Últimas notícias do Grêmio
Renato se manifesta sobre saída do Grêmio: “Estava na hora”
No início da tarde desta segunda-feira (9), o Grêmio informou que Renato não seguirá como treinador para 2025. Após o anúncio, o técnico conversou com a imprensa, ele confirmou o que disse a nota emitida pelo clube.
“Fiz tudo pelo clube, sempre trabalhei, fui sincero e dei o meu máximo. Faz parte. Tá na hora de dar um descanso para a minha cabeça. Infelizmente chegou ao fim mais um ciclo, mas sei que as portas estarão sempre abertas para mim. Ninguém vai apagar minha história no clube”, falou Renato.
Veja a nota oficial do Grêmio sobre o final do vínculo
“O Grêmio comunica que o contrato do técnico Renato Portaluppi não será renovado para a próxima temporada. Em reunião na manhã desta segunda-feira com o presidente Alberto Guerra o treinador informou o desejo de deixar o clube.
Renato é o técnico que mais vezes comandou o Grêmio na história. Em 2024, alcançou a marca de 805 partidas, sendo 542 jogos como treinador.
O Clube agradece por toda a dedicação e empenho durante mais esta passagem pelo Tricolor e seguirá torcendo pelo seu sucesso. Ídolo como atleta e técnico, Renato será sempre reconhecido por sua contribuição ao Grêmio”.
Desde 2022, nesta sua quarta passagem no comando técnico do clube, Renato reconduziu o Imortal a Série A, ganhou mais dois Campeonatos Gaúchos e foi vice do Brasileirão em 2023. Por outro lado, na atual temporada o desempenho foi ruim, sendo que o risco de queda de divisão foi determinante para o final do ciclo.
Renato diz que estava na hora de sair
Contudo, o ano atípico vivido pelo RS cobrou um alto preço, impondo uma série de dificuldades. Ao final da temporada o técnico dava sinais de desgaste físico e emocional. Entretanto, indagado como se sentia agora que se desvinculou profissionalmente do Grêmio, Renato demonstrou estar em paz.
“Nem mais leve e nem mais pesado. Estou com minha consciência tranquila. Tomei essa decisão junto do presidente, já era a hora. Falei para vocês que no momento que eu achasse que estava atrapalhando, eu iria embora. Agradecer o presidente, a diretoria e a nossa torcida. A vida é assim. Não sei o que vou fazer da minha vida, preciso de férias”, comentou o treinador.
Não está descartada a possibilidade de um ano sabático. No entanto, ele tem propostas de trabalho para analisar. Recentemente o Santos manifestou o desejo de contar com o ex-comandante gremista. Cruzeiro e Fluminense, que podem trocar a comissão técnica, também gostariam de ter Renato na casamata.
Em contrapartida, o Grêmio deve anunciar seu novo treinador até a próxima sexta-feira. Existem vários nomes especulados, Hernán Crespo, Tite, Felipão, entre outros. Entretanto, não há nada oficial, até o momento não se pode cravar quem comandará o vestiário do Imortal em 2025.
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio descarta Cléber Xavier para o comando técnico
O Grêmio pretende anunciar seu novo técnico até a próxima sexta-feira. Entretanto, negativas recebidas nas últimas horas podem ampliar este prazo. Procurados, Tite e Hernán Crespo disseram não. Ambos têm planos de trabalhar na Europa. Por outro lado, o clube descartou a contratação de Cléber Xavier.
Profissional foi campeão pelo Grêmio
Com experiência de dez anos na Seleção Brasileira e recente passagem pelo Flamengo, como auxiliar de Tite, Cleber quer iniciar carreira solo. No entanto, a direção gremista entende que ele não se encaixa no perfil idealizado para comandar o vestiário Tricolor.
O ex-auxiliar passou pelo Tricolor Gaúcho entre 2001 e 2003, período que culminou na conquista da Copa do Brasil. Na oportunidade ele era homem de confiança do técnico Tite. A parceria com o treinador multicampeão durou aproximadamente vinte anos.
Cleber Xavier tem um currículo vencedor
O currículo de Cleber reflete sua experiência e conhecimento sobre futebol. Ao longo de sua carreira como auxiliar técnico, ele participou de conquistas como a da Copa Sul-Americana, em 2008, o Mundial de Clubes, em 2012, o Campeonato Brasileiro, em 2011 e 2015, e a Copa América, em 2019, além da participação em duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022, pela Seleção Brasileira.
Contudo, o Grêmio pensa em um profissional que já esteja no mercado a mais tempo, e que de preferência conheça a aldeia. Sendo assim, por estar começando a carreira como treinador principal, Cleber Xavier está descartado para assumir a vaga deixada por Renato Portaluppi.
Últimas notícias do Grêmio
Hernán Crespo não será treinador do Grêmio
Após a saída de Renato Portaluppi, o Grêmio está focado na busca de um novo treinador. Nesta terça-feira (10), procurado, Tite agradeceu o convite, mas disse não. Pelo currículo e conhecimento da aldeia, o ex-Seleção Brasileira era o preferido para assumir o cargo.
Crespo pretende trabalhar na Europa
Outro profissional que conta com a simpatia de Alberto Guerra é Hernán Crespo. No entanto, segundo o jornalista argentino César Luis Merlo, ele não acertará com o Tricolor Gaúcho. De acordo com a fonte, a ideia do ex-São Paulo é trabalhar na Europa.
Crespo já trabalhou no velho continente, ele estreou como técnico no Modena, da Itália, no período entre 2015 e 2016. O clube fundado em 1912, chegou a ser extinto em 2017 e refundado em 2018. Atualmente disputa a segunda divisão italiana.
Contudo, o técnico tem outro motivo para voltar à Europa: o desejo de ficar mais próximo da família que reside em Parma, na Itália. Ele já passou um longo período treinando equipes do Oriente Médio e da América do Sul.
Cleber Xavier praticamente descartado pelo Grêmio
Sendo assim, a direção gremista terá que andar uma casinha para frente e partir para o próximo da lista. O nome de Cleber Xavier, ex-auxiliar de Tite, foi sugerido. Ele deseja iniciar carreira solo, entretanto, a falta de experiência como líder de comissão técnica praticamente o retira do processo.
Últimas notícias do Grêmio
Tite não aceita convite do Grêmio
Procurado para voltar ao Clube, Tite não aceitou o convite para treinar o Grêmio em 2025. O técnico era um dos preferidos da direção gremista. A informação é do jornalista Filipe Duarte, do site GZH.
Tite agradece o interesse, mas diz não ao Grêmio
Segundo a fonte, o empresário do treinador conversou com a reportagem do jornal Zero Hora e confirmou o interesse do Tricolor Gaúcho. Gilmar Veloz disse que Tite agradeceu o convite, mas que não pretende assumir nenhum compromisso até julho.
O agente esclareceu que o técnico está estudando propostas de clubes da Europa e do Oriente Médio. Sendo assim, a ideia, neste momento, é de não trabalhar no futebol brasileiro.
Treinador era o ficha um da direção
O ex-comandante da Seleção Brasileira era considerado o profissional ideal para substituir Renato Portaluppi. Seu currículo e personalidade cumprem os requisitos para suportar a pressão de herdar a vaga do maior ídolo gremista.
O fato de conhecer bem a aldeia também pesou para a escolha de Tite, isto porque o Grêmio terá o octacampeonato Gaúcho como um de seus principais objetivos na temporada.
Vale lembrar que até o momento, o clube não se manifestou a respeito de ter feito um contato com o treinador. Por outro lado, Alberto Guerra pretende anunciar o novo comandante da casamata até a próxima sexta-feira.
-
Jogos7 dias ago
Em ritmo de férias, Grêmio empata com o Vitória
-
Jogos6 dias ago
Grêmio x Corinthians: Onde assistir, escalações e mais
-
Jogadores3 dias ago
Dia de se despedir e agradecer por tudo a Pedro Geromel
-
Últimas notícias do Grêmio2 dias ago
Fim da novela, Renato Portaluppi deixa o Grêmio
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
Renato Portaluppi tem situação definida no Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
Reinaldo não terá vínculo renovado com o Grêmio
-
Jogadores6 dias ago
Marchesín está fora do jogo contra o Corinthians
-
Últimas notícias do Grêmio3 dias ago
Situação de Renato será definida nesta segunda-feira (9)