Jogadores
Grêmio terá problemas para escalar estrangeiros
O Grêmio realizou um grande negócio ao contratar Cristian Pavón. Com qualidade acima da média, o argentino tem tudo para ser um dos protagonistas da equipe. No entanto, com a chegada do Hermano, o clube superou o limite de estrangeiros que podem atuar ao mesmo tempo em competições nacionais. O número atual é de sete jogadores de outra nacionalidade, a regra passou a valer em fevereiro de 2023.
Grêmio excedeu o número de estrangeiros
O Tricolor Gaúcho conta com o goleiro Marchesín, o zagueiro Kannemann, os volantes Carballo e Villasanti, o meia Cristaldo, os atacantes Besozzi e Soteldo. Além do atacante recém-chegado. São cinco argentinos, um venezuelano, um paraguaio e um uruguaio. No mínimo cinco deles serão titulares ao longo da temporada.
Sendo assim, Renato e sua comissão técnica terão de escolher um para ficar de fora a cada jogo. É claro que questões como lesões e cartões, além do esquema a ser adotado diante dos mais diversos adversários vai ter peso nas escolhas. Porém, sempre haverá o momento da dúvida, às vezes a fartura pode ser um problema. Mas, sempre será um bom problema.
Argentino deve deixar a Arena em junho
Contudo, a questão tende a se resolver naturalmente a partir do meio deste ano. O atacante Lucas Besozzi, emprestado ao Grêmio pelo Lanús, da Argentina, tem vínculo com o Imortal até junho. Como até o momento o jogador não convenceu na Arena, ele deve ser devolvido ao clube argentino. Deste modo, o número de estrangeiros voltará a ficar dentro do permitido.
Todavia, não se pode descartar a chegada de outro jogador forasteiro. A direção gremista está atenta ao mercado da bola e não descarta que novos reforços cheguem até o dia 7 de março, data em que fecha a janela brasileira. Na sequência da temporada teremos a reabertura em julho, ou seja, dificilmente, o Tricolor não contratará um atleta que fale outro idioma.
Jogadores
Volante não atuará no Grêmio na próxima temporada
Fora dos planos do técnico Luís Castro, o jogador vai defender outro clube na próxima temporada. O volante deve atuar na Série B em 2026. Ronald, de 22 anos, esteve emprestado ao Atlético-GO e foi um dos destaques da equipe na segunda divisão do Brasileirão.
Grêmio estabelece preço para venda
Além do próprio Atlético-GO, Juventude, Coritiba e Goiás também demonstraram interesse em contar com o jogador. Entretanto, por uma questão de projeto e também pelo lado financeiro, o atleta deve acertar com o Fortaleza. O contrato com o time nordestino vai incluir uma cláusula de vitrine. Assim, caso surja uma proposta interessante de um terceiro clube, o atleta será liberado.
- Você precisa ver também: Caio Paulista deve ser o primeiro reforço do Grêmio para 2026
Oriundo da base gremista, Ronald chegou ao profissional em 2023. Desde então, disputou 36 partidas pela equipe principal do Tricolor Gaúcho. Seu vínculo vai até o final de 2027, e o valor fixado para uma saída em definitivo é de 1,5 milhão de euros.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Jogadores
Grêmio quer promessa do Peñarol em negócio por Arezo
Para contratar em definitivo Arezo, o Peñarol precisa pagar 3,5 milhões de dólares ao Grêmio. A utilização de ativos do clube uruguaio na transação agrada ao Tricolor Gaúcho. Entretanto, o clube de Montevidéu não quer liberar o atleta que desperta o interesse gremista.
Grêmio quer joia do Peñarol por Arezo
O Imortal aceitaria a inclusão do zagueiro Nahuel Herrera, de 21 anos, para diminuir o valor da pedida. Todavia, o defensor, que atua pelo lado direito, é uma das joias do time charrua. Além disso, possui um alto valor de mercado, na casa dos 7 milhões de dólares (R$ 38,6 milhões).
- Você precisa ver também: Braithwaite sinaliza com desejo de seguir jogando no Grêmio
Diante disso, o Grêmio propôs o empréstimo sem custo do zagueiro por uma temporada. Em contrapartida, o empréstimo de Arezo seria renovado por 400 mil dólares, desobrigando o Peñarol da compra ao final do vínculo, conforme estipulado em contrato.
Contudo, dificilmente as tratativas envolvendo Nahuel Herrera evoluirão. Um ponto que pode ajudar é o fato de a direção do Tricolor conhecer Edgardo Lasalvia, agente do jogador. Ele foi quem levou Cristian Olivera para a Arena. Entretanto, o empresário não representa mais o atacante.
Foto: @OficialCAP.
Jogadores
Braithwaite sinaliza com desejo de seguir jogando no Grêmio
Braithwaite notificou o Grêmio cobrando uma dívida de R$ 7 milhões, referentes a luvas atrasadas. No entanto, o dinamarquês não pretende romper a relação profissional com o clube. Ao contrário, o jogador revelou a amigos que está feliz em Porto Alegre e planeja cumprir seu contrato.
Inclusive, sua esposa está inaugurando um restaurante na capital gaúcha e três dos seus cinco filhos jogam na escolinha do Imortal. Segundo o atleta, a notificação tem apenas o objetivo de garantir o recebimento dos valores atrasados desde 2024.
Braithwaite não expôs o Grêmio publicamente
A nova gestão gremista pretende quitar a dívida o mais rápido possível. A expectativa é de que a questão seja resolvida até o final deste ano.
“Existem pendências de curtíssimo prazo que estamos atacando e vamos resolver até o final do ano”, disse o CEO do Grêmio, Alex Leitão, durante entrevista ao jornal Zero Hora. Porém, ele não citou o nome do atacante.
Portanto, ao que tudo indica, a questão não abalou a relação entre as partes. Até porque, vale lembrar que Braithwaite não expôs publicamente o clube. A notícia vazou através do jornalista Cesar Cidade Dias, que comentou o caso no programa Sala de Redação, da Rádio Gaúcha.
