Connect with us

Últimas notícias do Grêmio

Quarteto não é a única causa da fragilidade defensiva do Grêmio

Published

on

Grêmio

O treinador gremista atribuiu a fragilidade defensiva do Grêmio a formação com um quarteto ofensivo. Após a derrota para o Criciúma na quarta-feira (25), Renato disse que o time não pode jogar com Monsalve e Cristaldo juntos. Para o treinador, a dupla de meias, somada a Soteldo e Braithwaite deixa a equipe vulnerável na hora de se defender.

Quarteto não é o vilão defensivo

No entanto, a explicação do técnico não se sustenta quando se faz uma analise tática mais detalhada. Foi o que apurou o jornalista Cristiano Munari do site GZH. O comunicador analisou os cinco jogos em que o Imortal atuou com a nova formação. Neste recorte foram nove gols sofridos, em apenas um houve falta de recomposição da linha defensiva, envolvendo os homens  que atuam atrás do centroavante.

Dessa forma, fica claro que Renato Portaluppi está equivocado, o problema não é tão simples como ele fez parecer. A dificuldade do Grêmio se defender passa por todos os setores. Está nas movimentações das peças, na compactação das linhas e entre linhas, nos processos de coberturas e também no desentrosamento da última linha. A troca constante de zagueiros, por motivos que independem da vontade do técnico, também prejudica o coletivo.

Grêmio vai jogar reativamente

Sendo assim, sacar Cristaldo, artilheiro da equipe, ou Monsalve, referência técnica, não parece a melhor solução. A equipe perderá em armação e poder de fogo, colocar um volante a mais, vai atrair o adversário para cima de um sistema defensivo frágil, o que só piora a situação.

Encontrar mecânicas de proteção e manter a capacidade de atacar o oponente me parece o caminho mais correto. Entretanto, ao que tudo indica, o técnico vai mudar a nominata diante do Botafogo, no próximo sábado. Justamente contra um time intenso que ataca com força e velocidade o Tricolor Gaúcho vai jogar reativamente, o jogo será de ataque contra defesa.

 

 

Pós jogo

Semifinal: Grêmio frusta a torcida e empata com Juventude

Published

on

Grêmio

Com uma atuação longe de ser convincente, o Grêmio empatou com o Juventude na partida de ida das semifinais. Jogando em casa, o Tricolor Gaúcho saiu na frente, mas acabou cedendo o empate ao time da Serra.

Primeiro tempo de domínio do Grêmio

No primeiro tempo, a equipe de Luís Castro controlou as ações, mas não conseguiu criar chances claras de gol. As finalizações foram, em sua maioria, de fora da área. Aos 38 minutos, Tetê — aniversariante do dia — aproveitou cruzamento de Willian e, de cabeça, abriu o placar.

No intervalo, Willian sentiu um desconforto muscular e deu lugar a Jefinho. Coincidentemente, o rendimento da equipe caiu. O Juventude passou a atacar mais e, aos 11 minutos, Gabriel Pires lançou Patryck, que finalizou cruzado para vencer Weverton e empatar a partida.

Faltou intensidade e criatividade no etapa final

Mais uma vez, o Grêmio mostrou pouca criatividade e dificuldade para romper a marcação adversária. Os mesmos problemas reapareceram: falta de intensidade e ausência de jogadas combinadas pelo corredor central.

A explicação para a falta de evolução do time é que o trabalho ainda é recente, o que de fato precisa ser considerado. Entretanto, há clubes que, com o mesmo tempo de treinamento e até com elencos inferiores, já apresentam respostas mais consistentes.

Foto: Lucas Uebel / Grêmio

Continue Reading

Saídas

Grêmio oficializa saída de Edenílson

Published

on

Grêmio / Edenílson

No início da tarde desta segunda-feira (16), o Grêmio confirmou a saída de Edenílson. Assim, o jogador não atuará mais pelo Tricolor Gaúcho. No fim da temporada passada, por uma cláusula contratual, o volante teve seu vínculo renovado até o final deste ano. O que não agradou os gestores da nova gestão gremista.

Edenílson pediu para deixar o Grêmio

Segundo o técnico Luís Castro, o meio-campista solicitou a rescisão após a derrota para o São Paulo, na última quarta-feira, no Morumbis. Vale lembrar que na oportunidade ele deixou a partida, por opção técnica, ainda no primeiro tempo.

Desde 2024 no Grêmio, Edenílson foi alvo constante de críticas da torcida e da imprensa. Apesar disso, esteve entre os jogadores mais utilizados pelos treinadores que passaram pelo Imortal. Nesse período, disputou 91 partidas, marcou 9 gols e deu 9 assistências.

O jogador já tem futuro definido: defenderá o Botafogo, do Rio de Janeiro. A tendência é que o anúncio oficial seja feito pelo clube carioca nas próximas horas.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Jogos

O Grêmio está escalado para partida com o Juventude

Published

on

Carlos Vinícius

Dentro de instantes, Grêmio e Juventude se enfrentam pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Gaúcho. O Tricolor Gaúcho tentará aproveitar o fator casa para largar em vantagem na disputa contra o Papo. Para isso, Luís Castro vai mandar a campo o que tem de melhor à disposição. A bola rola a partir das 17h30 (horário de Brasília).

Tricolor Gaúcho terá desfalques importantes

O treinador gremista, no entanto, não poderá contar com jogadores importantes. O meia Monsalve, lesionado, o volante Noriega, suspenso, e o atacante Amuzu, afastado por uma questão burocrática, estão fora da partida. Além deles, por desgaste físico, o zagueiro Wagner Leonardo não foi incluído na lista de relacionados.

O meio-campista Edenílson também não atuará diante do Alviverde. Ele negocia com a direção a rescisão de contrato. Sua substituição ainda no primeiro tempo contra o São Paulo, por critério técnico, esgotou a relação entre atleta e clube. O jogador já foi procurado pelo Botafogo, possível destino para a sequência da temporada.

Confira a escalação do Grêmio

  • Weverrton; João Pedro, Balbuena, Viery e Marlon; Dodi, Arthur, Tetê, Willian e Pavón; Carlos Vinícius.   Técnico: Luís Castro.

Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Continue Reading

Em alta

Copyright © 2023 Portal Meu Grêmio