Últimas notícias do Grêmio
Perda do Gauchão passou por escolhas de Quinteros
O domingo (16) apenas confirmou o que foi encaminhado no sábado (8). A vantagem do adversário na final era grande, ainda mais se tratando de um clássico. O que precisa ser discutido é o quanto as escolhas de Quinteros contribuíram para a perda do título gaúcho.
É verdade que a direção tem sua parcela de responsabilidade na derrocada gremista. Alguns dos reforços que chegaram não deveriam sequer ter sido cogitados. Outro fato que não se pode esquecer é a demora nas contratações; muitos chegaram na reta final do torneio, e até sem as condições físicas ideais.
Quinteros tem grande parcela pela derrota
No entanto, o treinador do Tricolor insistiu com algumas peças e ideias que não estavam dando uma boa resposta. Não há explicação para a demora em decidir que Monsalve é titular. Pior ainda, não colocá-lo desde o início no jogo decisivo. A equipe jogou três quartos da final de forma acéfala.
Outra decisão de Quinteros que não encontra sustentação em campo é a utilização de Pavón como primeira opção ou no time principal. O gringo não joga nada faz tempo, não contribui nem com o setor ofensivo nem com a defesa. O jogador simplesmente não existe; é jogar com um a menos. Entretanto, ele parece contar com a admiração do comandante.
Quinteros erra em posicionar Vilassanti como meia. Enquanto todos sabem que ele é cabeça de área, fazer o box-to-box é outra coisa. No entanto, se ele entende que a posição do atleta é outra, é preciso ver se ele está entregando o esperado. Neste caso específico, o treinador deveria ter a coragem de colocar o paraguaio na reserva.
Edenílson não é protagonista. A função deste jogador é de segundo homem do meio-campo; o papel dele é de coadjuvante. Entregar-lhe a responsabilidade da criação é um erro infantil. Como um profissional com tanta experiência comete um equívoco deste tamanho?
Grêmio não tem repertório
A escolha por Jemerson em relação a Rodrigo Ely é inconcebível. Além de trocar o jogador de lado, ele é lento e, por vezes, demora na tomada de decisão, inclusive optando pela jogada errada. Ely não tem refino técnico, mas possui mais virilidade e é bem mais veloz.
Contudo, o esquema tático implantado por Quinteros está manjado. Os adversários sabem como marcar o Grêmio. Basta fechar os corredores e pronto: a equipe fica sem saída. Onde foi parar a compactação das linhas, a aproximação dos jogadores, a marcação com pressão, a diminuição dos espaços? O Grêmio ruiu muito por responsabilidade do seu treinador.
Foto: Lucas Uebel / Grêmio
Jogadores
Gabriel Grando segue fora da lista dos relacionados
Ainda não será nesta quarta-feira (5) que Gabriel Grando aparecerá na lista dos relacionados. O goleiro não ficará à disposição para a partida contra o Cruzeiro-MG, válida pela 32ª rodada do Brasileirão. Segundo informações do Grêmio, ele segue em recuperação de um desconforto na região da panturrilha.
Gabriel Grando não participa dos treinos
O atleta não tem participado das atividades no CT Luiz Carvalho e ficou de fora dos últimos dois jogos do Tricolor Gaúcho no torneio nacional: vitória sobre o Juventude, em casa, e derrota para o Corinthians, em São Paulo.
Ausência coincide com retorno de Tiago Volpi
Chama atenção o fato de a ausência de Grando entre os relacionados coincidir com o retorno de Tiago Volpi à titularidade da equipe. O prata da casa tem demonstrado interesse em buscar um novo destino, onde possa ter mais oportunidades de atuar.
Durante o período em que Volpi esteve lesionado, Gabriel Grando assumiu a meta do clube e teve boas atuações. No entanto, o titular deixou a equipe por lesão justamente quando vivia excelente fase. Portanto, é natural que, uma vez recuperado, reassuma o posto de número um na hierarquia do gol gremista.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogadores
Grêmio comunica lesão em meia, jogador deve retornar em 2026
O técnico Mano Menezes pode ter perdido mais uma opção para o setor de armação da equipe neste restante da temporada. Após sofrer um entorse grau 2 no tornozelo esquerdo, Riquelme será desfalque do Grêmio na reta final do Campeonato Brasileiro.
Riquelme não joga mais pelo Grêmio em 2025
O clube ainda não divulgou o tempo que o jovem ficará longe dos gramados, mas, em casos como esse, normalmente são necessárias de seis a oito semanas para a reabilitação completa do atleta. Como o Brasileirão termina em 7 de dezembro, o jovem prata da casa não deve mais atuar neste ano.
O Grêmio emitiu uma nota informando que a lesão ocorreu durante a partida de ida das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20, contra o São Paulo, realizada em Eldorado do Sul na última quinta-feira (30).
Meia está nos planos para a próxima temporada
Riquelme foi integrado ao grupo principal em maio desta temporada e disputou 12 partidas sob o comando de Mano Menezes. Posteriormente, voltou a reforçar o time Sub-20 na disputa da competição nacional. Talentoso e com bom porte físico, o meia é uma das apostas do Imortal para 2026.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Jogos
Mano Menezes tem uma dúvida para jogo contra o Cruzeiro
O Grêmio recebe o Cruzeiro nesta quarta-feira (4), em partida válida pela 32ª rodada do Brasileirão, marcada para as 20h (horário de Brasília). O técnico Mano Menezes tem apenas uma dúvida para definir a escalação inicial.
A dúvida de Mano Menezes: Dodi ou Cuéllar
A indefinição está no meio-campo, onde Dodi e Cuéllar disputam uma vaga. A escolha depende do perfil do adversário: contra equipes com maior poder de articulação, o brasileiro costuma ser o escolhido; quando há espaço para contribuir na saída de bola, o colombiano ganha preferência.
Considerando que o Cruzeiro conta com um grande armador, Matheus Pereira, Dodi leva vantagem na disputa. Por outro lado, Mano não quer que o Tricolor Gaúcho apenas marque e espere o adversário, o que aumenta as chances de Cuéllar ser o parceiro de Arthur.
Kannemann retorna à zaga
Na defesa, o zagueiro Kannemann volta ao time no lugar de Wagner Leonardo. O argentino foi poupado na partida contra o Corinthians, na rodada anterior. Caso não haja novas baixas, o restante da equipe deve ser o mesmo que iniciou o jogo na Neo Química Arena, contra o Timão.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

You must be logged in to post a comment Login