Últimas notícias do Grêmio
Grêmio terá maratona decisiva em maio
Maio será decisivo para a temporada do Grêmio. O clube viverá uma verdadeira maratona, com jogos a cada três dias. Ao todo serão sete partidas até o final do mês. No entanto, não é apenas a quantidade, mas antes o caráter de decisão dos compromissos que dará a esta sequência enorme relevância.
Grêmio jogará por três competições
O Tricolor Gaúcho terá três jogos pelo Brasileirão, três pela Libertadores e um pela Copa do Brasil. Sendo que os duelos válidos pela competição continental e pela Copa do Brasil vão determinar se o Imortal avançará ou não nas competições. Dessa forma, a temporada pode ser definida nos próximos 22 dias, a partir da quarta (8), frente ao Huachipato, no Chile.
Contudo, a torcida gremista terá fortes emoções pela frente. O time de Renato Portaluppi ocupa a última colocação no Grupo C da Libertadores. Além de ter empatado o jogo de ida da Copa do Brasil com o Operário-PR. Sendo assim, a equipe terá que ter um alto índice de aproveitamento para ir adiante nas duas frentes.
Renato terá que rodar o elenco
Após o treino desta quinta-feira (2), os jogadores folgam no dia de hoje. A preparação para o enfrentamento com o Huachipato inicia neste final de semana. A ideia é descansar o grupo para minimizar a fadiga imposta pelo calendário, tanto física, como emocionalmente. Porém, Renato terá obrigatoriamente que rodar o grupo para suportar a maratona com menor número possível de baixas por lesão e desgaste.
No melhor dos cenários, o Grêmio avança nas copas e soma o número planejado de pontos no Brasileirão. Por outro lado, o clube corre o risco de cair em um dos torneios, pelo menos, e ainda se complicar na competição nacional. Enfim, são os desafios de maio para o Tricolor Gaúcho.
Pós jogo
Semifinal: Grêmio frusta a torcida e empata com Juventude
Com uma atuação longe de ser convincente, o Grêmio empatou com o Juventude na partida de ida das semifinais. Jogando em casa, o Tricolor Gaúcho saiu na frente, mas acabou cedendo o empate ao time da Serra.
Primeiro tempo de domínio do Grêmio
No primeiro tempo, a equipe de Luís Castro controlou as ações, mas não conseguiu criar chances claras de gol. As finalizações foram, em sua maioria, de fora da área. Aos 38 minutos, Tetê — aniversariante do dia — aproveitou cruzamento de Willian e, de cabeça, abriu o placar.
No intervalo, Willian sentiu um desconforto muscular e deu lugar a Jefinho. Coincidentemente, o rendimento da equipe caiu. O Juventude passou a atacar mais e, aos 11 minutos, Gabriel Pires lançou Patryck, que finalizou cruzado para vencer Weverton e empatar a partida.
Faltou intensidade e criatividade no etapa final
Mais uma vez, o Grêmio mostrou pouca criatividade e dificuldade para romper a marcação adversária. Os mesmos problemas reapareceram: falta de intensidade e ausência de jogadas combinadas pelo corredor central.
A explicação para a falta de evolução do time é que o trabalho ainda é recente, o que de fato precisa ser considerado. Entretanto, há clubes que, com o mesmo tempo de treinamento e até com elencos inferiores, já apresentam respostas mais consistentes.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Saídas
Grêmio oficializa saída de Edenílson
No início da tarde desta segunda-feira (16), o Grêmio confirmou a saída de Edenílson. Assim, o jogador não atuará mais pelo Tricolor Gaúcho. No fim da temporada passada, por uma cláusula contratual, o volante teve seu vínculo renovado até o final deste ano. O que não agradou os gestores da nova gestão gremista.
Edenílson pediu para deixar o Grêmio
Segundo o técnico Luís Castro, o meio-campista solicitou a rescisão após a derrota para o São Paulo, na última quarta-feira, no Morumbis. Vale lembrar que na oportunidade ele deixou a partida, por opção técnica, ainda no primeiro tempo.
Desde 2024 no Grêmio, Edenílson foi alvo constante de críticas da torcida e da imprensa. Apesar disso, esteve entre os jogadores mais utilizados pelos treinadores que passaram pelo Imortal. Nesse período, disputou 91 partidas, marcou 9 gols e deu 9 assistências.
O jogador já tem futuro definido: defenderá o Botafogo, do Rio de Janeiro. A tendência é que o anúncio oficial seja feito pelo clube carioca nas próximas horas.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
O Grêmio está escalado para partida com o Juventude
Dentro de instantes, Grêmio e Juventude se enfrentam pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho. O Tricolor Gaúcho tentará aproveitar o fator casa para largar em vantagem na disputa contra o Papo. Para isso, Luís Castro vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição. A bola rola a partir das 17h30 (horário de Brasília).
Tricolor Gaúcho terá desfalques importantes
O treinador gremista, no entanto, não poderá contar com jogadores importantes. O meia Monsalve, lesionado, o volante Noriega, suspenso, e o atacante Amuzu, afastado por uma questão burocrática, estão fora da partida. Além deles, por desgaste físico, o zagueiro Wagner Leonardo não foi incluído na lista de relacionados.
O meio-campista Edenílson também não atuará diante do Alviverde. Ele negocia com a direção a rescisão de contrato. Sua substituição ainda no primeiro tempo contra o São Paulo, por critério técnico, esgotou a relação entre atleta e clube. O jogador já foi procurado pelo Botafogo, possível destino para a sequência da temporada.
Confira a escalação do Grêmio
- Weverrton; João Pedro, Balbuena, Viery e Marlon; Dodi, Arthur, Tetê, Willian e Pavón; Carlos Vinícius. Técnico: Luís Castro.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Contratações6 dias ago
Juan Nardoni, novo reforço do Grêmio chega a Porto Alegre
-
Contratações6 dias ago
Grêmio anuncia oficialmente a contratação de Leonel Pérez
-
Jogos6 dias ago
Grêmio enfrentará o Juventude nas semifinais do Gauchão
-
Campeonatos6 dias ago
Confira as datas e horários das semifinais do Gauchão
-
Jogos6 dias ago
Brasileirão: Onde assistir São Paulo e Grêmio ao vivo
-
Contratações5 dias ago
Nardoni e Pérez tem data para estrear pelo Grêmio
-
Jogos5 dias ago
Veja o provável Grêmio contra o São Paulo
-
Jogos3 dias ago
Gauchão: Onde assistir Grêmio e Juventude ao vivo
