Últimas notícias do Grêmio
Renato se manifesta sobre saída do Grêmio: “Estava na hora”
- /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Renato-27-1000x600.jpg&description=Renato se manifesta sobre saída do Grêmio: “Estava na hora”', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2023/10/Renato-27-1000x600.jpg&description=Renato se manifesta sobre saída do Grêmio: “Estava na hora”', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
No início da tarde desta segunda-feira (9), o Grêmio informou que Renato não seguirá como treinador para 2025. Após o anúncio, o técnico conversou com a imprensa, ele confirmou o que disse a nota emitida pelo clube.
“Fiz tudo pelo clube, sempre trabalhei, fui sincero e dei o meu máximo. Faz parte. Tá na hora de dar um descanso para a minha cabeça. Infelizmente chegou ao fim mais um ciclo, mas sei que as portas estarão sempre abertas para mim. Ninguém vai apagar minha história no clube”, falou Renato.
Veja a nota oficial do Grêmio sobre o final do vínculo
“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o clube.
Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.
O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio”.
Desde 2022, nesta sua quarta passagem no comando técnico do clube, Renato reconduziu o Imortal a Série A, ganhou mais dois Campeonatos Gaúchos e foi vice do Brasileirão em 2023. Por outro lado, na atual temporada o desempenho foi ruim, sendo que o risco de queda de divisão foi determinante para o final do ciclo.
Renato diz que estava na hora de sair
Contudo, o ano atípico vivido pelo RS cobrou um alto preço, impondo uma série de dificuldades. Ao final da temporada o técnico dava sinais de desgaste físico e emocional. Entretanto, indagado como se sentia agora que se desvinculou profissionalmente do Grêmio, Renato demonstrou estar em paz.
“Nem mais leve e nem mais pesado. Estou com minha consciência tranquila. Tomei essa decisão junto do presidente, já era a hora. Falei para vocês que no momento que eu achasse que estava atrapalhando, eu iria embora. Agradecer o presidente, a diretoria e a nossa torcida. A vida é assim. Não sei o que vou fazer da minha vida, preciso de férias”, comentou o treinador.
Não está descartada a possibilidade de um ano sabático. No entanto, ele tem propostas de trabalho para analisar. Recentemente o Santos manifestou o desejo de contar com o ex-comandante gremista. Cruzeiro e Fluminense, que podem trocar a comissão técnica, também gostariam de ter Renato na casamata.
Em contrapartida, o Grêmio deve anunciar seu novo treinador até a próxima sexta-feira. Existem vários nomes especulados, Hernán Crespo, Tite, Felipão, entre outros. Entretanto, não há nada oficial, até o momento não se pode cravar quem comandará o vestiário do Imortal em 2025.
Jogadores
Grêmio anuncia a saída de Arthur
O Grêmio vive um momento delicado após confirmar a saída de Arthur, que encerra sua segunda passagem pelo clube. A negociação entre direção e jogador não avançou porque o meio-campista desejava valores diferentes dos oferecidos. Além da questão financeira, o jogador também se mostrou insatisfeito com as constantes mudanças na equipe e com o desempenho coletivo abaixo do esperado.
Arthur não aceitou proposta do Grêmio
O capitão, e principal referência técnica do elenco, decidiu não seguir no projeto gremista e agora se reapresentará à Juventus, equipe com a qual mantém contrato até junho de 2027. O Imortal havia apresentado uma proposta de renovação até 2028, mas os fatores já citados impediram qualquer evolução nas tratativas.
Contudo, a saída de Arthur representa um duro golpe para o Tricolor Gaúcho. O jogador se destacava como líder dentro e fora de campo, além de ser considerado o melhor atleta do grupo. Sem ele, o time perde qualidade no meio-campo e não possui, no elenco atual, alguém capaz de substituir sua visão de jogo e capacidade técnica.
- Você precisa ver também: Grêmio inicia nova etapa nesta quarta-feira (17)
Saída do capitão gera preocupação entre torcedores
O desafio de Luís Castro e da diretoria agora será reorganizar o setor e buscar alternativas para manter o nível competitivo. A torcida, que via no camisa 8 uma peça fundamental para o segundo semestre, acompanha com preocupação os próximos passos do clube.
Foto: Divulgação Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio inicia nova etapa nesta quarta-feira (17)
O Grêmio retoma às atividades nesta quarta-feira (17), no CT Luiz Carvalho. Luiz Castro começa a preparar a equipe para a sequência da temporada. Enquanto o treinador organiza os trabalhos dentro de campo, a direção intensifica as movimentações fora dele, buscando reforços que possam elevar o nível do elenco.
Grêmio precisa resolver equação complexa
Ao mesmo tempo, o clube enfrenta o desafio de equilibrar as contas. A necessidade de reduzir a folha salarial torna inevitável a saída de alguns jogadores. Nesse contexto, o centroavante André Henrique aparece como um dos nomes mais próximos de deixar o Tricolor Gaúcho, já que o Göztepe, da Turquia, demonstra interesse em contratá-lo. Além dele, o meio-campista Monsalve também deve se despedir da equipe.
Outro ponto de atenção está na defesa: o Grêmio aguarda uma proposta de alto valor pelo zagueiro Viery, o que pode representar uma importante negociação para aliviar o orçamento e abrir espaço para novas contratações.
Chegadas e saídas na Arena
Assim, o retorno dos atletas ao centro de treinamentos não se resume apenas aos aspectos físicos, técnicos e táticos. Ele simboliza uma fase de reestruturação estratégica, em que contratações e desligamentos caminham lado a lado.
A direção busca manter o equilíbrio entre competitividade esportiva e responsabilidade financeira, garantindo que o clube siga forte dentro e fora das quatro linhas.
Com essa combinação de ajustes no elenco e planejamento financeiro, o Grêmio inicia um novo ciclo, determinado a construir uma equipe sólida e sustentável para enfrentar os desafios da temporada.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Clube belga cobra o Grêmio por atraso com relação a Amuzu
O Anderlecht, da Bélgica, notificou o Grêmio por atraso no pagamento relativo à contratação de Amuzu. Os belgas consideram acionar a Fifa caso o Tricolor Gaúcho não quite a pendência. A dívida cobrada é de 400 mil euros (cerca de R$ 3 milhões). O custo do negócio envolvendo o atacante ficou em torno de 1,2 milhão de euros.
Vínculo com o Grêmio encerra no final da temporada
Além da questão financeira com os belgas, o Imortal precisa acertar a situação do vínculo do jogador, que termina no final da atual temporada. Em 2026, Amuzu atuou em 32 jogos, marcou sete gols e distribuiu quatro assistências.
O atacante já superou seus números do ano passado, quando em 33 partidas marcou cinco gols e deu três assistências. Assim, provavelmente o camisa 9 vai pedir uma valorização salarial para renovar o contrato.
Atacante ficou fora da Copa do Mundo
Vale lembrar que Carlos Queiroz, treinador da Seleção de Gana, o convocou para um amistoso. Entretanto, o clube não o liberou para a partida, e o atleta acabou não indo para a Copa. Isso pode gerar uma dificuldade para a permanência de Francis Amuzu no Grêmio.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
