, Matheus Pereira, Dodi leva vantagem na disputa. Por outro lado, Mano não quer que o Tricolor Gaúcho apenas marque e espere o adversário, o que aumenta as chances de Cuéllar ser o parceiro de Arthur.
Kannemann retorna à zaga
Na defesa, o zagueiro Kannemann volta ao time no lugar de Wagner Leonardo. O argentino foi poupado na partida contra o Corinthians, na rodada anterior. Caso não haja novas baixas, o restante da equipe deve ser o mesmo que iniciou o jogo na Neo Química Arena, contra o Timão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Saiba onde assistir Grêmio e Cruzeiro ao vivo
Grêmio e Cruzeiro medem forças pelo Brasileirão nesta quarta-feira (5), em Porto Alegre. Após a derrota para o Corinthians pela 31ª rodada, o Tricolor Gaúcho quer buscar a reabilitação diante dos mineiros. Em entrevista concedida ainda em São Paulo, Mano Menezes afirmou que a equipe tem condições de dar uma resposta imediata.
“Maioria das coisas hoje foram bem feitas. Temos que levar sentimento já de recuperação na quarta-feira. Equipe vai estar bem na quarta-feira. Temos consciência do que temos que fazer”, disse o treinador.
Assista Grêmio e Cruzeiro ao vivo
A direção espera um grande público na Arena para apoiar o time. Por outro lado, os torcedores que não puderem comparecer a casa gremista terão a opção de acompanhar as emoções do jogo pelos canais Premiere, que anunciam a transmissão ao vivo. A bola rola a partir das 20h (horário de Brasília).
- Você precisa ver também: Grêmio é o time com mais pênaltis marcados contra no Brasileirão
O Grêmio ocupa a 11ª posição, com 39 pontos, e busca se firmar na zona de classificação para a Copa Sul-Americana. Além disso, o clube gaúcho ainda mantém chances de alcançar uma vaga pra a pré-Libertadores.
Já o Cruzeiro, terceiro colocado na tabela com 60 pontos, segue sonhando com o título da principal competição nacional. No entanto, para isso, precisa tirar cinco pontos de diferença em relação ao Palmeiras, líder, e quatro do Flamengo, segundo colocado.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Mano Menezes elogia o time na derrota para o Corinthians
Apesar da derrota e do aumento da distância para uma vaga na Libertadores, Mano Menezes aprovou a atuação do Grêmio diante do Corinthians. O Imortal perdeu por 2 a 0 na Neo Química Arena, pelo Brasileirão. Mas, mesmo assim, o treinador demonstrou satisfação com o desempenho da equipe.
“Fizemos um jogo igual. Sentimento de que podíamos ter levado algo melhor. Tomamos dois gols em que podíamos ser melhor. No escanteio, marcamos mal, tecnicamente erramos. Na bola da segunda penalidade, o lateral era nosso e nos enrolamos. Jogos difíceis como esse tem que saber jogar, ter maturidade para jogar, tem de saber até sofrer. Achei que a equipe foi bem de modo geral”, avaliou o técnico.
Mano Menezes fala em recuperação imediata
O próximo compromisso do Tricolor Gaúcho será contra o Cruzeiro-MG, terceiro colocado na competição, na Arena. Para o técnico gremista, a derrota para o Timão não abalará emocionalmente a equipe. Ele acredita que o grupo tem consciência do bom desempenho apresentado em São Paulo e entrará em campo determinado a buscar a recuperação diante dos mineiros.
“Maioria das coisas hoje foram bem feitas. Temos que levar sentimento já de recuperação na quarta-feira. Equipe vai estar bem na quarta-feira. Temos consciência do que temos que fazer”.
Contudo, a derrota para o Corinthians deixou a vaga para a pré-Libertadores mais distante. Ainda que sete brasileiros devam se classificar para a competição continental, a situação é bastante complicada. O Imortal está a oito pontos do Fluminense, sétimo colocado, restando apenas sete rodadas para o fim do Brasileirão.
Treinador diz que é preciso acreditar no trabalho
Grêmio e Cruzeiro se enfrentam nesta quarta-feira (5), às 20h (horário de Brasília), na Arena. Mano Menezes defende a importância de pensar jogo a jogo e prevê uma reta final bastante disputada. Para o treinador, o momento exige mais tranquilidade e confiança no trabalho que a equipe vem desenvolvendo.
“Temos que pensar jogo a jogo. O campeonato é muito disputado. É tudo parelho, no detalhe, na obstinação, na entrada, na superação. A reta final traz esses ingredientes. Quem tem superação é quem acredita no que está construindo. E acreditamos no que construímos e fizemos até aqui.”
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
