Campeonatos
Grêmio como visitante, confira a campanha
O Grêmio perdeu o Gre-Nal do último domingo, no entanto, essa não tem sido a rotina nos últimos anos. Pelo contrário, há uma supremacia do Tricolor sobre o maior rival. Porém, se analisarmos a campanha da equipe como visitante neste Brasileirão, o resultado do clássico não chega a surpreender.
A pontuação que garante o Imortal dentro do G4, zona que confere a classificação direta à fase de grupos da Libertadores, tem como avalista os resultados obtidos basicamente na Arena. Longe de casa, o time de Renato tem encontrado enormes dificuldades a ponto de comprometer a campanha que poderia ser de luta pelo título nacional.
Grêmio não vence fora de casa desde de julho
O Grêmio não vence fora de casa há três meses. A última vitória visitando um rival foi no primeiro turno, em partida válida pela 13ª rodada. Na oportunidade, em 1º de julho, o Tricolor Gaúcho venceu o Bahia por 2 a 1, na Arena Fonte Nova. O zagueiro Gustavo Martins marcou o gol da vitória no final da partida.
Atuando fora de seus domínios a equipe de Renato tem um aproveitamento de 30%, são apenas 3 triunfos em 13 jogos disputados. Dos 39 pontos que disputou fora da Arena, conquistou apenas 12. Outro dado comprometedor é que a equipe levou gols em todos os enfrentamentos na casa do adversário. Dos 35 sofridos ao longo do Brasileirão, 25 deles foram na condição de visitante.
Tricolor ainda terá seis jogos como visitante
O campeonato está na sua reta final, faltando 12 rodadas para se encerrar. Em seis delas o Grêmio vai sair para duelar longe da Arena. A derrota no clássico, casada com a vitória do Botafogo no final de semana, tornou o sonho do título ainda mais distante. Todavia, uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores é uma meta possível, mas para que ela seja alcançada será preciso ganhar fora.
Neste momento há pelo menos 9 clubes disputando o G4, o Grêmio, terceiro colocado, tem 44 pontos. Enquanto que o Atlético-MG, que ocupa a nona posição soma 40, logo são apenas 4 pontos de diferença. Entretanto, podemos diminuir para três vagas disponíveis, convenhamos que é quase impossível que o Botafogo deixe o seleto grupo.
Campeonatos
Grêmio ainda pode chegar à Libertadores
Jogando um bom futebol, especialmente no primeiro tempo, o Grêmio venceu o São Paulo, neste domingo (1º). Além disso, o heptacampeão Gaúcho contou com resultados paralelos e se livrou da queda de divisão. Para mais, o Imortal manteve viva a chance de chegar à Libertadores do ano que vem.
Segundo os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas de futebol, o Tricolor Gaúcho tem 1,4% de chances de jogar a principal competição do continente. Entretanto, terá, mais uma vez, que contar com resultados paralelos.
O Grêmio torce por dois de três cenários
- O Bahia não pode mais pontuar.
- Da mesma forma, o Corinthians precisa perder os dois jogos restantes.
- O Cruzeiro pode fazer apenas um ponto até o encerramento do Brasileirão.
Contudo, Bahia e Corinthians se enfrentam na próxima rodada, um empate neste jogo tira qualquer possibilidade do Imortal se qualificar para a disputa da Libertadores em 2025.
Por sua vez, o Grêmio volta a campo na próxima quarta-feira (4), em Salvador, onde encara o Vitória. A bola vai rolar a partir das 20h (horário de Brasília). No domingo (8), o time de Renato Portaluppi recebe o Corinthians, a partida está marcada para às 16h (horário de Brasília).
Campeonatos
Veja a chance do Grêmio se classificar para a Sul-Americana
Com a vitória sobre o São Paulo e os tropeços de Criciúma e RB Bragantino, o Grêmio garantiu a permanência na Série A do Brasileirão. Além disso, o Imortal ficou mais perto de conquistar uma vaga para a Copa Sul-Americana de 2025.
Grêmio depende apenas de si
O time de Renato Portaluppi chegou a 11ª posição, com 44 pontos. Dessa forma, o Tricolor Gaúcho depende apenas de si para assegurar presença na competição continental. Na próxima quarta-feira (4), o Maior do Sul visita o Vitória, em Salvador. No domingo (8), recebe o Corinthians, no encerramento do torneio nacional.
De acordo com estudo dos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Grêmio iniciou a 36ª rodada com 53.3% de chances para garantir a vaga. No entanto, o novo cenário aumenta esse percentual para 94.9%.
Imortal não antecipará férias
Com a conquista da Libertadores pelo Botafogo, o 9º ao 14º colocados no Campeonato Brasileiro se qualificam para a Copa. Sendo assim, mesmo com a manutenção de divisão, o Imortal seguirá utilizando força máxima até o último jogo.
Em entrevista, concedida neste domingo, o vice de futebol Antonio Brum negou a antecipação de férias para os principais jogadores. Porém, o dirigente deixou claro que algum caso esporádico de liberação poderá ocorrer.
“Muito dificilmente o Grêmio vai dar férias antecipadas ao seu elenco porque vamos disputar o Campeonato Brasileiro até a última rodada com força total. Obviamente, algum caso esporádico de algum jogador pode ocorrer”, falou Antonio Brum.
Campeonatos
Rodada ajuda e Grêmio aumenta distância para o Z-4
Uma vitória sobre o Fluminense, na sexta-feira (1), teria deixado o clube tranquilo na luta pela permanência na elite. Entretanto, o Grêmio teve que se contentar com um empate ao apagar das luzes. Contudo, com o andamento da 32ª rodada, o ponto somado acabou sendo motivo de festa para os gremistas.
Grêmio aumenta a distância para o Z-4
Os resultados obtidos pelas equipes que estão na zona da degola favoreceram o Tricolor Gaúcho. Em Bragança Paulista, RB Bragantino e Cuiabá empataram, enquanto Athlético-PR e Juventude, jogando como mandantes, perderam para Vitória e Fortaleza, respectivamente.
Dessa forma, com o empate no Maracanã, o time de Renato Portaluppi aumentou a distância para a zona da confusão de 4 para 5 pontos. Sendo assim, mesmo com um tropeço diante do Palmeiras na próxima sexta-feira (8), o Grêmio voltará para casa fora do grupo do descenso. O Juventude será o adversário na sequência.
Renato Portaluppi precisa acordar
Entretanto, o técnico gremista teve mais sorte do que juízo na rodada. A escalação contra o Fluminense beirou o ridículo, Soteldo como armador, com Cristaldo e Monsalve fora do time, Renato realmente se superou. No entanto, mais uma vez a sua estrela brilhou e ele acabou se dando bem.
Todavia, é preciso cair na real, deixar de ser “Professor Pardal”, nem sempre o acaso vai favorecer. Defender que o desempenho já não interessa, que o importante são os pontos é balela de quem não consegue tirar mais nada do grupo. Desempenho e resultado estão, na grande maioria das vezes, diretamente ligados.
-
Jogos2 dias ago
Grêmio x São Paulo: Onde assistir, escalações e mais
-
Jogos6 dias ago
Grêmio terá esquema ofensivo e Rodrigo Caio na zaga contra o Cruzeiro
-
Jogadores7 dias ago
Diego Costa vai deixar o Grêmio ao final da temporada
-
Últimas notícias do Grêmio7 dias ago
Craque Neto manda Renato Portaluppi “BAIXAR A BOLA”
-
Sem categoria6 dias ago
Cruzeiro terá desfalques importantes contra o Grêmio
-
Jogadores7 dias ago
Renato surpreende e escala Rodrigo Caio como titular
-
Jogos5 dias ago
Grêmio trouxe ponto importante de Minas Gerais
-
Últimas notícias do Grêmio5 dias ago
Veja quais as chances do Grêmio ser rebaixado segundo a UFMG