Pós jogo
Grêmio vence o Atlético Grau e assume a liderança do Grupo D na Sul-Americana
Nesta terça-feira (8), pela segunda rodada da fase de grupos da Sul-Americana, o Grêmio venceu o Atlético Grau. Jogando em casa, o Imortal fez 2 a 0 sobre a equipe do Peru. Matías Arezo e Cristian Olivera foram os goleadores da partida.
Grêmio assume a liderança do Grupo D
Com o triunfo, o time de Gustavo Quinteros chegou a seis pontos em dois jogos e assumiu a liderança do Grupo D. Entretanto, o Godoy Cruz, que está jogando contra o Sportivo Luqueño, ainda pode ultrapassar o Tricolor Gaúcho nesta rodada. Para que isso aconteça, os argentinos precisam vencer os paraguaios por dois gols de diferença.
No início do jogo, o Atlético Grau ocupou o campo do Grêmio numa tentativa de surpreender os donos da casa. Porém, essa estratégia da equipe peruana não durou mais do que dez minutos. Bem postado no 4-1-4-1 e com mais qualidade do que o adversário, o Imortal se impôs e passou a dominar a partida.
Tricolor teve mais organização tática
Com Villasanti como primeiro homem, Edenílson jogando como meia de ligação e Cristaldo na função de articulador, o Tricolor fez uma jornada mais consciente do que nas partidas anteriores. Apesar de o oponente ser fraco tecnicamente, embora organizado, desta vez a mecânica de jogo apareceu.
A entrada de Rodrigo Ely na zaga, ao lado de Wagner Leonardo, trouxe mais segurança para o setor defensivo. João Pedro jogou apenas para o gasto, mas entregou mais do que Igor Serrote, enquanto Pavón oscilou entre acertos e erros, mas ainda assim deu uma assistência para gol.
O Grêmio não chegou a sofrer no duelo, mas, em pelo menos dois lances, poderia ter levado gol. Foi uma atuação suficiente para vencer um adversário que está algumas prateleiras abaixo. Todavia, não empolga para os enfrentamentos difíceis que virão pela frente, nas próximas rodadas do Brasileirão.
Ainda há um longo caminho a ser percorrido para que o Grêmio seja um time sólido defensivamente e com um bom repertório de jogadas, sobretudo na fase ofensiva. No entanto, hoje houve mais troca de passes e ocupação de espaços pelo meio-campo, além de uma melhor organização tática.
O Tricolor volta a campo no próximo domingo, quando receberá o Flamengo pelo Brasileirão. A bola vai rolar na Arena a partir das 17h30 (horário de Brasília).
Arezo Grêmio/Foto: Instagram
Pós jogo
Duas verdades da eliminação do Grêmio na Copa do Brasil
O Grêmio empatou em 0 a 0 com o CSA e acabou eliminado da Copa do Brasil. As equipes jogaram na Arena na noite desta terça-feira (20). Mais uma vez o árbitro foi protagonista do espetáculo comprometendo o resultado final.
Faltou qualidade ao Grêmio
O Tricolor Gaúcho dominou o jogo, alcançando 77% de posse de bola e finalizando 19 vezes ao gol, contra 8 do adversário. Os números escancaram a superioridade gremista sobre o CSA, o que, convenhamos, é uma obrigação, o visitante pertence a 3ª divisão nacional.
No entanto, faltou futebol para que o time de Mano Menezes conquistasse a classificação. Essa é uma realidade que precisa ser aceita. Analisando friamente, observamos que a equipe criou poucas oportunidades claras de gol. A pressão foi praticamente improdutiva.
Arbitragem tem prejudicado o Tricolor Gaúcho
Contudo, há uma outra verdade que se repete com frequência: os árbitros vêm prejudicando o Grêmio seguidamente. Na grande maioria das vezes, os erros são contra o Tricolor. Basta um levantamento detalhado para se chegar a essa conclusão.
Especificamente hoje, o árbitro Matheus Delgado Candançan cometeu dois erros escandalosos que interferiram diretamente no resultado do jogo. O primeiro ocorreu quando foi chamado para expulsar um jogador do CSA, mas aplicou apenas o cartão amarelo. O VAR não recomenda amarelo, apenas vermelho.
Em um segundo momento, ao revisar o lance do gol marcado pelo Grêmio—mal anulado—manteve a decisão de campo, mesmo com a imagem mostrando claramente que Kannemann não cometeu falta no lance.
A pergunta se impõe: o que está acontecendo? Esse cenário começa a dar margem a ilações perigosas. Segundo Mano Menezes, esta é a oitava vez que o árbitro é chamado pelo VAR e não muda sua decisão. Será mesmo que a ferramenta de apoio está sempre errada e o juiz de campo certo?
Portanto, a direção do clube precisa recuperar força política junto à CBF e, ao mesmo tempo, fazer um esforço para qualificar o elenco. Caso contrário, corre o risco de cair para a segunda divisão do Brasileirão. A situação deixou de ser preocupante e passou a ser emergencial.
Foto: Fabiano do Amaral
Pós jogo
Árbitro decide e Grêmio perde para o São Paulo
Sem o treinador Mano Menezes, que enfrenta uma tragédia pessoal, o Grêmio perdeu para o São Paulo na noite deste sábado (17). Com o resultado, o Tricolor Gaúcho entrou na zona de rebaixamento, ocupando a 17ª posição.
Comandado pelo auxiliar técnico Sidnei Lobo, o Imortal teve um desempenho abaixo do esperado no MorumBis. A equipe adotou uma postura excessivamente defensiva, permitindo que os donos da casa tivessem a iniciativa na partida.
São Paulo teve posse, mas Grêmio controlou
Apesar de ter maior posse de bola, o São Paulo não conseguia criar situações claras de gol, apostando em finalizações de média distância. O Grêmio, por sua vez, foi mais eficiente e abriu o placar aos 37 minutos, com Aravena, após um belo lançamento de Monsalve.
Etapa final repetiu a primeira
O São Paulo voltou para o segundo tempo com a mesma postura ofensiva, buscando espaços na defesa gremista. A insistência deu resultado cedo: logo aos 4 minutos, Arboleda, de cabeça, empatou o jogo. No lance, a defesa do Grêmio falhou na marcação.
O jogo seguiu no mesmo ritmo: os donos da casa com a bola e os visitantes apostando nos contra-ataques. Em uma dessas oportunidades, Amuzu fez grande jogada e deixou Marlon em ótima posição, mas o lateral desperdiçou mais uma chance clara de gol.
Árbitro decidiu o jogo contra o Grêmio
A partida caminhava para um empate até que, em uma disputa de bola com Camilo, Luciano se jogou ao chão dentro da área gremista, simulando uma falta. O árbitro Rodrigo José Pereira de Lima marcou pênalti, apesar de as imagens indicarem que não houve infração. Além disso, antes do lance, o zagueiro Jemerson, do Grêmio, sofreu uma carga no rosto e a falta não foi marcada.
Para revolta dos gremistas, mesmo chamado pelo VAR, o árbitro manteve a decisão equivocada. André Silva, aos 40 minutos, converteu a penalidade e decretou o resultado final: 2 a 1 para o São Paulo.
Coincidência ou falta de força política na CBF?
O erro da arbitragem gerou indignação entre os torcedores gremistas. Com a equipe agora na zona de rebaixamento, surgem questionamentos sobre a recorrência de decisões polêmicas que prejudicam o clube. Seria apenas coincidência? Ou a direção do Grêmio não tem influência política suficiente junto à CBF?
Um levantamento estatístico poderia ajudar a identificar se há um padrão nos erros de arbitragem contra o Tricolor Gaúcho. A diretoria gremista precisa agir para exigir transparência e justiça nas decisões do VAR. Mas é claro, deve ser apenas uma mera coincidência.
Foto: Reprodução
Pós jogo
Grêmio mostra evolução, mas só empata com o RB Bragantino
Na noite deste sábado (10), o Grêmio empatou com o RB Bragantino em 1 a 1. Jogando em casa, o Tricolor Gaúcho teve um primeiro tempo tímido. Com Nathan Pescador escolhido como articulador, o time de Mano Menezes teve pouca posse de bola e nenhuma criatividade.
Grêmio não sofreu na partida
Entretanto, apesar de maior posse de bola, os visitantes não conseguiram ameaçar o gol defendido por Tiago Volpi. Bem postado defensivamente, o Imortal neutralizou o ataque paulista, entretanto, não conseguiu criar oportunidades de gol.
Na segunda etapa, Mano substituiu Nathan por Monsalve, o colombiano entrou bem, aumentando o volume de jogo da equipe gaúcha. Outras duas mudanças também surtiram efeito: as entradas de Amuzu e Arezo, com Braithwaite passando a atuar como meia.
Tricolor merecia a vitória
Dessa forma, o Grêmio tomou conta do jogo e empurrou o RB Bragantino para o campo defensivo. Aos 41 minutos, Braithwaite lançou Amuzu, que acelerou, cortou para dentro e finalizou de média distância, marcando um belo gol.
No entanto, dois minutos depois, um erro de posicionamento da defesa gremista permitiu que Isidro Pitta recebesse dentro da área, sem marcação, e empatasse o duelo. Antes dos dois gols, Arezo havia acertado a trave do Massa Bruta. Pelo segundo tempo, o empate foi injusto — o Grêmio merecia a vitória.
Neste momento, o Imortal ocupa a 14ª colocação, com nove pontos, e pode ser ultrapassado por São Paulo e Botafogo na rodada. O Tricolor volta a campo na próxima terça-feira (13), na Arena, contra o Godoy Cruz, pela Copa Sul-Americana.
Foto: Reprodução/Premiere
You must be logged in to post a comment Login