Últimas notícias do Grêmio
Adalberto Preis, ex-dirigente do Grêmio, falece
- /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 27
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2023/07/adalperto-preis-1000x600.jpg&description=Adalberto Preis, ex-dirigente do Grêmio, falece', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
- Share
- Tweet /home/u740595298/domains/portalmeugremio.com.br/public_html/wp-content/plugins/mvp-social-buttons/mvp-social-buttons.php on line 72
https://portalmeugremio.com.br/wp-content/uploads/2023/07/adalperto-preis-1000x600.jpg&description=Adalberto Preis, ex-dirigente do Grêmio, falece', 'pinterestShare', 'width=750,height=350'); return false;" title="Pin This Post">
Adalberto Preis morreu na noite desta segunda-feira (24), o ex-dirigente gremista estava jantando com a família e sofreu uma parada cardíaca. O advogado, de 79 anos, foi figura de expressão dentro do clube, com passagens por diversos setores da direção do Imortal. Assim como na administração e no departamento jurídico, Preis atuou no futebol.
O ex-dirigente será velado entre as 10h e as 17h desta terça-feira (25), no saguão do Portão A da Arena. Após será realizada uma cerimônia de despedida, restrita à família, no Crematório Metropolitano.
Adalberto Preis teve uma vida ligada ao Grêmio
Adalberto Preis deu início a sua história no Grêmio na metade da década de 1970, como diretor jurídico. Desde então sempre esteve ligado ao time do coração. Ele era natural de Criciúma, no entanto, passou a infância em São Paulo.
Em 1982 foi eleito vice-presidente do Grêmio e atuou na administração. No ano de 1983, ao lado do presidente Fábio André Koff, conquistou a Libertadores da América e o Mundial de Clubes, como vice-presidente para assuntos especiais.
No biênio 1985/1986 ocupou o cargo de vice de futebol, conquistou o Campeonato Gaúcho duas vezes seguidas, além de chefiar a delegação gremista em excursões pela América Central, África e Europa. Na ocasião, o Tricolor conquistou troféus importantes como o Palma de Mallorca, quando derrotou o Barcelona, a Phillips Cup e o Torneio de Roterdã, nesta oportunidade superando o Bayern de Munique.
Na década de 2000, Preis foi vice de administração de Fábio Koff e Romildo Bolzan. Teve ainda a missão de presidir a Grêmio Empreendimentos, empresa criada para gerenciar a construção da Arena. Em 2003 e 2004 foi vice-presidente e se tornou membro do Conselho Consultivo.
Renato lamentou a partida do amigo
O ex-dirigente chegou a assumir o cargo de presidente do Grêmio, interinamente, em várias ocasiões. No último sábado (22), esteve presente nas comemorações dos 40 anos da conquista do primeiro título da Libertadores.
Adalberto Preis foi um dos responsáveis pelo retorno de Renato ao Imortal em 2016, o que culminou com uma sequência de títulos e a consequente recuperação da imagem do clube no cenário do futebol mundial. O treinador gremista se manifestou a respeito do falecimento do dirigente.
“O Dr. Adalberto Preis é uma das melhores pessoas que conheci dentro do Grêmio. Uma pessoa afetuosa, um amigo querido e um gremista gigante. Perdemos um grande ser humano. Que Deus abençoe a família e dê forças para que superem essa perda. Descanse em paz, meu amigo” disse Renato
Jogadores
Grêmio anuncia a saída de Arthur
O Grêmio vive um momento delicado após confirmar a saída de Arthur, que encerra sua segunda passagem pelo clube. A negociação entre direção e jogador não avançou porque o meio-campista desejava valores diferentes dos oferecidos. Além da questão financeira, o jogador também se mostrou insatisfeito com as constantes mudanças na equipe e com o desempenho coletivo abaixo do esperado.
Arthur não aceitou proposta do Grêmio
O capitão, e principal referência técnica do elenco, decidiu não seguir no projeto gremista e agora se reapresentará à Juventus, equipe com a qual mantém contrato até junho de 2027. O Imortal havia apresentado uma proposta de renovação até 2028, mas os fatores já citados impediram qualquer evolução nas tratativas.
Contudo, a saída de Arthur representa um duro golpe para o Tricolor Gaúcho. O jogador se destacava como líder dentro e fora de campo, além de ser considerado o melhor atleta do grupo. Sem ele, o time perde qualidade no meio-campo e não possui, no elenco atual, alguém capaz de substituir sua visão de jogo e capacidade técnica.
- Você precisa ver também: Grêmio inicia nova etapa nesta quarta-feira (17)
Saída do capitão gera preocupação entre torcedores
O desafio de Luís Castro e da diretoria agora será reorganizar o setor e buscar alternativas para manter o nível competitivo. A torcida, que via no camisa 8 uma peça fundamental para o segundo semestre, acompanha com preocupação os próximos passos do clube.
Foto: Divulgação Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Grêmio inicia nova etapa nesta quarta-feira (17)
O Grêmio retoma às atividades nesta quarta-feira (17), no CT Luiz Carvalho. Luiz Castro começa a preparar a equipe para a sequência da temporada. Enquanto o treinador organiza os trabalhos dentro de campo, a direção intensifica as movimentações fora dele, buscando reforços que possam elevar o nível do elenco.
Grêmio precisa resolver equação complexa
Ao mesmo tempo, o clube enfrenta o desafio de equilibrar as contas. A necessidade de reduzir a folha salarial torna inevitável a saída de alguns jogadores. Nesse contexto, o centroavante André Henrique aparece como um dos nomes mais próximos de deixar o Tricolor Gaúcho, já que o Göztepe, da Turquia, demonstra interesse em contratá-lo. Além dele, o meio-campista Monsalve também deve se despedir da equipe.
Outro ponto de atenção está na defesa: o Grêmio aguarda uma proposta de alto valor pelo zagueiro Viery, o que pode representar uma importante negociação para aliviar o orçamento e abrir espaço para novas contratações.
Chegadas e saídas na Arena
Assim, o retorno dos atletas ao centro de treinamentos não se resume apenas aos aspectos físicos, técnicos e táticos. Ele simboliza uma fase de reestruturação estratégica, em que contratações e desligamentos caminham lado a lado.
A direção busca manter o equilíbrio entre competitividade esportiva e responsabilidade financeira, garantindo que o clube siga forte dentro e fora das quatro linhas.
Com essa combinação de ajustes no elenco e planejamento financeiro, o Grêmio inicia um novo ciclo, determinado a construir uma equipe sólida e sustentável para enfrentar os desafios da temporada.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Últimas notícias do Grêmio
Clube belga cobra o Grêmio por atraso com relação a Amuzu
O Anderlecht, da Bélgica, notificou o Grêmio por atraso no pagamento relativo à contratação de Amuzu. Os belgas consideram acionar a Fifa caso o Tricolor Gaúcho não quite a pendência. A dívida cobrada é de 400 mil euros (cerca de R$ 3 milhões). O custo do negócio envolvendo o atacante ficou em torno de 1,2 milhão de euros.
Vínculo com o Grêmio encerra no final da temporada
Além da questão financeira com os belgas, o Imortal precisa acertar a situação do vínculo do jogador, que termina no final da atual temporada. Em 2026, Amuzu atuou em 32 jogos, marcou sete gols e distribuiu quatro assistências.
O atacante já superou seus números do ano passado, quando em 33 partidas marcou cinco gols e deu três assistências. Assim, provavelmente o camisa 9 vai pedir uma valorização salarial para renovar o contrato.
Atacante ficou fora da Copa do Mundo
Vale lembrar que Carlos Queiroz, treinador da Seleção de Gana, o convocou para um amistoso. Entretanto, o clube não o liberou para a partida, e o atleta acabou não indo para a Copa. Isso pode gerar uma dificuldade para a permanência de Francis Amuzu no Grêmio.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
