Jogadores
Luan vai jogar na primeira divisão em 2024
Após não ter o vínculo renovado com o Grêmio, Luan se acertou com o Vitória, da Bahia. O jogador vai assinar contrato por duas temporadas. Cinco anos depois, a equipe do nordeste brasileiro está de volta à primeira divisão nacional. A ideia é montar um elenco competitivo para se manter na elite.
Luan fechou acordo com o Vitória nesta sexta-feira
O acordo entre atleta e clube foi sacramentado na tarde desta quinta-feira (11). O meia teve seu compromisso com o Tricolor Gaúcho encerrado no último 31 de dezembro Em seu retorno à Arena, o “Reizinho”, em seis meses esteve em campo em apenas 45 minutos, somando cinco partidas. Em todas, o meio-campista saiu do banco de reservas.
Contudo, no final de 2023, chegou a circular a informação de que o Grêmio renovaria com o jogador por mais seis meses, a intenção seria testá-lo durante o Gauchão. Todavia, alguma coisa mudou e isso acabou não se confirmando. O staff do atleta declarou em entrevista que foi pego de surpresa pela decisão.
Meia viveu seu melhor momento em 2017
Luan viveu seu melhor momento nas temporadas de 2016 e 2017, quando dirigido por Renato Portaluppi foi destaque da equipe gremista que venceu a Copa do Brasil e a Libertadores da América. Sendo que em 2017, na conquista do tricampeonato continental, o camisa 7 recebeu o título de “Rei da América” pelo jornal uruguaio El País.
No entanto, nas temporadas seguintes entrou em queda técnica e passou a perder espaço no Maior do Sul. No final de 2019 foi negociado com o Corinthians pelo valor de R$5 milhões de euros. Porém, no clube paulista, o jogador não conseguiu repetir o futebol desempenhado no Imortal.
Jogadores
Como foi o retorno de Willian ao time do Grêmio
Além da vitória sobre o Palmeiras e da garantia de permanência na 1ª divisão, os gremistas tiveram outro motivo para comemorar. Isso porque o triunfo sobre os paulistas, nesta terça-feira (25), marcou o retorno de Willian ao time do Grêmio.
Willian superou expectativas
Em função de uma fratura no pé direito, o meia ficou afastado dos gramados por dois meses. Inicialmente, acreditava-se que o jogador teria condições de atuar entre 20 e 30 minutos. Entretanto, Mano Menezes optou por colocá-lo em campo já na abertura da segunda etapa.
“Willian não era nem para ter jogado 45 minutos, era para ter jogado 30 minutos. Essa, mais ou menos, era a previsão. Naquele momento, ele deu esse acréscimo da tranquilidade, da bola passada pelo meio, a gente voltou melhor”, disse o treinador do Imortal, em entrevista após o jogo.
Primeiro gol pelo Grêmio
De acordo com informações do site Sofascore, durante os 54 minutos em que esteve em campo, Willian realizou 40 ações com a bola. Esse desempenho evidencia a qualidade e a importância do atleta para o time, já que o índice de acertos de passe foi de 97%. Além disso, 89% desses passes ocorreram no campo adversário, ou seja, na fase ofensiva.
- Você precisa ver também: Garantindo na Séria A, Grêmio mantém sonho de jogar a Libertadores em 2026
Consequentemente, além de elevar o nível técnico da equipe, Willian marcou seu primeiro gol com a camisa do Grêmio. A cobrança de pênalti, aos 39 minutos, resultou no terceiro gol do Imortal na vitória por 3 a 2 sobre o Verdão.
“Quero agradecer a Deus por essa vitória, pelo gol, por voltar a jogar futebol. Fiquei seis semanas sem jogar, e é muito ruim, nós que gostamos de jogar, queremos sempre estar em campo jogando, desfrutando. E hoje pude voltar e ajudar o Grêmio com essa vitória. Estou muito feliz mesmo de poder fazer esse primeiro gol, espero que seja o primeiro de muitos com essa camisa”, disse meia após a partida.
O triunfo diante da equipe de Abel Ferreira mantém o Tricolor Gaúcho na briga por uma vaga na pré-Libertadores. Além disso, o Imortal poderá contar com Willian para os dois últimos e decisivos embates contra Fluminense e Sport.
Confira os números de Willian contra o Palmeiras
- 54 minutos
- 1 gol
- Ações com bola – 40
- Passes certos – 30/31 (97%)
- Passes certos no campo adversário – 16/18 (89%)
- Recuperação de bola – 3
- Perda da posse de bola – 6
Foto: Lucas Uebel /Grêmio
Jogadores
Gabriel Grando segue fora da lista dos relacionados
Ainda não será nesta quarta-feira (5) que Gabriel Grando aparecerá na lista dos relacionados. O goleiro não ficará à disposição para a partida contra o Cruzeiro-MG, válida pela 32ª rodada do Brasileirão. Segundo informações do Grêmio, ele segue em recuperação de um desconforto na região da panturrilha.
Gabriel Grando não participa dos treinos
O atleta não tem participado das atividades no CT Luiz Carvalho e ficou de fora dos últimos dois jogos do Tricolor Gaúcho no torneio nacional: vitória sobre o Juventude, em casa, e derrota para o Corinthians, em São Paulo.
Ausência coincide com retorno de Tiago Volpi
Chama atenção o fato de a ausência de Grando entre os relacionados coincidir com o retorno de Tiago Volpi à titularidade da equipe. O prata da casa tem demonstrado interesse em buscar um novo destino, onde possa ter mais oportunidades de atuar.
Durante o período em que Volpi esteve lesionado, Gabriel Grando assumiu a meta do clube e teve boas atuações. No entanto, o titular deixou a equipe por lesão justamente quando vivia excelente fase. Portanto, é natural que, uma vez recuperado, reassuma o posto de número um na hierarquia do gol gremista.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Grêmio comunica lesão em meia, jogador deve retornar em 2026
O técnico Mano Menezes pode ter perdido mais uma opção para o setor de armação da equipe neste restante da temporada. Após sofrer um entorse grau 2 no tornozelo esquerdo, Riquelme será desfalque do Grêmio na reta final do Campeonato Brasileiro.
Riquelme não joga mais pelo Grêmio em 2025
O clube ainda não divulgou o tempo que o jovem ficará longe dos gramados, mas, em casos como esse, normalmente são necessárias de seis a oito semanas para a reabilitação completa do atleta. Como o Brasileirão termina em 7 de dezembro, o jovem prata da casa não deve mais atuar neste ano.
O Grêmio emitiu uma nota informando que a lesão ocorreu durante a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, contra o São Paulo, realizada em Eldorado do Sul na última quinta-feira (30).
Meia está nos planos para a próxima temporada
Riquelme foi integrado ao grupo principal em maio desta temporada e disputou 12 partidas sob o comando de Mano Menezes. Posteriormente, voltou a reforçar o time Sub-20 na disputa da competição nacional. Talentoso e com bom porte físico, o meia é uma das apostas do Imortal para 2026.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
