Últimas notícias do Grêmio
Renato poderá mudar esquema contra o Botafogo
Como de costume, Renato não dá pistas da equipe que vai começar contra o Botafogo, na quinta-feira (9). No entanto, o técnico poderá mudar o desenho do time, o motivo seria o desgaste de alguns jogadores. Desta forma, entre treinos técnicos e táticos, a recuperação física do grupo ganha atenção especial.
Renato deve optar por formação ofensiva
Além disso, o Imortal precisa vencer para seguir na briga pelo título do Brasileirão. Sendo assim, o esquema com três zagueiros pode ser desmanchado. Neste caso, o defensor Bruno Uvini deixaria o time para o ingresso de um jogador no setor ofensivo. Sendo que Ferreira, Besozzi e Everton Galdino brigariam pela vaga.
O atacante JP Galvão que foi titular contra o Bahia deve ceder o lugar a um dos três citados acima. Após a vitória sobre o Bahia, Renato explicou porque iniciou com o camisa 11 e não com Galdino, que vinha sendo opção.
“Galdino teve uma entrega e foi muito bem contra o Coritiba. Mas ele vinha jogando a cada três dias. Então, chega uma hora que o melhor remédio para eles é minha conversa no vestiário. Eu pergunto como eles estão se sentindo, se estão cansados, com alguma dor localizada” justificou Renato.
Escalação passa por condições dos atletas
Segundo o treinador, as mudanças promovidas frequentemente no time tem a ver com a dosagem certa de cada atleta na competição, com a finalidade de não perder mais peças na reta final do campeonato. O Tricolor Gaúcho tem sofrido com muitas lesões durante o ano.
“Eu queria jogar sempre com o mesmo time, desde que eles estivessem sempre 100%, coisa que é impossível no futebol. Se você colocar sempre o mesmo time, além dos problemas de lesão, você vai ter um time cansado.” esclareceu Portaluppi.
Renato vai definir a equipe nesta quarta-feira (8), quando comandará o último treino antes da viagem para o Rio de Janeiro. A bola vai rolar para Grêmio e Botafogo, na quinta-feira (9), a partir das 20h, (horário de Brasília), em São Januário, estádio do Vasco. O Nilton Santos, casa do Fogão, está alugado para um show.
Grenal
Carlos Vinícius será a esperança de gols do Grêmio no Grenal 448
O Grêmio terá um novo protagonista no comando do ataque para o Grenal 448, que acontece no próximo domingo (21). Carlos Vinícius será a principal esperança de gols do Tricolor Gaúcho no clássico. Estreante no confronto, ele terá a missão de substituir Braithwaite, artilheiro gremista na temporada de 2025, com 15 gols.
Braithwaite sofre grave lesão
O atacante dinamarquês rompeu o tendão de Aquiles e pode ficar afastado dos gramados por até 10 meses. Com isso, Carlos Vinícius assume o protagonismo na posição. Mais fixo na área e com forte presença física, Vinícius apresenta um estilo bastante diferente de Braithwaite. Enquanto o camisa 22 se destaca pela movimentação e pelas jogadas de combinação, o recém-chegado aposta na imposição e no posicionamento para finalizar.
“A equipe precisa saber jogar com a característica dos jogadores que tem. Às vezes faz falta um pivô mais por dentro para segurar a bola mais na frente, principalmente quando estamos perto do gol e não achamos soluções. Você sabe que, às vezes, um jogador com características do Carlos, que segura mais, pode cavar uma falta, pode trabalhar essa bola mais aí, tirar um zagueiro do lugar para criar o espaço para você infiltrar com outro jogador”, comentou Mano Menezes.
Carlos Vinícius tem experiência em clássicos
Em Portugal, defendeu o Benfica em confrontos contra o Porto. Na Inglaterra, vestindo a camisa do Fulham, enfrentou o Chelsea em oito oportunidades. Já na Holanda, atuou pelo PSV diante de gigantes como Feyenoord e Ajax.
- Você precisa ver também: Com desfalques, Mano inicia preparação para o Grenal 448
Apesar da experiência em duelos de grande rivalidade, este será o primeiro Grenal de Carlos Vinícius. Na atual temporada, o Grêmio ainda não venceu o clássico: em quatro partidas, foram três empates e uma vitória do Internacional.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Grenal
Com desfalques, Mano inicia preparação para o Grenal 448
Na tarde desta segunda-feira (15), Mano Menezes deu início à preparação para o Grenal 448. Sem Braithwaite, que está fora do restante da temporada, o treinador ainda não pode contar com Marcos Rocha e Carlos Vinícius. O lateral e o atacante se recuperam de desconfortos musculares.
Mano deve contar com retorno de atletas
A expectativa, no entanto, é de que ambos participem das atividades com bola nesta terça-feira. Na reapresentação do elenco, os dois trabalharam na academia do CT Luiz Carvalho. A ideia é que estejam disponíveis como titulares para o clássico do próximo domingo
Por outro lado, Willian treinou normalmente e deve fazer sua estreia justamente contra o maior rival. Já Wagner Leonardo formou a zaga ao lado de Noriega e será o substituto de Walter Kannemann, suspenso após receber o terceiro cartão amarelo.
Grêmio está praticamente escalado
Com o treino da manhã desta terça-feira (16), Mano Menezes terá comandado um total de cinco sessões antes do clássico. O Tricolor Gaúcho já está praticamente definido. Um provável Grêmio terá: Tiago Volpi; Marcos Rocha, Noriega, Wagner Leonardo e Marlon; Cuéllar, Arthur, Dodi e Willian; Allyson e Carlos Vinícius. Técnico: Mano Menezes.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Pós jogo
Derrota para o Mirassol prova que o Grêmio não sabe atacar
O Grêmio sofreu o terceiro revés consecutivo contra times de menor expressão na Arena, pelo Brasileirão: derrota para o Sport, empate com o Ceará e derrota para o Mirassol. Apenas um ponto somado em nove disputados — um recorte preocupante.
Grêmio não tem repertório tático
O que amenizou a situação foram a vitória contra o Galo, em Minas, e o empate com o Flamengo, no Rio. Caso contrário, o Tricolor Gaúcho estaria dentro do Z-4, com 21 pontos. No entanto, o fato de não conseguir vencer, jogando em casa, equipes do segundo escalão do futebol brasileiro prova que o Imortal não sabe propor o jogo.
Está evidente que o esquema de Mano Menezes é reativo. Quando o adversário se impõe, o Grêmio vive de transições rápidas. Contudo, quando precisa tomar a iniciativa e manter a posse de bola, escancara a falta de repertório para criar situações de gol.
- Você precisa ver também: Braithwaite sofre lesão grave e não joga mais na temporada
Reforços exigem melhor desempenho
Dessa forma, a equipe se torna previsível e acaba perdendo pontos preciosos na competição. O elenco, agora reforçado — antes considerado fraco — ainda não mostra evolução, e o trabalho do treinador também deixa a desejar. As novas contratações colocam o técnico em xeque: é preciso mudar a postura, criar alternativas táticas e encontrar soluções para que o rendimento melhore.
Contra a equipe do interior paulista, o Grêmio chegou a ter 60% de posse de bola no campo de ataque. No entanto, faltava inspiração no último terço do campo. Não há jogadas de aproximação, ultrapassagens dos laterais, jogadas de linha de fundo, entradas em diagonais, triangulações, infiltrações. Isso passa diretamente pela comissão técnica.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
-
Grenal7 horas ago
Com desfalques, Mano inicia preparação para o Grenal 448
-
Últimas notícias do Grêmio6 dias ago
O Grêmio jogará apenas em Porto Alegre no mês de setembro
-
Jogos3 dias ago
Com Arthur, o Grêmio está escalado para enfrentar o Mirassol
-
Jogos4 dias ago
Marcos Rocha e Carlos Vinícius serão desfalques do Grêmio
-
Jogadores4 dias ago
De saída? Grêmio recebe proposta por Aravena
-
Jogadores2 dias ago
Saiba como foi a estreia de Arthur pelo Grêmio
-
Jogadores2 dias ago
Braithwaite sofre lesão grave e não joga mais na temporada
-
Jogos3 dias ago
Onde assistir ao vivo Grêmio e Mirassol pelo Brasileirão