Últimas notícias do Grêmio
Grêmio descarta Cléber Xavier para o comando técnico
O Grêmio pretende anunciar seu novo técnico até a próxima sexta-feira. Entretanto, negativas recebidas nas últimas horas podem ampliar este prazo. Procurados, Tite e Hernán Crespo disseram não. Ambos têm planos de trabalhar na Europa. Por outro lado, o clube descartou a contratação de Cléber Xavier.
Profissional foi campeão pelo Grêmio
Com experiência de dez anos na Seleção Brasileira e recente passagem pelo Flamengo, como auxiliar de Tite, Cleber quer iniciar carreira solo. No entanto, a direção gremista entende que ele não se encaixa no perfil idealizado para comandar o vestiário Tricolor.
O ex-auxiliar passou pelo Tricolor Gaúcho entre 2001 e 2003, período que culminou na conquista da Copa do Brasil. Na oportunidade ele era homem de confiança do técnico Tite. A parceria com o treinador multicampeão durou aproximadamente vinte anos.
Cleber Xavier tem um currículo vencedor
O currículo de Cleber reflete sua experiência e conhecimento sobre futebol. Ao longo de sua carreira como auxiliar técnico, ele participou de conquistas como a da Copa Sul-Americana, em 2008, o Mundial de Clubes, em 2012, o Campeonato Brasileiro, em 2011 e 2015, e a Copa América, em 2019, além da participação em duas Copas do Mundo, em 2018 e 2022, pela Seleção Brasileira.
Contudo, o Grêmio pensa em um profissional que já esteja no mercado a mais tempo, e que de preferência conheça a aldeia. Sendo assim, por estar começando a carreira como treinador principal, Cleber Xavier está descartado para assumir a vaga deixada por Renato Portaluppi.
Saídas
Grêmio empresta Aravena para clube dos Estados Unidos
Aravena vai defender as cores do Portland Timbers. O vínculo é por empréstimo até o fim do ano, com opção de compra. Os clubes bateram o martelo nesta quinta-feira (19). Assim, o chileno se junta a Felipe Carballo, também negociado pelo Grêmio com a equipe norte-americana.
Aravena perdeu espaço no elenco gremista
Desde sua chegada ao Tricolor Gaúcho, em julho de 2024, o atacante não conseguiu se firmar na equipe principal. Com as chegadas de Tetê, Enamorado e a promoção de Roger, perdeu ainda mais espaço. Dessa forma, passou a ter poucas oportunidades com o técnico Luís Castro.
Com a saída de Aravena, já são 19 jogadores que deixaram o Imortal desde que a nova gestão assumiu. Contudo, seu vínculo com o clube gaúcho vai até o fim de 2028. Em 58 partidas disputadas pelo Tricolor, marcou sete gols e deu três assistências.
Mais saídas
A direção gremista segue com o planejamento de enxugar o elenco. Assim, outros atletas ainda devem ser encaminhados para novos clubes ou dispensados. O volante Gustavo Cuéllar e o meia Franco Cristaldo estão na lista de possíveis saídas.
Imagem: Lucas Uebel / Grêmio
Saídas
Grêmio negocia rescisão de contrato com Cristaldo
A direção do Grêmio abriu tratativas com o estafe de Cristaldo para encaminhar a saída do jogador. Até o momento, nada foi decidido, mas existe a possibilidade de as partes chegarem a um acordo. O meia tem vínculo com o clube até o fim da atual temporada.
Cristaldo não seguirá no Grêmio
Nos últimos dias, o jogador recebeu sondagens para deixar a Arena. O Tricolor Gaúcho liberou o atleta para negociar, porém seu agente impôs exigências que travaram uma saída amigável. Além disso, o argentino perdeu espaço no elenco gremista e, por isso, não terá seu contrato renovado.
O técnico Luís Castro chegou a deixar o camisa 10 fora da lista de relacionados em alguns jogos. Entretanto, voltou a convocá-lo diante da falta de opções em determinadas partidas. Enquanto a situação não se resolve, o meio-campista segue treinando normalmente com os companheiros no CT Luiz Carvalho.
- Você precisa ver também: Pavón deve substituir Tetê em semifinal contra o Juventude
Equipe do Canadá gostaria de contar com o meia
O Grêmio preferiu não revelar quais foram as exigências feitas pelo estafe de Cristaldo diante da proposta recebida. Os dirigentes também não informaram qual clube realizou a sondagem, mas sabe-se que recentemente houve interesse do Toronto FC, do Canadá, que acenou com uma oferta.
Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Saídas
Aravena pode estar de saída para clube dos EUA
O Grêmio avalia uma proposta do Portland Timbers, dos Estados Unidos, pelo atacante Alexander Aravena. Os americanos pretendem contratá-lo por empréstimo até o final deste ano, com opção de compra. O jogador de 23 anos tem vínculo com o Tricolor Gaúcho até dezembro de 2028.
Aravena perdeu espaço no elenco
As tratativas estão avançadas e há otimismo entre as partes para um desfecho positivo. Com a chegada de Enamorado e a promoção de Roger, o chileno perdeu espaço no elenco gremista e recebeu poucas oportunidades. A tendência é de que as direções batam o martelo nos próximos dias.
Chileno quase não recebe oportunidades
Sob o comando do técnico Luís Castro, Aravena atuou em apenas quatro partidas, sendo titular somente na derrota para o São José, quando o Imortal utilizou uma equipe alternativa. Nas outras três ocasiões, entrou durante o jogo.
No Portland Timbers, o atacante poderá atuar ao lado de Felipe Carballo, contratado recentemente pela equipe americana. O clube é comandado pelo inglês Phil Neville, ex-jogador do Manchester United.
Foto? Lucas Uebel/Grêmio
-
Saídas5 dias ago
Grêmio oficializa saída de Edenílson
-
Jogadores3 dias ago
Braithwaite treina com bola e se aproxima de retorno ao Grêmio
-
Jogos7 dias ago
Provável escalação do Grêmio para jogo com o Juventude
-
Jogadores7 dias ago
Edenílson perde titularidade e pode não ser relacionado
-
Jogadores2 dias ago
Tetê tem lesão confirmada e está fora do jogo contra o Juventude
-
Jogos6 dias ago
Sem Amuzu e Edenílson, Grêmio libera lista de relacionados
-
Saídas6 dias ago
Grêmio e Edenílson discutem rescisão de contrato
-
Jogadores6 dias ago
Amuzu está fora da semifinal contra o Juventude
