Campeonatos
Grêmio e Flamengo vão duelar nas semifinais
Em noite de muita chuva, gramado com poças e partida iniciando com uma hora de atraso, o Grêmio venceu o Bahia e avançou para as semifinais da Copa do Brasil. A classificação gremista teve contornos de dramaticidade, após empate nos noventa minutos a vaga foi alcançada nas cobranças de penalidades. Nas semifinais o Imortal vai enfrentar o Flamengo,.
Por sua vez, o Rubro Negro venceu o Athletico-PR, em Curitiba, e passou de fase. Esta vai ser a nona vez na história da Copa que os dois clubes se encontram. Os jogos estão marcados inicialmente para os dias 9 e 16 de agosto, no entanto, as datas podem ser modificadas em virtude da participação do Flamengo na Libertadores.
Grêmio castiga o Flamengo
Em 1989, Grêmio e Flamengo se encontraram nas semifinais, no jogo de ida houve empate no Rio em 2 a 2, na volta em Porto Alegre o Imortal goleou por 6 a 1. Na sequência a equipe Gaúcha, treinada por Cláudio Duarte, conquistaria o título da 1ª edição da competição.
Em 1993, um novo duelo pelas semifinais, a partida de ida mais uma vez ocorreu em solo fluminense e deu Flamengo 4 a 3, Renato Portaluppi marcou um dos gols dos cariocas. Entretanto, na volta o Grêmio venceu por 1 a 0, e beneficiado pelo critério do gol fora de casa avançou para a final.
Em 1995, novamente embate na fase semifinal, a primeira partida foi realizada no Rio de Janeiro e o Mengão levou a melhor vencendo por 2 a 1. Os gaúchos deram o troco no Olímpico, vitória por 1 a 0. Mais uma vez o Tricolor Gaúcho se beneficiou do gol como visitante e passou à final da Copa.
Em 1997, as equipes se reencontraram, desta vez na fase final. Os jogos tiveram a sequência alterada, o primeiro na casa gremista, empate em 0 a 0. Na volta, em pleno Maracanã, as equipes ficaram no 2 a 2, como o regulamento mantinha o peso dobrado para o gol marcado fora de casa o Grêmio saiu campeão.
Virada de chave do Mengão
Em 1999, as equipes se encontraram um pouco mais cedo, nas quartas de final e desta vez o Rubro-Negro ficou com a vaga. No primeiro duelo, no estádio gremista, deu Flamengo 2 a 1. No jogo de volta empate em 2 a 2.
Em 2004, repetiu-se a dose nas quartas de final . O primeiro jogo ocorreu no Sul, os cariocas venceram por 1 a 0. Na partida da volta, no Rio de Janeiro, empate em 0 a 0, na soma dos resultados, o time de Abel Braga passou à fase seguinte.
Em 2018, Outra disputa pelas quartas de final, o duelo foi aberto na Arena, no entanto, o Grêmio não fez valer o mando de campo e o placar acabou em igualdade de 1 a 1. Na volta o Flamengo ficaria com a vaga vencendo por 1 a 0.
Em 2021, mais uma disputa nas quartas de final, o ano não foi bom para o Tricolor Gaúcho, que acabou rebaixado no Brasileirão. Pela Copa do Brasil, treinado por Felipão, o Grêmio acabou eliminado pelo Flamengo do técnico Renato Portaluppi. Foram duas vitórias dos cariocas, no Rio, uma goleada por 4 a 0, na volta, em Porto Alegre, nova vitória do Mengão 2 a 0.
Campeonatos
12º colocado no Brasileirão, Grêmio foca na Copa Sul-Americana
Após fechar a 10ª rodada do Brasileirão na 12ª posição, o Grêmio dá um tempo no torneio nacional e foca na Copa Sul-Americana. Na próxima quinta-feira (29), o Imortal recebe o Sportivo Luqueño, do Paraguai. A partida encerra a fase de grupos da competição continental.
Grêmio não depende de si
O Tricolor Gaúcho chega para a partida embalado pela vitória sobre o Bahia, que lhe conferiu uma situação mais tranquila no campeonato nacional. Por outro lado, o Luqueño perdeu para o Guaraní, em jogo válido pelo campeonato paraguaio.
No entanto, o Grêmio não depende apenas de si para garantir a vaga nas oitavas de final da Copa. A equipe de Mano Menezes ocupa o segundo lugar no Grupo D, com 9 pontos, dois atrás do líder Godoy Cruz, da Argentina.
Mano vai poupar titulares
Para evitar a disputa dos playoffs contra um time oriundo da Libertadores, o Imortal precisa vencer e torcer por um tropeço dos argentinos contra o Atlético Grau, do Peru. O ideal seria uma derrota do Godoy Cruz, bastando ao Tricolor apenas uma vitória. Já um empate obrigaria o clube brasileiro a superar um saldo de dois gols pró Godoy.
Contudo, diante da grande probabilidade de ter que disputar os playoffs, o treinador gremista deve poupar titulares contra o Sportivo Luqueño, visando a sequência dura no Brasileirão. Os próximos adversários serão Juventude (F), Corinthians (C) e Cruzeiro (F).
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Campeonatos
Grêmio tem prejuízo milionário com eliminação na Copa do Brasil
O Grêmio realizou a proeza de ser eliminado da Copa do Brasil pelo CSA, com todo o respeito à equipe de Alagoas. Mas a verdade é que o adversário disputa a terceira divisão do futebol brasileiro. E, para o nosso espanto, foram duas partidas: o Imortal perdeu uma e empatou a outra, ou seja, não conseguiu vencer.
Fiasco na Copa do Brasil
Pior do que isso, o Tricolor Gaúcho deixou a competição sem ganhar um jogo sequer. Empatou na estreia com o São Raimundo, de Roraima, e na segunda fase obteve um novo empate com o Athletic, de Minas Gerais. O primeiro sem divisão nacional, enquanto o segundo disputa a Série B.
Contudo, após passar pelas duas primeiras fases da competição conquistando a vaga nas cobranças de pênaltis, o Grêmio caiu para o CSA. Para piorar um pouco a trajetória, a partida decisiva foi na casa gremista, e nem foi preciso passar pelo drama da disputa das penalidades.
Grêmio teve prejuízo milionário
Além do fiasco protagonizado no torneio, o clube sofreu um prejuízo financeiro milionário. Dentro da meta orçamentária para o ano, a projeção era chegar às quartas de final da Copa do Brasil. Portanto, faltaram duas fases, e assim R$ 8.379.000 não entrarão nos cofres do clube.
Diante disso, o Imortal terá que buscar esse valor por outras formas de receita para fechar as metas estabelecidas no início da temporada. Provavelmente, a fonte dessa diferença será a venda de jogadores.
Foto: Reprodução/Amazon Prime
Campeonatos
Grêmio pode assumir a liderança na Copa Sul-Americana
O Grêmio vira a chave e foca na Copa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, o Imortal encara o Atlético Grau, do Peru. O time de Mano Menezes pode assumir a liderança do Grupo D da competição continental.
Grêmio precisa fazer saldo para assumir a liderança
No entanto, para alcançar esse objetivo, o Tricolor Gaúcho precisa vencer a equipe peruana por dois gols de diferença. No outro jogo da chave, disputado nesta terça-feira (6), o Godoy Cruz bateu o Sportivo Luqueño e manteve-se na primeira posição.
Entretanto, o treinador gremista fará mudanças na escalação em relação à equipe que iniciou contra o Santos no último domingo pelo Brasileirão. Edenílson, lesionado, e Marlon, impedido de atuar nesta fase, estão fora obrigatoriamente.
Além da dupla, Braithwaite e Dodi, por preservação, não acompanharam a delegação na viagem para Lima. Os substitutos do quarteto devem ser Alysson, Lucas Esteves, Arezo e Camilo, respectivamente. Contudo, o Tricolor ainda poderá ter outras alterações.
Saiba onde assistir à partida ao vivo
Atlético Grau e Grêmio jogam a partir das 21h30 (horário de Brasília) no Estádio Alejandro Villanueva, em Lima, Peru. A torcida peruana praticamente não se fará presente. Sendo assim, não haverá pressão das arquibancadas sobre o Grêmio.
A partida, válida pela quarta rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, terá transmissão ao vivo pelo serviço de streaming Paramount.
Foto: Divulgação/Conmebol